Sempre temos uma escolha!

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Prior Dissidente
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 786
Registrado em: 03 Jan 2017 13:34

Sempre temos uma escolha!

Mensagem não lida por Prior Dissidente »

Olá amigos!

O que eu proponho é uma reflexão.
Tenho meditado a respeito da minha situação e também li, ouvi e vi muitas histórias, aqui mesmo no fórum e também fora daqui.
De forma alguma quero que pensem que é um julgamento, muito pelo contrário amigos.
O objetivo é ajudar dividindo um pouco do que aprendi e que me ajudou muito.
Se servir para você, pense a respeito.
Se não te servir, apenas ignore.
Lembro das minhas primeiras consultas com a psicóloga.
O objetivo tanto dela como do meu médico é o de me empoderar da minha vida e das minhas escolhas.
Nestas consultas eu entendi que muito do que eu atribuía aos outros na verdade eram escolhas minhas.
E percebo que este processo de aprendizagem é gradual e lento.
No começo todo o fracasso, toda à raiva, a revolta, é atribuída à torre e a sua doutrinação.
Com o passar do tempo e as perguntas que me faziam pensar além, pude perceber que a situação em que eu me encontrava, de infiltrada infeliz, não era senão uma escolha MINHA. Por mais que me doesse ouvir e admitir isto, esta era a verdade.
Aí eu argumentava: Mas eu não tenho escolha!
E ela me dizia: você tem sim escolha.
Ficava brava com ela. Mas no fim, tinha que admitir que era isto mesmo.
Eu podia falar qualquer coisa: que era por causa da minha família, dos meus amigos, das sanções impostas pela religião àqueles que saem, não importava o motivo, eu sempre teria uma escolha.
Era muito mais fácil e menos dolorido para mim colocar a culpa na torre. Dizer que eu não podia fazer nada. Que não tinha escolha.
Mas não era verdade.
Eu tinha medo? Inseguranças? Não queria decepcionar outros? Fazê-los sofrer?
Eu tinha todas estas perguntas.
Mas não tinha mais como dizer que eu não tinha uma escolha.
E a partir do momento que me dei conta que tudo era questão de escolha, e eu podia sim escolher, me dei conta da minha responsabilidade e das opções que eu tinha.
Permanecer como infiltrada, me anulando para agradar e não decepcionar outros era uma opção.
Sair de fininho era outra opção.
Continuar lá ignorando tudo que sei, outra opção.
Deixar claro o que acredito apenas para as pessoas próximas, mais uma opção.
Escrever uma carta de dissociação, não escrever a carta de desassociação, mais opções.
Não fazer nada, também era uma escolha, uma opção.
Pude perceber que eu tinha muitas opções. Podia fazer escolhas variadas.
E EU, sim Eu, era responsável por qualquer uma delas.
Não podia responsabilizar nada nem ninguém por escolhas que cabiam apenas a mim.
Eu não tinha como dizer: eu vou para agradar meu marido. Não!
Era uma escolha MINHA.
Eu não podia dizer: graças a Deus que hoje não vou ao campo! Não!
Deus nada tinha a ver com isto. Novamente era uma opção que eu tinha, ir ou não ir.
Amigos, sempre temos uma outra opção, uma outra escolha.
Podemos fazer ou não.
Está em nossas mãos a liberdade ou a prisão, viver com máscaras ou sem elas.
Ninguém pode decidir por nós.
Nem podemos responsabilizar ninguém além de nós mesmos pelo rumo de nossas vidas.
A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.
-MARX
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: Sempre temos uma escolha!

Mensagem não lida por RafaelCioran »

d:4
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Sempre temos uma escolha!

Mensagem não lida por kooboo »

é isso aí mocinha, sempre temos uma escolha, inclusive, até o fato de não querer escolher nada é uma escolha.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: Sempre temos uma escolha!

Mensagem não lida por Galileu »

É verdade !

Não podemos negar que a responsabilidade por qualquer descisão é sempre nossa.

Voce fala acertadamente.
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
Sra Winchester
Forista
Forista
Mensagens: 213
Registrado em: 06 Fev 2017 10:53

Re: Sempre temos uma escolha!

Mensagem não lida por Sra Winchester »

d:4 Muito bem colocado, Prior. Adorei o texto.
Avatar do usuário
RenatoHC12
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 41
Registrado em: 31 Jul 2017 13:45

Re: Sempre temos uma escolha!

Mensagem não lida por RenatoHC12 »

Concordo, somos donos do nosso destino.
Mas o sentimento de não escolha e por a culpa na torre é normal levando em consideração que lá dentro, nós somos condicionado a seguir um padrão "cristão" e qualquer desvio, por menor que seja, a patrulha de anciãos está prontinha para nos abençoar com seus conselhos amorosos. Em resumo, delegamos nosso destino a Torre.
O despertar é a fase mais difícil, com ela vem a raiva pela perda de tempo e de oportunidades por conta da fé cega em doutrinas que hoje nós sabemos que é furada. Dizem que o tempo cura tudo e aos poucos tomamos novamente as rédeas das nossas vidas.
Já fiz tanta coisa que nem me lembro
Do que eu era contra ou fui a favor
O que me dava prazer, hoje só me dá dor
Nunca aprendi o que é o amor

Vespas Mandarianas - Não Sei o Que Fazer Comigo
Avatar do usuário
lobo guará
Forista
Forista
Mensagens: 751
Registrado em: 30 Abr 2017 13:26

Re: Sempre temos uma escolha!

Mensagem não lida por lobo guará »

Ótimo texto!

No começo, quando descobrimos a verdade sobre A Verdade, é mesmo difícil ver que temos uma escolha. Ficamos meio atordoados, com medo das consequências de qualquer opção que escolhermos, tanto pra nós quanto pras pessoas que amamos. Depois, com o tempo, à medida que a raiva passa e vamos tendo mais serenidade, começamos a perceber que somos bem mais livres do que pensamos, que podemos escolher o que fazer da vida.

Suas reflexões aqui tem sido muito interessantes Prior. Estou me identificando muito com teus textos. Obrigado!

Abs.
Tudo o que você tem é seu tempo.
Mocorongo
Forista
Forista
Mensagens: 623
Registrado em: 28 Jan 2015 17:24

Re: Sempre temos uma escolha!

Mensagem não lida por Mocorongo »

:D1 Minha amiga Prior.

Como sempre, mais uma vez você nos brinda com esta pérola: como é cômodo para a gente dizer: EU NÃO TENHO OPÇÕES!!! Muito cômodo para a gente
"jogar" a responsabilidade para terceiros. Assim ficamos com os ombros leves, afinal de contas, o fardo é DELES!!!

Todavia, nós mesmos somos os ÚNICOS culpados pelas escolhas que fazemos. A responsabilidade É NOSSA.

Deixarmos de tomar qualquer atitude pensando unicamente nos outros, nos anulando, é uma linha tênue para problemas que mais tarde enfrentaremos, pois a vida urge e nos tenta mostrar que estamos vivos, e que nossas atitudes demonstrarão se estamos realmente "vivos" ou somos apenas marionetes deste sistema de castração que algumas instituições tentam nos impor. Todavia, se aceitarmos tais imposições, estamos mostrando o quanto somos fracos.

d:4 d:4 d:4 . Mais uma vez, a saúdo com louvor. Parabéns pela sua colocação. Pode sim, ser muito inspiradora para muitos de nós :D1 :D1
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Sempre temos uma escolha!

Mensagem não lida por KOSTA »

Amigos

Por vezes seitas de alta manipulação mental não deixam escolha. A pessoa fica "presa" e o tratamento não resulta.

Elogio a Prior e sua terapeuta mas se tudo fosse fácil assim foruns como este nem precisava de existir. Nós somos os melhores terapeutas!

O assunto transcende a psicanálise. A prova disso é muitis foristas se registram com apresentaçoes bem sinceras e depois dão o fora, nem sequer postam uma resposta ou criam um topico. Esse facto advem do medo em ficar postando num site "apostata" se cair uma chavena de café no chão è porke Jeová tá castigando por acessar ao forum destes malditos cujo destino é a geena ardente (excepto bombeiro).

A sociedade humana tem de acordar e ser sensivel às religioes ou seitas no sentido de proteger seus cidadãos. Infelizmente são toleradas porque dao muito dinheiro a ganhar, seja a terapeutas ou às proprias religioes.



Se houvesse ranking de pessoas depressivas os catolicos perdiam. Os protestantes em penultimo e as tjs em primeiro. Ganhariam medalha de ouro da depressao e ainda sobraria ouro para revestir os Beteis...
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Sempre temos uma escolha!

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

KOSTA escreveu:Amigos

Por vezes seitas de alta manipulação mental não deixam escolha.

Elogio a Prior e sua terapeuta mas se tudo fosse fácil assim foruns como este nem precisava de existir.

O assunto transcende a psicanálise. A prova disso é muitis foristas se registram com apresentaçoes bem sinceras e depois dão o fora, nem sequer postam uma resposta ou criam um topico.

A sociedade humana tem de acordar e ser sensivel às religioes ou seitas no sentido de proteger seus cidadãos. Infelizmente são toleradas porque dao muito dinheiro a ganhar, seja a terapeutas ou às proprias religioes.

Sinceramente existem alguns adeptos de religioes onde nao precisam de terapia.

Se houvesse ranking de pessoas depressivas os catolicos perdiam. Os protestantes em penultimo e as tjs em ultimo

KOSTA, é oque acho também.

Pessoal, eu não sou nada além de mim mesmo.

Não comentei no tópico em respeito a Prior, ultimamente tenho perdido amizades por ser sincero.

Respeito o texto da Prior, respeito muito ela também.

Pode ser que eu esteja interpretando o texto de forma errada, me desculpe Prior de coração.

Só você sabe, pensa e decide a melhor maneira de dar direção a vossa vida.

Eu sigo sustentando minha visão e é por isso que estou aqui, por que acredito que nessa trama toda só existe um culpado.

A torre.
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Spaceman e 104 visitantes