Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
therussian
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 44
Registrado em: 11 Mai 2017 21:37

Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por therussian »

Boa tarde. Estive refletindo muito a respeito do comportamento das pessoas, em especial os infiltrados e dissidentes.
Vos falarei aqui de forma genérica, sem rótulos. Gostaria de saber vossas opiniões sobre meu posicionamento.

Do meu ponto de vista, há uma grande diferença entre enganar a organização religiosa Testemunhas de Jeová, e enganar e ferir as pessoas que gostam de você. Explicando melhor. Suponhamos a seguinte situação: você como infiltrado/dissidente não segue mais as regras que a torre impõe para seus membros. Na verdade você está pouco se lixando para o que ela pensa. E pode ser que por achar que o "espírito santo" não agirá e nem mudará nada, você pratique os "pecados" em secreto (até aí tudo bem. Todos são livres para realizarem o que quiserem). Mas suponha que estes pecados afetem emocionalmente, fisicamente e mentalmente pessoas que amam você, como por exemplo, seu cônjuge (não estamos aqui questionando a liberdade de escolha de alguém. Até porque já estive envolvida em situações das quais não me orgulho); você pararia para se perguntar se deveria fazer o que faz? Será que alguém que te ama tanto merece ser magoado e enganado assim como você faz com a jw.org? Se não houvesse mais amor por esta pessoa, assim como você deixou de amar a org, por que permanecer com ela e enganá-la? Não seria melhor seguir sua vida reduzindo danos ao coração dela?

Durante meus anos de organização e os anos os quais faço parte dos infiltrados, conheci muitos TJs, infiltrados e dissidentes que enganam pessoas que realmente gostam deles.

Cuide de quem ama você. Não faça alguém sofrer. Não engane e não finja sentimentos. Seja sincero, não com a torre, mas com pessoas.

Para mim, as pessoas que nos amam não deveriam ser afetadas pela nossa falta de fé na torre. Aprendi que caráter não tem nenhuma relação com religião. Praticar o bem não tem nenhuma relação com religião. Cuidar, amar e prezar por alguém não tem nenhuma relação com religião.

Se você demonstrava de forma sincera - caráter, bondade e amor - apenas quando acreditava na religião, então você nunca teve nada disso. Era apenas um ator fingindo ser o que não é, nunca foi e dificilmente será.

São meus pensamentos.

Abraços a todos. ;)
"É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que elas foram enganadas". - Mark Twain
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por feliciapink »

Deixa eu vê se entendi.
É um assunto bem delicado. Vou falar por mim assim como vc teve sua opinião.
Muitos infiltrados que tem família na torre sofrem e muito pela atual situação que vivem. Quem tem cônjuge " E O AMA" (desculpe a caixa alta, muito mais. Não é por que é casamento com tj que de tudo seja uma bosta. Tudo bem que a maioria até pode reclamar dos seus casamentos. O meu eu posso garantir que não é. Ok, que agora meu marido é bem mais fraco e não esquenta pra muita coisa, isso ajuda, apesar dele ter fé ainda. Vejo muitos relatos aqui de foristas que tem família, seu cônjuge, e por amor muito grande lutam pra seus relacionamentos durarem na paz sem a interferência da torre. Mesmo sendo infiltrados. Se precisam fingir ou não, não nos cabe nenhum julgamento. Cada um sabe de si. Muitos aqui relatam que lutam por isso. Pelo menos se não conseguirem despertar o parceiro, tenta viver bem da melhor maneira. Ou seja não usam o fato de terem descoberto os podres da torre pra como desculpa pra dá um pé na bunda do seu cônjuge crente. Isso não pode ser usado como desculpa. Se não gosta mais do cônjuge e não quer ficar mais com ele, não por desculpa da torre mas pq já não sente mais nada a muito tempo e nem tesão , então abra o jogo.
Se a situação ficar insustentável, mesmo com amor mas a torre for o grande mal, aí o melhor é cada um fazer
o outro feliz um longe do outro e acaba o sofrimento. Se o problema for outros membros da família, cabe somente a pessoa avaliar se suportaria ou não o afastamento. Somente cada um que vive essa situação é que pode avaliar.
O fato de ser infiltrado, tendo cônjuge ou não, não quer dizer que vc tenha vida dupla, e saia aprontando, virar porra louca por debaixo da cortina e caso até esteja sendo, tbm não nos cabe julgar.
Enfim, como resumo, cada um sabe onde o calo aperta.
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
therussian
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 44
Registrado em: 11 Mai 2017 21:37

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por therussian »

feliciapink escreveu:Deixa eu vê se entendi.
Se não gosta mais do cônjuge e não quer ficar mais com ele, não por desculpa da torre mas pq já não sente mais nada a muito tempo e nem tesão , então abra o jogo.

O fato de ser infiltrado, tendo cônjuge ou não, não quer dizer que vc tenha vida dupla, e saia aprontando, virar porra louca por debaixo da cortina e caso até esteja sendo, tbm não nos cabe julgar.
Enfim, como resumo, cada um sabe onde o calo aperta.
Isso. O que eu quis dizer não foi sobre esconder ser infiltrado ou dissidente.
Falo de alguém ser isso e virar porra louca como você disse, começar a aprontar e etc. Porque do meu ponto de vista, se for pra você levar uma vida de sacanagem enquanto tem alguém que te ama e acredita em você.. melhor você abrir o jogo e ficar sozinho.

Mas claro que não cabe a ninguém julgar. Todos sabem o que se passa em sua vida. :D1
"É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que elas foram enganadas". - Mark Twain
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por T.I.T.J »

Eu concordo, mas tenho que dizer que isso não acontece só com infiltrados ou dissidentes, mas com TJ que não tem nada haver com a dissidência...
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
feliciapink
Forista
Forista
Mensagens: 2993
Registrado em: 02 Fev 2015 08:47
Localização: não quero dizer

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por feliciapink »

therussian escreveu:
feliciapink escreveu:Deixa eu vê se entendi.
Se não gosta mais do cônjuge e não quer ficar mais com ele, não por desculpa da torre mas pq já não sente mais nada a muito tempo e nem tesão , então abra o jogo.

O fato de ser infiltrado, tendo cônjuge ou não, não quer dizer que vc tenha vida dupla, e saia aprontando, virar porra louca por debaixo da cortina e caso até esteja sendo, tbm não nos cabe julgar.
Enfim, como resumo, cada um sabe onde o calo aperta.
Isso. O que eu quis dizer não foi sobre esconder ser infiltrado ou dissidente.
Falo de alguém ser isso e virar porra louca como você disse, começar a aprontar e etc. Porque do meu ponto de vista, se for pra você levar uma vida de sacanagem enquanto tem alguém que te ama e acredita em você.. melhor você abrir o jogo e ficar sozinho.

Mas claro que não cabe a ninguém julgar. Todos sabem o que se passa em sua vida. :D1
Exatamente, até pq se a pessoa tentar viver uma vida dupla, mas tentando esconder, não adianta, pq a verdade vai aparecer em algum momento. Sera muito pior pra outra pessoa descobrir. A mágoa será maior. Melhor se afastar abrindo o jogo, sem deixar essa mágoa pra atrás .
E se a cada escolha, você optar pela leveza?

Imagem
therussian
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 44
Registrado em: 11 Mai 2017 21:37

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por therussian »

T.I.T.J escreveu:Eu concordo, mas tenho que dizer que isso não acontece só com infiltrados ou dissidentes, mas com TJ que não tem nada haver com a dissidência...
Sim. Eu sei rsrs. Mencionei isto no que eu disse.
therussian escreveu:Durante meus anos de organização e os anos os quais faço parte dos infiltrados, conheci muitos TJs, infiltrados e dissidentes que enganam pessoas que realmente gostam deles.
"É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que elas foram enganadas". - Mark Twain
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por T.I.T.J »

therussian escreveu:
T.I.T.J escreveu:Eu concordo, mas tenho que dizer que isso não acontece só com infiltrados ou dissidentes, mas com TJ que não tem nada haver com a dissidência...
Sim. Eu sei rsrs. Mencionei isto no que eu disse.
therussian escreveu:Durante meus anos de organização e os anos os quais faço parte dos infiltrados, conheci muitos TJs, infiltrados e dissidentes que enganam pessoas que realmente gostam deles.
Foi mal! Esqueci a vírgula na sua frase! Jurava que tinha lido TJ infiltrado sem a vírgula.
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por Lehh »

Olá, amiga

Gostei muito do seu tópico.


Com certeza, não acreditar mais nos ensinos de uma religião,e em alguns casos, não acreditar na Bíblia e até em Deus, não deve ser usado como motivo para ferir os sentimentos dos outros. Isso pode levar a pessoa a confundir com não ter valores morais, e já que não tem mais compromisso com a religião, não tem esses valores, então, tudo bem fazer o que quiser e não levar os outros em consideração. Não é assim né.

Tem gente que sai da torre e vai enfiando o pé na jaca, igual aqueles cachorros que nunca foram para a rua quando vê o portão aberto. Sai cagando por todo lado. (já vi muito disso)


Eu também já reparei nisso que você está dizendo, alguns, após deixarem e crer na religião, acham que podem trair, enganar. mentir, etc.. não se importando se está ferindo os sentimentos dos outros.


A questão do casamento, já vi pessoas reclamarem do casamento e ao se tornarem dissidentes achar que podem ter relacionamentos extraconjugais e até culpar o cônjuge pelo comportamento, afirmando que a outra pessoa é bitolada, não está disposta a experimentar outras coisas, etc..
Mas, afinal... não é melhor avaliar se vale a pena continuar o casamento? e se for o caso, romper o compromisso e ter liberdade?

Esta é uma questão de ser sincero consigo mesmo. Não estou julgando ninguém, sei que cada um tem os seus "motivos" para a maneira como age. Mas ferir os sentimentos de alguém definitivamente não é legal.


Isso não vela apenas para cônjuge, mas para outros membros da família, como respeitar os pais e agir de forma honesta em diversas outras situações.

Eu prefiro jogar limpo, mas não posso ter certeza de que os outros agirão assim comigo, portanto, sei que alguém poderá me ferir em alguma momento da vida. Eu também estou sujeita a cometer erros, mas prefiro reconhecer e abrir o jogo logo.


Cada situação é uma situação, não dá para julgar todo mundo, mas em algumas situações é questão de caráter.
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Avatar do usuário
Dr. Schultz
Forista
Forista
Mensagens: 1054
Registrado em: 05 Fev 2016 09:54

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por Dr. Schultz »

Enganar alguém que te ama ou que se importa com vc é uma bosta sendo TJ ou não. Enganar não é legal.

De certa forma muitos aqui levam uma vida dupla, ou seja, não podem contar as pessoas queridas da sua vida que tem contato com apóstatas por meio de um fórum e trocam ideias, etc. Para uma pessoa bitolada isso já daria margem para desconfiar de uma traição. É o meu caso por exemplo.

Me sinto mal por enganar dessa forma minha esposa, mas eu não traio ela, não saio com outras mulheres ou homens, não tenho um caso. Mas sim tenho consciência que a estou enganando e me sinto mal. E aí? Sou condenável ou não?

Ela sabe que não acredito mais em nada dessa seita, sabe que quero sair. Eu procuro tratá-la muito bem pq a amo e sei que ela me ama (bitolada ou não, me ama). Mas estou de certa forma tendo uma vida dupla...

é um assunto muito complexo e não dá pra ser taxativo.

Acho que tem níveis diferentes de "enganação". Uns são justificáveis, outros não.
therussian
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 44
Registrado em: 11 Mai 2017 21:37

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por therussian »

Lehh escreveu:
Eu prefiro jogar limpo, mas não posso ter certeza de que os outros agirão assim comigo, portanto, sei que alguém poderá me ferir em alguma momento da vida. Eu também estou sujeita a cometer erros, mas prefiro reconhecer e abrir o jogo logo.


Cada situação é uma situação, não dá para julgar todo mundo, mas em algumas situações é questão de caráter.
Falou tudo, moça inteligente! Cada caso é um caso. E infelizmente podemos ter certeza da forma que nós mesmos agiremos, mas não sobre os outros, que são imprevisíveis.
"É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que elas foram enganadas". - Mark Twain
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Tulasi e 75 visitantes