Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
sophia
Forista
Forista
Mensagens: 421
Registrado em: 12 Mar 2010 00:46
Localização: Aracaju/ SE

Re: Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Mensagem não lida por sophia »

Quando nasci já tava lááá.. Ow sorte!! Me batizei com 14 anos, era filha de ancião. Precisava fazer parte daquilo tudO
Eu não estou interessado em nenhuma teoria, em nenhuma fantasia nem no algo mais. A minha alucinação é suportar o dia a dia e meu delírio é a experiência com coisas reais...
Avatar do usuário
Gabii
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 283
Registrado em: 04 Jul 2011 08:46
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Mensagem não lida por Gabii »

Ben escreveu:
Gabii escreveu:Eu "nasci" lá. Me batizei com 13!! anos , sem ter noção... pra mim tava tudo certo.

Acabei sendo pioneira regular por 4 anos... decorei o livro raciocínios, acreditando que toda a informação existente no planeta era aquela ali.
Uma dúvida. Seu avatar é daquela garota do filme "Jumper"?

Sim, é ela.
"Religião e espiritualidade são coisas totalmente distintas. Arriscaria dizer que opostas." (Minha autoria)

♪ "Abri os olhos, não consigo mais fechar, assisto em silêncio até o que eu não quero enxergar..."♫
Avatar do usuário
Gabii
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 283
Registrado em: 04 Jul 2011 08:46
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Mensagem não lida por Gabii »

Questionador TJ escreveu:
Gabii escreveu:...decorei o livro raciocínios, acreditando que toda a informação existente no planeta era aquela ali.
Era assim que eu via a WT; toda informacao veradeira do planeta era aquela ali. :9
Penso que assim como eu, uns 95% dos TJs tb acreditam desta forma. :10
Seria comico se nao fosse tragico!!! m:1


Ainda bem q sai... d:8
Então, era uma coisa um pouco ambígua. Na minha época de pioneira eu era bem bitolada, tipo, respostas na ponta da língua, argumento pra tudo, mas bem no fundo as vezes vinham algumas dúvidas. Inclusive tive uma estudante , a única, que me botou pra pensar. Ela detonou com o livro raciocícios kkk (hj sou fã dela) Era cada argumento que nunca tinha pensado, qualquer dia posto aqui, só que como toda tj bem treinada, pensava rapidamente, pra que questionar ? um dia Jeová vai esclarecer. E deixava a dúvida morrer.
"Religião e espiritualidade são coisas totalmente distintas. Arriscaria dizer que opostas." (Minha autoria)

♪ "Abri os olhos, não consigo mais fechar, assisto em silêncio até o que eu não quero enxergar..."♫
Avatar do usuário
JOSÉ FACCIOLI JR
Forista
Forista
Mensagens: 3139
Registrado em: 01 Nov 2008 23:00
Contato:

Re: Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Mensagem não lida por JOSÉ FACCIOLI JR »

Eu era adolescente, estava sempre em busca de conhecimento novo, pesquisava sobre as pirâmides, vistiantes de outros mundos, universos paralelos, e então me interessei por profecias, foi quando minha mãe apareceu dizendo que uma mulher Testemunha de Jeová vinha lhe dizendo que o mundo iria acabar em 1983! Engraçado porque não era isso que o CG na época dizia, mas as pessoas entendiam a urgencia que o CG pregavam, indicavam que o sistema atual iria acabar breve, muito em breve! As Testemunhas de Jeová sempre foram alarmistas, mas essa mulher, bem como muitas TJ da época, pelo menos na região onde moro diziam que 'esse sistema não vai mais uns três anos', e isso perdurou por um bom tempo. Foi nessa época que então passei a estudar primeiro com o grupo de mulheres de minha mãe, daí eu começei a tentar pular, mas sempre me arranjavam um jeito de eu me interessar em continuar estudando, fui empurrado para um dirigente ancião, porque elas não tinham respostas para minhas dúvidas sobre a existência de evidências de visitantes do espaço em outras eras que puderam ter influenciado o conhecimento tão vasto dos antigos antes da destruição da importante biblioteca de Alexandria. Até que me arrumaram um dirigente de minha faixa etária. então fiquei muito envolvido com as atividades de outros jovens, que na época tiráva-mos algum tempo para passeios, reuniões na casa de alguém, nas tardes de domingo, para ouvir música, jogar bola, então tudo isso me atraiu e deixei que os ensinos fossem me influênciando, pois queria ser bem aceito em tal grupo. Mas o tempo foi passando...
"Quando nós adotamos cegamente uma religião, um sistema político, um dogma literário, nós nos tornamos autômatos, paramos de crescer" - Anaïs Nin (1914-1977)

http://yosefbenyosef.blogspot.com/
http://religiaosobescrutinio.blogspot.com/
Avatar do usuário
Bibi
Forista
Forista
Mensagens: 583
Registrado em: 06 Mai 2011 15:35
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Mensagem não lida por Bibi »

Eu não cheguei a virar uma Testemunha de Jeová, mas:

Num certo dia estava eu aqui em casa, de repente tocou o telefone...(não era a Samara....rsrsrs).... mais sim uma moça falando sobre a Bíblia.... então por educação (e tbm peso na conciência), por rejeitar a palavra de Deus, eu escutei, então se iníciou um estudo bíblico, mas eu nem sabia que era Testemunha de Jeová, nem sabia da existência dessa religião... de repente me veio uma curiosidade enorme pra saber de que igreja era... então eu fui no google e começei a pesquisar, (eu tava pesquisando sobre a tal da páscoa no dia 30 de março, que ela me convidou), então entrei num blog ex tjs (http://extestemunhasdejeova.net/voce-fo ... omparecer/), mais na hora eu não acreditei, porque parecia que as tjs não gostavam de Jesus, e eu estava justamente aprendendo sobre Jesus... então depois de se passar um bom tempo, de curiosa de novo procurei, então entrei no wikipédia, e li sobre diversas igrejas, e inclusive as tjs, de repente, eu vi lá:
O que a Bíblia realmente ensina??, então ai que eu descobri tudo... mais na verdade custou pra acreditar... nisso entrei aqui no forúm.... demorei séculos pra me resgistrar.... e depois disso, em maio eu cancelei o estudo bíblico, sem dar mais detalhes... apezar que eu queria de alguma forma ajudar, mais fiquei cum medo da R*****, me chamar de apóstata e etc e talz....

Me registrei pra fazer algumas perguntas, mais acabei percebendo que o pessoal daqui é uma família.... um pessoal unido, então acabei entrando aqui nessa "casa"... d:6

Mas antes de tudo isso, eu tava acreditando em tudo o que ela falava pra mim... mais graças a Deus, não cai na armadilha....
Noite de Adoração em Família!!!!
Imagem
Avatar do usuário
Ben
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 4247
Registrado em: 17 Nov 2008 13:05

Re: Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Mensagem não lida por Ben »

Exatamente aqui é uma grande família

Imagem

Mas não me chama de Augustinho que vai ter briga.

:lol: :lol: :lol:
"A quantidade de alimentos necessária para cada ser humano é aquela que cabe na concavidade de suas mãos unidas" - Buda
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Por que uma pessoa se submete a outra, de forma tão obediente e servil? Por que uma denominação seja religiosa ou não, consegue impor certas ideologias que se mostram por vezes, as mais absurdas, e mesmo assim o adepto nada questiona e se duvidar luta por tal empreendimento com um ardor incansável?
“Costuma-se ter uma imagem pobre dos membros de seitas religiosas. Não se admite facilmente a conversão de uma pessoa “normal”, porque se acredita que somente indivíduos psicologicamente doentes ou que sofrem alguma patologia social é que podem ser integrantes delas”.
Bem, a maioria de nós quando adentrou as Testemunhas de Jeová, não tinha nenhum desvio de conduta psicológica, então o que nos chamou atenção? Nesse caso principalmente para quem escolheu entrar, pois existem pessoas que já nascem numa família de Testemunhas e a sua aspiração e motivação vão ser diferentes, podemos até depois trocar idéias sobre esse caso em especial.

Bem, mas retornando o assunto: o que nos fez aceitar como verdade tudo o que a Torre de Vigia tinha como doutrina? Bem, poderíamos citar: busca de segurança e de certezas, superar algum problema particular, necessidade de guias espirituais, a convicção de ter razão sobre algum assunto. Podemos fazer dessa lista algo interminável, mas tudo isso que foi dito, provém de algo maior, algo que é imanente, que é do gene do ser humano, que está embutido em nosso ser.
O poeta Balzac diz: ”Aprende uma coisa, porém, grava-a em tua mente que ainda é tão maleável: o homem tem horror à solidão. E de todas as espécies de solidão, a mais terrível é a solidão moral”.
O homem é um animal social, sempre, em raros casos ocorre o contrário, quer estar perto de outra pessoa, isso seria um medo da solidão física. Já o medo da solidão moral é aquela intensa necessidade de comungar com outras pessoas suas idéias e seus ideais, de se sentir alguém frente a um universo que se mostra infinito e misterioso.

Já que o medo da solidão nos faz procurar um grupo, existe outra pergunta a ser feita: dentro de uma seita estou consciente das minhas decisões ou estou sendo manipulado? Um filósofo oriental chamado Osho pergunta: “Você nasceu livre, então como tornou-se um escravo? Você nasceu simplesmente como um ser humano, então como tornou-se um mulçumano, um hindu e eu coloco, como tornou-se uma Testemunha de Jeová”?
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Mensagem não lida por Debora »

Presente de grego. Recebi como herança da minha mãe. Aliás, não ganhamos. Fomos obrigados a engolir. :iergh7: :iergh7: :iergh7: :iergh7: :iergh7:
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
peregrino
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 14 Mai 2013 02:41
Localização: Cidade Santa Maria

Re: Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Mensagem não lida por peregrino »

pascoalnaib escreveu:Por que uma pessoa se submete a outra, de forma tão obediente e servil? Por que uma denominação seja religiosa ou não, consegue impor certas ideologias que se mostram por vezes, as mais absurdas, e mesmo assim o adepto nada questiona e se duvidar luta por tal empreendimento com um ardor incansável?
“Costuma-se ter uma imagem pobre dos membros de seitas religiosas. Não se admite facilmente a conversão de uma pessoa “normal”, porque se acredita que somente indivíduos psicologicamente doentes ou que sofrem alguma patologia social é que podem ser integrantes delas”.
Bem, a maioria de nós quando adentrou as Testemunhas de Jeová, não tinha nenhum desvio de conduta psicológica, então o que nos chamou atenção? Nesse caso principalmente para quem escolheu entrar, pois existem pessoas que já nascem numa família de Testemunhas e a sua aspiração e motivação vão ser diferentes, podemos até depois trocar idéias sobre esse caso em especial.

Bem, mas retornando o assunto: o que nos fez aceitar como verdade tudo o que a Torre de Vigia tinha como doutrina? Bem, poderíamos citar: busca de segurança e de certezas, superar algum problema particular, necessidade de guias espirituais, a convicção de ter razão sobre algum assunto. Podemos fazer dessa lista algo interminável, mas tudo isso que foi dito, provém de algo maior, algo que é imanente, que é do gene do ser humano, que está embutido em nosso ser.
O poeta Balzac diz: ”Aprende uma coisa, porém, grava-a em tua mente que ainda é tão maleável: o homem tem horror à solidão. E de todas as espécies de solidão, a mais terrível é a solidão moral”.
O homem é um animal social, sempre, em raros casos ocorre o contrário, quer estar perto de outra pessoa, isso seria um medo da solidão física. Já o medo da solidão moral é aquela intensa necessidade de comungar com outras pessoas suas idéias e seus ideais, de se sentir alguém frente a um universo que se mostra infinito e misterioso.

Já que o medo da solidão nos faz procurar um grupo, existe outra pergunta a ser feita: dentro de uma seita estou consciente das minhas decisões ou estou sendo manipulado? Um filósofo oriental chamado Osho pergunta: “Você nasceu livre, então como tornou-se um escravo? Você nasceu simplesmente como um ser humano, então como tornou-se um mulçumano, um hindu e eu coloco, como tornou-se uma Testemunha de Jeová”?

Concordo que um dos maiores motivos para que a torre consiga novos adeptos seja o fato de que o ser humano é um ser social, e tem necessidade de viver em grupos, e ser aceito por estes.

Porém no meu caso, o motivo foi que aceitei a idéia da Torre de que somente ela tinha a VERDADE ABSOLUTA! Caí em uma falácia (eu e meus irmãos), por entender que a Bíblia tinha as respostas para tudo, conforme ensinava a Torre.

Na época em que adentrei os muros da torre foi ainda na ERA ANALÓGICA, no final dos anos 80. Não havia as facilidades de informação do mundo atual, sem internet e sem ao menos uma boa biblioteca. As informações chegavam pré-fabricadas pelo sistema convencional de comunicação (jornais, revistas, tvs e rádios), e o sistema religioso, de uma maneira geral, era SEQUER posto sob discussão.

Neste contexto histórico, pode-se entender porque, quando a Torre fazia suas citações, era extremamente difícil questionar, visto que não havia possibilidade de pesquisa, por não existir forma de confirmar as citações feitas por eles. Isto sem falar no fato de que os discursos da Torre são carregados de falácias, silogismos, falsas analogias e omissões, conduzindo os leitores às idéias impostas pela sua cúpula do Brooklin (por enquanto, ainda Brooklin!).

Isto explica porque quanto mais difícil o acesso à internet em um país, mais a "obra" cresce.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Mensagem não lida por kooboo »

Minha começou a estudar quando eu tinha 3 anos. E aí, acostumei a ir.
Aos 11 batizei achando que estava fazendo a coisa mais certa da vida.
Não demorei muito a me arrepender... mas até sair, foi tempo.
[]'s
kooboo

Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Pazmental, RayFranz, Saran, Sawyer e 44 visitantes