São as Testemunhas de Jeová verdadeiramente "cegas"?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

São as Testemunhas de Jeová verdadeiramente "cegas"?

Mensagem não lida por Wesley MF »

Essa é a pergunta que todo o dissidente faz.
Como seria possível, diante de tantos fatos, as testemunhas ainda crerem que a sua religião é verdadeira?

A minha conclusão pessoal é de que grande parte das testemunhas "não" acreditam em sua religião como "verdadeira" ou "única".
Muitas tem, sim, um grande apreço pelo Deus "Jeová", mas sabem que a JW não é tão diferente das outras organizações religiosas no quesito "perfeição".
O motivo pelo qual não se manifestam e não saem da Torre reside no fato que todos já conhecemos: O "medo" em caráter social de enfrentar uma desassociação.

Minha conclusão tem base na minha convivência (secreta) com algumas testemunhas de jeová ativas em minha cidade, desde que sai da organização.
Eu tinha em minha cidade, contato (secreto) com um ancião, um servo ministerial e mais oito testemunhas de jeová ativas que viviam a me relatar suas crises de consciência e o triste sentimento de aprisionamento que se encontram, dado a questões familiares e sociais. (Essa é uma longa história)

Esse ancião, amigo meu, com mais duas outras testemunhas, fala que vê na organização apenas um status; e gosta de estar no convívio dos irmãos, muito embora não acredite no alimento do CG.
As outras sete testemunhas (amigos secretos) estão vivendo o terror, ja faz anos, e acreditam que nunca sairão da organização por causa dos vínculos que tem.
Nos últimos anos tenho diminuído o meu contato com todos eles [ porque não dá para continuar sendo "amigos escondidos"]. Não tenho vocação para psicólogo, mas esporadicamente dou um ou outro conselho.

Eu acho isso muito triste. Também, nunca os incentivei a saírem da Torre, pois conheço suas vidas e sei da condição que se encontram.

Mas, voltando ao assunto: Creio, pela pequena amostra que tenho, que as testemunhas "descrentes" devem compor, no mínimo, 1/3 do povo que pertence a JW.
Digo isso porque não creio que seja questão de inteligencia (ou falta dela) que defina a crença de uma pessoa, mas sim o fator informação e honestidade intelectual.

E vocês?
O que pensam sobre essa proporção?
Acreditam que o número de TJs "conscientes" dentro da organização se aproximam da minha conclusão? Mais? Menos?
Thinking...
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: São as Testemunhas de Jeová verdadeiramente "cegas"?

Mensagem não lida por baiano »

Aribagachi,

Acredito que exista muitas tejotas que não acreditam pertencerem à única religião verdadeira, a única escolhida para ser o canal competente entre Deus e a humanidade. Mas não acredito que estas muitas tejotas sejam "grande parte", como sinalizado em seu post. O que a Torre escreve sobre apostasia, sobre ler material que não seja produzido pelo 'escravo', etc... é muito forte. Decerto que isso tem aos poucos perdido sua força. Recentemente tava no campo com um irmão com o qual eu já havia tido boas conversas a respeito de minhas dúvidas (hoje certezas) com respeito à autenticidade do 'escravo' e de alguns ensinos e o via como um cara de mente aberta. Durante o campo eu conversei algumas coisas que descobri que desmonta algumas doutrinas e tive que ouvir dele que as testemunhas de Jeová são as únicas que praticam o amor, que são neutras, que são unidas, e blá blá blá... Pensei: "puta que o pariu!!!"
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: São as Testemunhas de Jeová verdadeiramente "cegas"?

Mensagem não lida por Wesley MF »

Sim, baiano!
Veja você que esse é um apego emocional, e que a resposta dele na verdade foi evasiva, e ele certamente tem consciência disso (ou não?).
Essa também é outra questão interessante.
Esse mecanismo de defesa é conhecido como "racionalização", onde a pessoa, de frente com uma questão que possa causar transtorno a sua psique, cria, por si mesma, uma "explicação/justificativa lógica" para evitar o conflito mental.
Assim, quando esse mecanismo de defesa falha, a pessoa se torna um apóstata, ou um TJ reprimido/frio.
Thinking...
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: São as Testemunhas de Jeová verdadeiramente "cegas"?

Mensagem não lida por baiano »

Aribagachi escreveu:Sim, baiano!
Veja você que esse é um apego emocional, e que a resposta dele na verdade foi evasiva, e ele certamente tem consciência disso (ou não?).
Essa também é outra questão interessante.
Esse mecanismo de defesa é conhecido como "racionalização", onde a pessoa, de frente com uma questão que possa causar transtorno a sua psique, cria, por si mesma, uma "explicação/justificativa lógica" para evitar o conflito mental.
Assim, quando esse mecanismo de defesa falha, a pessoa se torna um apóstata, ou um TJ reprimido/frio.
Humm... interessante isso. Certamente é isso que esteja ocorrendo com minha esposa. Essa racionalização se manifesta mais forte em algumas pessoas, menos forte em outras. É o que chamamos de 'mente aberta' e 'mente fechada'.
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Avatar do usuário
AlexeMih
Forista
Forista
Mensagens: 86
Registrado em: 08 Set 2016 23:40

Re: São as Testemunhas de Jeová verdadeiramente "cegas"?

Mensagem não lida por AlexeMih »

Baiano e Aribagachi

Amados, os argumentos de vocês são excelentes. :D1

Gostaria apenas em ressaltar mais uma questão que é justamente a que estou enfrentando com a minha mulher.
Ela tem usado, sem saber, essa racionalização que o Aribagachi descreveu, são basicamente respostas prontas, decoradas até, para poder-se esquivar de quaisquer assuntos que coloque a Torre em xeque. Entretanto, acredito que isso seja feito não apenas para evitar uma crise de consciência, mas também para que a pessoa não tenha que sair de sua zona de conforto, que no caso dos TJ's é a comodidade de simplesmente absorver o que a Torre diz, que é mastigado por ela e depois expelido já esmiuçado para os irmãos. Trocando em miúdos, dá trabalho encontrar respostas para as contradições da Torre, exige trabalho intelectual para analisar os ensino TJ. Assim é mais fácil usar respostas prontas. E se vocês analisarem friamente, não quero ofender ninguém, mas a maior parte dos TJ's inclusive os anciãos na congregação, têm pouca ou nenhuma formação acadêmica, são pessoas simples, que têm dificuldade com questões bíblicas mais complexas. Vou exemplificar para vocês com a formação dos anciãos e servos ministeriais da minha ex-congregação: são oito anciãos, sendo: um pedreiro, um torneiro mecânico aposentado, um vendedor de coxinha, um chaveiro, um pizzaiolo aposentado, um auxiliar administrativo, um gerente de RH e um que não me recordo a ocupação; são dois servos ministeriais, sendo: um instrutor de informática e um gerente de vendas. Todos, mesmo os que exercem uma função de mais destaque, não tem nenhuma formação acadêmica, no máximo algum curso técnico. Então, diante disso, e sendo bem generalista, os TJ's como um todo, salvas exceções, não são qualificados para lidar com as Escrituras de maneira adequada, sendo profundo, exaustivos e críticos na análise bíblica. Daí, tiramos a facilidade com que a Torre os controla e a dificuldade, depois da pessoa ter sido bem doutrinada, de usar a razão para mostrar-lhe as contradições, erros e deturpações dos ensinos da Torre.

Vocês concordam?

(PS: Não quero ofendEr ninguém, sei da capacidade dos irmãos de entenderem, apenas quis ressaltar o espírito geral do povo TJ, me desculpem se ofendi alguem. DEUS SEJA COM TODOS)
"A "Verdade" teme a real VERDADE"
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: São as Testemunhas de Jeová verdadeiramente "cegas"?

Mensagem não lida por baiano »

Acho que seria necessário um simpósio, com intervalo para o almoço, pra que esse assunto fosse exaurido. rsrs

O AlexeMih escreveu sobre comodismo na zona de conforto, preguiça intelectual, incapacidade de as tejotas como um todo (sem generalização) de entenderem o que está por trás do que leem, de entenderem as manobras e malabarismos da Torre em explicar assuntos espinhosos, etc.

Isso tudo é apenas para não se falar em muito mais que pode servir de objeto para análise.
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Avatar do usuário
AlexeMih
Forista
Forista
Mensagens: 86
Registrado em: 08 Set 2016 23:40

Re: São as Testemunhas de Jeová verdadeiramente "cegas"?

Mensagem não lida por AlexeMih »

Exatamente baiano!

Vocês acham que têm um meio para conseguirmos quebrar essas dificuldades na hora de mostrar as falhas da Torre para alguém???
"A "Verdade" teme a real VERDADE"
Avatar do usuário
Wiwo
Forista
Forista
Mensagens: 756
Registrado em: 05 Mar 2016 15:14

Re: São as Testemunhas de Jeová verdadeiramente "cegas"?

Mensagem não lida por Wiwo »

Baiano, AlexeMih, Aribagachi,

:D2

Concordo! Me parece ser um conjunto de todos Os pontos mencionados!

O ponto conforme mencionado, é mais facil prender uma pessoa que tem poucos estudos e um senso critico bem desenvolvido! E Como O proprio CG muitas vezes afirma, O povo de Deus é composto de pessoas comuns, pois as Escrituras se abriram a tais e nao aos intelectuais...
Claro no entanto vimos que tambem ha certas pessoas Com bastante estudos que sao TJ. Sao cegas ? Nao, simplesmente Com o tempo, Como occoreu com a maioria que despertou, perdemos o senso de critica, de analise, o alarme ficou Em stand-by. Desde O Inicio do estudo biblico, e sem nos aparceber, como que se desligassemos o botao "alerta", pois lemos e comentamos o que esta ESCRITO! Ouvimos sem cessar de DIVERSAS maneiras, que Queremos confiar, nao Queremos duvidar, é sabio aceitar, nao questionar, nao pesquisar fora, pois O Mundo é diabolizado!
E uma das MELHORES BOAS noticias que ouvimos desde o primeiro contacto Com as TJ: Jeova vai destruir Os maus no vindouro tao proximo e as portas.... O Armagedom.

Dai sim, esse MEDO Com O qual TODA TJ ja fez pesadelos, faz a pessoa viver num "impasse", pois quem quer morrer??

Outros, que vem a despertar, quando ja é tarde demais, tem medo da "morte" social, atao "preferem" ficar pois as consequencias sao desastrosas!

Outros, o qual Ultimamente vejo mais: é mesmo O COMODISMO, nao ter que fazer O esforço de pensar, analisar, tomar DECISOES, e ASSUMIR as consequencias de suas açoes, é bem mais simples e comodo fazer Como O CG: nao deu, nao ha problema, manda-se uma nova luz, e nao é culpa de ninguem.
" A confiança do Ingênuo é a Arma mais Útil do Mentiroso!"
" O Maior Enganado é aquele que engana a si próprio!"
" As Dúvidas são mais cruéis do que as duras Verdades!"
Avatar do usuário
AlexeMih
Forista
Forista
Mensagens: 86
Registrado em: 08 Set 2016 23:40

Re: São as Testemunhas de Jeová verdadeiramente "cegas"?

Mensagem não lida por AlexeMih »

Wiwo concordo plenamente com a síntese que você fez

Você tem alguma sugestão de algo que possamos fazer para acelerar o processo de Despertar das pessoas?
"A "Verdade" teme a real VERDADE"
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: São as Testemunhas de Jeová verdadeiramente "cegas"?

Mensagem não lida por Wesley MF »

Alex, geralmente esses mecanismos de defesa da psique não podem ser quebrados pela nossa vontade, mas sim pela própria vontade da pessoa.
Assim sendo, nunca existirá um argumento bem estruturado o suficiente para convencer alguém que não quer ser convencido.

Exemplo:
- Fulano, descobri, e posso provar, que sua esposa está te roubando, te traindo e ainda planeja te matar para pegar seu seguro de vida !!!
R: - Isso é mentira! Eu a amo e sei que ela me ama. Se você diz que tem uma prova, sei que isso é "falso". Agora retire-se da minha presença, senão eu o processo por calúnia e difamação!

Assim, nesse tipo de situação, quanto mais se ataca (no bom sentido), mais agressivo se torna o atacado.
As barreiras devem ser quebradas pela própria pessoa. Isso pode levar meses anos ou nunca acontecer. O que pode ser feito nesses casos é apenas informar; levar ao conhecimento da vítima as coisas que ela ainda não sabe. Contudo, sem jamais insistir e cobrar algo dela, pois não é com discussão que se conquista uma opinião.
Apenas faça a tua parte, informando. Contudo, sem pressão e sem cobrança.
Diga a quem interessa que o frio é você por causa (ai cite os podres da torre) , mas nunca use (os podres da torre) para mostrar a pessoa que ela está errada.

Se atacas a ti mesmo em um diálogo, fazendo a você mesmo de vítima (o que é uma verdade) a guarda da outra parte irá abaixar, e assim estará mais propensa a lhe ouvir, diminuindo seus mecanismos de defesa.
Isso porque, evidentemente, ela não precisará de se defender, uma vez que você estará a falar sobre si, e não sobre a pessoa.
Thinking...
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: TakeMeToChurch e 113 visitantes