Ajudando a esposa a se libertar - Capítulo 1

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Ajudando a esposa a se libertar - Capítulo 1

Mensagem não lida por Debora »

Adriano Wake Up escreveu: Para complementar o relato inicial (eu não o coloquei por inteiro pois seria muito extenso), durante a conversa, eu citei o estudo da Sentinela, que ocorreu em 3 de julho deste ano - Revista Sentinela maio/2016 - artigo "Resolva problemas com amor".
No parágrafo 14 a revista cita as palavras de Jesus, em Mateus 18:15-17, para justificar a desassociação, quando todos os passos para o arrependimento fracassam.
Falei para a minha esposa: "Será que era isso mesmo que Jesus queria ensinar nessa passagem ?"
Lemos calmamente cada versículo e os analisamos.
No versículo 17, lemos: "Se ele não escutar nem mesmo a congregação seja ele PARA VOCÊ apenas como homem das nações e como cobrador de impostos".
Perguntei a ela: "Jesus disse que se o pecador não escutasse a congregação, TODA A CONGREGAÇÃO deveria tratá-lo como homem das nações ???"
Ela coçou a cabeça e disse: "não, o texto fala SOMENTE PARA VOCÊ".
Nesse ponto eu comentei: "parece então que os irmãos, ao escreverem isso, devem ter cometido algum pequeno engano, não acha ??"
Ela concordou !!!!!!!!!! m:2 m:2 m:2

Gostaria de compartilhar com vocês o fato de que eu nunca tinha visto esse argumento até ler o livro do amigo Lourisvaldo, que o explana brilhantemente na página 303.
Muito obrigado Lourisvaldo !!!!
:11 :11 :11 .

Foi um excelente trabalho que ainda irá ajudar muitas pessoas. Eu fiquei encantada com as tabelas e a riqueza dos documentos anexados. É quase um livre para pronta consulta.rs
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Jeferson Bento
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 599
Registrado em: 17 Jun 2016 13:17
Localização: Campo Grande - MS

Re: Ajudando a esposa a se libertar - Capítulo 1

Mensagem não lida por Jeferson Bento »

4. A LIBERDADE NAS CARTAS DE PAULO
No novo testamento, o termo liberdade ocorre 11 vezes e o termo livre 23
vezes, na sua maior parte nos escritos paulinos. Segundo BORTOLLETO FILHO
(2008), o termo liberdade nunca foi empregado no Novo Testamento no sentido
secular de liberdade política, mas é visto à luz da “gloriosa liberdade dos filhos
de Deus” (Rm 8:21), sempre vinculado a liberdade para a qual Cristo nos libertou.
No Novo Testamento, há a ideia de que, pelo pecado, o ser humano esta privado
da liberdade, no sentido de libertar-se a si mesmo e de ordenar a sua vida. Paulo,
na primeira carta aos Coríntios (6.12 e 10:23), afirma que o ser humano, em
Cristo, ganha uma outra liberdade: “todas as coisas me são lícitas”, porém faz
uma ressalva: “mas nem todas convém”. Na carta aos Gálatas, Paulo mostra a
relação dialética que faz entre liberdade e “escravidão” afirmando: Porque vós,
irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar
ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
(5:13).
Em sua segunda carta aos coríntios o apóstolo Paulo escreveu:
“Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se
tirará. Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito
14
do Senhor, aí há liberdade”. (2 Coríntios 3:16-17)
Comentando essa bela passagem bíblica, KRUSE (1994) acredita que é
preciso que nos lembremos de que o principal interesse de Paulo no capítulo 3
é salientar a glória superior da nova aliança do Espírito que ele contrasta com a
glória inferior da antiga aliança da lei. Os judeus contemporâneos a Paulo
relacionavam-se com Deus mediante a lei, mas os crentes relacionam-se com
Deus mediante ao Espírito. O versículo 16 se refere a Deus, não a Cristo, pelo
que as mesmas palavras do versículo 17 devem ser entendidas da mesma
maneira. A ênfase de ambos os versículos, portanto, é que quando as pessoas
se voltam para Deus, remove-se o véu de sobre suas mentes, e elas entendem
que se acabou o tempo da antiga aliança da lei, iniciando-se a era da nova
aliança do Espírito. Assim é que, quando sob a nova aliança, elas se voltam para
o Senhor e conhecem-no como o Espirito. E onde está o Espirito do Senhor ai
há liberdade. Sob a antiga aliança existia escravidão, pois reinava a lei. Sob a
nova aliança, em que o Espírito é a força operacional existe liberdade. Quando
as pessoas vivem sob a antiga aliança, como alguns dos contemporâneos de
Paulo, não há liberdade.
Escrevendo aos Romanos, Paulo disse:
“Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo
desta morte?
Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor.
Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de
Deus, mas com a carne à lei do pecado”. (Romanos
7:23-25)
CHAMPLIN (2001) menciona que o princípio básico da liberdade cristã é
o fato que Cristo liberta ao crente, não somente a servidão ao pecado, mas
também da carga da lei de Moisés, como uma lei moral, como uma diretriz para
a vida A união espiritual com Cristo faz toda a diferença, e é um agente libertador.
O poder libertador de Cristo é universalmente libertador.
15
Em síntese, a liberdade cristã se caracteriza, em relação à liberdade
filosófica, por uma nota de dramatismo existencial, e principalmente, por causa
de sua estreita vinculação com Cristo. É ele que “fazendo-se obediente até a
morte, e morte na cruz (Fl 2.8), encerra definitivamente o tempo da escravidão e
abre o da obediência”. A suprema obediência de Cristo é a condição da suprema
liberdade do cristão, chamado a ser livre na obediência completa ao Pai em
Cristo. Toda a liberdade cristã é assim situada em Cristo. (Cl 1.11). Neste
sentido, “a liberdade cristã é algo completamente novo e desconhecido antes de
Cristo” e repetível depois dele, já que a liberdade no amor, e não simplesmente
liberdade na filantropia, por estar enraizada no amor de Deus e não
simplesmente no amor do homem. (FIORES e GOFFI 1993).
'Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha' - Kant
Avatar do usuário
Adriano Wake Up
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 767
Registrado em: 12 Jan 2016 00:08

Re: Ajudando a esposa a se libertar - Capítulo 1

Mensagem não lida por Adriano Wake Up »

Pessoal, preciso de um HELP de vocês !!!!!!!

Neste final de semana, estivemos visitando a minha mãe (TJ até debaixo d'água) e ela comentou sobre o fatídico congresso.....
Ela comentou sobre aquelas partes onde foram exibidos os vídeos sobre a moça desassociada....

Aí já viu.... minha esposa entrou em "parafuso"...

Ela se interessou muito em ir assistir a esse congresso (ai, ai, ai....)
Então eu (não sei se espertamente ou burramente) disse a ela que o programa estava disponível na internet - provisão da "Organização de Deus" para aqueles que não podiam ir até os locais dos congressos (eu já tinha baixado através de um link fornecido pelo colega Fabio555 - para usar em caso de emergência).

Bem....assistimos apenas ao simpósio que usa os 3 vídeos da moça que foi desassociada e depois readimitida.

Minha esposa ficou com uma "crise de consciência" por ter se comunicado com a irmã dela, que está desassociada......

Eu, para tentar remendar, tentei alguns argumentos:
- Os discursos estão perfeitamente corretos (conforme aquilo que sempre aprendemos desde que conhecemos a "verdade").
- Porém, os vídeos parecem estar meio que fora de contexto:
a) O primeiro vídeo mostra a moça sendo batizada como uma criança - que não tem idade suficiente para uma dedicação tão abrangente.
b) As dúvidas começaram a aparecer quando ela cresceu e começou a entender mais o mundo à sua volta.
c) O segundo vídeo mostra o pai dela expulsando-a de casa - coisa que nunca vi em literatura nenhuma da Watchtower.
d) Esse mesmo vídeo mostra a mãe não atendendo à ligação da filha - como ela sabia que a filha não estava em um hospital ou se era um bombeiro usando o seu celular para comunicar um acidente ??
e) O segundo vídeo utiliza o relato de Levítico 10:6 e 7, onde Arão não deveria chorar a morte de seus filhos pecadores, para mostrar como deve ser a atitude da família com os parentes desassociados.

Nesses argumentos que utilizei, a minha esposa ficou desconfiada que eu estou "fraco" espiritualmente......acendeu o alerta anti-apóstata....

Mas eu argumentei que os oradores, em suas partes NÃO COMENTARAM os pontos dos vídeos, ou seja, os vídeos ficaram FORA DE CONTEXTO.

Bem, me delonguei um pouco, mas, a ajuda que preciso de vocês é que me ajudem a encontrar argumentos que sejam convincentes.

Eu mesmo estou pesquisando sobre a aplicação de Levítico 10:6 e 7 aos desassociados, nas "santas" publicações, e
Avatar do usuário
Adriano Wake Up
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 767
Registrado em: 12 Jan 2016 00:08

Re: Ajudando a esposa a se libertar - Capítulo 1

Mensagem não lida por Adriano Wake Up »

Ops, desculpe...apertei a tecla errada ......

Continuando:

Eu mesmo estou pesquisando sobre a aplicação de Levítico 10:6 e 7 aos desassociados, nas "santas" publicações, e NÃO ESTOU ENCONTRANDO NADA.
Parece que o CG tirou da cartola essa aplicação absurda.......

HELP !!!!!!!
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Ajudando a esposa a se libertar - Capítulo 1

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

Adriano Wake Up escreveu:Ops, desculpe...apertei a tecla errada ......

Continuando:

Eu mesmo estou pesquisando sobre a aplicação de Levítico 10:6 e 7 aos desassociados, nas "santas" publicações, e NÃO ESTOU ENCONTRANDO NADA.
Parece que o CG tirou da cartola essa aplicação absurda.......

HELP !!!!!!!
Fala Adriano!!

Rapaz, minha versão do Watchtower Library é desatualizada e também não estava encontrando aqui.

Mas achei um artigo que talvez contenha o que está procurando: “Trate os desassociados como mortos”
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4041
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: UM HELP - Ajudando a esposa a se libertar - Capítulo 1

Mensagem não lida por Mentalista »

Sua forma de abordar o assunto pelo jeito está sendo eficaz, Adriano. O tópico é muito importante aqui no fórum.

Não quero desvirtuar o assunto do tópico, mas acredito que estes artigos podem ser de ajuda na argumentação:

Tática do silêncio (a Torre de Vigia fala que é errado usar o silêncio [no casamento] para se conseguir o que quer, contradizendo a ideia de desassociação):
http://observatoriojw.org/post/249

Adestramento canino (mostra como é similar o adestramento canino com a doutrinação usada por seitas):
http://observatoriojw.org/post/247

Ebook que montei ("Identificando e deixando uma seita"):
http://observatoriojw.org/post/234

A queda de Jerusalém (você pode mostrar toda a ideia por fontes seculares):
http://observatoriojw.org/post/12

Conforme for se aprofundando, você pode tocar em pontos mais históricos (porque você será questionado sobre como encontrou a informação e porque quis pesquisar em publicações antigas). Para isso há um um compilado de citações retiradas das próprias publicações tejoteanas que comprometem gravemente a seriedade do que elas dizem (ao todo tem 43 páginas traduzidas e 43 que pretendo terminar de traduzir em breve):
http://observatoriojw.org/vertodos.php? ... A7%C3%B5es

Sendo que no último link você vai encontrar algumas perturbadoras e outras bem graves do ponto de vista TJ, tipo:

- Carnificina global: http://observatoriojw.org/post/27
- A Bíblia tem erros? (Segundo a própria Torre de Vigia): http://observatoriojw.org/post/34
- Educação - será que vale a pena?: http://observatoriojw.org/post/50 (você pode mostrar que como erraram no passado, as TJ's não precisam se deixar influenciar por aqueles folgados do Brooklyn que, no fundo, se preocupam apenas com o lado material da empresa).
- O passado racista da Torre de Vigia: http://observatoriojw.org/post/81
- Traição gay não é adultério: http://observatoriojw.org/post/60

Esta página contém vários arquivos também, e em forma de índice: http://observatoriojw.org/pag/arquivo

Em inglês e espanhol você encontrará muitas das publicações antigas. Mas recentemente consegui encontrar algumas mais em português. Aqui há um apanhado de livros antigos em português: https://drive.google.com/folderview?id= ... =drive_web

E, qualquer coisa, envie uma mensagem que farei o possível pra encontrar alguma publicação que não esteja ali.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4041
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Ajudando a esposa a se libertar - Capítulo 1

Mensagem não lida por Mentalista »

Adriano Wake Up escreveu:Ops, desculpe...apertei a tecla errada ......

Continuando:

Eu mesmo estou pesquisando sobre a aplicação de Levítico 10:6 e 7 aos desassociados, nas "santas" publicações, e NÃO ESTOU ENCONTRANDO NADA.
Parece que o CG tirou da cartola essa aplicação absurda.......

HELP !!!!!!!
Achei as seguintes referências:

Despertai!, 8 de Abril de 1980, pág. 23:
No oitavo dia, Arão começou a oficiar, tendo a Abiú e seus irmãos como auxiliares. (Lev. 9:1-24) Eles testemunharam a gloriosa manifestação da presença de Deus. Mas, evidentemente, antes de terminar esse dia, o relato diz que “Nadabe e Abiú [o mais velho dos quatro filhos], apanharam e trouxeram cada um o seu porta-lume, e puseram fogo neles e colocaram incenso sobre ele, e começaram a oferecer fogo ilegítimo perante Jeová, que ele não lhes tinha prescrito. Saiu então fogo de diante de Jeová e os consumiu, de modo que morreram perante Jeová”. (Lev. 10:1, 2) Seus cadáveres foram levados para fora do acampamento pelos primos de Arão, conforme a instrução de Moisés. Seu pai e irmãos restantes foram instruídos por Deus a deixar de demonstrar qualquer pesar por eles terem sido assim extirpados da congregação. — Lev. 10:4-7.
Despertai!, 22 de Dezembro de 1992, págs. 20-21 (destaquei algumas palavras relacionadas com desassociação e algumas óbvias manipulações, e o texto que você citou)
Os Jovens Perguntam . . .

Vou acabar como o meu irmão?

“VOCÊ vai acabar como o seu irmão! Cuidado, senão vai acabar ficando como ele!”

Se um de seus irmãos se desviou do bom caminho — foi posto para fora de casa, preso ou expulso da congregação cristã — essas palavras dolorosas talvez não sejam novidade para você. Pais, professores, parentes bem intencionados e até alguns de seus colegas talvez as repitam vez após vez. É possível que ache às vezes que alguns amigos o evitam.

Naturalmente, ver um irmão desviar-se já é em si uma experiência dolorosa. Uma moça chamada Carolina, cujo irmão foi desassociado (expulso) da congregação cristã, recorda: “Eu era mais apegada ao meu irmão do que a qualquer outra pessoa. Quando ele deixou de ser cristão, isso me afetou profundamente.” Bete, que tinha 15 anos quando sua irmã foi desassociada, também recorda: “Ainda me lembro do dia em que ela me contou que estava sendo expulsa. Isso me doeu muito, e fiquei bastante magoada. Senti-me traída. Como pôde fazer isso conosco?

Também é doloroso perder a comunicação livre que tinha antes com um irmão mais velho. Bete lamenta: “Éramos tão apegadas! Senti muita falta de conversar com ela e fazer coisas junto com ela.” Acrescente a essa perda o desapontamento de ver o fracasso de alguém a quem você considerava um exemplo. Um jovem chamado Márcio diz sobre seu irmão mais velho: “Nós o admirávamos muito. Mas então ficamos sem ele.”

É possível, porém, que o mais doloroso de tudo seja o medo de que a pessoa esteja destinada a acabar da mesma maneira.

Fazer Tudo o Que o Mestre Faz?

Numa pesquisa, 64,9 por cento dos jovens admitiram sofrer forte influência de um irmão mais velho. Uma moça disse: “Meu irmão mais velho . . . influenciava muito a minha vida. Sempre mostrava interesse especial em mim. Levava-me quando saía com seus amigos, ensinou-me a escrever, a amarrar os sapatos, e estava sempre à disposição se eu tivesse o menor problema que fosse.” — Adolescents and Youth (Adolescentes e Juventude), de Dorothy Rogers.

Portanto, quando um irmão querido de repente se rebela, “é provável que os adolescentes entrem em parafuso”, segundo a escritora Joy P. Gage. Ela conta o caso de Linda, uma menina que admirava seu irmão mais velho. Quando ele de repente abandonou a esposa, o exemplo estimado de Linda “desapareceu”. Joy Gage diz: “Esse irmão a quem ela se sentia tão obrigada a imitar não mais era digno de ser imitado.” Assim, “Linda ficou com raiva. Chegou a entrar em pânico”. Linda começou a beber. — When Parents Cry (Quando os Pais Choram).

Tais reações extremas não são incomuns. De fato, o livro How to Survive Your Child’s Rebellious Teens (Como Sobreviver à Adolescência Rebelde de Seu Filho), de Myron Brenton, comenta que “em maior ou menor grau, as outras crianças da família são sempre afetadas pelo comportamento rebelde de um irmão”. Brenton explica que há casos em que os jovens que permanecem na família “se sentem ameaçados. Eles se perguntam, apreensivamente: ‘Será que isso vai acontecer comigo? Será que um dia vou fazer essa loucura? Tenho tendência para esse tipo de loucura?’”

Escolha um Caminho Diferente

Mas será que alguma dessas coisas significa que você está destinado a seguir o mau exemplo de seu irmão? De modo algum! Você pode escolher que proceder seguirá. (Compare com Josué 24:15.) Muitos jovens tementes a Deus nos tempos bíblicos fizeram isso.

Considere o jovem Jacó, por exemplo. Seu irmão gêmeo, Esaú, ‘não estimava as coisas sagradas’. (Hebreus 12:16) Jacó, porém, tornou-se um inculpe homem de fé. (Gênesis 25:27; Hebreus 11:21) Eleazar e Itamar, os dois filhos mais novos de Arão, permaneceram fiéis no serviço de Jeová quando seus irmãos mais velhos, Nadabe e Abiú, foram executados por Jeová. Pelo visto, esses irmãos mais velhos foram mortos por se excederem ao realizarem deveres sacerdotais sob a influência do álcool. Mas nem Eleazar nem Itamar imitaram seus irmãos, e ambos receberam privilégios como sacerdotes de Jeová. — Levítico 10:1-11.
Você também pode escolher um proceder piedoso, evitando causar desgosto a si mesmo e a seus pais.
A Sentinela, 1 de Dezembro de 1977, págs. 731-732
FUNERAIS DE DESASSOCIADOS?

No entanto, suponhamos que o falecido tenha sido um desassociado, alguém que foi expulso da congregação cristã, por um motivo ou outro. Nas “Perguntas dos Leitores” (A Sentinela de 1965, p. 288), adotou-se a posição de que um funeral para alguém que foi desassociado é impróprio. O comentário era: “Jamais queremos dar a impressão aos de fora de que uma pessoa desassociada era aceitável à congregação, quando, na verdade e na realidade, não era aceitável, mas fora desassociada de lá.” Será que não há exceções em providenciar-se um serviço fúnebre para um desassociado?

Antes de responder a esta pergunta, convém recapitular brevemente o assunto da desassociação. Que ela tem base bíblica, pode ser visto em Primeira aos Coríntios, capítulo 5, onde o apóstolo Paulo ordena a desassociação de um homem imoral. Entretanto, foi só em 1952 que o povo de Jeová, nos tempos modernos, agiu neste sentido, em vista da crescente urgência. Com forte zelo pela justiça e com ódio ao que é iníquo, estabeleceu-se uma orientação para os que tomam a dianteira, a fim de manter as congregações espiritual, doutrinal e moralmente limpas.

Com o decorrer dos anos, o povo de Jeová passou a compreender o assunto da desassociação de modo cada vez mais claro. Não só se apresentaram os pormenores, mas viu-se cada vez mais que a sabedoria e o amor, além da justiça, entravam em jogo. Compreendeu-se a necessidade de mostrar misericórdia para com os errantes realmente arrependidos, e de se considerarem circunstâncias atenuantes e a evidência de sincero pesar. Nos últimos anos, salientou-se também que há uma diferença entre a maneira de os cristãos se comportarem para com um pecador notório ou um apóstata agressivo, e para com alguém que é considerado como “homem das nações” — para com quem se pode ter a cortesia comum de cumprimentá-lo. — Mat. 18:17; 2 João 9, 10.

Parece que esta distinção também pode ser observada com relação ao funeral dum desassociado. A congregação cristã não quer macular seu bom nome por se associar com alguém a quem se aplica 2 João 9, 10, nem mesmo na sua morte. Mas, suponhamos que alguém desassociado tenha dado certa evidência de genuíno arrependimento e tenha passado a frequentar as reuniões, mostrando o desejo de ser readmitido na congregação. Então, se os anciãos acharem que isso não perturbaria a paz e a harmonia da congregação, nem lançaria vitupério sobre o povo de Deus, não haveria objeção a que um ancião profira um discurso. Como é que poderiam saber se Jeová já não lhe perdoou, visto que há alguma evidência de arrependimento? Os anciãos, corretamente, talvez quisessem esperar para se certificar de que seu arrependimento era sincero. Obviamente, cada caso é diferente e terá de ser julgado nos seus próprios méritos. É evidente que, caso se profira um discurso fúnebre, será preciso tomar cuidado para não se falar sobre assuntos pessoais, nem para fazer declarações positivas a respeito de a pessoa ser ressuscitada ou não. Mas, certamente se poderá dar uma boa apresentação bíblica e um testemunho.

Além disso, não devemos desperceber dois dos principais motivos da desassociação do transgressor. Um é fazê-lo cair em si, se possível. O outro é proteger a congregação contra a sua má influência. Nenhum deles se aplicaria agora, visto que a pessoa desassociada já faleceu. Mesmo quando o desassociado tem continuado apenas como “homem das nações”, por assim dizer, um discurso fúnebre, bíblico, pode servir a mais de uma boa finalidade, conforme já mencionado: Pode prover consolo aos enlutados e ser um testemunho para os de fora. O mero fato de se dar bom testemunho pode servir de consolo e conforto para os enlutados, não importa quais as circunstâncias.
Talvez o mais direto de todos (em aplicação):

A Sentinela, 15 de Julho de 2011, págs. 30-32
Quando alguém que amamos abandona a Jeová

12 Sem dúvida, todos nós concordamos com o princípio de que, para agradar a Deus, temos de ser física, moral e espiritualmente limpos. (Leia Tito 2:14.) Mas podem surgir situações em que a nossa lealdade a esse aspecto do propósito de Deus seja severamente provada. Suponha, por exemplo, que o filho único de um casal cristão exemplar abandona a verdade. Preferindo “o usufruto temporário do pecado” a uma relação pessoal com Jeová e com seus pais cristãos, o rapaz é desassociado. — Heb. 11:25.

13 Os pais ficam arrasados. Quanto à desassociação, eles obviamente sabem que a Bíblia ordena ‘cessar de ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador, ganancioso, idólatra, injuriador, beberrão ou extorsor, nem sequer comendo com tal homem’. (1 Cor. 5:11, 13) Eles sabem também que a palavra “qualquer” nesse versículo inclui membros da família que não vivem na mesma casa. Mas eles amam muito o seu filho! Fortes emoções talvez os levem a raciocinar: ‘Como poderemos ajudar o nosso filho a voltar para Jeová se cortarmos quase por completo a nossa associação com ele? Não seria mais produtivo manter um contato regular com ele?’

14 Nós nos compadecemos desses pais. O filho podia escolher, e ele escolheu levar uma vida não cristã em vez de preservar a sua estreita associação com os pais e outros irmãos na fé. Os pais, por outro lado, não podiam controlar as decisões do filho. Não é para menos que se sintam tão angustiados!

15 Mas o que esses pais queridos vão fazer? Obedecerão às claras orientações de Jeová? Ou será que vão achar que podem se associar regularmente com o filho desassociado e chamar isso de “assuntos familiares necessários”? Ao tomar sua decisão, eles não devem desconsiderar o que Jeová vai achar do que farão. O objetivo de Deus é manter limpa a organização e, se possível, levar transgressores a cair em si. Como os pais cristãos podem apoiar esse objetivo?

16 Arão, irmão de Moisés, enfrentou uma situação difícil envolvendo dois de seus filhos, Nadabe e Abiú. Imagine como ele deve ter se sentido quando esses filhos ofereceram fogo ilegítimo a Jeová, que então os executou. Naturalmente, isso pôs fim a qualquer associação que esses homens ainda poderiam ter tido com seus pais. Havia algo mais, porém. Por meio de Moisés, Jeová ordenou a Arão e seus filhos fiéis: “Não deixeis as vossas cabeças ficar desgrenhadas e não deveis rasgar as vossas roupas [em sinal de luto], para que não morrais e para que [Jeová] não fique indignado contra toda a assembleia.” (Lev. 10:1-6) A mensagem é clara. O nosso amor a Jeová tem de ser mais forte do que o nosso amor a familiares infiéis.

17 Hoje, Jeová não executa de imediato os que violam as suas leis. Amorosamente, ele lhes dá uma chance de se arrependerem de suas obras más. Mas como Jeová se sentiria se os pais de um transgressor não arrependido e desassociado persistissem em se associar desnecessariamente com ele? Não seria isso pôr Jeová à prova?

18 Muitos desassociados, agora readmitidos, reconhecem abertamente que a posição firme adotada por seus amigos e familiares os ajudou a cair em si. Os anciãos que recomendaram a readmissão de certa jovem escreveram que ela havia limpado a sua vida “em parte por causa do respeito de seu irmão pelo arranjo da desassociação”. Ela disse que “o apego fiel dele às orientações das Escrituras a ajudou a desejar voltar”.

19 Que conclusão devemos tirar? Que é preciso lutar contra a tendência de nosso coração imperfeito de se rebelar contra os conselhos bíblicos. Temos de ter absoluta certeza de que o modo de Deus lidar com os nossos problemas é sempre o melhor.
Perspicaz
Forista
Forista
Mensagens: 785
Registrado em: 17 Jul 2016 19:45

Re: Ajudando a esposa a se libertar - Capítulo 1

Mensagem não lida por Perspicaz »

Caro Adriano Wake Up!

Primeiramente quero parabenizá-lo por não desistir da sua esposa, quero que não esqueça que no primeiro momento ela te agradeceu quando mostrou a ela por meio das publicações antigas que ela deveria ajudar a irmã dela, imagine o quanto ela te agradecerá quando abrir os olhos totalmente. Você já leu meu relato de sucesso e viu a saga da minha esposa pra me abrir os olhos, e confesso a você que não canso de agradecer a ela por não ter desistido de me e passei a ama-la ainda mais por isso, todas as vezes que olho pra ela sei que é a responsável por devolver-me a vida que a torre havia me tirado. devo a vida a minha esposa. Bem... chega de bla, bla, bla..... Olha, a sua esposa está no ponto, há um passo de abrir os olhos, por dois motivos:
a) Decepção coma torre por ter desassociado a irmã dela;
b) Confusa mentalmente com a divergência dos ensinos da torre, pois em revistas antigas dizia uma coisa, já no vídeo mostra outra coisa;

Minha dica pra que você aproveite essa oportunidade de abrir os olhos da sua esposa é a seguinte:

1 - Seja mais teocrático, comente mais e com comentários bem elaborados, faça partes excelentes, vá ao campo com ela o quanto puder etc..... Assim você conquistará a confiança da sua esposa teocraticamente falando;
2 - Deixe um pouco de lado as publicações e tome como base a bíblia para conversar com sua esposa, mostre a ela o que a bíblia fala sobre desassociação no livro de 2 Tessalonicenses 3:13-15, em que reza: “Mas, se alguém não for obediente à nossa palavra por intermédio desta carta, tomai nota de tal, parai de associar-vos com ele, para que fique envergonhado. Contudo, não o considereis como inimigo, mas continuai a admoestá-lo como irmão”. em seguída mostre leia o texto de (1 Coríntios 5:11) “Parem de ter convivência com qualquer um que se chame irmão, mas que pratique imoralidade sexual, ou que seja ganancioso, idólatra, injuriador, beberrão ou extorsor; nem sequer comam com tal homem.” pergunte a ela se a irmã dela se enquadra em alguma dessas descrições do testo bíblico citado, e mesmo que se enquadre ou não, mostre no dicionário o significado de associação pra que ela perceba que associar-se não é ligar, dizer um oi, ou mesmo conversar com a pessoa, raciocine com ele, deixe-a ainda mais confusa e quando ela estiver muito confusa diga que também está confuso e que para sanar tal confusão tirá escrever uma carta a torre e faça isso, escreva uma carta mostrando os textos e solicitando que expliquem, mas faça uma carta de modo que eles ao responderem se tropecem em suas palavras, quando a carta chegar peça pra sua esposa ler e peça a opinião dele sobre a carta pra ver se ela notou as divergências da torre, senão, mostre as divergências e escreva uma outra carta se necessário. Lembre-se que ela acha que tem a verdade então não é você quem deve mostrar a verdade a ela, "coisa que ela já possui", cabe a você ajuda-la a encontrar a perceber que ela está no caminho controverso a verdade, você deverá fazer o papel de guia turístico apenas, deixe-a perceber por sí só.
3 - Esse é o ponto fraco de sua esposa e é nele que você têm que trabalhar camuflado assim como a história conta que a serpente fez com EVA.
Quero muito ajudar, por isso te dou a liberdade pra que mantenha contato sempre comigo se desejar sempre um ouvido atento pronto pra fazer você ter o mesmo sucesso que tive. vale muito a pena. :11
Avatar do usuário
Wiwo
Forista
Forista
Mensagens: 756
Registrado em: 05 Mar 2016 15:14

Re: Ajudando a esposa a se libertar - Capítulo 1

Mensagem não lida por Wiwo »

Fale para sua esposa: imagine que sua irmã teve um acidente grave, e que O ultimo numero no telemovel fosse O de sua esposa! A policia estaria ligando para esse ultimo numero para entrar em contato com sua familia!

Pergunte para Ela:'como ela saberia se era à irmã ou policia ligando??

E se por nao responder, meia hora depois sua irmã carnal falecesse sozinha sem ninguem no Hospital???
Quem pode afirmar que Jeova JA nao a "tinha perdoado"???
Perguntar para Ela COMO Ela se sentiria pelo restante da sua vida, por NAO ter atendido aquele telefonema ???

E se a irmã estivessemos ligando para informar a sua esposa que os Pais ou outro familiar tivesse tido um acidente ou algo importante?? Imagine que pai ou mae, na beira da morte, e exatamente nesse momento a irmã desassociada estivesse por acaso com eles, e por todos os modos estaria temtando entrar em contato com Ela, e Ela nao respondesse, POR CAUSA de um video????

Será que Ela Nao se arrependenderia à VIDA TODA por isso ??

Faça Ela refletir com acontecimentos reais que façam a pessoa despertar!

Espero que com tato e preocupaçao Voce consiga ajuda-la!!
" A confiança do Ingênuo é a Arma mais Útil do Mentiroso!"
" O Maior Enganado é aquele que engana a si próprio!"
" As Dúvidas são mais cruéis do que as duras Verdades!"
Avatar do usuário
Adriano Wake Up
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 767
Registrado em: 12 Jan 2016 00:08

Re: Ajudando a esposa a se libertar - Capítulo 1

Mensagem não lida por Adriano Wake Up »

Prezados amigos Estudante da Bíblia, Mentalista, Perspicaz e Wiwo muito obrigado pelas dicas e por todo o material de pesquisa.

O colega Mentalista me forneceu "um caminhão" de informações que me serão muito úteis. Organizei todas em meu computador.
Muito obrigado !!!

Continuando a "saga", utilizei algumas das sugestões de vocês - com muito cuidado - e, ela cedeu um pouco.
Já está até cogitando visitar a irmã dela desassociada (claro que irei junto).
Isso seria um ato de amor por parte dela pois, independente do que a sua irmã tenha feito, ainda era sua irmã. Nada mudaria isso !!! (Muito menos uma organização maluca).

Paralelo a esses argumentos e acontecimentos outras coisas andam ocorrendo, no sentido de seu despertar.
Mas, esses serão os outros capítulos da "novela", que postarei em breve.

Obrigado a todos pelo apoio e torcida !!!!
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], PioneiroDesregulado e 42 visitantes