Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Enchantress
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 27
Registrado em: 06 Set 2015 14:37

Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Mensagem não lida por Enchantress »

Na reunião da semana passada eu tive uma crise de ansiedade/depressão. Estava sentada na frente, quando de repente me senti extremamente triste, cansada e perdida. Apenas apoei o rosto no meu braço, e as lágrimas começaram a correr enquanto o orador fazia um discurso sobre eu sei lá o que, não estava prestando atenção. Joguei o cabelo pro lado do rosto pra quem estava atrás não perceber. Naquele momento eu só queria levantar e sumir dalí. Mas acabei ficando lá e chorei a reunião quase toda.
Na minha cabeça passaram um milhão de coisas, mas principalmente: que diabos estou fazendo aqui? E como minha vida teria sido se eu não tivesse nascido nessa situação?
Geralmente eu sou positiva e vejo o lado bom das coisas. Mas eu não estava conseguindo. Eu não entendia porque eu ainda tinha que estar naquele lugar, meu modo de pensar é totalmente diferente, nada ali me atrai!!! Além disso, só conseguia ver tudo o que passei de uma forma negativa. Se eu não tivesse nascido TJ, provavelmente não seria tão niilista, ou não seria tão desconfiada. Talvez pudesse ver o melhor o lado bom das coisas, do mundo em geral. Talvez não tivesse tantas crises de ansiedade e não veria as coisas do jeito que vejo. Provavelmente seria só uma adolescente normal, vivendo uma vida normal. Faria as coisas sem culpa. Iria querer ficar sempre perto da minha família, os amaria mais do que qualquer coisa. E principalmente, não iria sentir uma necessidade impulsiva de fazer qualquer coisa considerada "errada".
Mas infelizmente não é assim. De alguma forma me sinto traumatizada. Como se ter sido criada com tantas restrições e com uma visão tão negativa sobre o mundo exterior tivesse de alguma forma me marcado de uma forma irreparável, que talvez destrua a minha vida.
Mal vejo a hora de sair de casa, de dar adeus à todas essas pessoas tóxicas e às pressões. Mas sinto que nunca poderei viver como uma pessoa normal fora da torre.
Eu sei que "destruir" é uma palavra forte, mas me digam sobre vcs, ela "destruiu" a vida de vcs? Qual é/foi a pior parte de ter sido TJ?
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Mensagem não lida por TJCalado »

Não somente a minha, mas de minha família, literalmente. Digo isso porque eu e meus irmãos decidimos não ter filhos, casados ou não. Não foi algo combinado, mas foi por causa da "urgência dos tempos", "da proximidade do fim". Agora é tarde para voltar a trás e a nossa família parou por aqui. Não haverá uma próxima geração nossa. Eles e minha mãe ainda têm esperança de que isso seja continuado no novo mundo, mas eu sei que isso não vai acontecer.
Além desse "pequeno" detalhe, há todos esses descritos pela Enchantress.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Fêconfusa
Forista
Forista
Mensagens: 147
Registrado em: 07 Ago 2016 23:13

Re: Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Mensagem não lida por Fêconfusa »

Me identifiquei muito com você, já fiquei muito tempo pensando sobre como minha vida seria se eu não tivesse nascido em uma família tj, é muito complicado, mas parei de pensar um pouco nisso depois que comecei a fazer terapia, esse tipo de pensamento só me levava à uma frustração enorme, não faz bem. Quando esses pensamento vem na minha cabeça, tento pensar se eu não tivesse sido criada como tj, que tipo de pessoa eu seria? As coisas boas que tenho hoje existiriam? Começo a pensar nos detalhes da minha vida, coisas como "Se eu não tivesse sido tj talvez não moraria neste bairro (mudei pra cá pq era um bairro que tinha salão do reino) e não teria conhecido o rapaz que namoro (escondido) e que me faz muito feliz" etc. Esse é apenas um exemplo, é uma infinidade de coisas. É muito difícil ver um lado bom, até pq as vezes a gente só quer sofrer e reclamar um pouquinho, mas devemos ter em mente que isso não traz nada de bom para nossa saúde mental.
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Mensagem não lida por Ermioni »

Passei por exatamente isso.
Crises dentro do salão. Chorar e esconder o choro.
Mas às vezes eu ia chorando p banheiro e ninguém nem p perguntar se eu estava bem. Ninguém p perguntar se eu precisava de ajuda.

Às vezes eu ia embora no meio das reuniões. Mas o meu caso é q passei por muitas injustiças e eu queria estar ali.


Bom, qt a destruir minha vida, não. Acho q atrasou muito.
Eu poderia sim ter outra vida, seguir algumas das profissões que tanto admiro e agora já não dá mais tempo. Ter perdido tempo pregando em vez de estar trabalhando, e entre outras coisas como ter uma casa bem antes, ter terminado a faculdade bem antes, ter meu carro bem antes. Ou poderia ser médica, ou da marinha, ou ainda lutadora profissional. Que sempre foram meus objetivos guardados em mim.
Mas me acho tão nova para conquistar outras coisas. Outros sonhos. Sei q tudo poderia ser diferente, mas eu gosto da minha vida hoje. Um dia de cada vez.
Aproveite q vc tem metas, tem objetivos, faça um planejamento, e o siga. De tempo ao tempo. Faça as coisas com cautela e verá q não tem uma vida destruída.
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Ana Reis
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 270
Registrado em: 09 Out 2017 10:04

Re: Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Mensagem não lida por Ana Reis »

Boa noite!!!

Saiba que nascer numa família religiosa (qualquer religião que seja) é muito complicado.
Meus pais não são religiosos, minha família em si não é. Mas, infelizmente, minha mãe me deu para a minha tia quando eu tinha 3 anos de idade. Essa tia é católica fanática, super religiosa, me batia muito, me colocava de castigo (uma vez acordei pelada no banheiro, como fazia xixi na cama, ela me colocou no chão do banheiro), em outras palavras, comi o pão que o diabo amassou. Foi tirada de mim a minha infância e uma família, pois meus pais moram no Pará e essa minha tia no Rio de Janeiro, fiquei anos sem ver meus pais, meus irmãos. Eu era uma criança que não sorria, era triste.
Quando voltei para a minha família (isso com 11 anos), meus pais estavam passando por uma crise horrível, muitas brigas e confusões. Resultado: tive que voltar para a casa dessa tia, ou seja, não tive adolescência. Pensei em suicídio muitas vezes.
Mas daí tomei coragem e fui enfrentar o mundo, passei maus bocados. Mas hj com 24 anos vi que valeu a pena, posso não ter tudo, mas tenho paz, tenho liberdade é uma vida. Estou terminando a faculdade de direito e muitas oportunidades sugiram.


Aprendi que tudo é fase, tudo passa, até às coisas ruins.

Beijos :bjo9:
Avatar do usuário
Enchantress
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 27
Registrado em: 06 Set 2015 14:37

Re: Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Mensagem não lida por Enchantress »

Fêconfusa escreveu:Me identifiquei muito com você, já fiquei muito tempo pensando sobre como minha vida seria se eu não tivesse nascido em uma família tj, é muito complicado, mas parei de pensar um pouco nisso depois que comecei a fazer terapia, esse tipo de pensamento só me levava à uma frustração enorme, não faz bem. Quando esses pensamento vem na minha cabeça, tento pensar se eu não tivesse sido criada como tj, que tipo de pessoa eu seria? As coisas boas que tenho hoje existiriam? Começo a pensar nos detalhes da minha vida, coisas como "Se eu não tivesse sido tj talvez não moraria neste bairro (mudei pra cá pq era um bairro que tinha salão do reino) e não teria conhecido o rapaz que namoro (escondido) e que me faz muito feliz" etc. Esse é apenas um exemplo, é uma infinidade de coisas. É muito difícil ver um lado bom, até pq as vezes a gente só quer sofrer e reclamar um pouquinho, mas devemos ter em mente que isso não traz nada de bom para nossa saúde mental.
Sim, estou ciente disso. Eu acredito que teve sim um lado bom, ter nascido num lar TJ fez de mim quem eu sou hoje, tanto nos aspectos ruins como bons, e um desses é a questão de valores pessoais que minha mãe me ensinou. Também aprendi muita coisa boa. A questão é: agora que eu já tô nessa situação, como eu lido? Sinto que já tô com a cicatriz, entende?
Avatar do usuário
Enchantress
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 27
Registrado em: 06 Set 2015 14:37

Re: Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Mensagem não lida por Enchantress »

Ermioni escreveu:Passei por exatamente isso.
Crises dentro do salão. Chorar e esconder o choro.
Mas às vezes eu ia chorando p banheiro e ninguém nem p perguntar se eu estava bem. Ninguém p perguntar se eu precisava de ajuda.

Às vezes eu ia embora no meio das reuniões. Mas o meu caso é q passei por muitas injustiças e eu queria estar ali.


Bom, qt a destruir minha vida, não. Acho q atrasou muito.
Eu poderia sim ter outra vida, seguir algumas das profissões que tanto admiro e agora já não dá mais tempo. Ter perdido tempo pregando em vez de estar trabalhando, e entre outras coisas como ter uma casa bem antes, ter terminado a faculdade bem antes, ter meu carro bem antes. Ou poderia ser médica, ou da marinha, ou ainda lutadora profissional. Que sempre foram meus objetivos guardados em mim.
Mas me acho tão nova para conquistar outras coisas. Outros sonhos. Sei q tudo poderia ser diferente, mas eu gosto da minha vida hoje. Um dia de cada vez.
Aproveite q vc tem metas, tem objetivos, faça um planejamento, e o siga. De tempo ao tempo. Faça as coisas com cautela e verá q não tem uma vida destruída.
Esse negócio de chorar no salão é foda... creio que os irmãos veem (eles veem tudo) mas ninguém nunca pergunta o que tá acontecendo, normal...
Gostei do seu conselho! Também acho que estou nova pra me sentir assim. Vou lutar pra superar esse sentimento. Um brinde a uma ótima vida fora da torre :11
Avatar do usuário
Enchantress
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 27
Registrado em: 06 Set 2015 14:37

Re: Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Mensagem não lida por Enchantress »

Ana Reis escreveu:Boa noite!!!

Saiba que nascer numa família religiosa (qualquer religião que seja) é muito complicado.
Meus pais não são religiosos, minha família em si não é. Mas, infelizmente, minha mãe me deu para a minha tia quando eu tinha 3 anos de idade. Essa tia é católica fanática, super religiosa, me batia muito, me colocava de castigo (uma vez acordei pelada no banheiro, como fazia xixi na cama, ela me colocou no chão do banheiro), em outras palavras, comi o pão que o diabo amassou. Foi tirada de mim a minha infância e uma família, pois meus pais moram no Pará e essa minha tia no Rio de Janeiro, fiquei anos sem ver meus pais, meus irmãos. Eu era uma criança que não sorria, era triste.
Quando voltei para a minha família (isso com 11 anos), meus pais estavam passando por uma crise horrível, muitas brigas e confusões. Resultado: tive que voltar para a casa dessa tia, ou seja, não tive adolescência. Pensei em suicídio muitas vezes.
Mas daí tomei coragem e fui enfrentar o mundo, passei maus bocados. Mas hj com 24 anos vi que valeu a pena, posso não ter tudo, mas tenho paz, tenho liberdade é uma vida. Estou terminando a faculdade de direito e muitas oportunidades sugiram.


Aprendi que tudo é fase, tudo passa, até às coisas ruins.

Beijos :bjo9:
Boa noite ;)
Poxa, que triste Ana... qualquer fanatismo é horrível. Mas é muito bom ver que vc superou tudo isso, parabéns! No final vale a pena né? :bjo9:
Avatar do usuário
Beatrice Prior
Forista
Forista
Mensagens: 241
Registrado em: 10 Out 2016 19:08

Re: Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Mensagem não lida por Beatrice Prior »

Fui muito prejudicada em ter sido criada como Tj, apesar de não frequentar mais de dois anos as reuniões é tão difícil ser uma pessoa normal , parece que tô marcada, não tenho vida social , só trabalho - casa , pois não consigo fazer amizades no trabalho , falo com as pessoas mas não consigo fazer virar uma amizade , visto que eu tenho dificuldades em confiar nas pessoas , foram muitos anos treinando pra não fazer amizade com pessoas no mundo , não me sinto bem em aniversários, comemorações, ainda não fui em nenhum aniversário nem mesmo no trabalho , pois eu já rejeitei tantos convites até mesmo explicando o por que , que ngm me chama mais .....

Eu sempre fui tímida, e essa criação reprimida , dificultou mais ainda , como eu era tímida eu não me esforçava muito pra fazer amizades pois aquelas pessoas não eram "dignas" mesmo da minha amizade , isso na escola depois no trabalho , agora eu não tenho nenhum amigo , pois os tjs nunca foram meus amigos e depois que mudei de cidade me esqueceram , é só eu e meu marido que está na mesma situação que eu , só temos um ao outro , a única coisa boa dessa religião foi ter conhecido o meu marido ,.....

Não tenho filhos , apesar de desde criança amar crianças e desejar ser mãe, conforme fui crescendo , aquele discurso de que o fim tá próximo, e blá blá blá, foi meio que me tirando do foco , no fundo eu queria ser mãe mas sempre pensava que era melhor deixar pro novo mundo , ..... agora num intervalo de um ano já tive dois abortos espontâneos, e estou arrasada e com muito medo de não conseguir ter meus filhos , pois já estou com 34 anos ,....

Sem falar que deixei de estudar ....

Mas eu sei que tô nova e não posso considerar que a minha vida foi destruida, mas são muitos traumas e muitas neuras ainda pra superar .....
Viva o hoje, pois o ontem já se foi, e o amanhã talvez não venha.
Avatar do usuário
Altair Rocha
Forista
Forista
Mensagens: 165
Registrado em: 13 Ago 2017 09:50

Re: Ter sido TJ destruiu a sua vida?

Mensagem não lida por Altair Rocha »

Não, ao contrário, ter sido testemunha de Jeová salvou minha vida. Eu fui uma criança perturbada, perdi a pessoa que mais amava antes da adolescência, e a única que eu sentia importar-se comigo. Sofri todo tipo de abuso, e trauma. Vi quem deveria me amar tentando me matar. Já no começo da adolescência eu pensava em me matar diariamente, e, como se é normal; usava drogas, me mutilava, era envolvido com demonismo, etc. Meu pai era alcoólatra, e eu não tive referências, meus familiares abusavam física e sexualmente de mim. Hoje sou diagnosticado como sendo limítrofe, ou borderline; o que prejudicava qualquer relacionamento. Eu não estudava, e tinha comportamento de risco, de risco mesmo.

A organização me apresentou a bíblia, me mostrou um mundo melhor do que aquele em que eu estava inserido, me deu uma oportunidade de pensar no futuro, e ser alguém; pela primeira vez na vida. Voltei a estudar, me tornei um novo homem, graças sobretudo a bíblia. Não seria honesto que eu desconsiderasse bons irmãos que me quiseram bem, e irmãs, dos quais eu lembro com amor, muito amor mesmo, e gratidão. Então esse direcionamento eu poderia ter tido de qualquer religião, mas ainda bem foi onde foi.

Hoje como homem feito eu não falo dos meus ex irmãos, não os crítico mesmo quando erram, não mostram amor, ou são hipócritas, a bíblia mostra inclusive o ser humano nesses mesmos moldes, nesse mesmo formato. Mas, antes, falo da estrutura da organização, no rumo que vem tomando, a tentativa de aumentar a carga dos que estão engajados em seus muros, de transformar opinião em regra absoluta, da proibição do até questionamento positivo, quando se vê que até Abraão questionou a Deus em certa ocasião, falo de certos ensinamentos principais, divulgados pela dianteira, falo contra o endeusamento do suposto corpo governante, do símbolo jw, do formato empresarial, da falta de modéstia, e dezenas de outras coisas..
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Mentalista, Rapha e 70 visitantes