Ajuda para conseguir dar estudo

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Fêconfusa
Forista
Forista
Mensagens: 147
Registrado em: 07 Ago 2016 23:13

Ajuda para conseguir dar estudo

Mensagem não lida por Fêconfusa »

Olá foristas, infelizmente ainda não consegui deixar de ir nas reuniões, e nem no campo (embora tenha diminuído MUITO minha frequência) e ainda sou vista como tejotinha por todo mundo. Minha tia ainda inventou de passar um estudo de uma menina pra mim, ela nem perguntou se eu podia, já veio passando o endereço e eu fiquei sem ter como negar, pra piorar a mãe e a tia da menina já estuda com minha tia há algum tempo, o que torna as "fugidinhas" mais complicadas ainda. Pois bem, aceitei o estudo e ontem fui fazer a primeira visita, a menina tem 12 anos, muito inteligente e comunicativa e tem várias dúvidas sobre o que acontece quando morremos, a família é muito pobre e com pouco estudo, o que faz delas presa muito fácil pra dona torre. Fiquei sem saber o que fazer, pois a menina gostou de começar a estudar, gostou do livro "O que realmente a bíblia ensina", mostrou realmente muito interesse. Gostaria muito da ajuda de vocês, aquele livro é deprimente, mas realmente não sei como fazer do estudo algo menos ruim para a mente daquela menina, faço licenciatura o que faz com que meu coração e consciência seja ainda mais tocado, pois sei como tudo isso pode ter grande peso pra essa menina. Alguém pode me ajudar, me dar dicas ou contar sobre suas experiências pra que eu possa continuar com esse estudo da forma mais leve possível?
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Ajuda para conseguir dar estudo

Mensagem não lida por Wesley MF »

Realmente, muito complicado.

Como dar um estudo mostrando, ao mesmo tempo, que é um engano, de forma a agradar a Torre e a sua "consciência"?

Se fosse eu, conduziria o estudante a pular fora, ao explicar como é o ostracismo e outros absurdos mais; dando uma de fanático e ignorante - deixando a estudante perceber isso... Alguma coisa nesse sentido...
Thinking...
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Ajuda para conseguir dar estudo

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Fora o fato de que você perderá seu precioso tempo e terá alguma horas de aborrecimento semanais, estou certo de que sua tia passou o estudo para a pessoa certa.

Pode, por exemplo, pegar aquelas dicas da Torre de Vigia que ensina as pessoas de outras religiões a questionar suas crenças, Martele isso à exaustão nessa garota; se possível, passe uns três ou quatro estudos só falando disso. Tenho certeza que essa menina, se seguir com o estudo, mais cedo ou mais tarde vai aplicar esse mesmo método de questionamento às doutrinas da Torre de Vigia.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Re: Ajuda para conseguir dar estudo

Mensagem não lida por Lehh »

Olá, amiga

Que situação! rs

Olha, eu não aceitaria, acho que não conseguiria, acho que seria mais fácil passar o estudo para outra pessoa.

Ou...

Tem alguém ajudando no estudo ou é só você?

Coloque dúvidas na mente dela, de leve... faça ela desenvolver o senso crítico, a ponto dela própria questionar o que está ali... é só dar um empurrãozinho... Porém, dependendo da sua situação, pode ser perigoso.

Ou ainda, tente dirigir o estudo falando de outros assuntos, saia totalmente fora, conduza o diálogo para outro rumo, falando da sociedade, de História... estimulando a visão crítica nela sobre outros assuntos inteligentes e interessantes. Faça a leitura do parágrafo e puxe a conversa e o raciocínio para longe, a ponto, inclusive, de levar a questionamentos sobre a veracidade da religião, Bíblia, etc..


Boa sorte.
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Ajuda para conseguir dar estudo

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Se fosse eu, conduziria o estudante a pular fora, ao explicar como é o ostracismo e outros absurdos mais; dando uma de fanático e ignorante - deixando a estudante perceber isso... Alguma coisa nesse sentido...
...Aí nenhum ancião podia dizer que é mentira. Mas tenha cuidado para não usar essa tática quando um ancião ou um irmão/irmã tagarela seja o acompanhante, senão eles passam o estudo para outra pessoa...a não ser que esse também seja o seu desejo.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Samurai Kazuo-San
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 547
Registrado em: 09 Dez 2016 16:41

Re: Ajuda para conseguir dar estudo

Mensagem não lida por Samurai Kazuo-San »

Isso parece ser um problema mesmo. Se vc fosse sozinha até poderia usar uns Raciocínios próprios seus. Mas ter que levar um acompanhante nos estudos dificulta isso. Como refutar com jeitinho os conteúdos dos parágrafos, quando tem outra TJ que pode te delatar? Eu também teria dificuldade, apesar de que quando eu fui TJ, por várias vezes dirigi estudos sozinho. Se puder, aproveita estas oportunidades, quando for sozinha e diga pra estudante pesquisar sobre as Tjs, já que a literatura delas incentiva a fazer isso (certficar se o que aprende é certo)...
実を見て木を知れ。
---> Mi-o mite ki-o shire...
(A árvore se conhece pelo seu fruto.)
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Ajuda para conseguir dar estudo

Mensagem não lida por KOSTA »

Sua tia que dê o estudo.

Acho sua tia muito esperta..

Salvo erro quem trata desses assuntos é o servo de serviço, não sua tia.

Ela arranjou o estudo, logo terá de ser ela a instrutora.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Agnostico Reverente
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 19 Ago 2016 17:08

Re: Ajuda para conseguir dar estudo

Mensagem não lida por Agnostico Reverente »

Olha, depois que li Crise de Consciência ainda tentei dirigir estudos por um tempo, mas ficava discordando na frente do estudante em cada parágrafo. Por isso desisti. O melhor mesmo seria passar esse estudo pra outra pessoa. Mas se isso não for possível, como disse a Lehh, aguçar o senso crítico da menina é interessante. E como se faz isso? O que tenho feito com meu filho, é colocar TUDO no REINO DA POSSIBILIDADE, não da certeza. 1914? Olha essa é uma TEORIA interessante, apesar do cap 4 de Daniel não estar falando diretamente disso. Cruz? Olha até hoje ainda existe dúvida sobre isso porque os achados arqueológicos e históricos apontam uma coisa, mas a palavra usada nos evangelhos apontam outra. Paraíso na Terra? Muitas religiões não veem dessa forma, mas as TJs tem uma INTERPRETAÇÃO interessante sobre isso.
Quem vai querer abraçar uma fé cheia de dúvidas assim? Pois é, isso ficará a critério da menina. E só pra arrematar, como costumo dizer pro meu filho, diria pra menina que quando ela SENTIR que algo é bom, não deixar ninguém convence-la que isso é mau (por ex: doar sangue). E quando ela SENTIR que algo é MAU, não permitir que ninguém a convença do contrário também (ex: OSTRACISMO). Enfim, a ensinaria a confiar na sua INTUIÇÃO.
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Ajuda para conseguir dar estudo

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Nossa, isso sim é o que podemos chamar de...

Imagem
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Ajuda para conseguir dar estudo

Mensagem não lida por KOSTA »

Agnostico

A tia dela colocou entre a espada e a parede.
Ao meu ver, só mesmo passar o estudo.
Ou em alternativa dizer que está ocupada demais com a licenciatura.
Porem isto da tia passar estudo para ela tem água no bico.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 37 visitantes