Será possível viver como se nunca tivesse sido tj?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Será possível viver como se nunca tivesse sido tj?

Mensagem não lida por Lehh »

Eu me pergunto às vezes, se eu conseguir sair de lá e reconstruir a minha vida... essas coisas vão parar de me atormentar?

Se eu não acredito mais nos ensinos da torre, deveria não me abalar, mas me abalam.

Na última eleição municipal, eu estava decidida a votar, mas quando cheguei na urna, não consegui, era como se a minha consciência desse agulhadas. Eu fiquei decepcionada comigo, pois sei que poderia votar, já que não acredito mais na torre e não estaria fazendo nada abominável como eles ensinam.
Estava conversando com um usuário do fórum e ele me disse que também não consegue votar.

Votar é só um exemplo... são tantas coisas.

Eu não acredito mais que o fim está próximo... e mesmo que estivesse, eu não quero que isso fique me atormentando como já ficou no passado. Houve um tempo em que eu fiquei paranoica com a vinda do armagedom, desesperada.
Será que eles não percebem que quando mandam as pessoas se manterem alertas e vigilantes insistentemente, mexem com o psicológico a tal ponto de deixar a pessoa paranoica, com síndrome do pânico e outros transtornos?

Mesmo eu não acreditando mais, parece que ter acreditado em tudo, ter nascido ali, me perturba bastante.

Será que com tratamento psicológico e com o tempo é possível tirar essas coisas da mente? ou quem foi tj e sofreu com isso sempre carregará um trauma?
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Avatar do usuário
Jeferson Bento
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 599
Registrado em: 17 Jun 2016 13:17
Localização: Campo Grande - MS

Re: Será possível viver como se nunca tivesse sido tj?

Mensagem não lida por Jeferson Bento »

Lehh!
Acredito que com tratamento psicológico e com o tempo é possível tirar essas coisas da mente, sim!
Não é possível simplesmente apagar o passado, mas podemos aprender a conviver com essa situação.
O que você sentiu diante da urna eleitoral é absolutamente normal.
PAZ!!!!
'Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha' - Kant
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Será possível viver como se nunca tivesse sido tj?

Mensagem não lida por Wesley MF »

Lehh,

Isso varia muito de pessoa para pessoa. Cada um tem uma reação:

- Tristeza e depressão;
- Ira, revolta;
- Total indiferença (como se realmente nunca tivesse sido TJ)
- Comédia ( Esse é o meu caso. Antes eu ficava triste e deprimido pelo fato de os TJ me verem como um demônio. A tristeza depois se transformou em ira/raiva, e depois virou "comédia". Sim, é estranho, mas hoje eu acho é engraçado as pessoas me olharem com cara de quem viu o diabo [ porque tenho consciência de que não sou] onde até me divirto com isso, as vezes. É o meu jeito; minha maneira de ser. Fazer o que...)

Geralmente o melhor remédio é se mudar (ou de cidade ou de bairro - se morar em uma cidade grande) começando uma vida nova sem ter ninguém para virar as costas para você e te acusar de dia e de noite. Sabemos que isso é ruim, independentemente de termos ou não culpa no cartório. O "ostracismo", alem de crime, é tambem um ato de ofensa à dignidade da pessoa e é justamente isso que faz as vítimas ficarem para baixo. Cortando isso, isto é, passando a conviver com pessoas que não te conhecem em uma nova roda social, os "traumas" tendem a diminuir. Se não puder se mudar, evidentemente, troque o seu circulo social. Afinal, voce estará nascendo de novo. Uma nova pessoa convive com uma nova sociedade.

Outra saída; recurso extra, seria a ajuda de psicólogos. Porque não?!
Editado pela última vez por Wesley MF em 25 Abr 2017 20:13, em um total de 2 vezes.
Thinking...
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Será possível viver como se nunca tivesse sido tj?

Mensagem não lida por kooboo »

Lehh,

É tempo!
Você precisa dar tempo ao seu tempo, começar a ver a coisas com naturalidade, começar a viver um dia e uma conquista de cada vez.

Comigo foi assim também, no inicio em não conseguia cantar parabéns numa festa de aniversário, eu sabia que podia, que era legal, mas ficava travado, a boca mexia e não saia nada.
A primeira vez que entrei numa igreja (como turista) depois de sair da torre... me senti meio ET.

Depois tudo vai ficando natural. Você vai ver!
:fr1end:
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Dunha
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 693
Registrado em: 17 Abr 2016 10:02

Re: Será possível viver como se nunca tivesse sido tj?

Mensagem não lida por Dunha »

Não. Depois de virar TJ, você tem 2 caminhos:

Ou é TJ, ou é Ex-TJ. Impossível viver como se nunca tivesse acontecido.
Avatar do usuário
Sra. Burbank
Forista
Forista
Mensagens: 135
Registrado em: 01 Jun 2016 16:19

Re: Será possível viver como se nunca tivesse sido tj?

Mensagem não lida por Sra. Burbank »

Eu acredito que você pode ter plena consciência de quem você foi e não se incomodar mais com caras viradas ou olhares tortos.

Sobre votar: por mais que você saiba que a torre está errada, se acredita na Bíblia, já fez uma pesquisa por conta própria sobre o assunto? Talvez o que falta é ter plena ciência de que tal coisa é errado ou não.

E sim, todos precisamos de acompanhamento psicológico!

PS: me passa seu whats por MP por que o Messenger ocupa muita memória no meu celular ruim :7
Paciente
Forista
Forista
Mensagens: 93
Registrado em: 18 Dez 2016 20:16

Re: Será possível viver como se nunca tivesse sido tj?

Mensagem não lida por Paciente »

Ainda se sentir culpada é normal.
Lembre-se que são anos e anos de doutrinação, isso não se muda tão rápido.
Mas com o passar do tempo, esse sentimento de culpa vai ir diminuindo, até você notar que coisas que lhe ensinaram ser errado, não eram.
Mas não se preocupe em esquecer ou apagar o que passou, como se nunca tivesse acontecido.
Nós somos uma soma de tudo aquilo que passamos. O que importa é aprendermos, é criar uma "casca", é apanhar da vida e ao mesmo tempo se tornar cada vez mais forte.
Avatar do usuário
Expiorneiro
Forista
Forista
Mensagens: 393
Registrado em: 29 Ago 2016 17:15

Re: Será possível viver como se nunca tivesse sido tj?

Mensagem não lida por Expiorneiro »

Oi lehh, um tempo atrás comentei sobre minhas crises de consciência, e mesmo depois de 4 anos desassociado ainda acreditava no CG, tinha medo de ir para alguma igreja e de repente o fim chegar e eu ser destruído, parecem pensamentos bobos , mais é uma realidade quando seu cérebro foi condicionado a acreditar naquilo por tantos anos, minha libertação veio aos poucos, comemorando aniversários, fazendo trabalho voluntário , visitando igrejas , minha noiva é muito católica e eu sempre a acompanho na missa uma vez por ano :1 . tentei experimentar fazer várias coisas diferentes e conhecer pessoas novas, a torre nos ensina que só as tjs são pessoas honestas e bla bla bla, mais conheci tanta gente de bem , pessoas católicas, espiritas , mórmons , pessoas realmente amorosas e que ajudam o próximo. tente ter mais contato com pessoas diferentes, que pode ajudar você a afrouxar essas amarras da torre.

Tente levar as coisas com mais naturalidade, uma hora ou outra verá que já está se habituando, comece aos poucos que vai dar tudo certo .
:fr1end:
Imagem

Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis.

-René Descartes

Avatar do usuário
Estrangeiro
Forista
Forista
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Mar 2017 18:10

Re: Será possível viver como se nunca tivesse sido tj?

Mensagem não lida por Estrangeiro »

Olá Lehh.
Um exemplo q lembrei agora, até possa parecer nada a ver, mas uma pessoa quando tem um membro amputado, uma mão por exemplo, por alguns dias ela ainda de forma inconsciente tentar pegar objetos com esse membro que ja não existe. Isso acontece pela força do habito mas logo o cérebro se acostuma e o outro membro compensa oq esta faltando. Aplicando para nós, até no início nosso cérebro vai dizer q temos q fazer conforme a Torre nos ensinou, isso pelo forma de agirmos no passado, mas o tempo irá nos adaptar e iremos encontrar outros meios de compensar oq falta, entretanto, assim como uma pessoa amputada, por mais q ela se adapta, nunca voltara a ser a mesma, o que conseguirá é diminuir o impacto da falta. Penso q realmente sÓ o tempo e novos habitos irão nos ajudar a superar essa amputação psicológica e social q sofremos. No meu caso, ainda luto contra minha consciência que me diz q estou sendo vigiado dia e noite, as vezes ainda penso q até meus pensamentos estão sendo vigiados. Mas espero um dia me livrar disso. Abraços.
“Eu me sinto um estrangeiro, Passageiro de algum trem, Que não passa por aqui, Que não passa de ilusão”
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: Será possível viver como se nunca tivesse sido tj?

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

Existem dois lados no meu caso:
Quando era TJ trabalhava numa empresa e todos sabiam que eu era TJ e morava num bairro em que minha família era sinônimo de TJ.
Hoje poucas pessoas no trabalho sabem que sou TJ e quase nenhum vizinho sabe.
Então entre eles, pouco lembro que sou TJ.
Por outro lado as vezes ainda me pego magoado quando vejo alguém falar mentiras sobre a seita. Não comer nada com sangue é outro resquício.

Coisas que faço e não fazia quando era TJ:
Fumar cubanos;
Doar sangue;
Colaborar com ONGs;
Votar;
Comemorar datas festivas e aniversários;
Meditar em igrejas (templos).
Editado pela última vez por Caronte Vitalzole em 25 Abr 2017 21:47, em um total de 2 vezes.
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Tulasi e 74 visitantes