Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por baiano »

therussian escreveu:
feliciapink escreveu:Deixa eu vê se entendi.
Se não gosta mais do cônjuge e não quer ficar mais com ele, não por desculpa da torre mas pq já não sente mais nada a muito tempo e nem tesão , então abra o jogo.

O fato de ser infiltrado, tendo cônjuge ou não, não quer dizer que vc tenha vida dupla, e saia aprontando, virar porra louca por debaixo da cortina e caso até esteja sendo, tbm não nos cabe julgar.
Enfim, como resumo, cada um sabe onde o calo aperta.
Isso. O que eu quis dizer não foi sobre esconder ser infiltrado ou dissidente.
Falo de alguém ser isso e virar porra louca como você disse, começar a aprontar e etc. Porque do meu ponto de vista, se for pra você levar uma vida de sacanagem enquanto tem alguém que te ama e acredita em você.. melhor você abrir o jogo e ficar sozinho.

Mas claro que não cabe a ninguém julgar. Todos sabem o que se passa em sua vida. :D1
Vc não acha que enquanto a pessoa que está sendo traída não souber do que a outra parte faz, ela estará vivendo mais feliz do que se souber? Se o traidor abrir o jogo, não será melhor pra traída? Não é melhor viver sem saber?
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Avatar do usuário
uma_aprendiz
Forista
Forista
Mensagens: 383
Registrado em: 18 Jul 2014 19:46

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por uma_aprendiz »

Ermioni escreveu:O q vejo aqui eh apenas as pessoas escondendo quem são para não ter problemas com familiares, na vdd mais os protegendo. Não vejo as pessoas praticando pecados como traição.
Muito pelo contrário, os meus amigos aqui são de extremo respeito. Já até fiz um tópico elogiando os maridos q aqui estão. Pois vejo um amor lindo que sentem por suas esposas. E as meninas aqui, nossa super se valorizam e respeitam os seus maridos, mas tbm se.colocam no lugar certo como mulher ( ou seja, se posicionam ).

Aqui vejo muito mais respeito entre si, entre amigos, com seus cônjuges do q se vê em outros lugares. Então, não vejo a parte desse enganar. E ao achamos isso nada correto tbm.

Estar fora da torre, não significa q nos tornamos pessoas sem moral, e sim pelo contrário. Nos preocupamos demais com os q ficam lá dentro.
Exatamente a leitura que eu faço aqui!!!
Inativa há 8 anos, liberta mentalmente dos ensinos do C.G. há 12 anos.
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por RafaelCioran »

Bom o Tema é: Enganar.

O próprio Forista que abriu o tópico é uma pessoa que engana.
Porque ela afirmou ser infiltrado. Se um ancião chegar e falar para um infiltrado, você acredita no CG? Você acredita que essa religião é a única verdadeira? Qual seria a resposta?
O que particularmente me deixa bravo é essa seletividade, tipo, enganar o cônjuge, amigo e famílias sendo um infiltrado tudo bem.
Mas se fosse enganar o cônjuge, amigos e família dizendo que não flerta, não trai etc (me refiro aos casados, porque ela pegou justamente o exemplo justamente de pessoas casadas) com outras pessoas é errado.
Sério?
Mesma coisa alguns cerimonialistas "cristãos" que não fazem casamentos entre pessoas do mesmo sexo mas faz casamento de pessoas divorciadas.
É sempre assim, são cristãos que seguem seletivamente as escrituras.
Eu realmente gosto dessa palavra, porque pra mim é o que melhor define o ser humano. Subjetividade.
Quero deixar bem claro que traição é errado, errado quando vc assumiu um compromisso de ficar somente com uma pessoa.
Mas a Forista sugeriu o que essas pessoas, nessa situação em específico devem fazer. Ah isso eu acho errado!
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
Avatar do usuário
Prior Dissidente
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 786
Registrado em: 03 Jan 2017 13:34

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por Prior Dissidente »

Seria muito mas muito bom mesmo se vc encontrasse tudo o que precisa numa pessoa só.
Eu pessoalmente acho impossível.
Mas tem pessoas que se chocam ouvindo isto ou acham que é um absurdo, imoral!
Mas as que estão em outro nível de consciência, entendem do que estou falando.
A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.
-MARX
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por kooboo »

Prior Dissidente escreveu:Seria muito mas muito bom mesmo se vc encontrasse tudo o que precisa numa pessoa só.
Eu pessoalmente acho impossível.
Mas tem pessoas que se chocam ouvindo isto ou acham que é um absurdo, imoral!
Mas as que estão em outro nível de consciência, entendem do que estou falando.
d:4
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por Lehh »

baiano escreveu:
therussian escreveu:
feliciapink escreveu:Deixa eu vê se entendi.
Se não gosta mais do cônjuge e não quer ficar mais com ele, não por desculpa da torre mas pq já não sente mais nada a muito tempo e nem tesão , então abra o jogo.

O fato de ser infiltrado, tendo cônjuge ou não, não quer dizer que vc tenha vida dupla, e saia aprontando, virar porra louca por debaixo da cortina e caso até esteja sendo, tbm não nos cabe julgar.
Enfim, como resumo, cada um sabe onde o calo aperta.
Isso. O que eu quis dizer não foi sobre esconder ser infiltrado ou dissidente.
Falo de alguém ser isso e virar porra louca como você disse, começar a aprontar e etc. Porque do meu ponto de vista, se for pra você levar uma vida de sacanagem enquanto tem alguém que te ama e acredita em você.. melhor você abrir o jogo e ficar sozinho.

Mas claro que não cabe a ninguém julgar. Todos sabem o que se passa em sua vida. :D1
Vc não acha que enquanto a pessoa que está sendo traída não souber do que a outra parte faz, ela estará vivendo mais feliz do que se souber? Se o traidor abrir o jogo, não será melhor pra traída? Não é melhor viver sem saber?

Baiano,
Depende da pessoa. Alguns podem preferir não saber, inclusive, já ouvi alguém dizer que preferia não saber. (na minha opinião isso é autoestima zero, mas.. cada um sabe o que é melhor para si)

Mas a outra parte também pode estar insatisfeita, suportando a vida porque acha "correto", o que ocorre com muitos tjs. Se separar seria dar a alforria para a outra parte também, e a chance dela viver a vida dela, se descobrir, conhecer outras pessoas.

É um pouco de egoísmo esconder a infidelidade, na minha opinião pessoal... Mas, claro, cada situação é uma, e cada pessoa é como preferir.


Eu, particularmente, prefiro saber o que se passa, até para poder ter a minha liberdade também... Já que a pessoa quer experimentar outros relacionamentos, eu também poderia..,


Afinal, como o Rafael disse, o que vale é o acordo entre o casal. Tem gente que não é fiel, mas quer exigir fidelidade do outro... Então, são várias situações, depende muito...
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por KOSTA »

Acho nojento a traição e ponto.
À tarde fornica com um e à noite com o marido ou esposa.
Que porcalhice.v
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por Mentalista »

Enganar a Torre e enganar as pessoas... Tem como ver a situação de vários ângulos diferentes. Em geral, tudo depende do contexto. Por exemplo, quem veria mau em enganar um ladrão? É um caso extremo, concordo, mas indica que existe um mecanismo básico de autodefesa. Este certamente vai além de situações de vida ou morte ou perda de bens. Pode envolver, por exemplo, a preservação de sua família, de sua reputação ou de outras coisas importantes para você. Minha opinião é que existem casos e casos onde enganar pessoas pode ser necessário e pelas quais não mudaria minha opinião a respeito de alguém. Enganar pessoas que assumem ter poder sobre sua vida é um desses casos, podendo citar como exemplo o engano aos anciãos. Eu acho improdutivo, e até mesmo perigoso, ficar criando mentiras e mentiras para sustentar uma farsa, mas, visto que você não deve nada a eles, você não é obrigado a contar para eles o que pensa; talvez, em uma situação de vida dupla, seja mais proveitoso o silêncio. Isso significa que você deve se calar? Não.

Enganar a Torre por muito tempo é, primeiramente, uma decisão pessoal mas é válido lembrar que também é algo que pode começar a afetar sua vida pessoal, uma vez que você vai se colocar numa zona de conforto, já que as mentiras conseguem sustentar/conservar essa zona.

Enganar pessoas é algo que afeta a confiança, principalmente daqueles que sabem dos seus enganos e pode magoar os envolvidos, o que geralmente você não quer fazer e é uma atitude imbecil. Por exemplo, você (pessoa A) engana a pessoa B e a pessoa C sabe disso. Você acha que a pessoa C vai ter plena confiança em você? E quando a pessoa B descobrir, será que a situação vai ser reparável?

Acho que é consenso que enganar pessoas por motivos puramente egoístas é algo, no mínimo, questionável. Cito aqui o comentário do Kooboo:
kooboo escreveu:Vamos pegar uma situação hipotética em que um infiltrado esteja casado com uma TJ, e ele a traia - Que fique claro, nunca vi ninguém aqui endossar/aprovar esse tipo de comportamento.
[...]Se a pessoa quer aprontar pecados do tipo - roubar, matar, enganar, trair... ops, não vejo ninguém endossando isso.
Essas práticas não são endossadas no fórum nem, em geral, na sociedade.
É claro que vários fatores podem estar envolvidos em situações aparentemente semelhantes. Por exemplo, pode ser que fulano esteja saindo com outra mulher além da esposa, mas ela saiba disso e não tenha nada contra. Aliás, pode ser que ela faça o mesmo e ele também saiba disso. Por isso, não vale a pena se intrometer na vida particular de terceiros, a não ser que lhe peçam isso. Uma coisa é julgar pela crença, que varia de pessoa pra pessoa e o que é inaceitável para um pode não ser para o outro. Outra é quando você perde a confiança por ver que a pessoa não se preocupa com ninguém além dela própria.

Acho que agora cabe ver um outro aspecto do engano.
kooboo escreveu:Agora, o que poderiam ser outros pecados perante a torre - Uma pessoa solteira que quer namorar alguém do mundo - Ok, todo mundo é livre e não vejo erro nisso.
Ou um filho de família TJ que quer mudar de cidade, fazer faculdade, namorar e ter uma vida normal - isso seria um pecado perante a torre, mas não vemos mal nisso.
Não vejo em que sentido esses enganos são questionáveis. Aqui você está poupando sua família e amigos de uma dor desnecessária, além de não estar trazendo prejuízo a ninguém, no máximo a você mesmo em sentido psicológico, mas isso é sua decisão pessoal. Enfim, se o engano não prejudica a terceiros, não vejo razões para pensar mal de alguém. Em outros casos, quando se vê a má fé, no mínimo a confiança é abalada e a atitude não é endossada. No fundo toda pessoa tem seus defeitos e nem sempre age conforme realmente gostaria, e é complicado querer julgar as outras pelas suas ações. Na realidade os seres humanos ainda têm muito a avançar na questão de entender a natureza humana. Na prática, não dá pra livrar as pessoas das responsabilidades pelas ações delas mas também... é, acho que já estou entrando no aspecto filosófico e isso fica para outro tópico.
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por RafaelCioran »

d:4 d:4 d:4

Ótima explicação Mentalista.
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Enganar a Torre Vs. Enganar as pessoas

Mensagem não lida por KOSTA »

Eis uma dica para nossa consciencia ficar descansada em enganar a torre: (nada a ver com romance, é religião mesmo):

A torre é a propria dizendo que não devemos contar a verdade a quem não tem direito de a saber.

Pronto, tá tudo dito! Como nós não devemos nada a eles e as provas que fomos todos sacaneados são mais que muitas, conclui se que eles não teem o direito de saber da nossa vida ou ideologia.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: estivenleti, Moonwalker, Pazmental e 73 visitantes