Medo da Verdade!

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Verdade Verdaeira
Forista
Forista
Mensagens: 388
Registrado em: 12 Nov 2015 15:41

Medo da Verdade!

Mensagem não lida por Verdade Verdaeira »

"Comprei essa esperança com minha vida!"

Acreditei com todas as minhas forças depositando cada palavra dita la do púlpito, cada sílaba impressa nas "literaturas"!

Pensava estar argucioso quando conferia versículo por versículo nas escrituras! Confiei plenamente naqueles que garantiram que era a "verdade"!

Estava certo de que eram "Verdades"! Por quê agora me sinto destruído? Por quê agora preciso me recompor ? Por acaso não foi devastador me deparar com o

engano? Descobri que em meio a tantas verdades não consegui apalpar a "Verdade!"

Poucos conhecem seus caminhos! Leem constantemente as escrituras, mas não tiram o "óculos da ofuscação"!

Poucos se dão conta dos gritos "daqueles" que perceberam na "Liderança" a mascara caída! Estes ão agora reprimidos e expurgados como lixo! São arrancados para

fora da própria família por não poderem ser mais "utilizados"!

São vistos como doentes mentais por não aceitar mais as "maravilhosas novas luzes"!

Nesses não surte mais os efeitos da liderança que sucumbe como suposto "exemplo"!

Estes dizem estar não como "Líderes" mas como "exemplo" a ser Seguido! Talvez seja aí que o verdadeiro cristão precisa se encontrar!

Aprendemos conforme as escrituras que o " Medo" é que arma o laço. "Provérbios 29:25" Sim, o medo da verdade não permite qualquer dúvida! Esse mesmo medo

que nos envolveu! Que nos manteve inconscientes pelo que acontecia ao nosso redor! Como uma venda firmemente atada em nossos olhos!

Como um espirito que reagia de forma inquietante quando alguém nos mostrava que era preciso remover de nós essa escuridão!

Quando alguém tentava nos mostrar que não é assim que está escrito! Quando alguém mencionava que toda esta esperança precisava ser revista por não estar de

acordo com o que eu sempre via escrito ! Percebi que meu entendimento era vago! Buscava entender procurava onde estava "escriturado" mas não podia mais

encontrar... minha sede pelo que havia tanto aprendido e acreditado se extinguia de forma amarga!

Agora mais certo é saber que a verdade sobre a "verdade" nos encoraja a lutar contra esse engano sem medo!

Agora aprendemos com esse engano que é possível sim os outros principalmente os mais achegados perceberem quão realmente é perigosa essa "verdade"!

Esta venda não pode ser arrancada de vez! Esta verdade é como uma ferida atada por um curativo que já secou junto com a infecção!

Um parasita que se loja se entrelaçando nos elementos vitais de uma célula! É isso que ocorre quando alguém tenta remover de seus olhos! Uma dor aguda!

Por isso o medo! O Medo da verdade!
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Medo da Verdade!

Mensagem não lida por TJCalado »

Meus familiares, principalmente minha mãe, têm toda a vida estruturada em cima das bases da Torre de Vigia. Se saírem, a vida literalmente perde o sentido, acaba mesmo. Não tem amigos fora, não tem nada fora. A vida dela é ir ao campo e as reuniões e mais nada. Eu entendo isso, e por este motivo até a incentivo nas coisas da organização. Muitos lá dentro são assim, principalmente os verdadeiramente sinceros. Estes se machucam com as mudanças radicais que a organização está passando, mas não têm pra onde ir, por mais que a sua fé tenha perdido o sentido.
Há uma história sobre as portas de geladeira, que ilustram bem isso.
Antigamente, as portas de geladeira eram fechadas com travas. Mas muitos desses aparelhos quebrados que ficavam nos porões das casas americanas eram usados como esconderijos de crianças em suas brincadeiras. Então muitas crianças morreram asfixiadas ao se esconderem nelas, por não poderem abri-las por dentro.
Dizem, e não sei se foi verdade, que a industria começou a desenvolver travas internas para geladeiras, e teria sido desenvolvido um complexo treinamento nas escolas para ensinar crianças a abrir a geladeira por dentro, caso ficassem presas. Muitas pessoas se envolveram nessa empreitada de "salvar as crianças".
Depois de muito tempo e recursos serem gastos com isso, um "gaiato" teria imaginado os atuais ímãs de portas de geladeira, que tornarias tudo aquilo obsoleto.
As pessoas que participaram da campanha de treinamento ficaram irritadas porque a ideia do ímã transformaria toda aquela boa intenção em uma coisa idiota. De acordo com essa história, eles ainda tentaram argumentar que os ímãs não eram necessários, uma vez que as crianças já sabiam destravar as portas de geladeira por dentro.

Não sei se isso aconteceu realmente, mas ilustra muito bem a reação das TJs quando descobrem que a sua verdade não faz sentido.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: Medo da Verdade!

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

Eu acredito que não temos naturalmente o medo da verdade, mas isso nos é imposta pela sociedade ( o que inclui sistema religioso ). A evolução deu a todos os seres humanos uma enorme variedade de capacidades e potenciais para conhecer a verdade em uma variedade diversa de circunstâncias. Estes incluem a percepção sensorial, como visão, audição, cheiro e toque para fornecer informações precisas sobre o mundo externo; sentimentos como sede, fome, náuseas, tonturas e dor física para fornecer informações precisas sobre o estado do nosso corpo e o que ele precisa; memória para armazenar e fornecer acesso à aprendizagem de experiências passadas; um "registro da verdade" para detectar mentiras e outras informações erradas; intuição para "ouvir" e permanecer em contato com "o quadro geral" da vida como um todo; consciência para nos permitir fazer e agir sobre aquelas difíceis escolhas morais que, por exemplo, pode, em última instância, exigir que atuemos contra convenções sociais ou leis injustas; sentimentos como o medo, a felicidade, a dor emocional, a alegria, a ira, a satisfação, a tristeza, entre outras coisas para nos dizer o que está acontecendo em qualquer situação e nos dar o poder de se comportar adequadamente no tempo certo; e intelecto para adquirir, interpretar, analisar e avaliar informações dessas e de outras fontes, como o material escrito.
No entanto, uma grande parte da socialização inibe ou até mesmo destrói o desenvolvimento dessas potencialidades genéticas... afinal, por que eles nos tornariam "poderosos"de forma contrária ao que a sociedade quer? Como resultado, cada um de nós se torna uma' identidade delirante socialmente construída '(aluno, empregado, soldado, cidadão) que é facilmente manipulado e coagido pela sociedade em vez de se tornar um indivíduo poderoso - nosso "verdadeiro eu". Para a maioria de nós, um resultado dessa manipulação é que aprendemos a não confiar em nós mesmos e temer a verdade que nos é comunicado internamente.
Acredito que isso é o que tragicamente acontece entre as testemunhas de Jeová, mas se procurarmos forças para confiar em nós mesmo e escutar melhor nossa voz interior, podemos nos recompor desse "medo da verdade".
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Medo da Verdade!

Mensagem não lida por Galileu »

É um processo dolorido mesmo , mas necessario para quem quer se curar da infecção .

Verdade verdadeira , um grande abraço a você !
"Penso, logo existo" - Descartes
The Brother
Forista
Forista
Mensagens: 319
Registrado em: 03 Nov 2008 16:08

Re: Medo da Verdade!

Mensagem não lida por The Brother »

As religião das TJs seria mais palatável se tão somente reconhecessem que Jesus é a verdade, não um conjunto de explicações particulares. Se houvesse diálogo, menos legalismo e possibilidade de várias interpretações daquilo que não é claro nas escrituras seriam uma religião bem melhor. Ensinam muitas coisas boas e proveitosas. Entretanto se estar preso a um conjunto de regras e a uma estrutura centralizadora é o que chamam de estar na verdade, a verdade do Cristo e a liberdade cristã fica cada vez mais distante de quem serve a Deus.
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Medo da Verdade!

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Não acredito neste termo "medo da verdade". Acredito que nesta situação se aplica mais corretamente o tal do engano. Nosso Criador nos deu o senso de moral, do certo, do errado. Porém, o ambiente em que a pessoa é criada aprimora ou desvirtua esta moral. Taí a responsabilidade que temos com nossos semelhantes. O que aconselhar. Que exemplo dar. Mas o ponto não é este, embora seja o principal. O ponto discutido é que é como se as pessoas tivessem medo da verdade. Meu ponto de vista é: pessoas enganadas fazem coisas que não fariam se soubessem todos os fatos. Só para exemplificar. Certa vez vi um documentário de um grande rei, me parece que o maior do império otomano. Ele tinha um filho que era seu melhor general e herdaria o reino. Porém este rei havia casado com uma esposa nova que aos poucos começou a minar a confiança deste rei neste filho, fazendo parecer que ele tomaria o reino à força. O resultado é que o rei convidou seu filho para uma emboscada e o matou! Tudo indica que este filho era uma pessoa super honrada, porém seu pai foi enganado. Exemplos como estes existem aos milhares na história! Onde a moral entra nisto tudo? Simples através do engano o julgamento fica pervertido! Indo direto ao assunto: se as TJs tem certeza que existe um escravo fiel e discreto bíblico, representante de Cristo, elas vão defender os ensinos destes com unhas e dentes. Elas tem certeza que é a melhor conduta perante Deus. É o engano desvirtuando o caminho das pessoas, da humanidade. Desde o começo foi assim. Homem não pode governar homem. Sempre haverá engano, favoritismo, moralidade desvirtuada. Só o Criador pode resolver isto.
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Medo da Verdade!

Mensagem não lida por T.I.T.J »

Acho que o medo não é necessariamente da "verdade" mas sim de tomar uma "decisão" diante dos fatos expostos. As consequências da decisão a ser tomada é que causa o medo.

A verdade te tira de uma suposta "realidade" do qual você se sentia confortável e seguro, e te simplesmente te joga noutra "realidade" tirando essa sensação de conforto e segurança. E agora? O que vai ser? Como vai ser? É simplesmente assustador quando aquele "chão que você julgava ser sólido" começa a virar "areia movediça".
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
The Brother
Forista
Forista
Mensagens: 319
Registrado em: 03 Nov 2008 16:08

Re: Medo da Verdade!

Mensagem não lida por The Brother »

A teologia das TJ referente ao seu corpo governante não se sustenta. É preciso mais fé para crer na escolha e aprovação divina desse grupo dirigente do que nas outras doutrinas que ensinam. Por isso evitam e evitarão sempre o confronto. A afirmação de que somos a única religião verdadeira não tem nenhuma comprovação além da crença que somos a única religião verdadeira. Isso é uma blindagem que toda TJ carrega.
Uma analogia: imagine que por anos a fio todas as pessoas de uma cidade dizem a um garoto feio que ele é muito bonito por de fato acreditarem nisso. Os anos passam e o garoto já é um homem morando em outra cidade, um dia ele comenta que se acha muito bonito e as pessoas dizem que é loucura e que ele é feio. Incrédulo volta a sua cidade e comenta como as pessoas que havia conhecido são feitas, invejosas e ciumentas. Isso significa ser TJ.
Avatar do usuário
Enchantress
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 27
Registrado em: 06 Set 2015 14:37

Re: Medo da Verdade!

Mensagem não lida por Enchantress »

Vocês já leram o mito da caverna de Platão? Acho que todo mundo deveria ler. A essência desse mito é: as pessoas estão tão acostumadas a ver certa ideologia como verdadeira, que quando alguém mostra algo que contradiz essa ideologia, elas preferem matá-lo. Não é fácil passar pelo processo de perceber que tudo que vc sempre acreditou não é verdade. Eu acredito sim que o medo da verdade é natural do ser humano, é uma escapatória do psicológico porque o processo é dolorido demais. Eu passei por isso com 13 anos e o que me rendeu foi uma crise existencial tamanha que eu passei uns 9 meses com depressão. Isso porque eu era novinha, imagina quem passou a vida toda lá dentro? A pessoa tem que ser muito forte, por isso a maioria inconscientemente escolhe não ver a verdadeira verdade.
Avatar do usuário
Enchantress
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 27
Registrado em: 06 Set 2015 14:37

Re: Medo da Verdade!

Mensagem não lida por Enchantress »

Por exemplo, a minha mãe virou TJ quando era adolescente. Antes de casar com meu pai, foi pioneira regular por 10 anos. Ela é daquelas bem fanáticas mesmo, a vida dela sempre girou em torno de ser TJ. Agora ela já passando da meia-idade e imagina o que aconteceria caso de repente viesse à tona pra ela a podridão da org? Minha mãe é uma mulher bem forte (leia-se fria) e mesmo assim eu não faço ideia o que ia acontecer. Acho que ela surtaria.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], Rapha e 69 visitantes