Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

Este ano completarão 12 anos que tive que tomar uma decisão séria na minha vida.
Após 33 anos de uma vida como TJ eu sabia que um turbilhão de emoções e sentimentos viriam pela frente ao tomar a decisão de largar tudo, principalmente no momento em que eu estava no centro do furacão: Betel;

Realmente não é fácil, de um dia para o outro você perde TUDO: amigos, parentes, uma rotina de vida, auto estima, senso do certo e do errado, etc.
Graças ao bom Deus que eu descobri existir FORA DOS MUROS DA TORRE e ao apoio constante da minha esposa eu consegui me erguer emocionalmente!

Porém, vez por outra sinto algo que talvez seja sentido por muitos aqui, uma "tristeza profunda" quase desesperadora. Para uma testemunha de Jeová ferrenha isso se chamaria "arrependimento", porém, está longe disso.

Fiz questão de abrir este tópico, pois, além de me ajudar a desabafar neste momento, também talvez seja de ajuda a outros que sintam ou venham a sentir o mesmo.

Muitas vezes ao passar na frente de Betel sentia uma angustia profunda. Também quando via anteriores "amigos" me ignorando ao passarem por mim nas ruas de Tatuí me sentia muito triste. Esta semana encontrei quase sem querer no FACE um casal de Betelitas muito amigo meu. Mais uma vez senti aquele desespero quase insuportável, o qual parecia não ter fim.

Para entender a real questão envolvida e ainda tão INCERTO de suas razões, tomei o caminho inverso e procurei me certificar das minhas CERTEZAS.

Sim, para mim não há dúvida de que as TJ são apenas mais entre tantas religiões existentes, porém, com o agravante de se autodenominar a única detentora da verdade, o que a impede de aceitar qualquer forma de raciocínio contrário, trazendo serias punições aos que ousem discordar. Também tenho plena certeza de que não consigo sequer voltar a pensar em ter de novo a chamada "rotina Espiritual", a qual está tão longe do verdadeiro sentido da Espiritualidade. Ao mesmo tempo também me apercebo de que por maior que seja o esforço, nós que saímos, jamais conseguiremos sequer ser ouvidos, o que dizer compreendidos pelos ANTERIORES Amigos.
Eis a questão!

Cheguei a conclusão que minhas tristezas e angústias não estão relacionadas ao que "aparentemente perdi". Não, meu desespero se resume na palavra "IMPOTÊNCIA".
Para mim especialmente em alguns momentos que "afloram" este assunto, me sinto mal pela impotência diante da situação. Minha mente não consegue assimilar a ideia de que um bando de homens que se dizem "orientados por Deus" conseguem determinar quem vai falar com você. Conseguem acabar com sua vida literalmente e você não pode fazer NADA para mudar. Como diz um dos poucos amigos meus que ainda estão lá dentro de Betel: Se você cansar e se render ELES vencem ... se você não se render, através do ostracismo ELES acabam com você e ELES também vencem! - Em suma, o senso de IMPOTÊNCIA é que machuca.
Como continua este meu Amigo a dizer:
..."Ou você vira a página e joga o pouco do passado que resta FORA, ou você enfrenta o ritual de carregar a pedra da humilhação para tentar ser readmitido mendigando dignidade!

Mesmo quase 12 anos depois, confesso que vez por outra é difícil simplesmente se permitir virar a página!

Abraços!

C.C
Avatar do usuário
Jeferson Bento
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 599
Registrado em: 17 Jun 2016 13:17
Localização: Campo Grande - MS

Re: Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Mensagem não lida por Jeferson Bento »

Cristóvão Colombo!
Nesses seis anos que estou fora, no primeiros três anos senti o que você sente as vezes.
Me libertei desse sentimento fazendo terapia, e sendo pai.
Depois que minha filha nasceu, vivo em função dela (e da minha esposa é claro).
Transferi toda minha energia e atenção para os cuidados com ela.
Mas não fica assim não. Levanta essa cabeça, você é mais que vencedor.
PAZ!
'Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha' - Kant
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Re: Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

Jeferson Bento escreveu:Cristóvão Colombo!
Nesses seis anos que estou fora, no primeiros três anos senti o que você sente as vezes.
Me libertei desse sentimento fazendo terapia, e sendo pai.
Depois que minha filha nasceu, vivo em função dela (e da minha esposa é claro).
Transferi toda minha energia e atenção para os cuidados com ela.
Mas não fica assim não. Levanta essa cabeça, você é mais que vencedor.
PAZ!
Prezado Jeferson Obrigado por suas palavras!
Bem, acho que estou no caminho certo, pois acaba de nascer meu primeiro Filho!
De fato tem me ajudado muito dedicar o meu tempo e atenção a ele e a minha esposa.
Espero que isso um dia sejam coisas do passado!!!...

Abraços!
C.C
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Re: Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

Up
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Mensagem não lida por DELTA »

Cristóvão, passei 25 anos na torre e saí a 06. Para mim não foi muito traumático porque não tenho familiares lá e minha ex-congregação tem menos de 30 publicadores. Então meu circulo de amizades TJ praticamente não existia.
No momento não sei o que dizer pra te ajudar mas quero que saiba que torço muito para que os que passaram pela torre se recupere. Admiro muito suas postagens e comentários
Costumo dizer que a vida é feita de momentos e não existe momento ruim que não passe.
Parabéns pela Herança que chegou. Abraços.
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

Sinto exatamente a mesma coisa.
Esta religião determinou quem seriam meus amigos, o que eu estudaria, onde eu moraria, que roupas usaria e mesmo hoje pensa que pode escolher quem pode conversar comigo.
Tomei algumas decisões, não olho o Face de antigos amigos, não me identifico como ex-TJ. Saí da área de Exatas para a de Humanas. Não leio mais as publicações recentes. Ajudo entidades principalmente Espíritas.
O que mais me ajuda nesta fase são as doações de sangue.
Já fiz mais de 50 doações de sangue ou plaquetas. Este mês foram 3 doações de 120 minutos cada que somadas ao tempo de triagem, entrevista e recuperação somadas passaram de 10h. Não tive que apresentar relatório para ninguém.
Só uma coisa eu não me livro: ainda sonho literalmente com Betel.
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Mensagem não lida por DELTA »

Caronte Vitalzole escreveu:Sinto exatamente a mesma coisa.
Esta religião determinou quem seriam meus amigos, o que eu estudaria, onde eu moraria, que roupas usaria e mesmo hoje pensa que pode escolher quem pode conversar comigo.
Tomei algumas decisões, não olho o Face de antigos amigos, não me identifico como ex-TJ. Saí da área de Exatas para a de Humanas. Não leio mais as publicações recentes. Ajudo entidades principalmente Espíritas.
O que mais me ajuda nesta fase são as doações de sangue.
Já fiz mais de 50 doações de sangue ou plaquetas. Este mês foram 3 doações de 120 minutos cada que somadas ao tempo de triagem, entrevista e recuperação somadas passaram de 10h. Não tive que apresentar relatório para ninguém.
Só uma coisa eu não me livro: ainda sonho literalmente com Betel.
Isso é cruel. As regras da torre influenciam muito mais que os ensinos de Cristo.
Avatar do usuário
Gustavo Tower
Forista
Forista
Mensagens: 100
Registrado em: 24 Ago 2013 15:34

Re: Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Mensagem não lida por Gustavo Tower »

Cristóvão Colombo escreveu:Cheguei a conclusão que minhas tristezas e angústias não estão relacionadas ao que "aparentemente perdi". Não, meu desespero se resume na palavra "IMPOTÊNCIA".
Para mim especialmente em alguns momentos que "afloram" este assunto, me sinto mal pela impotência diante da situação. Minha mente não consegue assimilar a ideia de que um bando de homens que se dizem "orientados por Deus" conseguem determinar quem vai falar com você. Conseguem acabar com sua vida literalmente e você não pode fazer NADA para mudar. Como diz um dos poucos amigos meus que ainda estão lá dentro de Betel: Se você cansar e se render ELES vencem ... se você não se render, através do ostracismo ELES acabam com você e ELES também vencem! - Em suma, o senso de IMPOTÊNCIA é que machuca.
Como continua este meu Amigo a dizer:
..."Ou você vira a página e joga o pouco do passado que resta FORA, ou você enfrenta o ritual de carregar a pedra da humilhação para tentar ser readmitido mendigando dignidade!

Mesmo quase 12 anos depois, confesso que vez por outra é difícil simplesmente se permitir virar a página!
Mesmo dizendo que não está relacionado ao que você aparentemente perdeu, sendo que não é aparentemente, mas sim perdas de fato, como amigos, conhecidos e alguns familiares.
Talvez seja hora de aceitar que essas perdas são mais decorrentes de sua escolha. Aceitar que talvez outra escolha menos dolorosa fosse possível. Aceitar que, embora pareça ter sido a escolha certa no momento, ela talvez tenha sido "errada".

Talvez o sentimento de impotência não seja contra a Torre, mas contra sua escolha que é irreversível, pois ainda que se humilhe para ser readmitido, jamais, jamais terá de volta o que perdeu.

Um forte abraço!
Avatar do usuário
ValentineGebbran
Forista
Forista
Mensagens: 138
Registrado em: 06 Jan 2016 03:39

Re: Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Mensagem não lida por ValentineGebbran »

Meu amigo...

Escrevi 4 frases e apaguei, não estou sabendo me expressar em palavras, tão fundo o teu depoimento me tocou.

Você descreveu EXATAMENTE o que eu sinto sobre não conseguir virar a página.

Vamos nos abraçar e praguejar juntos, porque olha, nem tenho mais o que dizer.
O fruto proibido sempre foi o conhecimento.
Avatar do usuário
ValentineGebbran
Forista
Forista
Mensagens: 138
Registrado em: 06 Jan 2016 03:39

Re: Apesar da Liberdade, porquê as vezes me sinto triste?!

Mensagem não lida por ValentineGebbran »

Gustavo Tower escreveu:
Mesmo dizendo que não está relacionado ao que você aparentemente perdeu, sendo que não é aparentemente, mas sim perdas de fato, como amigos, conhecidos e alguns familiares.
Talvez seja hora de aceitar que essas perdas são mais decorrentes de sua escolha. Aceitar que talvez outra escolha menos dolorosa fosse possível. Aceitar que, embora pareça ter sido a escolha certa no momento, ela talvez tenha sido "errada".

Talvez o sentimento de impotência não seja contra a Torre, mas contra sua escolha que é irreversível, pois ainda que se humilhe para ser readmitido, jamais, jamais terá de volta o que perdeu.

Um forte abraço!
Gustavo, você não poderia estar mais errado. Geralmente não comento comentários alheios pq as opiniões são bem pessoais, mas sinto que esse teu comentário é tremendamente infeliz, parece até de um dos anciões que fez minha comissão.

Sair de uma Organização manipuladora, cruel, mesquinha, que arrota verdades divinas escritas a lápis para serem apagadas e renomeadas de novas luzes JAMAIS será a escolha errada.
SE o nosso amigo quisesse voltar pra organização, em um ano ele teria tudo isso aí de novo, as amizades, a família; em 5 anos, os privilégios todos.
A sensação de impotência é contra a torre sim, é ver os amigos e familiares lá e NÃO PODER FAZER ABSOLUTAMENTE NADA, porque quem está lá se condiciona a ser completamente surdo se o assunto puder desestruturar essa fé cega deles.

Compro a briga aqui porque é exatamente como me sinto.
Tenho uma rotina legal, amo minha vida, meus novos amigos que são amigos de verdade, sem rótulos ou "privilégios" que me faziam ser mais ou menos "amada". Olhando pra lá eu sei que eu não perdi nada, porque nada era real. Nem mesmo o apreço da minha família, tão profundamente TJ que preferia me ver reprovar de ano na escola do que faltar serviço de campo. Ainda assim não consigo simplesmente me desapegar porque me dói ver que eu não posso fazer nada pra abrir os olhos de quem ainda está lá, dói saber que o papo mole de "estarás comigo no Paraíso" faz com que milhares de pessoas por ano reneguem seus filhos, seus pais, seus empregos, para que um bando de velho pançudo (que eu sou capaz de apostar que nem acredita em deus) continue sendo sustentado financeira e psicologicamente, brincando de profetas, gurus, semi-deuses, com a vida de pessoas simples que estão por aí, perdidas, procurando acalento.

Os "amigos" não são a grande perda não, a grande perda é a ver a vida de tanta gente indo pelo ralo, por depressão e inadequação, e não poder ajudar. A grande perda é ficar aqui, duas horas da manhã, procurando consolo entre amigos que já viveram a doideira que é lá dentro.

A escolha "menos dolorosa" simplesmente não existe. Mentir para si não é menos doloroso que deixar tudo pra trás.

Vocês todos que saíram de lá merecem o meu respeito e minha admiração, não importa o caminho religioso que tenham tomado. Vocês escolheram não mentir para si mesmos para manter um status que parece bom, mas é cruel e auto depreciativo. Vocês são incríveis. Nós somos.
O fruto proibido sempre foi o conhecimento.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 86 visitantes