Escambo- Troca de literatura por mercadorias

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Dunha
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 693
Registrado em: 17 Abr 2016 10:02

Escambo- Troca de literatura por mercadorias

Mensagem não lida por Dunha »

Esse era um arranjo prestes a ser descontinuado no final dos anos 90, mas ainda cheguei a sair com irmãos que mantinham a prática e confesso que aderi em alguns dias, convencido mas cheio de má vontade.

Era assim, quando o morador não tinha os trocados pra contribuir com as revistas, propúnhamos a troca por algum ítem no valor.
Podia ser uma pasta de dentes, um sabonete, sabão, saco de açúcar, etc.

Não tinha como não ficar constrangido, eu preferia dar revistas de graça pra quem mostrasse interesse. Só que não era recomendado, diziam que de graça ninguém dava valor, o que faz certo sentido, muito embora houvesse aquele outro incentivo, de se doar publicações antigas a custo zero.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Escambo- Troca de literatura por mercadorias

Mensagem não lida por TJCalado »

Dunha escreveu:Esse era um arranjo prestes a ser descontinuado no final dos anos 90, mas ainda cheguei a sair com irmãos que mantinham a prática e confesso que aderi em alguns dias, convencido mas cheio de má vontade.

Era assim, quando o morador não tinha os trocados pra contribuir com as revistas, propúnhamos a troca por algum ítem no valor.
Podia ser uma pasta de dentes, um sabonete, sabão, saco de açúcar, etc.

Não tinha como não ficar constrangido, eu preferia dar revistas de graça pra quem mostrasse interesse. Só que não era recomendado, diziam que de graça ninguém dava valor, o que faz certo sentido, muito embora houvesse aquele outro incentivo, de se doar publicações antigas a custo zero.
Lembro dessa época. Lembro também de um filho de um ancião que perguntou ao superintendente "como é que os anciãos fariam para enviar os itens coletados para Betel".
:1 :1 :1
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Neo Matrix
Moderador
Moderador
Mensagens: 1761
Registrado em: 07 Jan 2016 15:31
Localização: Ex-Ancião, Desassociado e Feliz. Religião Nunca mais!

Re: Escambo- Troca de literatura por mercadorias

Mensagem não lida por Neo Matrix »

Me dá nojo de lembrar disso.
Eu também cheguei a presenciar isso mas me recusava a aderir. Entendia que quando o morador dizia não ter dinheiro era na verdade uma desculpa para não comprar.
Mas me lembro de pregar no interior e oferecer as revistas. O fazendeiro disse não ter dinheiro. Perguntei se ele trocava por umas laranjas que tinha no pé ( todas bem amarelinhas) e ele concordou me dando uma bolsinha de supermercado. Eu e meu parceiro enchemos duas bolsas de laranjas ( sem contar na aventura de subir num pé de laranja de roupa social) e adoramos pq matamos uns 30 minutos de pregação.
Mas fora isso era um baita "MICO", uma vergonha que a Torre inventou e tínhamos que aderir. Culpa das T.J ( o que inclui eu) que nunca dissemos NÃO para o Porco Ruminante!
"Matrix /// - Por que doem os meus olhos? (Neo) - Porque você nunca os usou. (Morpheus) "
Avatar do usuário
Ancião Brasileiro
Troll desativado
Mensagens: 644
Registrado em: 13 Mar 2013 01:23

Re: Escambo- Troca de literatura por mercadorias

Mensagem não lida por Ancião Brasileiro »

Lembro dessa época também. Nos sentiamos o maximo por saber negociar e levar algo em troca pelas publicações. Já fizemos diversos rolos(jogos ou trocas); sabonete, papel, laranjas, mangas e até roupas velhas. Pensava que era algo local.
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Escambo- Troca de literatura por mercadorias

Mensagem não lida por gerom »

Passei por essa época... ridículo! a:1
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
RamonTejoteano
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 332
Registrado em: 04 Mar 2014 23:09

Re: Escambo- Troca de literatura por mercadorias

Mensagem não lida por RamonTejoteano »

kkkkkkk kkkkkkk kkkkkkk na época que eu atendia TJ (pois não sabia nem quem eram) para ter uma revista eu precisava doar qualquer valor em dinheiro. Batia uma vergonha nos TJ quando eu falava que não tinha nada no momento depois deles terem falado da revista. kkkk e tinham que guardar na bolsa de novo. kkk
O que você sabe não tem valor; o valor está no que você faz com o que sabe.
Bruce Lee
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Escambo- Troca de literatura por mercadorias

Mensagem não lida por Debora »

Enfim, voilà. Mais uma situação constrangedora que a torre impôs aos seus escravos. Ainda bem que eu não estava mais lá. :iergh7: :iergh7: :iergh7: :iergh7:
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Jareth
Forista
Forista
Mensagens: 285
Registrado em: 02 Dez 2014 16:30
Localização: Labirinto

Re: Escambo- Troca de literatura por mercadorias

Mensagem não lida por Jareth »

Ainda bem que não peguei essa época! :shock:

Mas me respondam uma coisa: como ficavam os escambos dos espíritas? Eram aceitos?

Ou pior: como os TJs sabiam que tal morador era ou não espírita? Tá certo que alguns falam, outros têm imagens às vistas... mas e os demais?

Curioso...
Imagem

"Eu sou um pássaro, me trancam na gaiola
E esperam que eu cante como antes..."
Avatar do usuário
Bruce D.
Forista
Forista
Mensagens: 3113
Registrado em: 05 Nov 2008 17:12
Localização: ABC - SP

Re: Escambo- Troca de literatura por mercadorias

Mensagem não lida por Bruce D. »

Eu peguei essa época, mas eu nunca sugeri tal troca e me sentia bastante desconfortável quando meu parceiro(a) sugeria tal coisa ao morador.
Quicksand Jesus I need you
Quicksand Jesus I believe you
Quicksand I'm so far away

- Skid Row
Avatar do usuário
Lilypi
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 96
Registrado em: 19 Mai 2016 05:12

Re: Escambo- Troca de literatura por mercadorias

Mensagem não lida por Lilypi »

Caraca, na minha época coletava-se apenas donativos voluntários. Dávamos uma publicação e falávamos para o morador que ele poderia contribuir, se quisesse. Então eu entregava um envelope, se o morador não tivesse dinheiro, deixava o envelope mesmo assim, caso ele quisesse contribuir em outra oportunidade
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 92 visitantes