Ateísmo

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Ana Reis
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 270
Registrado em: 09 Out 2017 10:04

Ateísmo

Mensagem não lida por Ana Reis »

Olá foristas!
Hoje me sinto muito mais leve depois que aderir ao ateísmo, sinto como se uma montanha tivesse saído de cima de mim.
Apesar que minha mãe ficou irritada depois que contei a ela. Embora ela não frequente nenhuma religião, ela acredita muito em Deus. Dai a irritação rsrsrs
Mas enfim...me sinto leve e mais feliz com a vida.
Avatar do usuário
Bruce D.
Forista
Forista
Mensagens: 3112
Registrado em: 05 Nov 2008 17:12
Localização: ABC - SP

Re: Ateísmo

Mensagem não lida por Bruce D. »

Que bom que você encontrou seu caminho e se livrou dos dogmas religiosos.

Mas infelizmente o ateísmo ainda não é bem aceito pois a maioria das pessoas acreditam em Deus ou num ser Supremo. Mas se sua mãe nunca foi TJ e não frequenta nenhuma religião acredito que você não terá muitos embates sobre esse assunto.

No meu caso eu ainda acredito em Deus, mas não no Deus bíblico. Creio que se ele existir Ele deve ser bem diferente do que é narrado na Bíblia.
Quicksand Jesus I need you
Quicksand Jesus I believe you
Quicksand I'm so far away

- Skid Row
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Ateísmo

Mensagem não lida por Galileu »

Hoje , embora eu creia na existencia de Deus , compreendo a escolha legiitima de alguem pelo Ateismo.
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
giodanobruno
Forista
Forista
Mensagens: 156
Registrado em: 24 Fev 2017 16:13

Re: Ateísmo

Mensagem não lida por giodanobruno »

Eu ainda não defini exatamente no que acredito, mas penso o seguinte: " Se existe um Deus todo poderoso, capaz de criar um universo infinito, será que ele não entenderia minha limitação em não saber exatamente quem é ele e não me daria a opção de na minha limitação até mesmo não acreditar em nada? Será que esse Deus vendo a confusão religiosa que o homem criou, não seria tão paciente de ver que seria muito difícil de alguém encontrar o conhecimento do infinito?" Por coisas como essa eu parei de me preocupar tanto com esse tema!
A religião pode ser definida, portanto, como um sistema de normas e valores humanos que se baseia na crença em uma ordem sobre-humana, isso ajuda a tornar inquestionáveis pelo menos algumas leis fundamentais, garantindo, desse modo, a estabilidade social.
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Ana Reis...

Como disse no outro tópico, vá com calma.

Muitos precisam ter alguma coisa para acreditar e crer ou não crer são dois estados que nos trazem dor e alegria.

A desconstrução de mitos ou verdades pessoais é a porta para o pensamento livre.

Essa liberdade só se encontra pagando o preço de nossas escolhas.

Sem medos, sem dogmas, mente sã...
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
Cosima
Forista
Forista
Mensagens: 96
Registrado em: 31 Out 2017 18:01

Re: Ateísmo

Mensagem não lida por Cosima »

giodanobruno escreveu:Eu ainda não defini exatamente no que acredito, mas penso o seguinte: " Se existe um Deus todo poderoso, capaz de criar um universo infinito, será que ele não entenderia minha limitação em não saber exatamente quem é ele e não me daria a opção de na minha limitação até mesmo não acreditar em nada? Será que esse Deus vendo a confusão religiosa que o homem criou, não seria tão paciente de ver que seria muito difícil de alguém encontrar o conhecimento do infinito?" Por coisas como essa eu parei de me preocupar tanto com esse tema!
Eu penso assim também. Me considero agnóstica hoje em dia. O deus bíblico me parece muito contraditório e inverossímil. Mas me intriga a "coincidência" de muitas coisas na natureza, como a sequência de Fibonacci (ou proporção áurea), por exemplo. No momento, acredito em pessoas, pessoas que buscam um mundo melhor, que buscam ajudar ao próximo, que fazem sua parte. O mundo espiritual eu evito pensar sobre, temo que sua manifestação tenha a ver com química cerebral do próprio homem, quando esta não está no seu equilíbrio e normalidade. Sou bastante cética para as coisas, mas tenho medo de não ter algo a que me apegar, como uma crença ou um ser. Sei que isso é muito importante para manter o equilíbrio mental em situações de tragédias ou conflitos.
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Ana Reis, enviei MP para você.
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Ana Reis
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 270
Registrado em: 09 Out 2017 10:04

Re: Ateísmo

Mensagem não lida por Ana Reis »

BrunoBernardes escreveu:Ana Reis, enviei MP para você.
Obrigada Bruno!!!
Avatar do usuário
MALÉVOLA
Forista
Forista
Mensagens: 693
Registrado em: 27 Dez 2015 14:37

Re: Ateísmo

Mensagem não lida por MALÉVOLA »

O ateísmo é libertador.

Hà um grande ganho no quesito de auto-responsabilidade onde ñ perdemos tempo culpando Lucí pelo que deu errado ou agradecendo a Jejê pelo que deu certo. Ter dado bola fora ou ñ nos torna únicos donos das consequências que ocorrem em nossas vidas....e isso pode ser perturbador para muitos.

Tive um amigo que tb era ateu e costumávamos dizer que seguir tal crença de que ñ há divindade suprema nos torna "deuses de nós mesmos".....O que ñ tem nada de glamoroso considerando que podemos ser bem duros conosco em nossas alto análises.

Ñ há mal em ser ateu. Ruim é ser dogmático. Até apreciadores de CHURRASCO podem se tornar chatos dogmáticos. Td que se defende com verdade absoluta nos torna desagradáveis e riscados da festa de fim de ano.

Sou ateia, mas curto o ateísmo de Sartre ao de Nietzsche. Sartre dizia que Deus ñ existe, mas......se existisse.....ele ñ faria nada por nenhum de nós. Gosto desse pensamento, pois foge levemente do agnosticismo.

Ser ateu é ñ mandar msg de "Deixe seu amém" no Facebook. E isso já é uma baita contribuição pra humanidade....kkkkk
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Re: Ateísmo

Mensagem não lida por Lehh »

Olá, Ana

Você está sendo corajosa, menina.

Eu penso como o Bruce, acredito que possa existir "algo", ou mesmo um deus, mas diferente do bíblico.

O ateísmo tem pontos interessantes, mas também tem "fanáticos", que ficam tentando provar e convencer os outros da inexistência de um deus... o que acaba se tornando semelhante aos fanáticos religiosos em alguns casos.

Hoje eu tenho uma posição mais agnóstica. A ideia de não ter certezas, não duvido da existência, mas não acredito com convicção.


Quando a gente deixa de acreditar na religião, no nosso caso, na torre de vigia, acabamos com essa sensação de que é impossível acreditar em algo. É uma ruptura muito forte.
Depois de um tempo, talvez você ainda possa repensar para realmente saber que aderiu ao ateísmo ou não.
Lembre-se, depois com rompemos com "as verdades" absolutas, estamos livres para questionar, duvidar, acreditar, dialogar, ponderar, etc.
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Mentalista, Rapha e 69 visitantes