Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Re: Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

mayhra escreveu:Pessoal, em vista de tudo que passamos, não é vergonha nenhuma, nem demérito algum, buscar ajuda de um psicólogo(a). Eu recomendo muito. Já fiz muita terapia e me ajudou de forma muito importante, significativa, a elaborar as sequelas que a Torre nos deixa. Busque ajuda de um profissional. É importante vc gostar dele(a), ter uma primeira impressão boa. Se possível, procure um profissional que tenha alguma recomendação de alguém que se trata ou já se tratou com ele. Vale a jornada!!
Com certeza Mayhra ...
A ajuda de um Bom Profissional também foi muito importante para mim conseguir chegar até aqui!!!
Também recomendo!

Abraços

C.C
Avatar do usuário
Adriano Wake Up
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 767
Registrado em: 12 Jan 2016 00:08

Re: Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Mensagem não lida por Adriano Wake Up »

Que tópico marcante !!!

Fiquei muito comovido com esse sentimento, resultante da libertação mental, mas que deixa suas sequelas..

Os colegas aqui comentaram muito bem ( e acho que não tenho o que acrescentar).
O que eu gostaria de comentar é que estou IMPRESSIONADO com a maturidade de todos vocês !!!
Confesso que NUNCA vi comentários tão preocupados e animadores, dentro do ambiente TJ.
Vocês estão provando que o cristianismo VERDADEIRO existe mesmo !!!
sabrepoderoso
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Mai 2015 11:23
Localização: duque de caxias

Re: Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Mensagem não lida por sabrepoderoso »

Adriano Wake Up escreveu:Que tópico marcante !!!

Fiquei muito comovido com esse sentimento, resultante da libertação mental, mas que deixa suas sequelas..

Os colegas aqui comentaram muito bem ( e acho que não tenho o que acrescentar).
O que eu gostaria de comentar é que estou IMPRESSIONADO com a maturidade de todos vocês !!!
Confesso que NUNCA vi comentários tão preocupados e animadores, dentro do ambiente TJ.
Vocês estão provando que o cristianismo VERDADEIRO existe mesmo !!!
existe sim entre os que são sinceros de coração , e aqui tem muitos , muitos mesmo os comentários provam isso , todos falaram a verdade e por isso estamos juntos aqui , falar a verdade ou pensar , algo que é proibido dentro da torre . 8-)
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
Wiwo
Forista
Forista
Mensagens: 756
Registrado em: 05 Mar 2016 15:14

Re: Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Mensagem não lida por Wiwo »

Cristovao colombo :fr1end:

Vou dar-lhe mais uma CERTEZA que Voce provavelmente ignora:

Betel in foco: foi O 1ro tema que li aqui no forum, e foi entre outras coisas, um dos pontos marcantes que me levaram a tomar uma das melhores decisoes da minha vida e sem arrependimento: deixar a torre 1x para SEMPRE!!! Foi tambem com este tema Que pude ajudar toda minha familia a deixar a torre, e deixar Meu marido questionar! Espero que para ele e sua familia seja SÓ uma Questao de tempo!

Graças ao seu topico, eu como certamente Muitos outros obtivemos O "conhecimento exato" da verdadeira Verdade!
O que Voce pode pensar ter perdido resultou na "Salvaçao" de alguns aqui :5

Eu JA me perguntei e cheguei a conclusao: como pude perder algo que "NUNCA" foi verdadeiro ?
Nao podemos avançar e olhar para tras!

Falei para Meu esposo, que nao é ainda tanto O fato de ter sido enganada que doi, pois prefiro considerar que foi uma má experiencia na vida da qual aprendi uma valiosa liçao!
No entanto foi mais a perda de certas coisas significativas para mim, para as quais nao ha "come back" :(
Esse é O UNICO verdadeiro arrependimento que tive até O dia de hoje!

Agora arrependimento por ter tomado a boa decisao, nao da! Nao para quem é Verdadeiro!
Sim, pode que alguns prefiram viver numa mentira, sempre foi mais facil sonhar e viver na fantasia que enfrentar a verdade!

No entanto tenha certeza de algo, cristovao, a Coragem que Voce teve, Muitos ainda nao tiveram e sonhariam te-la!!
Voce é um dos demais foristas que ajudam outros a tomar à boa decisao! E lhe agradecemos!

Se necessitar consolo, Isso sem qualquer ordem biblica, incentivo do CG, nós lhe daremos de verdade!
Se estamos hoje todos aqui no forum, é porque temos a certeza que O verdadeiro amor nao se encontra na Torre!

Coragem Cristovao, Voce vai ver: com sua esposa e seu bébé, a torre será assunto do passado!

Uma vez uma psicologa disse, no que se refere as TJ e o ostracismo que elas sofrem:
Nao sao esses corajosos que perderam familiares ou amigos, mas Quem sofre a verdadeira perda sao eles, pois, Nós fomos sinceros, leais, verdadeiros conosco mesmos, nao tivemos medo de tomar a decisao de deixar TODA uma vida construida la dentro para obter a verdade! estivemos dispostos a pagar um alto preço!

Nao se esquece: graças a voce Muitos estao felizes hoje por estar livres da torre! :bjo9:
" A confiança do Ingênuo é a Arma mais Útil do Mentiroso!"
" O Maior Enganado é aquele que engana a si próprio!"
" As Dúvidas são mais cruéis do que as duras Verdades!"
Avatar do usuário
Crise_de_Consciencia
Forista
Forista
Mensagens: 184
Registrado em: 18 Mai 2016 08:29

Re: Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Mensagem não lida por Crise_de_Consciencia »

[quote="Wiwo"]Cristovao colombo :fr1end:

Uma vez uma psicologa disse, no que se refere as TJ e o ostracismo que elas sofrem:
Nao sao esses corajosos que perderam familiares ou amigos, mas Quem sofre a verdadeira perda sao eles, pois, Nós fomos sinceros, leais, verdadeiros conosco mesmos, nao tivemos medo de tomar a decisao de deixar TODA uma vida construida la dentro para obter a verdade! estivemos dispostos a pagar um alto preço!

Nao se esquece: graças a voce Muitos estao felizes hoje por estar livres da torre! :bjo9:[/

Foristas e amigos, por favor, continuem com este espírito aqui no fórum. d:7 d:7 d:7
Wiwo, essas palavras ao final resumem tudo!!
Colombo, as terras que vc descobriu, outros já desbravaram! Trilharam caminhos difíceis e pensaram até em voltar. Mas lutaram e encontraram apoio. Vc vai conseguir. Eu sei que eu tb vou conseguir quando colocar meu navio no mar! Portanto, força e foco!
Abs
Crise
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Mensagem não lida por mayhra »

Talvez, pelo menos para mim, uma das situações mais difíceis de vencer, é que a Torre, a Organização, representa ser uma grande mãe controladora, inicialmente amada, que nos guiava em tudo, nos dava objetivos, nos mantinha num cativeiro protegido. Nos dava também um senso de ovelha no rebanho. Uma ovelha no meio do rebanho se sente protegida, ela não precisa enfrentar a vida, as decisões são tomadas por outros, ela apenas obedece e segue o fluxo do rebanho.

Nós, os que saímos da Torre, fomos ovelhas negras (mera ilustração), no sentido de que nossa conformidade ao rebanho foi diminuindo, começamos a nos movimentar para outro lado, começamos a desejar outros pastos, a levantar a cabeça para enxergar ao redor. Começamos a perceber a estrutura que nos oprimia no decurso do tempo. Sim, porque ficar preso um dia é uma coisa, ficar preso 5, 10, 20, 30 anos é outra coisa, completamente diferente.

PORÉM, ao sairmos, nos tornamos uma ovelha sozinha num pasto gigante. No início, acho que pulamos de alegria e corremos livres, mas com certeza o medo e a insegurança sobrevieram. Tivemos de enfrentar o grande pasto sem saber para onde ir e que caminho tomar; sentimos falta do rebanho protetor de outrora, sentimos falta de ser conduzidos, de ter um norte "seguro" que sempre nos era apontado como correto, sem pestanejar. Começar a desbravar os campos, conhecer outras ovelhas, aprender a viver e a se relacionar com outras ovelhas e rebanhos, é uma jornada realmente desafiadora. Talvez sempre sintamos falta de ser conduzidos e ter um rebanho protetor ao nosso redor, mas o preço de viver a vida e fazer as suas escolhas de forma coerente consigo mesmo, para nós, os dissidentes, é fazer essa jornada.

Essa ilustração acima é apenas parcial, pois a realidade é bem mais complexa, mas acho que é mais ou menos por aí. Qualquer pessoa que tenha vivido sob a tutela de uma INSTITUIÇÃO TOTALITÁRIA, sofrerá os efeitos da institucionalização.

Recomendo que pesquisem sobre instituições totais ou totalitárias e vejam o que ela provoca na vida dos sujeitos a elas submetidos.

A Torre é uma instituição total e Betel é uma representação perfeita de uma instituição total. Em resumo, quem está sob a tutela da Torre desaprende a viver e fica dependente dela de uma forma que só nós sabemos o quanto é difícil de romper. Sem falar na questão de chantagem emocional e coação exercida pela família que também está institucionalizada. A família TJ é uma família institucionalizada.

A respeito do sentimento de impotência, lembro que o senti bem no início da minha crise, quando já tinha claro para mim que não queria mais ser Testemunha de Jeová, mas me sentia numa gangorra emocional por causa de minha família, pois não queria feri-los e temia muito perdê-los. Nessa fase me sentia muito instável emocionalmente, não conseguia romper e tampouco conseguia continuar sendo TJ. O sofrimento mental era muito grande. Até que uma familiar minha, que não era TJ, notou que eu estava muito mal e veio conversar comigo. A partir dali, com o apoio dela, consegui tomar decisões e enfrentar o "terremoto" familiar e o grande pasto do mundo.

Hoje tenho uma vida nova construída e sou realmente feliz, mas talvez tenhamos que aceitar, para nós mesmos, que houve um período dentro do rebanho em que fomos felizes também, que gostávamos de seguir o rebanho e da vida protegida. Não precisávamos tomar decisões, pois a "decisão certa" já era tomada por nós, tínhamos um código de conduta "certo", tínhamos o reconhecimento das ovelhas mais próximas, tínhamos um norte sempre apontado. Por um tempo, esse paraíso da instituição-mãe que de tudo e de todos cuida, por um tempo foi bom para nós. Sabemos que há um alto preço a se pagar por tal paraíso artificial, mas por um tempo nós gostamos dele, até que começou a nos oprimir e torturar. A saudade, a nostalgia que sentimos, creio que vem de um curto mas intenso período em que acreditamos em A Verdade e nos sentimos no paraíso no meio do rebanho. É como um bebê que nasce e experimenta pela o mundo pela primeira vez, a vida fora do útero: Ele chora e sente falta do aconchego do útero. Mas o bebê precisa crescer e precisa aprender muitas coisas, precisa aprender a andar com as próprias pernas.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Mensagem não lida por mayhra »

E, se me permitem, mais uma coisa:

Se invertermos a pergunta inicial do tópico, dizendo assim:

— Apesar de viver na Verdade, porquê as vezes me sinto triste?!

— Apesar de ter Jeová, porquê as vezes me sinto triste?!

As Testemunhas diriam que é a imperfeição.

E realmente, nisso concordo com elas: a vida não é perfeita, é uma sucessão de lutas, de aprendizados, de cair e levantar, desde a infância e por toda a vida.

Sempre haverá momentos difíceis, o importante é você viver conforme acredita ser melhor e segundo seus valores autênticos. Dentro ou fora da Organização, a vida não é fácil, não é isenta de tristezas. Mas se a sua tristeza, se os seus sentimentos de vazio, desesperança, impotência, etc, se tornam persistentes, prolongados, então é hora de buscar ajuda. O normal é a gente se sentir bem, principalmente com as pessoas mais próximas e íntimas. De vez em quando se sentir deprimido ou triste faz parte do viver, pois a vida não é perfeita.
Avatar do usuário
Neo Matrix
Moderador
Moderador
Mensagens: 1761
Registrado em: 07 Jan 2016 15:31
Localização: Ex-Ancião, Desassociado e Feliz. Religião Nunca mais!

Re: Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Mensagem não lida por Neo Matrix »

Estou tentando comentar este tópico.. mas não consigo... as lágrimas vem no olho.. e cada forista que derrama o coração me faz refazer meu comentário.
"Matrix /// - Por que doem os meus olhos? (Neo) - Porque você nunca os usou. (Morpheus) "
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Mensagem não lida por Ermioni »

Além da impotência, há algo que sempre falo, somos treinados durante anos, muita coisa esta enraizada.
E o subconsciente, não nos deixa em paz.
Mas tente pesquisar mais o do pq vc não quer estar la dentro. Avalie as escolhas.
E se conforte com as respostas.
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Re: Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

NEO MATRIX escreveu:Estou tentando comentar este tópico.. mas não consigo... as lágrimas vem no olho.. e cada forista que derrama o coração me faz refazer meu comentário.
Neo Matrix assim como você também fiquei impressionado com a contribuição de cada um!
Embora não muito abordada, mas parece ter vindo a tona uma necessidade quer de se falar quer de se consolar com as expressões trazidas aqui. Fico Feliz de saber, que, além do importante papel de expor as verdades sobre esta Organização, este Fórum composto de pessoas de caráter e boa índole também serve para acolher aqueles que se encontram machucados pelos efeitos consequentes de se conhecer a Verdadeira Verdade. Pelo que pude observar não somente os que se expressaram foram ajudadores e ajudados mas também as centenas que visualizaram os diálogos aqui expressos! - Tenho certeza de que Muitos, embora calados, se sentiram abraçados e afagados pelos tantos comentários aqui!

Um grande abraço de seu irmão em Cristo

C.C
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], PioneiroDesregulado e 123 visitantes