algum ancião ficou triste quando vc saiu da torre?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
SevenSM
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 31
Registrado em: 20 Abr 2016 12:04

algum ancião ficou triste quando vc saiu da torre?

Mensagem não lida por SevenSM »

Estou lendo pela primeira vez o livro “crise de consciência” de Raymond Franz, que foi membro do Corpo Governante por 9 anos.

Não pude deixar de notar, que enquanto estavam fazendo investigação de sua suposta participação em apostasia, o corpo governante usou de truculência com ele, assim como muitos anciãos fazem nas comissões judicativas, mas apenas um dos 17 do corpo governante, de nome Lyman Swingle, chorou ao se encontrar com ele em betel e pensar na sua possível saída ou desassociação.

Hoje muitos poucos são condescentes com os que estão próximos de serem desassociados. Mas me lembro em especial de pelo menos um dos anciãos que participaram da minha comissão judicativa. Depois de uns dois dias da minha comissão, e de estar decidido pela minha desassociação, ele me ligou e disse pra eu ir a casa dele. Perguntou como eu estava me sentindo e se emocionou, me disse que “me esperaria assim como um pai espera um filho”.
Claro que nunca mais voltei e penso em não voltar, sei que são bem poucos que demonstram compaixão ou o mínimo de consideração e bondade, mas pelo menos esse demonstrou alguma.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: algum ancião ficou triste quando vc saiu da torre?

Mensagem não lida por TJCalado »

SevenSM escreveu:Estou lendo pela primeira vez o livro “crise de consciência” de Raymond Franz, que foi membro do Corpo Governante por 9 anos.

Não pude deixar de notar, que enquanto estavam fazendo investigação de sua suposta participação em apostasia, o corpo governante usou de truculência com ele, assim como muitos anciãos fazem nas comissões judicativas, mas apenas um dos 17 do corpo governante, de nome Lyman Swingle, chorou ao se encontrar com ele em betel e pensar na sua possível saída ou desassociação.

Hoje muitos poucos são condescentes com os que estão próximos de serem desassociados. Mas me lembro em especial de pelo menos um dos anciãos que participaram da minha comissão judicativa. Depois de uns dois dias da minha comissão, e de estar decidido pela minha desassociação, ele me ligou e disse pra eu ir a casa dele. Perguntou como eu estava me sentindo e se emocionou, me disse que “me esperaria assim como um pai espera um filho”.
Claro que nunca mais voltei e penso em não voltar, sei que são bem poucos que demonstram compaixão ou o mínimo de consideração e bondade, mas pelo menos esse demonstrou alguma.
Acredito que existam raros casos de preocupação sincera com os desassociados. Estes são os que realmente acreditam fazer parte da organização verdadeira. Mas é inevitável que, mais cedo ou mais tarde, se decepcionarão com a organização. Justamente porque esta sinceridade cria expectativas que a organização não poderá satisfazer.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Vine Kun
Troll desativado
Mensagens: 407
Registrado em: 26 Mar 2016 22:19

Re: algum ancião ficou triste quando vc saiu da torre?

Mensagem não lida por Vine Kun »

Ainda não saí oficialmente, mas sei que meu ex-instrutor que é ancião vai ficar sentido com isso. Éramos muito amigos e acho provável até ele falar comigo mesmo depois do anuncio para fazer algum 'conselho final' em poucas palavras.
Cerca de 6 anos atrás ele havia perdido o cargo de ancião devido a um complô organizado pelo ancião presidente, ele mandou então uma carta para betel explicando a situação injusta e logo concordaram em investigar o caso. Foram tantas máscaras caindo e podres encobertos que até fizeram esse meu 'amigo' ancião pensar em desistir da organização... mas infelizmente ele permaneceu.
Bom, esse é o único que ficaria de certa forma triste pela minha saída definitiva , mas por tudo que aconteceu tenho esperança que um dia eu também o veja do lado de fora Torre.
"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente"
- Érico Veríssimo

Imagem
Avatar do usuário
olhoSingelo
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 31 Ago 2015 17:10

Re: algum ancião ficou triste quando vc saiu da torre?

Mensagem não lida por olhoSingelo »

Vou passar minha opinião, como ancião que ainda sou...

Anciãos, que são amigos pessoais, e compartilham assuntos em comum com um "irmão" na vida particular, talvez tendo uma amizade por longos anos, podem demonstrar tristeza quando este é desassociado. Os laços de amizade saíram do âmbito "religioso", ou seja, não apenas saíram no serviço de campo no domingo, mas tiveram uma relação de amizade extra-TORRE, e isso possibilita um achego, relativamente verdadeiro, porque digo "relativamente"? Porque embora o ancião demonstre tristeza, essa tristeza se mistura, na mente dele, ao fato de que a pessoa "abandonou a Jeová". Ou seja o ancião vai tentar ajudar o desassociado a voltar para a organização.

Já observei que na verdade, os anciãos ficam indignados por serem desconsiderados pela pessoa que sai, pois é como se a pessoa estivesse rejeitando a ajuda deles.

Resumindo em quase 100% dos casos é: amigos, amigos, obediência à TORRE à parte.

Uma evidencia disso é que praticamente nenhum ancião segue a regra de visitar os desassociados uma vez por ano.

Olho Singelo
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: algum ancião ficou triste quando vc saiu da torre?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Claro que tem pessoas de boa índole lá dentro e sinceras e que com certeza não concordam com 100% das coisas. Mas, são minorias e não vão querer se expor por defender alguém que está sendo desassociado.

Mas, no geral temos dentro da Torre de Vigia "colegas de fé". Saiu perde-se o contato.
SevenSM
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 31
Registrado em: 20 Abr 2016 12:04

Re: algum ancião ficou triste quando vc saiu da torre?

Mensagem não lida por SevenSM »

olhoSingelo escreveu:Vou passar minha opinião, como ancião que ainda sou...

Anciãos, que são amigos pessoais, e compartilham assuntos em comum com um "irmão" na vida particular, talvez tendo uma amizade por longos anos, podem demonstrar tristeza quando este é desassociado. Os laços de amizade saíram do âmbito "religioso", ou seja, não apenas saíram no serviço de campo no domingo, mas tiveram uma relação de amizade extra-TORRE, e isso possibilita um achego, relativamente verdadeiro, porque digo "relativamente"? Porque embora o ancião demonstre tristeza, essa tristeza se mistura, na mente dele, ao fato de que a pessoa "abandonou a Jeová". Ou seja o ancião vai tentar ajudar o desassociado a voltar para a organização.

Já observei que na verdade, os anciãos ficam indignados por serem desconsiderados pela pessoa que sai, pois é como se a pessoa estivesse rejeitando a ajuda deles.

Resumindo em quase 100% dos casos é: amigos, amigos, obediência à TORRE à parte.

Uma evidencia disso é que praticamente nenhum ancião segue a regra de visitar os desassociados uma vez por ano.

Olho Singelo
eu mesmo nunca recebi nenhuma visita nesses 4 anos como desassociado.

acho que não sou um "desassociado qualificado" m:2
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: algum ancião ficou triste quando vc saiu da torre?

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Tem um ancião que era muito meu amigo. Creio que ele sente por eu não ser mais TJ.

Mas nada que o faça me dirigir a palavra, nem mesmo um "oi".
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Mente Livre
Forista
Forista
Mensagens: 106
Registrado em: 13 Jul 2016 08:38

Re: algum ancião ficou triste quando vc saiu da torre?

Mensagem não lida por Mente Livre »

Nenhum.
Nem um que era mais achegado à minha pessoa, e que inclusive estudou comigo no Ginásio, embora nunca na mesma sala de aula e conhecessemos colegas em comum, apesar de na época não nos conhecermos, e ao qual todo final de ano dava uma agenda de presente que eu ganhava de uma das empresas do Grupo no qual trabalho, e outros agrados mais (fazia de coração, sem querer recompensa, pois de vez em quando presenteava alguns outros mais chegado da congregação), nunca me ligou para saber de mim e da minha família (só esteve lá em casa junto com o coordenador para me investigar e saíram com o rabo entre as pernas e uma pulga atrás da orelha), inclusive eu o encontrei junto com a sua esposa em um ponto de ônibus no dia 17/01,, e eles ao me verem, parecia que estavam vendo o pior dos criminosos, ou o próprio satanás, tal o estado de pânico que ficaram, e só falaram comigo por que eu passei e falei: Oi, fulano, oi fulana e entrei na padaria para comprar pão. Dá pena de ver o mal que a doutrinação da torre de vigia faz às pessoas. Dou graças à Jeová e a Jesus por terem me tirado de lá (João 8:32).
Avatar do usuário
Bruce D.
Forista
Forista
Mensagens: 3113
Registrado em: 05 Nov 2008 17:12
Localização: ABC - SP

Re: algum ancião ficou triste quando vc saiu da torre?

Mensagem não lida por Bruce D. »

Eu ainda não sai oficialmente da torre mas mudei de congregação depois de décadas na mesma congregação. A principio os anciãos não queriam que eu mudasse de congregação, não que eles estivessem preocupados com os motivos da minha mudança mas, por que eles não conseguiram me desassociar. Quando eu bati o pé e disse que ia mudar querendo eles ou não, enviaram meu cartão para a nova congregação e acredito que depois eles devem ter é comemorado a minha saida para outra congregação.

Mas alguns até me tratam não como se eu tivesse apenas mudado mas como desassociado, pois alguns deles passam por mim como se eu fosse um estranho e nem mesmo dizem oi.

Como disse o Pascoal, acredito que existem exceções mas a maioria não está nem ai se você dentro ou fora. Simplesmente somos mais um.
Quicksand Jesus I need you
Quicksand Jesus I believe you
Quicksand I'm so far away

- Skid Row
anonimo 1234
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Abr 2014 20:24

Re: algum ancião ficou triste quando vc saiu da torre?

Mensagem não lida por anonimo 1234 »

eu mesmo nunca recebi nenhuma visita nesses 4 anos como desassociado.

acho que não sou um "desassociado qualificado" m:2
Mas que sorte a sua SevenSM kkkkk
Eu em exatos 1 ano anciãos me batem na porta :oops:

Tem um caso de uma amiga que o ancião chorou sim por ela. Mas acredito que era por causa de uma amizade fora do salão. Com relacionamentos só do salão tipo campo e reuniões não existe isso! Ancião não sente nada ! Pra ele e só mais um que "pecou".
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: estivenleti, Tulasi e 67 visitantes