Medo da Verdade!

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Ronildo Araujo
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1207
Registrado em: 17 Abr 2017 20:52

Re: Medo da Verdade!

Mensagem não lida por Ronildo Araujo »

Acreditar que existem pessoas que tem medo da verdade é no mínimo rotular que existem pelo menos duas classes de pessoas: os superiores, do qual fazemos parte, porque enfrentamos a situação, fomos atrás de conhecimento, comparamos tudo quanto é tipo de informação etc, etc. E os inferiores, que são os que se negam até mesmo a ouvir um raciocínio que contradiz o que acreditam. Acho muito simplista este pensamento ou qualquer coisa parecida. A complexidade comportamental do ser humano é regida por muitos fatores, internos e externos. Mas basicamente há uma necessidade de vínculos afetivos, aceitação, entre outras coisas emocionais. Então entram em cena o controle da informação com o objetivo do engano, como na Alemanha Nazista, Coréia do Norte, STV, facções na África cuja primeira missão para crianças e adolescentes é que matem os pais, entre outros exemplos. As pessoas são vítimas do engano e o resultado é sofrimento para si e para outros. Imagem a propaganda nefasta do qual uma pessoa é vítima para se transformar num homem ou mulher bomba! Incrível que atualmente o cenário político mundial pouco contribui para uma sociedade livre de engano. A humanidade algum dia se livrará do engano político e religioso?
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Avatar do usuário
Verdade Verdaeira
Forista
Forista
Mensagens: 388
Registrado em: 12 Nov 2015 15:41

Re: Medo da Verdade!

Mensagem não lida por Verdade Verdaeira »

Ronildo Araujo escreveu:Não acredito neste termo "medo da verdade". Acredito que nesta situação se aplica mais corretamente o tal do engano...
Concordo com isso em parts, e ainda digo mais: É o tal do "autoengano"! Por quê? Porque isso está de certa forma ligado ao "medo da verdade"... As pessoas querem procurar algo verdadeiramente concreto cuja as idéias sejam cognitivamente aceitas por elas! É como procurar ouvir o que "quer ouvir"! Como selecionar uma música ou um gênero que te agrada mais! Claro, tudo em seu subconsciente! No início pode haver certa rejeição as idéias. Mas com o tempo essa rejeição vai se convertendo em aceitabilidade justamente porquê a busca gradual por algo aceitável requer que sacrifiquemos aos poucos a sã racionalidade.
... É o engano desvirtuando o caminho das pessoas, da humanidade. Desde o começo foi assim. Homem não pode governar homem. Sempre haverá engano, favoritismo, moralidade desvirtuada. Só o Criador pode resolver isto.
Esse engano é a razão pelo qual as pessoas sentem o "medo"! Não é um medo mórbido mas sim piedoso! Aí é que está poder do "engano"!

Aqui uma descrição de onde concordamos a tal ligação "medo da verdade" como o "auto engano":

Como pode uma pessoa saber e ao mesmo tempo não saber? Como é que evitamos perceber as coisas? Às vezes, parece que temos a capacidade de anestesiar alguns aspectos ou situações de nossas vidas para não sofrer e seguir em frente.

O autoengano

Teoricamente, uma pessoa não pode mentir para si mesma, mas basta olhar ao nosso redor para perceber que a mentira e o autoengano são muito comuns hoje em dia.

Os seres humanos têm muitas maneiras de enganar a si mesmos, que afetam todos os aspectos de suas vidas. Esse tipo de engano não se restringe apenas aos seres humanos, mas a outros seres vivos como os vírus e as bactérias, que alteram sua estrutura física para iludir o sistema imunológico e sobreviver. Nos seres humanos, essas estratégias são mais sofisticadas.

A definição de autoengano

Robert Trivers define autoengano como o ato de mentir para si mesmo. Ele argumenta que a principal chave para explicar isso é considerar que a informação verdadeira é excluída da nossa consciência.

Ele escreveu em muitos dos seus textos que “Todo engano é destinado a autopromoção”. É um mecanismo que sobreviveu à evolução do ser humano e faz com que ele aceite uma informação falsa como verdadeira. As mentiras se tornam inconscientes e, de alguma forma, se transformam em verdades confiáveis.

Quando a verdade é relegada ao subconsciente, a mentira se torna verdade para a pessoa e para todos os seus conhecidos. Acreditamos tanto que a ideia passa a ser verdadeira.

A atenção e o autoengano

As pessoas olham em volta em busca de sinais que devem ser aceitos ou rejeitados. É a atenção, juntamente com a memória, que nos permite resgatar aquela informação necessária para nossa vida e rejeitar aquela que não nos interessa.

Quando uma informação é considerada uma ameaça, sentimos angústia e mal-estar em maior ou menor grau. É nessa situação que o autoengano pode aparecer. É como se trocássemos nossa atenção por uma sensação de segurança. O processo de fragmentação da nossa consciência tira o foco da nossa atenção e cria uma espécie de “apagão”; ou seja, utilizamos a atenção para negar essa ameaça com a finalidade de poupar a pessoa de alguma situação dolorosa. Embora este autoengano possa ser benéfico em alguns casos, pode ser inadequado em outros.

Encarar a realidade, mesmo que esta seja dolorosa, nos dá uma base firme para seguir em direção a uma vida afetiva e social mais saudável e feliz.
Avatar do usuário
Verdade Verdaeira
Forista
Forista
Mensagens: 388
Registrado em: 12 Nov 2015 15:41

Re: Medo da Verdade!

Mensagem não lida por Verdade Verdaeira »

O fato é que as pessoas querem que aquilo que elas "decidiram" acreditar seja a verdade! E quando se deparam com ameaças a tal crenças não só discordam como sentem medo!

Só se elas decidirem novamente rever o que destruiria suas crenças! No nosso caso foi o que decidimos... rever nossas crenças baseando no que é proposto desde o começo quando nos foi ensinado!

Dizer que nossas crenças (enquanto TJs) se baseiam nas escrituras é um pouco distante quando realmente fomos observar atentamente de um ângulo fora de qualquer possibilidade equívoca!
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Medo da Verdade!

Mensagem não lida por TJCalado »

Veja porque anciãos e TJs tem tanta raiva dos "apóstatas":


Spoiler!
Eles não querer perder seu PROPÓSITO.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: Medo da Verdade!

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

Alguns juntam o tal medo da verdade com a "Benção da ignorância". Existem aqueles que de fato gostam de ser TJ, gostam de todo o âmbito da organização e acham a perceptiva apresentada pelo 'escravo' de paraíso na terra, a mais atraente entre outras religiões. No intimo, sabem que se por acaso se deparassem com material apostata, existiria a possibilidade real de dúvidas. Por bem, acham melhor correr mesmo o risco de talvez estarem engados, continuam associados indo para frente sem olharem para os lados, sem ficar averiguando a credibilidade da organização.. chega a ser como uma paranoia, abominam qualquer coisa que possa minar a fé na organização.
Isto é como a "aposta de Pascoal ", com relação um provável beneficio de se crer definitivamente em Deus, mesmo sem ficar procurando provas da sua existência. Ele raciocinou -
se você acredita em Deus e estiver certo, você terá um ganho infinito;
se você acredita em Deus e estiver errado, você terá uma perda finita;
se você não acredita em Deus e estiver certo, você terá um ganho finito;
se você não acredita em Deus e estiver errado, você terá uma perda infinita
Indo por esse raciocínio, há mais "proveito" em se crer ( ou apostar ) na existência de um criador do que ficar questionando sua existência ou tornar-se um ateísta. No caso de algumas TJs, elas tomam a ignorância como um proveito - "Se a organização está errada, e eu sair, duvido que encontre alguma que esteja certa e morrerei sem religião; se a organização está certa, e eu sair ,eu perderia todas as promessas em que sempre esperei ." Essas pessoas preferem ficar nessa aposta cega com a Torre até o fim da vida, não procuram a verdade dos fatos e rejeitam a todos que querem fazê-los enxergar. Realmente, muitos estão preso a isso que nos foi induzido, o medo da verdade e o falso proveito de se manter em ignorância.
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Medo da Verdade!

Mensagem não lida por Galileu »

Nobre Endividada escreveu:Alguns juntam o tal medo da verdade com a "Benção da ignorância". Existem aqueles que de fato gostam de ser TJ, gostam de todo o âmbito da organização e acham a perceptiva apresentada pelo 'escravo' de paraíso na terra, a mais atraente entre outras religiões. No intimo, sabem que se por acaso se deparassem com material apostata, existiria a possibilidade real de dúvidas. Por bem, acham melhor correr mesmo o risco de talvez estarem engados, continuam associados indo para frente sem olharem para os lados, sem ficar averiguando a credibilidade da organização.. chega a ser como uma paranoia, abominam qualquer coisa que possa minar a fé na organização.
Isto é como a "aposta de Pascoal ", com relação um provável beneficio de se crer definitivamente em Deus, mesmo sem ficar procurando provas da sua existência. Ele raciocinou -
se você acredita em Deus e estiver certo, você terá um ganho infinito;
se você acredita em Deus e estiver errado, você terá uma perda finita;
se você não acredita em Deus e estiver certo, você terá um ganho finito;
se você não acredita em Deus e estiver errado, você terá uma perda infinita
Indo por esse raciocínio, há mais "proveito" em se crer ( ou apostar ) na existência de um criador do que ficar questionando sua existência ou tornar-se um ateísta. No caso de algumas TJs, elas tomam a ignorância como um proveito - "Se a organização está errada, e eu sair, duvido que encontre alguma que esteja certa e morrerei sem religião; se a organização está certa, e eu sair ,eu perderia todas as promessas em que sempre esperei ." Essas pessoas preferem ficar nessa aposta cega com a Torre até o fim da vida, não procuram a verdade dos fatos e rejeitam a todos que querem fazê-los enxergar. Realmente, muitos estão preso a isso que nos foi induzido, o medo da verdade e o falso proveito de se manter em ignorância.
Muito interessante sua linha de raciocinio !

É meio que uma aposta , um tiro no escuro para muitos TJs.
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: Medo da Verdade!

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

O "medo da verdade" é ruim, mas em outro extremo existe o medo constante de achar que está sempre sendo enganado, que 'aquilo e isso' quer te manipular ou que sem se aperceber você está fazendo parte de um sistema que não permite te enxergar melhor as coisas. Nem todos pensam assim, mas talvez seja mais um dano pessoal da Torre, uma especie de "síndrome de Matrix". O fato de muitos se tornarem Ateus/Agnósticos e decidirem não ter envolvimento em religião, é uma prova desse receio mórbido de estar sendo enganado. Colocar a mente num "ponto neutro" para avaliar as coisas fica mais difícil e quase toda opinião pessoal tende ao ceticismo.
É como quando eu assisti o filme "The Stuff - A Coisa", um filme tosco e velho. Quando vi esse filme eu era muito pequena, mas fiquei com receio de ser como uma das pessoas manipuladas pelo tal Stuff, me perguntei se existe algo que nos suga aos poucos sem nos aperceber , algo que nos alimentamos e achamos vitalício mas na verdade está nos matando, de como seria bom ser uma das pessoas que não foram influenciadas pela propaganda enganadora, que duvidaram, que pararam para investigar e se safaram da manipulação. De início, a experiencia de decepção com a Torre me fez reativar de certa forma esses pensamentos, mas sempre procuro um equilíbrio que me permite abrir minha mente para analisar idéias físicas ou místicas sem receio mórbido de engano.
Nesse vídeo ( super mal produzido ), o narrador faz um resumo do filme. Em alguns momentos, parece até que ele está descrevendo a sociedade Torre de Vigia, principalmente a ultima frase que pode ser vertida:"A Torre, você está se alimentando dela, ou ele está se alimentando de você?" rsrs
phpBB [video]
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
Ana Reis
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 270
Registrado em: 09 Out 2017 10:04

Re: Medo da Verdade!

Mensagem não lida por Ana Reis »

Nobre Endividada escreveu:O "medo da verdade" é ruim, mas em outro extremo existe o medo constante de achar que está sempre sendo enganado, que 'aquilo e isso' quer te manipular ou que sem se aperceber você está fazendo parte de um sistema que não permite te enxergar melhor as coisas. Nem todos pensam assim, mas talvez seja mais um dano pessoal da Torre, uma especie de "síndrome de Matrix". O fato de muitos se tornarem Ateus/Agnósticos e decidirem não ter envolvimento em religião, é uma prova desse receio mórbido de estar sendo enganado. Colocar a mente num "ponto neutro" para avaliar as coisas fica mais difícil e quase toda opinião pessoal tende ao ceticismo.
É como quando eu assisti o filme "The Stuff - A Coisa", um filme tosco e velho. Quando vi esse filme eu era muito pequena, mas fiquei com receio de ser como uma das pessoas manipuladas pelo tal Stuff, me perguntei se existe algo que nos suga aos poucos sem nos aperceber , algo que nos alimentamos e achamos vitalício mas na verdade está nos matando, de como seria bom ser uma das pessoas que não foram influenciadas pela propaganda enganadora, que duvidaram, que pararam para investigar e se safaram da manipulação. De início, a experiencia de decepção com a Torre me fez reativar de certa forma esses pensamentos, mas sempre procuro um equilíbrio que me permite abrir minha mente para analisar idéias físicas ou místicas sem receio mórbido de engano.
Nesse vídeo ( super mal produzido ), o narrador faz um resumo do filme. Em alguns momentos, parece até que ele está descrevendo a sociedade Torre de Vigia, principalmente a ultima frase que pode ser vertida:"A Torre, você está se alimentando dela, ou ele está se alimentando de você?" rsrs
phpBB [video]
Muito legal as suas observações. d:7 d:7 d:7
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Mentalista, Rapha, TakeMeToChurch e 74 visitantes