FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
alam_cruz
Forista
Forista
Mensagens: 320
Registrado em: 20 Nov 2008 10:19
Localização: Rio de Janeiro

Re: FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Mensagem não lida por alam_cruz »

Pode contar comigo, Diegão!!! Até sábado que vem te ligo pra acertar os detalhes do encontro/reunião. Fique com Jeová :11
Abaixo a Torre de Vigia, por nos ter roubado tanto tempo de nossas vidas e nos ter enchido de falsas utopias! Como é doce o sabor da liberdade e da verdadeira felicidade!
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Mensagem não lida por André Felix »

jBrother escreveu:Já houví falar de alguns grupos aqui em SP que tiveram este tipo de iniciativa e não continuaram. Acho importante estudar os motivos. Uma das coisas que percebo é que estes novos grupos deixaram de seguir ao CG mas quiseram impor um substituto, isto não funciona, porque se as pessoas saem da "TORRE" porque não querem seguir a homens certamente não o farão em outra denominação.
É verdade. Esse é um erro comum.
Eu aconselho a formação inicial de um grupo de estudos, de oração ou louvor, sem hierarquias. Esse é um modelo que existe entre muitos cristãos. Acho que acaba acontecendo que, aos poucos, os elementos com mais afinidades permaneçam. Formar um grupo com a ambição de montar uma nova extrutura gorvernamental aos modos da Torre de Vigia não funciona. Outro possível erro é enfatizar demais as testemunhas de Jeová. Francamente, não existe coisa mais chata do que dissidentes reunidos toda a semana para criticar o grupo de onde sairam. Cara, eu admito de coração, nós somos chatos pra caramba. A gente parece aquele povo que abandora o conjuge e fica expionando de longe. Mas são "ossos do ofício", fazer o quê, né? Mas um grupo que desejasse representar uma alternativa válida para ex-testemunhas de Jeová deveria, ao meu ver, incluir com enfase o apoio fraternal, não uma união forçada.
jBrother escreveu:Alias, este é outro ponto importante, é realmente necessário constituir uma denominação ? Na verdade acho que um grupo assim deveriam estar unidos em torno de alguns ideais, que já foram estabelecidos por Cristo. É importante desde início estabelecer um conceito comum de Congregação ou Igreja. Vejo que hoje o conceito está muito mais voltado para a idéia de institucionalização, aí existe uma faca de dois gumes.
Eu não sei de entendi bem mas realmente esse conceito de congregação ou igreja enquanto instituição, quase como uma empresa, e não como união fraternal de pessoas é um erro bastane comum. Isso porque as pessoas que ganhar dinheiro com religião ou querem ter envolvimento integral com o assunto sustentados financeiramente pelos outros. É a profissionalização religiosa.
jBrother escreveu:Não que se não houver um marketing apelativo e investimento não possa dar certo, mas é isto que se busca, o sucesso ? Muitas novas denominações religiosas tem surgido e com sucesso, mas o preço tem sido o distanciamento do Cristianismo puro e simples e o aprisionamento de pessoas a idéais humanos. É isto que se busca ? Como se o verdadeiro Cristianismo fosse avesso a idéia de liberdade e de cada um ser responsável perante Deus por suas ações.
Em resumo, acho a idéia interessante, entretanto gostaria assim como os outros de saber que linha se seguirá.
A tendência de muitas lideranças cristãs é de achar que os "irmãos" comuns não possuem capacidade ou maturidade para decidir por si mesmos o que é melhor para eles. Aí começam os legalismo, as regras abitrárias. E pior que as lideranças gostam, elas temem perder os fiéis se não transmitirem regras claras e definidas de ação. Apesar das minhas críticas eu acho que, usando suas palavras, o cristianismo é capaz de manter "a idéia de liberdade", de permitir que cada um possa ser "responsável perante Deus por suas ações". Uma vez eu escutei a conversa de um primo meu, pastor, com um jovem da sua igreja. Eu estava hospedado na casa dele e, confesso, escutei escondido!!! Na época eu era TeJota. O jovem queria simplesmente fazer uma tatuagem e desejava saber a opinião do pastor. Ele poderia citar alguma passagem do velho testamento ou do Novo e proibir simplesmente. Bom, ele citou a Bíblia e disse que pessoalmente não faria, mas acrescentou que não o julgaria devido à tatuagem ou a ausência de tatuagem. Outros poderia fazer isso e o jovem deveria estar preparado para esses tipos de reações. Mas não era isso que importava para ele. Na época eu achei um absurdo. Achei que ele tinha sido até permissivo. Hoje eu vejo diferente. Não há motivos válidos para se padronizar comportamentos e decisões ou julgar o valor das pessoas por meio de ações exteriores. O meu primo disse que "pastoreava" o rebanho dele tendo em vista o amadurecimento do mesmo, tendo em vista um crescimento interno, que ocasionasse expontaneamente as tomadas de decisões "certas", em outras palavras, que não adianta, por exemplo, chegar para alguém e dizer que usar brinco ou percing no nariz não pega bem para um cristão e tentar impedi-lo de usar. A própria pessoa teria que chegar a essa decisão sozinha. E se não chegasse? Mesmo assim ela não poderia ser julgada por causa disso. É um gosto pessoal estranho ou não usual para os padrões da nossa sociedade atual, mas desde quando os "padrões da nossa sociedade atual" devem ser obrigatórios, devem ser modelos referenciais do que é certo ou errado? Afinal eles são relativos. Um exemplo menos radical - nos tempo bíblicos os homens usavam barbas. Hoje a Torre de Vigia alega que a barba está relacionada na maioria dos países à rebeldia. Ela usa isso para estabelecer um regra que pode ocasionar, se não a desassociação, ao menos bastante constrangimento. Um pessoa com barba não pode sequer se batizar ou, se batizada, é impedida de ocupar cargos dentro das congregações. Com certeza pode ser barrada na saída para o ministério de campo.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
ericpolo
Forista
Forista
Mensagens: 166
Registrado em: 17 Nov 2008 10:12

Re: FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Mensagem não lida por ericpolo »

Achei interessante o Tópico....

Acho que para muitos que buscam algo quando saem perdidos da TORRE é válido, talvez um apoio, uma palavra amiga, um desabafo...bem algo que possa ajudar a continuar sua vida, que para uns parece fácil, porém para outros é muito difícil....


Eu....bem....perdi a fé em todas denominações religiosas, eu acredito que "Religião" é um "Câncer" para a humanidade.......pena que as pessoas confumdem espiritualidade com estar associado a uma religião.....

Fazer oq....

Att,

Ericpolo :8 :10
Avatar do usuário
jBrother
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 556
Registrado em: 27 Jan 2009 17:10
Localização: São Paulo
Contato:

Re: FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Mensagem não lida por jBrother »

André Felix escreveu:
jBrother escreveu:Já houví falar de alguns grupos aqui em SP que tiveram este tipo de iniciativa e não continuaram. Acho importante estudar os motivos. Uma das coisas que percebo é que estes novos grupos deixaram de seguir ao CG mas quiseram impor um substituto, isto não funciona, porque se as pessoas saem da "TORRE" porque não querem seguir a homens certamente não o farão em outra denominação.
É verdade. Esse é um erro comum.
Eu aconselho a formação inicial de um grupo de estudos, de oração ou louvor, sem hierarquias. Esse é um modelo que existe entre muitos cristãos. Acho que acaba acontecendo que, aos poucos, os elementos com mais afinidades permaneçam. Formar um grupo com a ambição de montar uma nova extrutura gorvernamental aos modos da Torre de Vigia não funciona. Outro possível erro é enfatizar demais as testemunhas de Jeová. Francamente, não existe coisa mais chata do que dissidentes reunidos toda a semana para criticar o grupo de onde sairam. Cara, eu admito de coração, nós somos chatos pra caramba. A gente parece aquele povo que abandora o conjuge e fica expionando de longe. Mas são "ossos do ofício", fazer o quê, né? Mas um grupo que desejasse representar uma alternativa válida para ex-testemunhas de Jeová deveria, ao meu ver, incluir com enfase o apoio fraternal, não uma união forçada.
Concordo André acho que um grupo de estudo pode ser um bom início. A hierarquia para o cristianismo foi estabelecido por Cristo, ele como cabeça da Congregação e mediador entre Deus e homens. Acho que ser Cristão é muito mais amplo do que fazer parte de uma instituição religiosa. É por isto que mesmo não concordando com muitas coisas que vejo na Organização, não descidí me desligar, pois para mim estou ligado ao cristianismo e se associar com as TJ não é o que me define como Cristão. Na verdade acho até conveniente continuar me associando com eles pois de certa forma me considero uma vóz. Talvez este seja meu ministério. Ainda não entendo plenamente como Cristo encara este emaranhado de cristianismo tão diverso, mas que ao mesmo tempo compartilha de alguns pensamentos. Talvez embora existam tantas denominações dentro do cristianismo, o que interesse ao Mestre seja a essencia de cada um, cada um que se define qual Cristãos, pois se acabarmos com as instituições o que sobrará são as pessoas, com seus corpos nús e mentes expostas. E acho que nesta condição os mais humildes e simplemente humanos estarão em grande vantagem, pois além de todos os interesses que possam levar uma pessoa a se dedicar a um ideal esteja de fato o amor a Deus e ao próximo, sem vícios, sem corrupção, sem conjecturas, sem preconceitos apenas a pura essencia da base do verdadeiro cristianismo: O AMOR.
jBrother
Blog: http://www.reflexoestj.blogspot.com

I Want to Belive !
quiqui
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 508
Registrado em: 01 Nov 2008 18:39

Re: FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Mensagem não lida por quiqui »

Não considerem crítica, simplesmente acho que com o tempo a organização, anciãos, métodos, estudos bíblicos domiciliares, privilegios e etc vão se repetir em qualquer grupo de ex-tjs que se reúnam para promover reforma das tjs ou para fazer uma nova religião.

Com o tempo....

Imagem
Avatar do usuário
jBrother
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 556
Registrado em: 27 Jan 2009 17:10
Localização: São Paulo
Contato:

Re: FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Mensagem não lida por jBrother »

André Felix escreveu:A tendência de muitas lideranças cristãs é de achar que os "irmãos" comuns não possuem capacidade ou maturidade para decidir por si mesmos o que é melhor para eles. Aí começam os legalismo, as regras abitrárias. E pior que as lideranças gostam, elas temem perder os fiéis se não transmitirem regras claras e definidas de ação.
E aí onde acredito que as organizações ou instituições cristãs deixam de representar a Cristo e passam a representar a sí mesmas, usando-o apenas como uma bandeira para seus próprios ideais. O conceito de liberdade neste caso é o mesmo que o de uma pessoa que tira um passaro de uma gaiola e o coloca num viveiro. Embora num viveiro o passaro se sinta mais livre do que na sua condição anterior ele ainda continua preso. Talvez preso ele não corra os riscos que uma liberdade real lhe traria como ser ser comido por um predador. Mas será que a troca vale a pena ?
Acho que representar a Cristo é levar as pessoas liberdade e responsabilidade, mas esta é a essência da vida, temos nossos predadores e temos que aprender a nos proteger ou fugir deles. Acho que foi isto que Cristo pregou, cada pessoa é responsável perante Deus. Acho que a postura do pastor foi a correta, porém é justamente o antitipo do conhecemos hoje por liderança. Os lideres religiosos não se colocam como apenas compartilhador de idéias ou guias, e sim como oráculos e chefes. Aí é que está o perígo pois passam a achar que há um distanciamento entre eles e os demais e começam a acreditar que são responsáveis no sentido de ser donos da salvação alheia.
jBrother
Blog: http://www.reflexoestj.blogspot.com

I Want to Belive !
Avatar do usuário
jBrother
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 556
Registrado em: 27 Jan 2009 17:10
Localização: São Paulo
Contato:

Re: FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Mensagem não lida por jBrother »

Hilquias escreveu:Não considerem crítica, simplesmente acho que com o tempo a organização, anciãos, métodos, estudos bíblicos domiciliares, privilegios e etc vão se repetir em qualquer grupo de ex-tjs que se reúnam para promover reforma das tjs ou para fazer uma nova religião.
Hilquias,

É uma crítica que deve ser levada em consideração, na verdade deveria ficar afixada como um lembrete. Assim como as empresas que tem aqueles quadros de missões e valores, talvez um com o lema "Onde não devemos chegar".
jBrother
Blog: http://www.reflexoestj.blogspot.com

I Want to Belive !
Avatar do usuário
jBrother
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 556
Registrado em: 27 Jan 2009 17:10
Localização: São Paulo
Contato:

Re: FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Mensagem não lida por jBrother »

ericpolo escreveu:Achei interessante o Tópico....

Acho que para muitos que buscam algo quando saem perdidos da TORRE é válido, talvez um apoio, uma palavra amiga, um desabafo...bem algo que possa ajudar a continuar sua vida, que para uns parece fácil, porém para outros é muito difícil....


Eu....bem....perdi a fé em todas denominações religiosas, eu acredito que "Religião" é um "Câncer" para a humanidade.......pena que as pessoas confumdem espiritualidade com estar associado a uma religião.....

Fazer oq....

Att,

Ericpolo :8 :10
A isto cabe uma reflexão: O que é um ministro ? Aquele que indica o caminho ou aquele que se diz ser o próprio caminho ou o atalho até ele ?
jBrother
Blog: http://www.reflexoestj.blogspot.com

I Want to Belive !
Avatar do usuário
jBrother
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 556
Registrado em: 27 Jan 2009 17:10
Localização: São Paulo
Contato:

Re: FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Mensagem não lida por jBrother »

Ainda sobre liberdade. Me lembrei de várias situações onde eu conflitava com o corpo de Anciãos justamente porque eu tinha o pensamento de deixar na mão dos irmãos descidirem ao invez de tentar influenciá-los ou conduzí-los (persuadí-los) numa descisão que achávamos(queríamos) ser a correta. Eu sempre defendí a idéia de que deveríamos deixar VERDADEIRAMENTE na mão de Jeová e de seu espírito e também de ser TRANSPARENTES ao invez de tratar arranjos e descisões como uma caixa preta. É curioso que a maioria dos Anciãos pensam que os irmãos não tem capacidade de descidir por sí mesmo e que precisam de que alguém lhe diga o que tem que fazer, em outras palavras, precisam de "CABRESTO". Certamente este pensamento se espalha pela nossa liderança até as instancia do CG, pois nas narrações de Raymond Franz sobre o que acontecia no CG percebe-se este espírito.

Quando se atua com o conceito de liberdade deve-se estar preparado para qualquer descisão ou reação e aceitar. É como soltar um pequeno barco num lago, não sabemos a direção que irá tomar, apenas devemos ter tido o cuidade de se certificar que qualquer direção que o barco tome em função do vento ele esteja preparado para fazer o trajeto e possa resistir as intempéries que ao longo da jornada possa sofrer.
jBrother
Blog: http://www.reflexoestj.blogspot.com

I Want to Belive !
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: FUNDAÇÃO CONGREGAÇÃO TJ LIVRES

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Olha só Diego e os demais que vão tentar esse novo projeto:

PARABÉNS!!!!

O mais importante é começar...parece redundância, mas não é...o iniciar é o momento mais delicado na correção do equilíbrio...então primeiro se encontrem, conversem, meditem, orem, ou seja, o que necessário for para uma elevação espiritual. Se existe essa necessidade com certeza não é sinal de fraqueza ou falta de conhecimento...é uma outra estrada a ser trilhada. Que o respeito, a tolerância, a amizade, a fé sejam frutos desses encontros. Não coloquem na mente se vão encher um local ou se isso vai se espalhar...isso é apenas consequência ou não...o importante é encher o coração de vocês de alegria e auto realização.

Outra coisa...não liguem para os que sempre FALAM FALAM...os que SEMPRE só sabem CRITICAR, FALAR DOS OUTROS e que na realidade só são aquilo mesmo: uma SOMBRA que vivem na cola de quem acredita nos ideais, mas são apenas fumaça, névoa sem consistência e que só aparecem para GRITAR e fazer seu CASOS! Não liguem para esses...orem por eles! :4

Novos e bons fluídos no Rio de Janeiro? Já era hora! :idea:
Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Tulasi e 381 visitantes