Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Por que uma pessoa se submete a outra, de forma tão obediente e servil? Por que uma denominação seja religiosa ou não, consegue impor certas ideologias que se mostram por vezes, as mais absurdas, e mesmo assim o adepto nada questiona e se duvidar luta por tal empreendimento com um ardor incansável?
“Costuma-se ter uma imagem pobre dos membros de seitas religiosas. Não se admite facilmente a conversão de uma pessoa “normal”, porque se acredita que somente indivíduos psicologicamente doentes ou que sofrem alguma patologia social é que podem ser integrantes delas”.
Bem, a maioria de nós quando adentrou as Testemunhas de Jeová, não tinha nenhum desvio de conduta psicológica, então o que nos chamou atenção? Nesse caso principalmente para quem escolheu entrar, pois existem pessoas que já nascem numa família de Testemunhas e a sua aspiração e motivação vão ser diferentes, podemos até depois trocar idéias sobre esse caso em especial.

Bem, mas retornando o assunto: o que nos fez aceitar como verdade tudo o que a Torre de Vigia tinha como doutrina? Bem, poderíamos citar: busca de segurança e de certezas, superar algum problema particular, necessidade de guias espirituais, a convicção de ter razão sobre algum assunto. Podemos fazer dessa lista algo interminável, mas tudo isso que foi dito, provém de algo maior, algo que é imanente, que é do gene do ser humano, que está embutido em nosso ser.
O poeta Balzac diz: ”Aprende uma coisa, porém, grava-a em tua mente que ainda é tão maleável: o homem tem horror à solidão. E de todas as espécies de solidão, a mais terrível é a solidão moral”.
O homem é um animal social, sempre, em raros casos ocorre o contrário, quer estar perto de outra pessoa, isso seria um medo da solidão física. Já o medo da solidão moral é aquela intensa necessidade de comungar com outras pessoas suas idéias e seus ideais, de se sentir alguém frente a um universo que se mostra infinito e misterioso.

Já que o medo da solidão nos faz procurar um grupo, existe outra pergunta a ser feita: dentro de uma seita estou consciente das minhas decisões ou estou sendo manipulado? Um filósofo oriental chamado Osho pergunta: “Você nasceu livre, então como tornou-se um escravo? Você nasceu simplesmente como um ser humano, então como tornou-se um mulçumano, um hindu e eu coloco, como tornou-se uma Testemunha de Jeová”?
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Mensagem não lida por sidhiresus »

Engraçado, comigo foi bem diferente, o caso foi que vim morar com meu pai, e no início sempre rejeitava as propostas de estudo, quando teve um dia que ele veio me oferecer e não sei se foi impressão minha, mas ele falou com um tom de voz como se estives se impondo, ai resolvi aceitar para pararem de me encherem o saco, mal sabe eles que isso piorou foi mais para a torre, pois se não fosse por isso nunca ia saber das mentiradas dela, estou assim até hoje, pois sei que se não estivesse estudando iriam me encher o saco todos os dias, mas como vou embora em breve, meu problema será resolvido. Pelo menos para mim é mais fácil.
Avatar do usuário
RX
Forista
Forista
Mensagens: 1193
Registrado em: 01 Nov 2008 13:19

Re: Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Mensagem não lida por RX »

Por imposição.
soraya quaresma
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Nov 2008 14:58

Re: Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Mensagem não lida por soraya quaresma »

No meu caso foi porque nós(meus pais, eu e meus irmãos) morávamos numa casinha no quintal da minha avó, e como ela era ruim conosco foi a unica maneira de ter um pouco de amizade com ela, mas confesso que piorou mais ainda.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Muitos ainda aqui não participaram desse post. :4
Avatar do usuário
shurelambers
Forista
Forista
Mensagens: 1717
Registrado em: 03 Nov 2008 10:18
Localização: São Paulo - Capital

Re: Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Mensagem não lida por shurelambers »

Dando a cara pra bater...

Arrogância.

Sempre li a Bíblia e o convite "Aprenda a Bíblia", "Curso Bíblico", me chamaram a atenção.
O meu instrutor na época me levou o "Poderá". Gostei do livro e disse... puxa... agora vou saber mais da Bíblia do que muita gente...rs...
Eu até tinha visto o fim do livro que falava sobre o batismo, e achava que quando essa época chegasse eu caia fora.

Porém fiquei entusiasmado com a quantidade de publicações, informações etc..
Quando você menos espera, já fez amizades, assumiu compromissos...

Daí quando vê... já era..
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Mensagem não lida por Pássaro »

Meu caso, foi meio que de para-quedas, vida meio louca, busca de filoaofias diferentes, ai encontrei a torre e me lasquei e ainda to lascado, por laços fortes lá dentro! Perdimuito de minha vida! Mas também sacaneei muito quando comecei a descobrir a mentira que é a torre! Não choro muito o tempo perdido, foram mais de 14 anos acreditabdo que aquilo era a verdade, sofrendo e etc. Aí eu via a luz, a internet!!!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Grantynn
Forista
Forista
Mensagens: 602
Registrado em: 16 Jan 2009 10:00

Re: Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Mensagem não lida por Grantynn »

Acredito que foi pelo ensino diferente dos dogmas pregados por outras religiões, e o diferente nos atrai. A abordagem incomum dos temas bíblicos me chamou atenção, e com a mente religiosa vazia e desprotegida, acreditei fielmente; e, quer concordem ou não, apesar de sofismático, os ensinos da torre são, ou eram, eloquentes, repito, para a mente despreparada.
De que valem as luzes da cidade, se no meu caminho a luz é natural! - Hyldon
Avatar do usuário
Rogério
Forista
Forista
Mensagens: 1848
Registrado em: 15 Nov 2008 18:36

Re: Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Mensagem não lida por Rogério »

Bem:

Sempre fui desde criança instado a acreditar em Deus, minha mãe era espírita e meu pai xamanista (desculpa esfarrapada para uso de maconha), mas cresci de maneira espiritualizada.

Tive certa noite um pesadelo com o diabo dentro da minha casa - eu tinha apenas 8 anos - o meu medo foi tamanho que contei para minha família e minha tia, que era publicadora não batizada, me deu um estudo bíblico com o livro: Meu livro de Histórias Bíblicas. Uns 6 meses depois eu começava a pregar para tdo mundo e falando do capeta e do fim do mundo, moral da história, após apavorar meu primo de 6 anos, minha mãe deu um stop no meu estudo.

Minha mãe sdempre manteve a assinatura da despertai e da sentinela, e eu como adorava leitura, aquilo foi me cativando bastante, até o dia que resolvi aceitar um estudo bíblico com a falecida mãe do Ancião Presidente (que também chamava-se Rogério) dona Maria Urânia, como fiquei fascinado com toda a história da carochinha paradisíaca, me integrei ao meio e tomei no ... fui um não batizado praticamente TJ por 10 anos a partir dae...

Meu motivo principal, foi o medo e a espiritualidade latente...
(^_^)
Avatar do usuário
Victini
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 758
Registrado em: 25 Nov 2008 21:00

Re: Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Mensagem não lida por Victini »

Eu acreditei na promessa duma solução breve para todos os problemas. Facilitismo? Frustração diante do sofrimento mundial? Sede de espiritualidade e reflexão... karma... instrutores bem preparados (já que recebi o estudo duma pioneira regular, com a constante ajuda do seu marido ancião presidente)... imaturidade, inexperiência, vazio a muitos níveis... e também porque sabía que poderia sair assim que quizesse... e assim fiz! :lol:

Depois procuro um texto que guardei sobre como as seitas religiosas pegam os seus membros, e quais as caracteristicas que os tornaram presas fáceis. Estou sem tempo agora.
Entrevista a Snowden tendo como alvo a conscientização pública para proteger a liberdade e privacidade dos cidadãos e da internet, com interessantes alusões ao "Orwellianismo" - 1984
Spoiler!
phpBB [video]
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], RayFranz e 91 visitantes