Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Masquerade
Forista
Forista
Mensagens: 163
Registrado em: 15 Ago 2016 14:10

Re: Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Mensagem não lida por Masquerade »

Galileu escreveu:
Masquerade escreveu:
Galileu escreveu:É certo que não se recupera o tempo que se colocou no relatorio da Seita .

Mas o que importa é o que se fara com o precioso tempo que temos agora que saimos !

O bem de maior valor nosso , é o tempo que nos resta .

Por isso é importante não voltar a escravidão mental , por entregar novamente sua vida a ideologias !

Mantenha a liberdade
Concordo com o Galileu. Sempre é tempo de recomeçar e se reinventar.
Em agosto fez um ano que saí desta seita. Tenho 44 anos e nunca me achei velha para recomeçar.
Hoje me livrei da ansiedade e da depressão. Levo uma vida normal, trabalho, estudo, viajo, tenho amigos.
Nunca me senti tão bem na minha vida.
No começo pode parecer que a seita destruiu nossa vida. Mas nunca duvidem da capacidade que temos de nos recuperar, reconstruir nossa vida. Nunca duvidem de vcs mesmos.
Um abraço e um ótimo fim de semana para todos!!!!
Masquerade, aprecio sua franqueza!
Obrigada Galileu! Também aprecio seu modo de pensar. Abraço pra vc.
Ele estava só. Estava abandonado, feliz, perto do selvagem coração da vida.” James Joyce
Avatar do usuário
Thelemita
Forista
Forista
Mensagens: 184
Registrado em: 20 Jan 2012 18:38
Localização: Recife - PE

Re: Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Mensagem não lida por Thelemita »

Com certeza destruiu com gosto, perdi minha adolescência que seria a melhor época da minha vida. Ah e eu ainda adquiri distúrbio afetivo bipolar quando eu era TJ e não tem cura.
"Faze o que tu queres será tudo da lei. O amor é a lei, amor sob vontade".
Ana Reis
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 270
Registrado em: 09 Out 2017 10:04

Re: Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Mensagem não lida por Ana Reis »

RodrigoPrado escreveu:Com certeza destruiu com gosto, perdi minha adolescência que seria a melhor época da minha vida. Ah e eu ainda adquiri distúrbio afetivo bipolar quando eu era TJ e não tem cura.

Do tempo que estive na Torre não conheço um irmão ou irmã que não sofra algum tipo de transtorno mental, seja ansiedade, depressão ou síndrome do pânico. Aquele lugar é um verdadeiro hospício. :9 :tapado8:
Avatar do usuário
Mind Games
Forista
Forista
Mensagens: 865
Registrado em: 23 Mai 2012 00:11

Re: Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Mensagem não lida por Mind Games »

ser tj foi um desafio porque eu não cumpria com meus deveres cristãos : campo sempre foi uma tortura pra mim, interagir com hipocritas, enfim, mas eu sou afastada por alguns anos, desde o começo deste ano parei com relatorios fake e estive a ponto de escrever minha carta de dissociação, mas como muitos aqui me aconselharam a não fazer isso e inclusive me toquei, o simples fato de não ir mais já é prova que não quero mais saber de lá. mas eu sinto falta de uma teocracia ( não de lá ), um lugar físico para me aproximar de deus ( sim, apesar de tudo não perdi minha fé ) , esses dias no facebook alguem postou um cantico antigo e chorei, chorei por sentir falta de ter fé, fé num lugar que eu julgava ter a verdade, mas a unica verdade é que aquele lugar é uma mentira, mas me emocionei com o cantico, queria que tudo aquilo fosse verdade, me senti frustrada por ter perdido meu tempo lá, mas felizmente sai a tempo.
"Acredito em tudo aquilo que Jesus disse - amor, bondade, caridade - mas não acredito naquilo que os homens dizem que ele disse." John Lennon
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Mensagem não lida por Mentalista »

A minha visão mudou tanto ao longo dos últimos anos que não fazia mais sentido continuar como TJ ativo. Para ser TJ, você precisa acreditar na coisa toda. Na minha opinião ter nascido TJ me atrasou a vida em alguns aspectos, mas a experiência foi de alguma forma válida, pois se eu não tivesse passado por essas mudanças poderia não ter tido desenvolvido pensamento crítico, dentre outros.

Embora eu goste de falar o que penso com as pessoas, sou muito introspectivo, então eu acho que toda essa reviravolta foi de alguma forma válida. Não teria sido se eu continuasse vivendo como um TJ. Eu ainda sinto algum peso dessa religião no sentido de estar sendo observado por outros (em especial os familiares), mas ela não mais define o que posso ou não fazer. Acho complicado essa vida dupla, tendo uma certa restrição do que dizer ou como se comportar perante aqueles que são TJs. Outro dia um parente postou uma foto nas redes sociais em que eu estava no aniversário de um certo parente. A família veio me dizer para tomar cuidado que posso estar indo para um mau caminho... Como estou morando sozinho durante a semana, ficou mais fácil separar as coisas. Mas sinto o peso de tomar cuidado com o que chega aos olhos alheios.

Um fator que acho que fui prejudicado foi no sentido social. Hoje sinto que é algo mais complicado para mim do que para outros. Eu tento equilibrar a minha inexperiência com isso sendo mais transparente, mas parece que eu ainda complico as coisas mais do que devia. Parece ter relação com ter crescido no meio TJ, ter estado acostumado ao jeito deles. Aos poucos percebo alguma melhoria, mas sei que ainda há um certo caminho. Aliás, não acho que seja um problema apenas pessoal, acho também ter relação com a sociedade moderna, que é, em média, um pouco superficial.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Mensagem não lida por Galileu »

Mentalista escreveu:A minha visão mudou tanto ao longo dos últimos anos que não fazia mais sentido continuar como TJ ativo. Para ser TJ, você precisa acreditar na coisa toda. Na minha opinião ter nascido TJ me atrasou a vida em alguns aspectos, mas a experiência foi de alguma forma válida, pois se eu não tivesse passado por essas mudanças poderia não ter tido desenvolvido pensamento crítico, dentre outros.

Embora eu goste de falar o que penso com as pessoas, sou muito introspectivo, então eu acho que toda essa reviravolta foi de alguma forma válida. Não teria sido se eu continuasse vivendo como um TJ. Eu ainda sinto algum peso dessa religião no sentido de estar sendo observado por outros (em especial os familiares), mas ela não mais define o que posso ou não fazer. Acho complicado essa vida dupla, tendo uma certa restrição do que dizer ou como se comportar perante aqueles que são TJs. Outro dia um parente postou uma foto nas redes sociais em que eu estava no aniversário de um certo parente. A família veio me dizer para tomar cuidado que posso estar indo para um mau caminho... Como estou morando sozinho durante a semana, ficou mais fácil separar as coisas. Mas sinto o peso de tomar cuidado com o que chega aos olhos alheios.

Um fator que acho que fui prejudicado foi no sentido social. Hoje sinto que é algo mais complicado para mim do que para outros. Eu tento equilibrar a minha inexperiência com isso sendo mais transparente, mas parece que eu ainda complico as coisas mais do que devia. Parece ter relação com ter crescido no meio TJ, ter estado acostumado ao jeito deles. Aos poucos percebo alguma melhoria, mas sei que ainda há um certo caminho. Aliás, não acho que seja um problema apenas pessoal, acho também ter relação com a sociedade moderna, que é, em média, um pouco superficial.

Amigo Mentalista , entendo o que diz.

Ja é dificil nesta sociedade cheia de preconceito e modelos pre concebidos , ser autentico

Ser autentico nos da a sensação de que estamos sendo honestos , pelo menos com nos mesmos , e isso nos da satisfação .

Agora a simulaçåo ou disimulação , parece forçar nossa mente a negar e reprimir o que de fato somos e pensamos.

Acredito que obrigar a mente a criar formas de pesamentos e conexões que não corresponde a realidade acaba por prejudicar nossa saude mental e o grau deste prejuizo depende de varios fatores, um fator que acho importante é o tempo em que se ficou exposto a isso e em que momento da vida isso se deu .

Não vejo como uma TJ não ter prejuizos em sua vida e mente , mesmo depois de ter saido.

Dai minha convicção de que o melhor mesmo seria a Torre deixar de existir .


Abraço !
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Mensagem não lida por Mentalista »

Galileu escreveu:Amigo Mentalista , entendo o que diz.

Ja é dificil nesta sociedade cheia de preconceito e modelos pre concebidos , ser autentico

Ser autentico nos da a sensação de que estamos sendo honestos , pelo menos com nos mesmos , e isso nos da satisfação .

Agora a simulação ou dissimulação , parece forçar nossa mente a negar e reprimir o que de fato somos e pensamos.
É por aí mesmo. Como se fosse uma atuação. Mesmo algumas palavras às vezes precisam ser trocadas numa conversa. Olha, vou dizer, o que passei lá dentro, "esqueci". Mas sinto o maior peso em ainda ter família TJ. Isso acaba sendo uma constante.
Acredito que obrigar a mente a criar formas de pesamentos e conexões que não corresponde a realidade acaba por prejudicar nossa saude mental e o grau deste prejuizo depende de varios fatores, um fator que acho importante é o tempo em que se ficou exposto a isso e em que momento da vida isso se deu .
É bom sempre ter cuidado com isso. Se já é complicado apenas esconder o que pensa de algumas pessoas, fico pensando em quem vai além e vive como se fosse TJ, indo nas reuniões, no campo, fazendo partes etc. Torço para que aguentem firme. Fiz isso por relativamente pouco tempo e não aturava mais. Tem uma forista que conheço a história dela, e não é nada fácil. Não gosto de comparar situações, mas, perto do que ela passa, eu acho que passei por nada. Tem outro forista com quem tenho bastante contato e a situação é super complicada também. Por casos como esses também espero que essa religião deixe de ser um "cativeiro mental" ou mesmo que nem exista mais.
Não vejo como uma TJ não ter prejuizos em sua vida e mente , mesmo depois de ter saido.
Prejuízos nós podemos ter em várias situações. Mas superação é uma característica humana. Não digo que é fácil, mas que é possível. Com o tempo a pessoa deixa de lembrar constantemente da vida TJ. Eu gosto de visitar esse espaço atualmente principalmente por ter pessoas com quem converso faz algum tempo e por ser um ótimo para trabalhar pontos de vista. Ao fazer isso, eu percebo que de certa forma trago de volta algumas coisas que queria deixar de lado, mas vale a pena.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Mensagem não lida por Galileu »

É isso camarada , um abraço!
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
JuniorxD
Forista
Forista
Mensagens: 213
Registrado em: 09 Abr 2014 20:31
Localização: Sobral

Re: Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Mensagem não lida por JuniorxD »

Ser tj destruiu minha adolescência. Mas o fato de eu não ter aberto mão do meu curso superior e ter conseguido uma profissão com isso foi muito importante. Eu acordei rápido, demorei 3 anos de batismo, tem gente que fica 10, 20, 30 ou 40 anos dentro da torre, 3 anos não é nada. Tento não pensar no que perdi, mas penso no que ainda posso aproveitar e estou aproveitando bastante, amigos verdadeiros que não estão sujeitos à religião, posso sair sem culpa, comemorar um aniversário e várias outras coisas. Me sinto muito feliz e quero ser mais feliz ainda. Vejo que eu sou muito mais feliz que a minha irmã que ainda está lá dentro.
Avatar do usuário
Cappuccina
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 706
Registrado em: 27 Jan 2017 19:46
Localização: Com o Boli'

Re: Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Mensagem não lida por Cappuccina »

Crises de choro. Eu tenho direto, direto, direto. No salão é normal eu ir pro banheiro e ficar um tempão.

Eu não tive a vida destruída, tenho apenas 18 anos, espero botar tudo nos trilhos em breve.

Mas eu ganhei inúmeros traumas e me sinto atrasada em algumas coisas.

Minha infância nem foi ruim, eu brincava e jogava bastante, era tranquilo no sentido lar TJ. Porém eu sofri bullying por não participar de festinhas e por ser menininha.

Eu ainda fui bem bitolada dos 12-16 anos. Boa parte da minha adolescência foi perdida. E isso me atrasou. Eu não sabia o que era amigos, óbvio, toda aquela ideologia da Watchtower me fez uma pessoa extremamente idiota. Eu sou uma pessoa completamente diferente de antes, e gosto de quem eu sou. Isso porque eu acordei. Mas minha adolescência foi marcada por querer ser a melhor TJ e uma renegação contra mim mesma.

E por isso eu meio que sou muito ingênua. Eu conheci muita gente boa no mundo, mas já conheci muita gente filha da pyta, que me machucou bastante.

Me sinto atrasada socialmente também. Todo mundo diz que escrevo e que falo bem. Mas quando é para interagir individualmente, eu me sinto atrasada. Eu estou melhor, mas no começo eu me sentia muito perdida e chorava por isso.

E bem, eu sou uma garota trans. Eu sempre fui muito menina na aparência e no jeito, e assim como na escola, no salão eu sofria bullying por isso. Na verdade sofri até os jovens irem pra outra congregação. Na escola, o bullying só parou porque aprendi a lidar com isso.

E por causa disso, lá pros meus 10 anos meus pais me fizeram um tratamento hormonal para eu parecer mais hominho. O resultado? Tive uma experiência depressiva muito cedo pois eu vi meu corpo mudar pra algo que me fez me sentir hiper mal, e fiquei bem doente. Peguei um câncer, felizmente estava num estágio bem inicial e descobri numa demartologista, contraí uma mancha bem estranha. Lembro que depois dessa consulta aos poucos me senti melhor, até contrair uma bactéria que quase me mata.

E recentemente eu ando com muita crise de choro. Ouvi meus pais falando em me darem hormônios de novo porque meu quadril tá alargando e todo mundo no salão comenta sobre meus traços. Mas é, mesmo eu amando muito meus pais, só me resta sair daqui se eu quiser ajeitar minha vida.

Pelo menos consegui fazer faculdade.
"Nada é mais importante que sua felicidade. Se você consegue fazer o que ama e ser quem você é, você é feliz."
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: cabeludo08, Google [Bot], JonasKahnwald, Marston, Mentalista, TheScientist e 72 visitantes