Como vocês lidaram/lidam com a família?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Fêconfusa
Forista
Forista
Mensagens: 147
Registrado em: 07 Ago 2016 23:13

Como vocês lidaram/lidam com a família?

Mensagem não lida por Fêconfusa »

Olá foristas.
Não vou colocar muitos detalhes aqui por motivos pessoais (podem mandar perguntas na MP se quiserem saber detalhes), mas tem algum tempo (não muito) que deixei de assistir as reuniões e ir ao campo, demorou, foi MUITO difícil, mas eu consegui. Porém ainda não consegui sentir a sensação de alívio e liberdade que imaginava sentir quando tomasse essa decisão, acredito que isso seja pelo fato de minha família não estar aceitando, não estamos brigando, mas não estou sendo “deixada em paz”, toda hora alguém quer me oferecer uma “ajuda” etc. Está sendo imensamente difícil, mais do que imaginei, é muito triste ver meus familiares extremamente tristes e decepcionados por minha causa. Sei que agora só resta eu me manter forte para lidar com toda essa situação.
Gostaria de saber como foi pra vocês, como a família de vocês lidou com isso e principalmente como vocês se mantiveram fortes para seguir com essa decisão. d:8

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Família;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 20 Mai 2018 16:08, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
timoneiro
Forista
Forista
Mensagens: 225
Registrado em: 03 Mai 2010 14:19
Localização: Tatooine

Re: Como vocês lidaram/lidam com a família?

Mensagem não lida por timoneiro »

No meu caso, minha família nunca foi unida, apesar de serem quase todos TJ. Nunca se importaram comigo. Cresci sozinho e abandonado, mas quando decidi me afastar dessa religião, vieram me encher o saco com a tal "ajuda espiritual". Por que não me ajudaram antes? Fiquei (e ainda fico) revoltado com isso. A solução foi me afastar de todos eles e levar minha vida. Assim, evito contato: não telefono, não visito, não quero nem saber. Descartei-os de minha vida. Eu os desassociei. Infelizmente tive que tomar essa atitude drástica, mas só assim tenho paz. Hoje não me incomodam mais, voltaram a se esquecer de mim.

Como você iniciou agora o processo de afastamento, é normal que passe por essa situação. Todos passamos por isso. Durante algum tempo seus parentes vão ficar te perturbando com a tal "ajuda espiritual". Mas, se mantiver sua posição firme, com o tempo esquecem de você. Mas é preciso ter força e determinação. Não brigue, não discuta e nem tente convencê-los de que a religião é falsa, pois a situação poderá piorar e as brigas surgirão. Fique na sua, siga com sua vida e mantenha a decisão de se afastar, se esse for o caso. Força !!
A mente que se abre para alguma coisa nova, nunca mais será a mesma - Albert Einstein
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: Como vocês lidaram/lidam com a família?

Mensagem não lida por RafaelCioran »

Eu acho que o melhor é deixar claro qual é sua atual convicção.
Pelo menos para a sua família (Pai, mãe e irmãos)
Geralmente eles ficam assim quando não adotamos uma posição.
Deixei claro que você não quer ajuda, porque vc não tem nenhum problema pra receber ajuda.
Eu fiz isso, pelo menos pra mim deu certo.

Espero que consiga resolver essa chateação.
Att
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
Avatar do usuário
Fêconfusa
Forista
Forista
Mensagens: 147
Registrado em: 07 Ago 2016 23:13

Re: Como vocês lidaram/lidam com a família?

Mensagem não lida por Fêconfusa »

RafaelCioran escreveu:Eu acho que o melhor é deixar claro qual é sua atual convicção.
Pelo menos para a sua família (Pai, mãe e irmãos)
Geralmente eles ficam assim quando não adotamos uma posição.
Deixei claro que você não quer ajuda, porque vc não tem nenhum problema pra receber ajuda.
Eu fiz isso, pelo menos pra mim deu certo.

Espero que consiga resolver essa chateação.
Att
Sempre falo que não preciso de ajuda, mas isso não faz sentido para eles. Resta ser firme mesmo.
The Brother
Forista
Forista
Mensagens: 319
Registrado em: 03 Nov 2008 16:08

Re: Como vocês lidaram/lidam com a família?

Mensagem não lida por The Brother »

Você sempre vai ser vista como alguém que precisa de ajuda. Como alguém que vai morrer no Armagedom. Partindo desse princípio, é bom ter em mente que não desistirão. Nos momentos pós assembléias e congresso, vão procurá-la. Mês de comemoração vão tentar ajudá-la. Nas reuniões familiares vai receber bronca. A solução talvez seja levar da forma mais light possível, agradecer a preocupação, reforçar o amor pelos parentes, mostrar que se tornou alguém melhor, que está bem. Com o tempo as cobranças não vão passar, mas sua reação a elas ficará cada vez melhor. Não podemos mudar o que pensam de nos, e saber o que eles pensam e como pensam é uma vantagem, entretanto podemos escolher como seremos afetados pelas atitudes deles.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Como vocês lidaram/lidam com a família?

Mensagem não lida por TJCalado »

RafaelCioran escreveu:Eu acho que o melhor é deixar claro qual é sua atual convicção.
Pelo menos para a sua família (Pai, mãe e irmãos)
Geralmente eles ficam assim quando não adotamos uma posição.
Deixei claro que você não quer ajuda, porque vc não tem nenhum problema pra receber ajuda.
Eu fiz isso, pelo menos pra mim deu certo.

Espero que consiga resolver essa chateação.
Att
Eu ajo exatamente dessa forma. Mas eu aprendi que não basta dizer que não precisa de ajuda. Deixe o seu comportamento mostra isso. Demonstre superioridade moral. Por exemplo, como ninguém é perfeito, sempre as TJs dão uma escorregada. Nesse momento, dê um conselho moral que não siga os padrões da Torre de Vigia. Fale em casa sobre atitudes honestas e de boa moral de amigos mundanos, sem forçar muito. Comente de maneira informal sobre conselhos que recebeu, ou mesmo conselhos que deu, de pessoas de fora da organização. Mostre que sua vida não depende da organização e que mesmo assim você vai muito bem.
A percepção deles não é imediata. No meu caso levou muito tempo. Ainda sofro certa pressão, mas não é mais como antes. Hoje, eu até já ouço as vezes familiares meus aconselhando outros TJs com meus argumentos.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Fêconfusa
Forista
Forista
Mensagens: 147
Registrado em: 07 Ago 2016 23:13

Re: Como vocês lidaram/lidam com a família?

Mensagem não lida por Fêconfusa »

Nossa, concordo muito com o que vocês escreveram. A maior preocupação dos meus familiares é que eu vá para o mundo e comece a fazer todas aquelas coisas "erradas". A minha intenção é mostrar que não é só pq eu estou inativa que eu vou fazer coisas "erradas" (claro que tem umas coisas que eles consideram erradas mas eu não, e vou fazer sim, mas eles não precisam saber hehe). Fiz uma promessa pra mim mesma: Vou tentar ser uma filha melhor, não posso dar motivos para eles acharem que eu piorei.
MUITO obrigada pela ajuda, gente!
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: JonasKahnwald, PioneiroDesregulado, Sawyer, Tenor e 141 visitantes