Ateísmo

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Ateísmo

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Ana Reis escreveu:Ronildo, o Pondé falou algo assim também em seu canal no YouTube, ele disse que acreditar em si como sendo um "deus" é ser muito idiota ou babaca e neste caso é melhor acreditar no deus bíblico, pois tem base histórica e mais solidez.
Obrigado pela contribuição Ana Reis. :D1
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Ateísmo

Mensagem não lida por Mentalista »

Fenix Gladiadora escreveu:
Ana Reis escreveu:Olá foristas!
Hoje me sinto muito mais leve depois que aderir ao ateísmo, sinto como se uma montanha tivesse saído de cima de mim.
Apesar que minha mãe ficou irritada depois que contei a ela. Embora ela não frequente nenhuma religião, ela acredita muito em Deus. Dai a irritação rsrsrs
Mas enfim...me sinto leve e mais feliz com a vida.
Desculpe-me se estou equivocada, mas ao você falar que "aderiu ao ateísmo" da uma ideia de escola, opção em ser. Porem Ateísmo não é algo que se escolhe se tornar ou algo que a pessoa seleciona entre as várias crenças existentes tipo selecionar a bolinha preta entre várias boinhas coloridas. O ateu, se torna ateu assim como um líquido se torna sólido a partir da temperatura ambiente, um individuo se torna ateu a partir do conhecimento e analise das coisas em sua volta. Por isso o ateu jamais voltará a acreditar em um deus.
Esse negócio de rótulo é complicado porque passa a impressão que as pessoas têm o mesmo pensamento, ignorando os diferentes níveis de percepção. Mesmo entre as TJs (que são dogmáticas pra caramba) existe uma certa variação e formas pessoais diferentes de crer. Um indivíduo ateu é aquele que não acredita na existência de deuses. Não necessariamente ele afirma que não existe nenhum deus, ele simplesmente não acredita que exista algum. Um ateu pode ser dogmático igual a um crente, sem dúvida. Vale notar que muita gente diz ser ateu mas na verdade ainda acredita em deus e tem raiva dele. Se alguém tem sentimentos negativos sobre deus, não é ateu, porque o fato de ter esses sentimentos revela que a pessoa simplesmente não está do lado dele, não concorda etc. De certa forma, essa pessoa é crente (uma crente revoltada). Acho que é por isso que muitos "deixam de ser ateus", porque superam esses sentimentos de revolta, ou se sentem aceitos novamente na doutrina. Também acho possível alguém que realmente não acredita em deus voltar/passar a crer, as pessoas mudam. Mas parece que depois de certos clicks a crença total passa a ser impossível. Por isso pode ser falso que alguém se torna ateu por ter adquirido mais conhecimento, ateu é simplesmente alguém descrente, e essa descrença pode vir por vários motivos diferentes. Eu crer na existência de deus (o que não é o caso) não é um problema para mim. Se ele é do bem ou do mal, isso é outra questão. Me preocupo mais em fazer o que eu penso ser minha parte, ou seja, aquilo que é positivo. Até hoje não encontrei razões para acreditar em deus, as razões que eu tinha anteriormente eram simplesmente que eu cresci dentro de uma realidade onde aquilo era um fato inquestionável. Se um dia eu encontrar, estou pronto para mudar de posição.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Ateísmo

Mensagem não lida por Galileu »

Mentalista , você fala com clareza ao dizer que há diversos niveis de se crer ou não crer em Deus de ser ateu ou apenas estar revoltado por não se obter respostas.

Muito bom e sem dogmatismo !
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: Ateísmo

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

Mentalista escreveu: Esse negócio de rótulo é complicado porque passa a impressão que as pessoas têm o mesmo pensamento, ignorando os diferentes níveis de percepção. Mesmo entre as TJs (que são dogmáticas pra caramba) existe uma certa variação e formas pessoais diferentes de crer. Um indivíduo ateu é aquele que não acredita na existência de deuses. Não necessariamente ele afirma que não existe nenhum deus, ele simplesmente não acredita que exista algum. Um ateu pode ser dogmático igual a um crente, sem dúvida. Vale notar que muita gente diz ser ateu mas na verdade ainda acredita em deus e tem raiva dele. Se alguém tem sentimentos negativos sobre deus, não é ateu, porque o fato de ter esses sentimentos revela que a pessoa simplesmente não está do lado dele, não concorda etc. De certa forma, essa pessoa é crente (uma crente revoltada). Acho que é por isso que muitos "deixam de ser ateus", porque superam esses sentimentos de revolta, ou se sentem aceitos novamente na doutrina. Também acho possível alguém que realmente não acredita em deus voltar/passar a crer, as pessoas mudam. Mas parece que depois de certos clicks a crença total passa a ser impossível. Por isso pode ser falso que alguém se torna ateu por ter adquirido mais conhecimento, ateu é simplesmente alguém descrente, e essa descrença pode vir por vários motivos diferentes. Eu crer na existência de deus (o que não é o caso) não é um problema para mim. Se ele é do bem ou do mal, isso é outra questão. Me preocupo mais em fazer o que eu penso ser minha parte, ou seja, aquilo que é positivo. Até hoje não encontrei razões para acreditar em deus, as razões que eu tinha anteriormente eram simplesmente que eu cresci dentro de uma realidade onde aquilo era um fato inquestionável. Se um dia eu encontrar, estou pronto para mudar de posição.
Mentalista e uma overdose de razoabilidade.
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Lolah, Spaceman e 106 visitantes