Será que eu consigo fazê-lo enxergar?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Será que eu consigo fazê-lo enxergar?

Mensagem não lida por Lehh »

Boa Noite

Meu marido, às vezes concorda com coisas que eu digo, com críticas à torre, mas outras vezes fica muito irritado e nós brigamos.
Ontem eu falei mais do que devia e nós brigamos, ele ficou nervoso, me chamou de apóstata e disse que vai contar para a minha família o que eu me tornei, porque se nós nos separarmos, eles vão saber o motivo.

Ele sempre fica grosseiro comigo, me trata mal quando surge esses assuntos.

Depois ele voltou como se nada tivesse acontecido querendo me tratar melhor. E hoje me disse que sabe que tem "defeitos" na torre, mas que lá é a verdade e temos que procurar os pontos positivos porque eles não são perfeitos, mas o povo de Deus.

Ele não tem muita instrução, tem conhecimento limitado e não busca muito, apesar de eu mostrar coisas para ele ler, simplesmente não se interessa.

Eu gostaria que ele enxergasse, mas também sinto que não devo manipular a mente dele desta maneira, que ele deveria ter as próprias opiniões, tirar as próprias conclusões.
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Avatar do usuário
Truman Burbank
Forista
Forista
Mensagens: 288
Registrado em: 13 Set 2015 14:18

Re: Será que eu consigo fazê-lo enxergar?

Mensagem não lida por Truman Burbank »

Ter que ir com calma.

Mas é uma situação muito difícil. Funcionou apenas uma vez comigo e o amor da pessoa por mim foi maior que o medo do que poderia encontrar num livro.
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: Será que eu consigo fazê-lo enxergar?

Mensagem não lida por RafaelCioran »

Desde quando falar fatos, é manipular?
Manipular é o que o CG faz e faz com perícia.

Essa orientação a como se deve escrever para o governo é manipulação.

Os irmãos não podem nem se expressar como desejam, tem que ser do jeito deles.
Isso é manipulação.
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Será que eu consigo fazê-lo enxergar?

Mensagem não lida por T.I.T.J »

Lehh escreveu:Boa Noite

Meu marido, às vezes concorda com coisas que eu digo, com críticas à torre, mas outras vezes fica muito irritado e nós brigamos.
Ontem eu falei mais do que devia e nós brigamos, ele ficou nervoso, me chamou de apóstata e disse que vai contar para a minha família o que eu me tornei, porque se nós nos separarmos, eles vão saber o motivo.

Ele sempre fica grosseiro comigo, me trata mal quando surge esses assuntos.

Depois ele voltou como se nada tivesse acontecido querendo me tratar melhor. E hoje me disse que sabe que tem "defeitos" na torre, mas que lá é a verdade e temos que procurar os pontos positivos porque eles não são perfeitos, mas o povo de Deus.

Ele não tem muita instrução, tem conhecimento limitado e não busca muito, apesar de eu mostrar coisas para ele ler, simplesmente não se interessa.

Eu gostaria que ele enxergasse, mas também sinto que não devo manipular a mente dele desta maneira, que ele deveria ter as próprias opiniões, tirar as próprias conclusões.
Nossa...há algum tempo atrás vivi um dilema parecido com minha esposa e uma coisa que aprendi aqui no fórum (pois há muitos tópicos que falam sobre esse assunto) e na pele é que confronto direto simplesmente Não adianta! Isso só causa frustração, raiva e ressentimentos... Minha mulher tem plena ciência dos meus pensamentos "dissidentes" e o que eu procuro fazer é mostrar por ações que sou um bom marido, amigo, amante e que essas coisas não dependem dos "dogmas" da torre. Não posso te afirmar que vivemos um "mar" de rosas por causa disso, mas hoje nos respeitamos mais...
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Lehh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1215
Registrado em: 09 Fev 2017 15:03

Re: Será que eu consigo fazê-lo enxergar?

Mensagem não lida por Lehh »

RafaelCioran escreveu:Desde quando falar fatos, é manipular?
Manipular é o que o CG faz e faz com perícia.

Essa orientação a como se deve escrever para o governo é manipulação.

Os irmãos não podem nem se expressar como desejam, tem que ser do jeito deles.
Isso é manipulação.

Você tem razão, mas uma pessoa que não consegue entender por conta própria e precisa seguir o que outra diz, acaba sendo manipulada. Ele é manipulado pela torre, e dá ouvidos ao que eu falo, fica confuso. Seria melhor se pesquisasse também, para confirmar o que eu digo e não ficar tão perturbado como fica. =/
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Paciente
Forista
Forista
Mensagens: 93
Registrado em: 18 Dez 2016 20:16

Re: Será que eu consigo fazê-lo enxergar?

Mensagem não lida por Paciente »

É complicado, não sei se vale a pena forçar a barra, poderia gerar o efeito contrário.
Cada um deve abrir os olhos por conta própria. O que se pode fazer é dar um empurrãozinho, plantar dúvidas.
Você diz que ele não tem muita instrução, o que é mais um empecilho, porque ler bastante, fazer um curso superior, ajudaria.
Mas não tem como fazer milagre.
E não é fácil até enxergar. Depois, parece óbvio. É como resolver um problema complicado, depois que se resolve, parece fácil.
Da mesma forma, quem está "cego", não quer saber de muita coisa. Para quem está assim, tudo é mentira, coisa do diabo, é difícil ouvir e aceitar.
Avatar do usuário
ExPioneira
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 92
Registrado em: 15 Dez 2016 11:36

Re: Será que eu consigo fazê-lo enxergar?

Mensagem não lida por ExPioneira »

Comigo também funcionava assim... Algumas vezes ele me ouvia mas sempre usava os mesmos argumentos do seu marido e outras vezes me criticava e brigávamos. Bom, no meu caso já sabe que o resultado foi a separação. Claro que não vou te incentivar a fazer o mesmo, mas posso afirmar que foi a melhor decisão que tomei! No começo é sim difícil, principalmente se já for casada há muitos anos, mas tudo passa e o tempo coloca tudo no seu lugar de fato. Estou separada pouco mais de 1 mês e hoje já não é mais difícil como foi na primeira semana e daqui 1, 2, 3... meses estarei melhor ainda. Sabe porque digo isso? Não tem nada melhor do que se libertar da torre e ser casada com um tj ativo é o mesmo que não se libertar, entende? Pelo menos pra mim, pois de que adiantaria manter um casamento de aparências? Ele nunca seria meu companheiro de verdade nem eu a dele. Eu sei que muitos aqui conduzem da melhor forma possível essa situação mas dizer que é fácil, não é. Tem que pesar se realmente vale a pena e pra mim não valia. Eu quero ao meu lado alguém que tenha uma vida "normal" e que não exija de mim submissão só porque sou mulher, que esteja comigo em todos os momentos e que não coloque uma "religião" acima do amor. Avalie bastante o que você quer pra sua vida, até quando vai aguentar sobreviver assim? Só você pode lhe dar essas respostas. Não pense que o mundo vai acabar, pelo contrário ele vai apenas começar se você decidir ser feliz!
Avatar do usuário
Bruce D.
Forista
Forista
Mensagens: 3113
Registrado em: 05 Nov 2008 17:12
Localização: ABC - SP

Re: Será que eu consigo fazê-lo enxergar?

Mensagem não lida por Bruce D. »

Isso é algo bastante complicado e vai exigir de você muito tato e paciência. Concordo que partir pra um confronto direto só irá fazer com que ele fique na defensiva.

Por isso vá com calma, nesse caso temos que usar a mesma tática que a torre. Ela não incentiva ir falando aos poucos a fim de despertar curiosidade e assim atrair a pessoa para o salão? Então faz a mesma coisa só que no sentido inverso. Num certo dia você planta uma duvida, num outro você mostra o enfoque diferente de uma situação ocorrida na congregação ou mesmo em uma literatura e por ai vai. Pode ser que numa hora, ele comece se questionar e quem sabe se anima a examinar a própria fé em busca da verdade verdadeira.

Mas pra isso você vai ter que ter paciência e esperar a hora certa de agir.

Há muitos tópicos que tratam do assunto. Conte com nossa ajuda.
Quicksand Jesus I need you
Quicksand Jesus I believe you
Quicksand I'm so far away

- Skid Row
Avatar do usuário
Urim&Tumim
Forista
Forista
Mensagens: 499
Registrado em: 27 Jan 2016 00:10

Re: Será que eu consigo fazê-lo enxergar?

Mensagem não lida por Urim&Tumim »

Lehh,

Esse é um assunto de constante pesquisa da minha parte em função de estarmos um uma situação razoavelmente parecida. Minha esposa assim como a maioria das tj não possui ensino superior e sempre teve medo de estudar mais "secularmente", por causa das consequências "espirituais" que isso poderia causar.

O que vou falar aqui são as conclusões que cheguei, até o momento, com base no que estudei basicamente em livros de psicologia, estudo sobre cultos, programas de podcast com pesquisadores da área e etc., posso te passar as referencias depois caso se interesse em aprofundar mais.

1) Fatos não são muito convincentes para um grande número de pessoas

É muito difícil mudar a opinião de alguém simplesmente em função de fatos, isso até pode acontecer, dependendo da forma do tipo de mentalidade que a pessoa possui. Tem pessoas que são mais abertas a mudança de opiniões que outras, essas são minoria na população. Para pessoas que não possuem essa característica, que depende de vários fatores e inteligência não é um fator tão determinante quanto achamos que é, fatos "frios" apenas geram um efeito contrário chamado de backslash. Mas esse efeito tem suas limitações. Dependendo da quantidade de fatos diferentes, vindo de diferentes fontes nas quais a pessoa já confiava previamente a mudança de opinião pode acontecer.

Outra dica interessante é nunca se ponha em uma posição de superioridade ao conversar sobre assuntos referentes a organização, isso é o que a maioria de nós tem a tendência em fazer, mas torna mais difícil ainda para a pessoa entrar em sintonia conosco. Posso te recomendar um podcast que detalha esse assunto muito bem, mas é em inglês, o autor tem um livro em português sobre assuntos relacionados que é "Você Não É Tão Esperto Quanto Pensa - 48 Maneiras de Se Autoiludir" e ele está atualmente trabalhando em um livro exatamente sobre situações como a nossa mas que ainda não foi lançado.

2) Completo vs Coerente

É muito mais confortável para nosso cérebro aceitar um modelo completo mas equivocado do que um modelo incompleto mas coerente. Esse modelo completo de mundo em que se possui respostas a praticamente todas as respostas é o que a organização oferece. E principalmente as perguntas mais importantes. Nós quando estamos no inicio de nossas descobertas ficamos perdidos, emocionalmente instáveis e com muito mais dúvidas que antes, e muito mais dúvidas que as pessoas que ainda estão acreditando. Tentar mudar a opinião das pessoas nessa situação é muito, mas muito difícil. Você está claramente desconfortável, sofrendo e pedindo para a pessoa sair do conforto de suas crenças e se juntar a você e suas dúvidas e conflitos. É melhor esperar a poeira baixar, adquirir mais conhecimento, ter estudado o assunto e adquirido serenidade para lidar com situação partir para esse empreendimento que pode ser longo, frustrante e custoso.

Tem um livro que trata exatamente desse assunto, uma pena que só tem em inglês. O livro se chama : freedom of mind: helping loved ones leave controlling people, cults, and beliefs do steven hassan. Esse ainda não li. A gente podia montar tipo um grupo de estudo para ler esse livro para quem tiver interesse, acho que seria uma atividade interessante.

Espero ter podido contribuir com algo.
Avatar do usuário
Usuaria Virtual
Forista
Forista
Mensagens: 140
Registrado em: 24 Mar 2016 21:42

Re: Será que eu consigo fazê-lo enxergar?

Mensagem não lida por Usuaria Virtual »

Urim&Tumim escreveu:Lehh,

Esse é um assunto de constante pesquisa da minha parte em função de estarmos um uma situação razoavelmente parecida. Minha esposa assim como a maioria das tj não possui ensino superior e sempre teve medo de estudar mais "secularmente", por causa das consequências "espirituais" que isso poderia causar.

O que vou falar aqui são as conclusões que cheguei, até o momento, com base no que estudei basicamente em livros de psicologia, estudo sobre cultos, programas de podcast com pesquisadores da área e etc., posso te passar as referencias depois caso se interesse em aprofundar mais.

1) Fatos não são muito convincentes para um grande número de pessoas

É muito difícil mudar a opinião de alguém simplesmente em função de fatos, isso até pode acontecer, dependendo da forma do tipo de mentalidade que a pessoa possui. Tem pessoas que são mais abertas a mudança de opiniões que outras, essas são minoria na população. Para pessoas que não possuem essa característica, que depende de vários fatores e inteligência não é um fator tão determinante quanto achamos que é, fatos "frios" apenas geram um efeito contrário chamado de backslash. Mas esse efeito tem suas limitações. Dependendo da quantidade de fatos diferentes, vindo de diferentes fontes nas quais a pessoa já confiava previamente a mudança de opinião pode acontecer.

Outra dica interessante é nunca se ponha em uma posição de superioridade ao conversar sobre assuntos referentes a organização, isso é o que a maioria de nós tem a tendência em fazer, mas torna mais difícil ainda para a pessoa entrar em sintonia conosco. Posso te recomendar um podcast que detalha esse assunto muito bem, mas é em inglês, o autor tem um livro em português sobre assuntos relacionados que é "Você Não É Tão Esperto Quanto Pensa - 48 Maneiras de Se Autoiludir" e ele está atualmente trabalhando em um livro exatamente sobre situações como a nossa mas que ainda não foi lançado.

2) Completo vs Coerente

É muito mais confortável para nosso cérebro aceitar um modelo completo mas equivocado do que um modelo incompleto mas coerente. Esse modelo completo de mundo em que se possui respostas a praticamente todas as respostas é o que a organização oferece. E principalmente as perguntas mais importantes. Nós quando estamos no inicio de nossas descobertas ficamos perdidos, emocionalmente instáveis e com muito mais dúvidas que antes, e muito mais dúvidas que as pessoas que ainda estão acreditando. Tentar mudar a opinião das pessoas nessa situação é muito, mas muito difícil. Você está claramente desconfortável, sofrendo e pedindo para a pessoa sair do conforto de suas crenças e se juntar a você e suas dúvidas e conflitos. É melhor esperar a poeira baixar, adquirir mais conhecimento, ter estudado o assunto e adquirido serenidade para lidar com situação partir para esse empreendimento que pode ser longo, frustrante e custoso.

Tem um livro que trata exatamente desse assunto, uma pena que só tem em inglês. O livro se chama : freedom of mind: helping loved ones leave controlling people, cults, and beliefs do steven hassan. Esse ainda não li. A gente podia montar tipo um grupo de estudo para ler esse livro para quem tiver interesse, acho que seria uma atividade interessante.

Espero ter podido contribuir com algo.

Goste da ideia, irá enriquecer muito nosso aprendizado. se você montar um, conte comigo ok?! :bjo9:
A dúvida é o princípio da sabedoria!
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes