O mito da felicidade tj

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

O mito da felicidade tj

Mensagem não lida por Lehh »

Boa Tarde pessoal

Eu estava refletindo sobre o meu processo de despertar.
Desde quando eu era uma criança, fui ensinada que a única felicidade verdadeira estava em servir a jeová e trabalhar para esta organização. Eu fazia tudo o que me mandavam e nunca senti alegria.
Sei que muitos aqui, enquanto acreditavam, se alegravam nas atividades do reino. Não era o meu caso.

Na infância, adolescência e vida adulta,eu sempre fiz um tremendo esforço e como sentia desanimo e nenhuma vontade, eu achava que o problema era comigo, com isso, ficava deprimida, pedindo perdão, sem entender se eu havia feito algo de errado.

Eu seguia toda a cartilha tj, dispensava amizades "mundanas" (e eu tinha mais facilidade de fazer amizades na escola do que no meio tj, mas como acreditava que não devia, limitava ao máximo as amizades ao ambiente escolar)

Então, eu via os jovens na congregação e nas experiências em assembleias demonstrarem contentamento, e eu não sentia.

Eu sempre me perguntei o motivo de eu não poder ser feliz, fora ou dentro da organização.


Na vida adulta, a mesma coisa, sempre me arrastando para o campo, reuniões, recreações, sempre sem vontade. Simplesmente, eu não queria estar ali, mas não entendia porquê.


Depois de questionar as doutrinas e ir pesquisar em outras fontes, finalmente, entendi muitos motivos.


Uma coisa que passei a observar é a insistência da torre nas reuniões de que não há vida mais satisfatória do que pregar.

Há algum tempo, mostraram um vídeo de uma pioneira que estava com estafa. A mulher pregava o dia todo e sentia desânimo. A "lição" da torre era que ela precisava tirar mais tempo para ler a Bíblia e meditar, além de orar.

E continuam insistindo no melhor modo de vida.

Será que alguém realmente se sente feliz daquele jeito?
A pessoa não pode ter vontade, desejos, fazer escolhas por si, não pode dedicar tempo e dinheiro à outras atividades que não seja voltada para a religião. Tudo o que for de cunho pessoal é questionável.
Tem que dedicar os finais de semana à pregação, estudo pessoal, estudo em família, preparar reunião, assistir vídeos do CG.

Alguém consegue ser feliz assim?
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Avatar do usuário
Zoom
Forista
Forista
Mensagens: 110
Registrado em: 01 Nov 2017 17:25

Re: O mito da felicidade tj

Mensagem não lida por Zoom »

me identifico muito com oque você disse,lembro de quando era criança e chegávamos cedo no salão e eu ficava torcendo pra que não chegasse ninguém para não termos reunião(doce ilusão KKKKK),ou quando um de meus pais estavam doentes e perguntavam se eu queria ir no salão,e eu respondia que queria ,mas por dentro morrendo de vontade de dizer não.
também me lembra do meu pai dizendo que não tem nenhuma felicidade fora da "organização" de jeová,e eu via todas aquelas pessoas do "mundo" e pensava ,é impossível todos que estão lá fora estejam tristes",via alguns parentes desassociado e todos vivendo felizes,e a liberdade de quem largou a torre como um primo meu que acho q nunca chegou a se batizar.
mas resumindo, acredito que a maior felicidade seja mesmo fora da torre,afinal muitos pioneiros entram em depressão por te que cumprir tal requisito de horas,acho que sim muitos tem felicidade de estar lá dentro,pois acreditam que estão agradando a Deus.Mas como disse acredito que maior felicidade que se tem é estar fora da torre
Imagem
"heróis morrem"
Avatar do usuário
Mano
Forista
Forista
Mensagens: 686
Registrado em: 15 Dez 2011 17:32
Localização: São Paulo, Brasil

Re: O mito da felicidade tj

Mensagem não lida por Mano »

A organização das testemunhas de Jeová, com todos os seus regulamentos, procedimentos organizacionais e interpretações próprias, vai de encontro às palavras de Jesus em Mateus 11:30: "Pois o meu jugo é suave e a minha carga é leve.”
Avatar do usuário
JACKLETO
Forista
Forista
Mensagens: 473
Registrado em: 30 Jul 2013 17:31

Re: O mito da felicidade tj

Mensagem não lida por JACKLETO »

Não mesmo! Até mesmo no discurso de domingo passado o orador falou sobre os bens materiais. Pra que comprar aquele celular que você viu no comercial? Se o seu esta bom? É simples mas funciona?
Pra que trocar de carro, por um mais novo? Se encher de parcelas? Sendo que o seu esta velhinho, mas leva você nas reuniões, campo, congresso? ( Mas comprar carro novo pra superintendente pode? E trocar a a cada 5 anos pode)?
Se tem um dinheiro pra que gasta? Vai prega num território isolado. Pra ter verdadeira satisfação.

É sério gente, saiu tudo da boca dele!!!!
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Mexplica
Forista
Forista
Mensagens: 1003
Registrado em: 04 Nov 2012 18:56

Re: O mito da felicidade tj

Mensagem não lida por Mexplica »

Essa coisa se felicidade TJ é mais uma de suas lavagens cerebrais. Eles querem que você acredite na marra que ser TJ, pregar e ir nas reuniões é o que dá felicidade. Mas não é. E daí quando você não se sente feliz, eles jogam a culpa no desânimo, espiritualidade fraca, falta de estudo. Mas pregar, ir nas reuniões repetitivas e ler as publicações é um verdadeiro porre. Se tem alguém verdadeiramente feliz lá dentro, são os que de alguma forma escondida cultivam um modo de vida à parte disso.
O que é certo? O que é errado?

* O maior inimigo da verdade, é o medo de descobri-la. *
Avatar do usuário
Guilherme Breyer
Forista
Forista
Mensagens: 62
Registrado em: 24 Mar 2017 09:55
Localização: Rio Grande da Serra

Re: O mito da felicidade tj

Mensagem não lida por Guilherme Breyer »

Lehh escreveu:Boa Tarde pessoal

Eu estava refletindo sobre o meu processo de despertar.
Desde quando eu era uma criança, fui ensinada que a única felicidade verdadeira estava em servir a jeová e trabalhar para esta organização. Eu fazia tudo o que me mandavam e nunca senti alegria.
Sei que muitos aqui, enquanto acreditavam, se alegravam nas atividades do reino. Não era o meu caso.

Na infância, adolescência e vida adulta,eu sempre fiz um tremendo esforço e como sentia desanimo e nenhuma vontade, eu achava que o problema era comigo, com isso, ficava deprimida, pedindo perdão, sem entender se eu havia feito algo de errado.

Eu seguia toda a cartilha tj, dispensava amizades "mundanas" (e eu tinha mais facilidade de fazer amizades na escola do que no meio tj, mas como acreditava que não devia, limitava ao máximo as amizades ao ambiente escolar)

Então, eu via os jovens na congregação e nas experiências em assembleias demonstrarem contentamento, e eu não sentia.

Eu sempre me perguntei o motivo de eu não poder ser feliz, fora ou dentro da organização.


Na vida adulta, a mesma coisa, sempre me arrastando para o campo, reuniões, recreações, sempre sem vontade. Simplesmente, eu não queria estar ali, mas não entendia porquê.


Depois de questionar as doutrinas e ir pesquisar em outras fontes, finalmente, entendi muitos motivos.

Me identifico completamente com essa história. nunca senti satisfação alguma. E sim. A maioria q entra espontaneamente na organização experimenta uma euforia e alegria que aparenta ser felicidade. Mas com o passar do tempo essa euforia passa, problemas surgem, e aí a verdadeira face da organização aparece (fofocas, egos inflados, intromissão, legalismo, falta de amor, injustiças). Pra quem não esta desperto isso provoca severos danos emocionais e depressão. Porém as amarras são fortes e a pessoa segue ''perseverando'' para superar suas próprias ''imperfeições a as dos outros'' como simbolo do martírio que é ser seguidor de cristo. Mas embora você as ve sorridentes nas confraternizações (reuniões e assembléias) no plano geral a vida é vazia e monótona. E não há nem cheiro de genuína felicidade

Zoom escreveu: me identifico muito com oque você disse,lembro de quando era criança e chegávamos cedo no salão e eu ficava torcendo pra que não chegasse ninguém para não termos reunião(doce ilusão KKKKK),ou quando um de meus pais estavam doentes e perguntavam se eu queria ir no salão,e eu respondia que queria ,mas por dentro morrendo de vontade de dizer não.

Tooootalmente eu. Ja tive essa vontade mas como é quase impossível que cerca de 80 pessoas resolvam faltar no mesmo dia eu nao me iludia tanto com essa possibilidade. Mas e a alegria imensa que eu tinha nas poucas vezes que acabou a energia elétrica e a reunião foi suspensa. Nossa que delicia aushausahsua
E quando amanhecia chovendo e não tinha saída de campo, e eu deliciosamente ia para o sofá ver televisão. Aaaah. Essas eram as únicas sensações de algo que posso chamar quem sabe talvez todavia entretanto... de felicidade enquanto era TJ. De resto. Sempre fora um porre. Eu sempre detestei o ambiente.
O truque de mágica, depois de explicado, não engana mais
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: O mito da felicidade tj

Mensagem não lida por KOSTA »

Mexplica escreveu:Essa coisa se felicidade TJ é mais uma de suas lavagens cerebrais. Eles querem que você acredite na marra que ser TJ, pregar e ir nas reuniões é o que dá felicidade. Mas não é. E daí quando você não se sente feliz, eles jogam a culpa no desânimo, espiritualidade fraca, falta de estudo. Mas pregar, ir nas reuniões repetitivas e ler as publicações é um verdadeiro porre. Se tem alguém verdadeiramente feliz lá dentro, são os que de alguma forma escondida cultivam um modo de vida à parte disso.
FINALMENTE!
Estava preocupado contigo, garota!

Bolas, pregaste um susto dos grandes. Sinceramente, depois de ler uma postagem que colocaste aqui no fórum faz meses pensei no pior.
Ainda bem que voltaste e em força!
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: O mito da felicidade tj

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

Nas sua publicações e reuniões, a Torre repete vez após vez que são as pessoas mais felizes da terra, que só eles são genuinamente felizes. E os TJs repetem isso mecanicamente, mesmo que muitos deles pessoalmente estejam tristes. Mas não se identifica alguém 'feliz' simplesmente porque abre a boca e diz "eu sou feliz". Felicidade é estampada em várias características claramente notáveis, expressar em palavras é o mínimo dos detalhes que identifica alguém feliz; já que muitos falam apenas para enganar a outros e a si próprio. Por isso, repetir constantemente que é feliz não prova nada.
Um grande problema nisto, é que por estar demonstrando um falso estado de felicidade, ninguém ou bem poucos , notará quando estiver precisando de ajuda emocional, quando estiver angustiado, quando precisar de apoio. É difícil até entre os familiares, quando se pede ajuda com determinado período de tristeza, depressão, eles simplesmente acham que oração, ir mais ao campo ou visitar irmãos é o grande antídoto - "a cura para qualquer infelicidade sempre tem melhor resultado dentro da organização".
O raciocínio ardiloso que o CG usa é basicamente: "Mesmo que você não esteja 'aparentemente' se sentindo feliz, você é feliz sim, sim você é. Você teve o privilégio de conhecer a única adoração verdadeira, de ter a perspectiva de vida eterna sem sofrimento que sem dúvida ocorrerá em breve. Usufrui do convívio com irmãos que demonstram preocupação e amor genuíno. Além do mais, obedecer os princípios da Bíblia esclarecidos pelo Escravo, te protegerá de atitudes que causam infelicidade."
Ou seja, mesmo que alguém esteja totalmente destruído por dentro, ele deve se considerar "feliz" simplesmente por ser TJ. Esse esforço de 'se manter feliz', causará um tremendo vazio, um sensação de que você é fraco ou de derrota, sua força se esgotará e se sentirá sem chão, sem ter onde se apoiar. E isso levará a diversos transtornos emocionais.
Para os que estão fora da organização, o CG usa o raciocínio de que não importa quantas coisas você realize - Diploma, conquistar a profissão desejada, conseguir um bom casamento, ter uma condição financeira segura, ter saúde física e emocional, ter amigos.. tudo isso é uma falsa felicidade. Felicidade 'verdadeira' é quando uma TJ "abre a boca" e diz - 'sou feliz'.
O fato é que a felicidade é melhor quando se baseia na vida real, quando é duradoura e quando se trata de uma sensação de satisfação com sua vida. Nenhuma dessas condições existe a longo prazo para a maioria das Testemunhas de Jeová.
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
TJ RENOVADO
Forista
Forista
Mensagens: 214
Registrado em: 27 Abr 2017 00:02

Re: O mito da felicidade tj

Mensagem não lida por TJ RENOVADO »

Nobre Endividada escreveu:Nas sua publicações e reuniões, a Torre repete vez após vez que são as pessoas mais felizes da terra, que só eles são genuinamente felizes. E os TJs repetem isso mecanicamente, mesmo que muitos deles pessoalmente estejam tristes. Mas não se identifica alguém 'feliz' simplesmente porque abre a boca e diz "eu sou feliz". Felicidade é estampada em várias características claramente notáveis, expressar em palavras é o mínimo dos detalhes que identifica alguém feliz; já que muitos falam apenas para enganar a outros e a si próprio. Por isso, repetir constantemente que é feliz não prova nada.
Um grande problema nisto, é que por estar demonstrando um falso estado de felicidade, ninguém ou bem poucos , notará quando estiver precisando de ajuda emocional, quando estiver angustiado, quando precisar de apoio. É difícil até entre os familiares, quando se pede ajuda com determinado período de tristeza, depressão, eles simplesmente acham que oração, ir mais ao campo ou visitar irmãos é o grande antídoto - "a cura para qualquer infelicidade sempre tem melhor resultado dentro da organização".
O raciocínio ardiloso que o CG usa é basicamente: "Mesmo que você não esteja 'aparentemente' se sentindo feliz, você é feliz sim, sim você é. Você teve o privilégio de conhecer a única adoração verdadeira, de ter a perspectiva de vida eterna sem sofrimento que sem dúvida ocorrerá em breve. Usufrui do convívio com irmãos que demonstram preocupação e amor genuíno. Além do mais, obedecer os princípios da Bíblia esclarecidos pelo Escravo, te protegerá de atitudes que causam infelicidade."
Ou seja, mesmo que alguém esteja totalmente destruído por dentro, ele deve se considerar "feliz" simplesmente por ser TJ. Esse esforço de 'se manter feliz', causará um tremendo vazio, um sensação de que você é fraco ou de derrota, sua força se esgotará e se sentirá sem chão, sem ter onde se apoiar. E isso levará a diversos transtornos emocionais.
Para os que estão fora da organização, o CG usa o raciocínio de que não importa quantas coisas você realize - Diploma, conquistar a profissão desejada, conseguir um bom casamento, ter uma condição financeira segura, ter saúde física e emocional, ter amigos.. tudo isso é uma falsa felicidade. Felicidade 'verdadeira' é quando uma TJ "abre a boca" e diz - 'sou feliz'.
O fato é que a felicidade é melhor quando se baseia na vida real, quando é duradoura e quando se trata de uma sensação de satisfação com sua vida. Nenhuma dessas condições existe a longo prazo para a maioria das Testemunhas de Jeová.
d:7 d:7 d:7
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: O mito da felicidade tj

Mensagem não lida por Galileu »

Repita uma mentira varias vezes e ela se tornará para muitos uma verdade.

Assim ocorre com esta propagada felicidade. TJ.

Lembro- me que no inicio da decada de 80 a Torre publicou um livro com o titulo.

" Felicidade Como Encontra-la", em suma se vendia a ideia de que estar associado a esta Seita seria fonte de verdadeira felicidade.

O tempo me mostrou quão mentirosa é esta afirmação, e as experiências dos amigos foristas comprovam tambem isso.
"Penso, logo existo" - Descartes
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ariadne, Google [Bot], Marston, TakeMeToChurch, Tulasi e 74 visitantes