Mas pode? - Um relato em apoio aos barbados

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Mas pode? - Um relato em apoio aos barbados

Mensagem não lida por jurado8 »

Na minha opinião, Russell nem foi o fundador das TJs. É tanto que as TJs tiraram Russell do Escravo Fiel e Prudente. Jesus, segundo as TJs, escolheu a religião em 1919 sob o comando de Rutherford.

Fazendo uma análise histórico-crítica, a minha opinião é que Russell criou os Estudantes da Bíblia, movimento que existe até hoje nos EUA e uns gatos pingados pelo mundo. Era um lunático, mas que convivia pacificamente com outras religiões, outras pessoas, não tinha tantas regras, proselitismo e tudo mais.

Quando Rutherford tomou o poder da Torre de Vigia, o movimento iniciado por Russell se separou (isso é citado até no livro Proclamadores). Daí, Rutherford (na minha opinião) usou a associação jurídica Torre de Vigia para dar início às Testemunhas de Jeová, um outro movimento, uma outra religião que tem algumas semelhanças com os Estudantes da Bíblia, pois vieram deles e usou a Associação Jurídica [Torre] deles, mas não são eles.

Os Estudantes da Bíblia existem até hoje, este sim foi um movimento fundado por Russell.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Truman Burbank
Forista
Forista
Mensagens: 288
Registrado em: 13 Set 2015 14:18

Re: Mas pode? - Um relato em apoio aos barbados

Mensagem não lida por Truman Burbank »

jurado8 escreveu: 16 Dez 2023 15:48 Na minha opinião, Russell nem foi o fundador das TJs. É tanto que as TJs tiraram Russell do Escravo Fiel e Prudente. Jesus, segundo as TJs, escolheu a religião em 1919 sob o comando de Rutherford.

Fazendo uma análise histórico-crítica, a minha opinião é que Russell criou os Estudantes da Bíblia, movimento que existe até hoje nos EUA e uns gatos pingados pelo mundo. Era um lunático, mas que convivia pacificamente com outras religiões, outras pessoas, não tinha tantas regras, proselitismo e tudo mais.

Quando Rutherford tomou o poder da Torre de Vigia, o movimento iniciado por Russell se separou (isso é citado até no livro Proclamadores). Daí, Rutherford (na minha opinião) usou a associação jurídica Torre de Vigia para dar início às Testemunhas de Jeová, um outro movimento, uma outra religião que tem algumas semelhanças com os Estudantes da Bíblia, pois vieram deles e usou a Associação Jurídica [Torre] deles, mas não são eles.

Os Estudantes da Bíblia existem até hoje, este sim foi um movimento fundado por Russell.
Eu entendo assim: tem o mesmo ancestral em comum. Um permaneceu com o nome. Mas os estudantes da Biblia e as testemunhas de Jeová sairam do mesmo lugar. Como Russel morreu criou a divisão em dois grupos. Mesmo que um se pareça mais com o grupo original, ainda assim não é o grupo do Russel. Faz sentido???

Embora seja apenas um achismo meu. Para quem nunca foi a fundo, me parece que Os Estudantes da Biblia é uma derivação, não algo que permaneceu do jeito que foi originalmente criado. Mas posso estar falando muita bobajada. Não lembro mais e nem conheço a história a fundo
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 336 visitantes