Página 1 de 1

Como saber a hora certa de falar sobre suas discordâncias

Enviado: 14 Jan 2017 01:14
por Ethan
Olá meus caros,
Hoje estava conversando com um amigo tj que, assim como eu, sempre andou mais pra lá do que pra cá, hehehe. Ele falou que estava quase sendo desassociado, pq não aguentava mais lutar contra sua natureza e não fornicar (ele é hétero, só pra constar aushaushuahs, nada contra).
Nesse momento, senti que poderia ser um click, então decidi jogar umas indiretas e tal, disse que pensava semelhante que tínhamos a mente aberta. Não pretendia falar muito, mas ele acabou fazendo muitas perguntas e dai vejo que acabei falando coisas demais e de uma vez só e acho que ele não assimilou tudo aquilo, pq falou que a cabeça dele ficou confusa.
Apesar de saber que eu estava bem intencionado, agora fiquei receoso. Acho que falei demais, me expus demais de uma vez só. Penso que deveria ter ido mais devagar, aos poucos.
Apesar de ter pedido para ele apagar a conversa no whats (sei que o melhor é falar pessoalmente ou por telefone, para não ficar registrado as mensagens, mas acabei me empolgando). aff agora to arrependido... vai que ele me entregue nuss... as vezes queremos ajudar, mas acabamos nos expondo demais para tanto.
Pedi um milhão de vezes para a conversa morrer ali. ficar entre nós. Mas nunca se sabe.
Também percebi que a resistência dele baseou-se em três pontos:
- Primeiro: Mesmo reconhecendo que o CG é falível em seus ensinos, eles são a única religião realmente boa, que ajudam pessoas e que eles são bem intencionados.
- Segundo: Que o fato de eu discordar de tudo e ainda continuar dentro indicava que eu era covarde de não ter coragem de sair e hipócrita por viver apenas de aparências.
- Terceiro: os apostatas só criticam e não apontam um solução (outro caminho a seguir)

Tive dificuldade em retrucar esses pontos. Tinha argumentos, mais eles podem melhorar.
Diante disso, e considerando que outros como eu as vezes se deparam com situações em que queremos ajudar as pessoas a sair, então indago a vcs:
- será que errei feio?
- Qual a melhor maneira de ajudar?
- Como ajudar sem se expor?
- Como contra argumentar as questões por ele levantadas?


Gostaria de ouvir a opinião de vocês que possuem mais experiência.

Re: Como saber a hora certa de falar sobre suas discordâncias

Enviado: 14 Jan 2017 02:06
por Mentalista
- será que errei feio?
- Qual a melhor maneira de ajudar?
- Como ajudar sem se expor?
- Como contra argumentar as questões por ele levantadas?
1 - Não se preocupe agora se foi um erro; veja como uma experiência. Na próxima vez, simplesmente não deixe provas físicas. (Parecendo um assassino profissional haha) Se seu amigo vai denunciá-lo, agora você não poderá fazer nada para impedi-lo. No máximo pode tentar minimizar os danos. Não sei nada sobre ele, mas ao que parece ele não vai denunciá-lo.

2 - A melhor maneira de ajudar? É ter uma conversa onde você descobre quais são as intenções da pessoa, até onde ela iria para alcançar seus objetivos na vida. Daí você pode constatar se pode valer a pena você revelar o que sabe ou manter segredo. No início eu pensava que tinha que mostrar pro máximo de TJs possíveis que estão sendo iludidas por essa organização. Mesmo que fizesse isso, na verdade eu estaria apenas falando algo que elas não querem ouvir. Seria pouco vantajoso, porque a informação seria bloqueada pelo "escudo mental" que semanalmente reforçam nas reuniões. Mas agora eu não penso mais assim, nem mesmo em relação a todos os familiares. Mesmo assim, minha simples indiferença com essa religião parece também ter afetado o apego por ela de alguns deles. Às vezes, pode ajudar muito o simples fato de verem que sua felicidade não depende de religião alguma.

3 - Você fala de mostrar provas de que a religião dele está errada. Você pode começar tentando entender quais são os pontos que ele não concorda e, se houver alguma prova de que ele está certo, mostre para ele. Isso já é um bom começo.
Ethan escreveu:- Primeiro: Mesmo reconhecendo que o CG é falível em seus ensinos, eles são a única religião realmente boa, que ajudam pessoas e que eles são bem intencionados.
- Segundo: Que o fato de eu discordar de tudo e ainda continuar dentro indicava que eu era covarde de não ter coragem de sair e hipócrita por viver apenas de aparências.
- Terceiro: os apostatas só criticam e não apontam um solução (outro caminho a seguir)
Se eu quero praticar coisas boas, não preciso de religião. Eu particularmente só veria motivos para seguir uma religião se eu concordasse com as crenças dela. Aí entra um critério pessoal. Será que ele continuaria a seguir essa religião se descobrisse que as crenças dela são falsas? Talvez esse seja um ponto de partida, ou talvez mostre que as razões de seguir uma religião são pessoais. Sobre a questão da covardia/hipocrisia, essa é a opinião dele, mas cabe só a você ver se está valendo a pena. E sobre a questão das críticas dos apóstatas, ninguém tem que apontar caminho nenhum pra ninguém. Contamos a experiência que tivemos nesse caminho, mas ninguém é obrigado a concordar.

Re: Como saber a hora certa de falar sobre suas discordâncias

Enviado: 14 Jan 2017 03:59
por Expiorneiro
Primeiro: Mesmo reconhecendo que o CG é falível em seus ensinos, eles são a única religião realmente boa, que ajudam pessoas e que eles são bem intencionados.

R: Será mesmo ? acredito que tem outras milhares de religiões que fazem mais pelas pessoas do que os tjs, nunca vi TJ dando comida pra morador de rua( Tem uma igreja evangélica que abriu um pequeno ponto ao lado para dar sopa aos moradores de rua) , nunca vi nenhum com projeto social. na questão do bem intencionados kkk intencionados que vc entre pra seita é claro.

Segundo: Que o fato de eu discordar de tudo e ainda continuar dentro indicava que eu era covarde de não ter coragem de sair e hipócrita por viver apenas de aparências.

R:Todos temos motivos para fazer algo, e não somos obrigados a fazer se não o quisermos.( ele quer fornicar e não fornica porque ? covarde )


Terceiro: os apostatas só criticam e não apontam um solução (outro caminho a seguir)

R:Apostatas estão mais afrente que qualquer um da verdade !!! estudamos , pesquisamos e discutimos em ambientes como este sobre todo tipo de doutrina/ensinamento.creio eu que cada um deve decidir o que melhor para si, por isso não apontamos um caminho.


ps:se não me engano no fórum tem pessoas de todas as religiões, Ateus, cristãos, evangélicos, umbandistas,espiritas, Tjs que compartilham diversas informações que servem de discussão.

Re: Como saber a hora certa de falar sobre suas discordâncias

Enviado: 14 Jan 2017 16:24
por Rafidhi
Realmente tem coisas que a gente não deve dizer... Eu já me empolguei várias vezes assim e me dei muito mal. O que acontece é que quando a gente está finalmente fora de alguma religião, a vontade é de acordar todos os que estão dentro. Aí quando surge uma pequena brecha achamos logo que é um portão...

Re: Como saber a hora certa de falar sobre suas discordâncias

Enviado: 14 Jan 2017 16:37
por Prior Dissidente
Eu acredito que não existe hora certa pra falar .
Eu posso falar por mim que se me falassem essas coisas alguns meses atrás, eu delataria sim a pessoa, acreditando estar fazendo o bem pra ela e pra congregação. Como eu era boba.
Também depois que levei uma rasteira, e percebi muitas coisas, eu tive até síndrome do pânico. Foi foi assustador. Meu mundo desabou.
Tenho tenho conseguido ajudar alguns a usar mais o raciocínio, a questionar...Nada muito direto. Tem dado certo.

Re: Como saber a hora certa de falar sobre suas discordâncias

Enviado: 14 Jan 2017 18:48
por T.I.T.J
Rafidhi escreveu:Realmente tem coisas que a gente não deve dizer... Eu já me empolguei várias vezes assim e me dei muito mal. O que acontece é que quando a gente está finalmente fora de alguma religião, a vontade é de acordar todos os que estão dentro. Aí quando surge uma pequena brecha achamos logo que é um portão...
Olha até quem está dentro e quer sair (como é o meu caso) pode se dar muito "mais" mal (olha o Pleonasmo aí gente!). Está semana eu estava "saturado" do salão, dos irmãos, do campo, de tudo relacionado com a religião (sério estou uma pilha de nervos, acho que tenho que tirar umas férias das TJ) e desabafei tudo pra minha esposa que é TJ assídua. Resultado: Estamos sem nos falar...

Re: Como saber a hora certa de falar sobre suas discordâncias

Enviado: 14 Jan 2017 19:23
por exalonegirl
Oi Ethan, eu assim como vc tive vontade de falar com (amigos) amigos entre aspas pq depois que resolvi parar de ir, nenhum sequer veio bater na minha casa pra saber se estou bem, então descobri q eram amigos de fachada, da boca pra fora. Enfim continuando, já que já foi dito, agora é esperar q ele abra um pouco a mente e aproveite pra se libertar. Hoje em dia se eu puder aconselhar alguém q esta com vontade de falar a verdade sobre a verdade fake TJ, eu aconselharia a não falar nada. Pq o q pode ser bom pra vc pode não ser bom ou não ser o momento certo para outra pessoa sair. Por toda a questão de cortarem os laços familiares, essa escrotidão da torre. E sobre as tjs serem como "a menos pior" essa já não cola mais. Não vejo as tjs movendo uma palha pra ajudar o próximo de forma direta. De ajudar crianças carentes, lar d idosos, essas coisas mesmo pq pra eles vão morrer mesmo então dane-se! Essa é uma verdade velada por eles. Mas enfim, espero q fique tudo bem pra vc. Abraços