São as Testemunhas de Jeová verdadeiramente "cegas"?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Mr. United Kingdom
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 22
Registrado em: 07 Jul 2016 20:10

Re: São as Testemunhas de Jeová verdadeiramente "cegas"?

Mensagem não lida por Mr. United Kingdom »

Não tem jeito, se você quiser sair de qualquer seita ou grupo criminoso vai ter que cortar vínculos. Na Yakuza por exemplo eles cortam um dedo seu, no caso da Torre você vai perder amigos e talvez perca até a amizade de sua familia (pais, mães, filhos...). Por isso é importante cortar os vínculos o quanto antes possível e sair de uma vez dessa seita. Não me arrependo disso, acho que foi a melhor coisa que fiz.
Avatar do usuário
Crise_de_Consciencia
Forista
Forista
Mensagens: 184
Registrado em: 18 Mai 2016 08:29

Re: São as Testemunhas de Jeová verdadeiramente "cegas"?

Mensagem não lida por Crise_de_Consciencia »

Aribagachi escreveu:Alex, geralmente esses mecanismos de defesa da psique não podem ser quebrados pela nossa vontade, mas sim pela própria vontade da pessoa.
Assim sendo, nunca existirá um argumento bem estruturado o suficiente para convencer alguém que não quer ser convencido.

Exemplo:
- Fulano, descobri, e posso provar, que sua esposa está te roubando, te traindo e ainda planeja te matar para pegar seu seguro de vida !!!
R: - Isso é mentira! Eu a amo e sei que ela me ama. Se você diz que tem uma prova, sei que isso é "falso". Agora retire-se da minha presença, senão eu o processo por calúnia e difamação!

Assim, nesse tipo de situação, quanto mais se ataca (no bom sentido), mais agressivo se torna o atacado.
As barreiras devem ser quebradas pela própria pessoa. Isso pode levar meses anos ou nunca acontecer. O que pode ser feito nesses casos é apenas informar; levar ao conhecimento da vítima as coisas que ela ainda não sabe. Contudo, sem jamais insistir e cobrar algo dela, pois não é com discussão que se conquista uma opinião.
Apenas faça a tua parte, informando. Contudo, sem pressão e sem cobrança.
Diga a quem interessa que o frio é você por causa (ai cite os podres da torre) , mas nunca use (os podres da torre) para mostrar a pessoa que ela está errada.

Se atacas a ti mesmo em um diálogo, fazendo a você mesmo de vítima (o que é uma verdade) a guarda da outra parte irá abaixar, e assim estará mais propensa a lhe ouvir, diminuindo seus mecanismos de defesa.
Isso porque, evidentemente, ela não precisará de se defender, uma vez que você estará a falar sobre si, e não sobre a pessoa.

PERFEITO, RESUMIU TUDO!

Muito interessante o post. Gostei muito das visões de todos sobre o assunto e concordo 100%.
Depois que despertei, veio a fase de tentar abrir os olhos de todo mundo ao redor.
Aprendi muito com as experiências de outros relatadas aqui no fórum. O click tem que ser de dentro para fora.
Fatores externos, sites, blogs, vídeos, podcast, folhetos, etc. só serão críveis se a própria pessoa permitir isso.
Portanto, acredito que cada e toda semente vale a pena ser lançada, mas conforme foi comentado, sem colocar ninguém na parede por confrontar ou querer atacar a fé da pessoa. A pessoa só precisa saber que existe um outro lado da moeda que nunca lhe mostraram.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: São as Testemunhas de Jeová verdadeiramente "cegas"?

Mensagem não lida por Galileu »

Esse topico me faz recordar de José Saramago em Ensaio sobre a Cegueira.

Houve uma lembraça deste livro pelo nosso forista Jerry, que sitou este trecho do livro :

José Saramago escreveu:
Há que dar remédio a este horror, não aguento, não posso continuar a fingir que não vejo, Pensa nas consequências, o mais certo é que depois tentem fazer de ti uma escrava, um pau-mandado, terás de atender a todos e a tudo, exigir-te-ão que os alimentes, que os laves, que os deites e os levantes, que os leves daqui para ali, que os assoes e lhes seques as lágrimas, gritarão por ti quando estiveres a dormir, insultar-te-ão se tardares, E tu, como queres tu que continue a olhar para estas misérias, tê-las permanentemente diante dos olhos, e não mexer um dedo para ajudar, O que fazes já é muito, Que faço eu, se a minha maior preocupação é evitar que alguém se aperceba de que vejo, Alguns irão odiar-te por veres, não creias que a cegueira nos tornou melhores, Também não nos tornou piores, Vamos a caminho disso, vê tu só o que se passa quando chega a altura de distribuir a comida, Precisamente, uma pessoa que visse poderia tomar a seu cargo a divisão dos alimentos por todos os que estão aqui, fazê-lo com equidade, com critério, deixaria de haver protestos, acabariam essas disputas que me põem louca, tu não sabes o que é ver dois cegos a lutarem, Lutar foi sempre, mais ou menos, uma forma de cegueira, Isto é diferente, Farás o que melhor te parecer, mas não te esqueças daquilo que nós somos aqui, cegos, simplesmente cegos, cegos sem retóricas nem comiserações, o mundo caridoso e pitoresco dos ceguinhos acabou, agora é o reino duro, cruel e implacável dos cegos, Se tu pudesses ver o que eu sou obrigada a ver, quererias estar cego, Acredito, mas não preciso, cego já estou, Perdoa-me, meu querido, se tu soubesses, Sei, sei, levei a minha vida a olhar para dentro dos olhos das pessoas, é o único lugar do corpo onde talvez ainda exista uma alma, e se eles se perderam, Amanhã vou dizer-lhes que vejo, Oxalá não venhas a ter de arrepender-te, Amanhã lhes direi, fez uma pausa e acrescentou, Se não tiver eu finalmente entrado também nesse mundo.

Fonte: SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Cia. das Letras, páginas 133 e 134.

Isso me lembra o que Jesus disse : " Se um cego guia outro cego, ambos cairão numa cova !

A cova pra mim é a TORRE DE VIGIA.
"Penso, logo existo" - Descartes
marxtj
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 21
Registrado em: 13 Set 2016 09:17

Re: São as Testemunhas de Jeová verdadeiramente "cegas"?

Mensagem não lida por marxtj »

Acho que é a fé, conjugada com defeitos como vontade de poder que faz muitos ficarem.
Para outros, a fé com a vontade de pertencer a um grupo, se sentir querido.
Ainda outros, estão no automático.
Mente Livre
Forista
Forista
Mensagens: 106
Registrado em: 13 Jul 2016 08:38

Re: São as Testemunhas de Jeová verdadeiramente "cegas"?

Mensagem não lida por Mente Livre »

Boa pergunta.

No meu caso, acredito que nos primeiros 04 anos fui um entusiasmado com as coisas que aprendia, depois fui ficando desconfiado, principalmente por causa do comportamento dos "irmãos" da congregação. Depois que saí e dei ciência a muitas pessoas próximas a mim, a maioria ficou foi muito alegre, não houve nenhuma crítica à minha atitude, foram vários os comentários favoráveis à minha decisão, a exemplo de: "Não sei como você, uma pessoa que considero inteligente entrou para essa seita..", ou "Parabéns Mente Livre, ainda bem que você acordou, você é um dos poucos que conseguem.." ou ainda, "Rapaz, que bom, você não sabe como fiquei muito alegre por isso, você se libertou (este ficou com os olhos marejados e me deu um abraço fraternal)". Senti que foram sinceros nos seus comentários, e até um médico que, durante uma consulta a nossa conversa pendeu para o assunto religião, ratificou que eu estava trabalhando para uma empresa americana.
Acredito que muitos já perceberam as contradições ou os podres da torre, mas motivos diversos ainda continuam lá.
Avatar do usuário
Irmão Russell
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 99
Registrado em: 06 Out 2016 13:42

Re: São as Testemunhas de Jeová verdadeiramente "cegas"?

Mensagem não lida por Irmão Russell »

Existem as TJs que ainda não saíram da caverna pois sabem que as informações fora da caverna colocará em xeque sua fé. :10

Outras, ficam oscilando, saem da caverna :diver3: e voltam novamente pra ela. :9

Não meu caro, não acredito sinceramente que sejam cegas, até um pinguinho de uma nova luz :idea: já dá uma cutucada na cabeça, será possível!
Avatar do usuário
Verdade Verdaeira
Forista
Forista
Mensagens: 388
Registrado em: 12 Nov 2015 15:41

Re: São as Testemunhas de Jeová verdadeiramente "cegas"?

Mensagem não lida por Verdade Verdaeira »

Sair de imediato , chutar o pau da bacarraca, sim já até pensei e fazer isso! mas como já mencionado em muitos posts aqui fica difícil. A liberdade tem um preço! com certeza é o que eu mais almejo!
Mesmo que esse preço fique caro de mais como a perda da consideração dos meus pais meus irmãos, e familiares que são todos TJs, já pensei e pagar esse preço, sei que compença sim mas ainda não consiguo nem tive coragem.... Antes de sair preciso ao menos tentar despertar minha esposa o que já me motivaria. Mas me parece que tá mais fácil ela me abandonar do que me dar ouvido. É uma situação triste, só os que estão passando por ela sabe do que estou falando! Viver uma mentira para não perder a convivência com a família. Se eu Fosse mais jovem e tivesse descoberto tudo isso com certeza teria caído fora, mas já estou numa faze que pode esperar mais um pouco para tentar despertar pelo menos minha esposa, como todos aqui já sabem não adianta tentarmos quando o que acontece mesmo vem de dentro da pessoa. Podemos dar uma ajudinha , mas nunca com discurssões, e sim como diz o texto : "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um." Colossenses 4:6 . O problema é que a pessoa doutrinada pela Torre sempre fica alterada e nervosa quando tentamos mostrar algo que comprometa a confiança no "escravo" porquê esse mesmo escravo se fundiu na figura de Deus e vem controlando seus adeptos, é assustador!!! :( :( lamentável :sa8: :sa8:
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], PioneiroDesregulado e 59 visitantes