Não existe a coisa certa. Mas o que fazer?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Truman Burbank
Forista
Forista
Mensagens: 288
Registrado em: 13 Set 2015 14:18

Não existe a coisa certa. Mas o que fazer?

Mensagem não lida por Truman Burbank »

Estou muito chateado. Mal dormi essa noite. Não sei se foi porque meu remédio acabou ou pelo que aconteceu. Preciso de ajuda, conselho, alguém que enxergue fora da caixa. Preciso desabafar para alguém que saiba o que é estar no meu lugar, que já passou por isso, seja ontem ou há muitos anos (koobo. rs)

Já li o manual de como sair da torre, e acho que o mais interessante é poder ver que cada um adotou uma saída. A minha ainda está acontecendo e me divido entre a vontade de jogar tudo pro alto de uma vez (de dissociação) ou sair na massiota. Toda vez que quero chutar o balde lembro do que a Débora me disse uma vez, e como a saída dela teve grandes prejuízos e tudo o que ela passou pela a escolha. Bem, eu e minha mania de me alongar... vamos ao relato.

As vezes precisarei falar as claras, as vezes precisarei ser mais sensato para preservar a identidade. Mas tudo começa com o:

CRISE
Li e foi libertador! Percebi tudo o que precisava perceber, o que estava dentro de mim todos esses anos mas não entendia. Como é bom entender todas as dúvidas que me afligiam. Mas aí fica a questão: To be or not be! Continuar na religião "menos pior?", viver uma verdade que não acredito?, continuar sendo uma pessoa dupla e ver minha familia sofrer aos poucos, e eu muito?... Entrei no Fórum com a certeza que iria continuar sendo TJ, mas pegar o que há de bom rejeitar o que há de ruim. Mas...

O Fórum e as reviravoltas
Entrei aqui e passei por diversos estágios. Me doeu ver tanta gente seguindo em frente e eu só começando. Quis ler tudo e me cansei. Quis fazer um monte de amizades e vi que nem todo mundo aqui seria alguém que eu escolheria como amigo. Afinal, tantas diferenças as vezes. Sem julgar, claro. Foi lindo participar do encontro e perceber que não era nada do que eu pensava. Não sacrificam crianças. Juro! Quero ir em todos, quero ser amigos de muitos aqui... fiz amizades, me apaixonei, percebi que estava confuso... e nessa confusão.

Namoro com uma TJ
Parece idiota. Mas essa é a parte que mais me deixa satisfeito. Comecei a namorar uma irmã! Andar na contramão? Não! Jamais. Conversei com o Mentalista, meditei e cheguei a seguinte conclusão. Não gosto de viver sozinho preciso de uma companheira... aí eu tentei de tudo, ficar, pedir uma pessoa de outra religião em namoro... até que uma amiga se declarou. Relutei, relutei e dei um ultimato: Tudo bem, vamos namorar e ver no que vai dar... mas eu quero pedir dissociação, tudo bem? (ela quis desistir). Mas pediu: Faça isso só após o casamento! Só que não podia deixar ela no escuro e pedi pra ela ler... o Crise! :twisted:

Namorar
Aí que ela leu, gostou, percebeu o mesmo que eu e perguntou: tudo bem se eu continuar? Eu: lógico! te apoiarei em qualquer decisão. Mas agora você me entende? "Sim!" - ela disse. Não demorou muito para tudo o que conversamos abrir os olhos dela e tudo ficou cristalino. Ela percebeu a hipocrisia, falta de amor, tratamento diferenciado, e o legalismo crscente!!!! Ela as vezes quer chutar o balde de vez, mas eu falo pra ela não agir por impulso.

Help me! I need somebody
Vou pular um pedação. Mas em resumo. Estamos bem, cada dia melhor. Temos certeza no que acreditamos e que não queremos apoiar mais essa religião. Mas por mais que estejamos agindo em silêncio todo mundo tá pegando no nosso pé. Afinal, campo, reuniões, comentários... a parte mais interessante é que quanto mais a gente lê A Sentinela mais a gente vê a lavagem cerebral, a manipulação... pega os últimos estudos: União! (unir não significa amor, significa ir pra reunião, obedecer os ancião, e ir no campo "organizado")

Sem contar: Delação premiada, Saul era ungido e pecou, mas continue adorando o ungido de Jeová.

Nessa fase toda aconteceu muita coisa. Entre elas eu adotei uma marca física que todo mundo tá me tratando como leproso. A familia dela acusa eu de manipulá-la. Nos perseguem por estudarmos a Bíblia, ou as publicação mais antigas com valor inestimável. (Carta de Thiago)... dizem que temos que seguir as novas luzes, que não é certo estudar coisa antiga, que somos apóstatas por não abaixar a cabeça para tudo o que os irmãos dizem (e ainda falam que é o escravo que diz), e que preferiamos sempre a Biblia. Aliás só eles podem citar a Biblia. Se nós citamos (Romanos 14, Thiago 2...) estamos distorcendo, nos fazendo de vítimas, tirando textos da explicação do escravo.

Já falei pra minha mãe: Não quero mais ir nas reuniões (tenho 28 anos), pq vejo coisas que não concordo.
Mãe: Coisa de apóstata

Já falei pra amiga da minha namorada: Não vamos as reuniões porque elas não nos animam.
Amiga: vocês não podem deixar de adorar a Deus (o escravo na verdade) por causa dos outros! Façam por Jeová! <contradição on> Vão nas reuniões para não dar motivos para os outros. Mas façam por Jeová e não pelos outros (?) <contradição off>

Enfim, o final, end
Acontece que nós decidimos sentar com as duas familias e ser honestos: Nós não concordamos mais. O escravo erra, muita coisa precisa mudar na religião, e se é o amor que indica os verdadeiros cristãos então não são as TJs como grupo... mas cristão espalhados mundo a fora que seguem (quem diria) Cristo. Nós só voltaremos a assistir reunião quando deixarem de distorcer a Palavra de Deus e pararem de adorar a religião, e quando perceberem que estão sendo governados pelo corpo governante e não pelo cabeça, quando tudo isso mudar a gente volta! (ou seja, nunca!). E dar um exemplar do Crise pra cada um. rs

E termina mais ou menos assim: Se vocês denunciarem a gente, nos desassociarão e vocês perderão a convivencia conosco porque nunca mais voltaremos. Mas se nos respeitarem e pararem de achar que devemos fazer o que não concordamos mais, poderão nos tratar como inativos.

Na familia dela já somos desassociados. Na verdade para grande parte das duas congregações. Aliás, acho que nos desassociaram e esqueceram de nos avisar! O tratamento amoroso que estamos recebendo só nos dá a certeza de que é melhor sair! Na minha familia as coisas são meio doidas. aceitam, mas não aceitam, criticam, e acham que tudo que eu faço é rebeldia.

Flashback: Ontem!
Antes de terminar, desculpa pessoal esqueci essa parte!

Acontece que deu uma briga épica, teve pastoreio, dissemos que acreditamos sim no Escravo :D1 e que não podem chamar a gente de Anticristo :2 Falamos que não vemos o amor cristão. E (sem brincadeira) os ancião disseram: querem ver o amor cristão? tá aqui :9 (sem ler a Biblia em nenhum momento, porque eles não conhecem!). Aí começaram indiretas nas redes sociais, chamar a gente de : Sr Cagapelaboca (eu) Sra. Vai-pela-cabeça-dele (ela)... eu rebati, dei uns B.O.s mas até que tava divertido.

Mas lembra a amiga lá do meio da história?

Ela falou que se a gente abandona a organização de Jeová, abandonamos a Jeová. e que devemos acreditar em tudo o que o escravo diz, afinal ele não é ungido de Jeová?

Eu fiz uma pergunta: O escravo erra? (ela riu, muito, muito mesmo... e achou que eu estava sendo sei lá, sarcástico) Ela disse: claro! Tá vendo o que você tá dizendo?... mas por causa disso (vitimismo) vocês vão de deixar de respeitar a autoridade?

Eu: respeitar eu respeito todas as autoridades nas suas posições relativas. Mas nem tudo o que ela fala vou fazer!
Ela: Então o que tá fazendo na Organização (do escravo fiel?)
Eu: pois é! Quero pedir dissociação, mas se você abrir a boca vão nos desassociar primeiro!

Perguntas de recapitulação

O que estamos fazendo certo? (a verdade, e o conceito de certo e errado é relativo, entedemos)
O que estamos fazendo errado?
Porque nos sentimos tão culpados por algo que deveria nos deixar mais leves? (falar a verdade)
É suicidio o que fizemos? (a amiga quer falar com os anciãos)
Eu ter dito que acredito no Escravo-Governante, pode ser uma prova a meu favor?
E se vierem querendo fazer uma comissão? Se nós recusarmos a participar, podem nos desassociar por WO?
Ter tudo gravado, pode deixar eles com medo de tomarmos uma atitude juridica?

Por favor, quero entender os porquês? não consegui dormir, como falei no começo, isso foi ontem. Devo fazer as malas?

Obrigado pela paciência!
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Não existe a coisa certa. Mas o que fazer?

Mensagem não lida por Mentalista »

1 - Estão preparados para o ostracismo? Deixem a coisa fluir naturalmente. Do ponto em que estão, serão desassociados por apostasia. Quanto mais pessoas envolverem, maior será o número de testemunhas contra vocês. E eles só precisam de duas. (Ou de uma prova física.) Quaisquer comentários contra as ideias do "Corpo Governante" já são considerados apostasia. Ter dúvidas sobre alguns pontos da Bíblia ou sobre Deus não é um grande problema para eles. Mas vai duvidar da supremacia do CG para ver...!

2 - Caso contrário, o negócio é tentar deixar as coisas como um grande mal entendido. Essa foi a estratégia de um amigo forista (não tenho certeza se ele postou aqui), e que deu certo. Vão atrás das pessoas com quem vocês tocaram no assunto e digam que o problema já está resolvido; se necessário, que vocês já foram falar com os anciãos e tiraram suas dúvidas. Acredito que eles não vão perguntar para os anciãos se isso é verdade. E daí em diante, para se libertar de uma vez, vocês podem pensar em sair de casa. Pretendem se casar? Então comecem a fazer os preparativos. Depois mudem de cidade e deixem as suas famílias sem saber que pararam de ir nas reuniões etc. Para que não tenham problemas na nova congregação, nem comecem a ir nas reuniões (ou vão esporadicamente no primeiro ano). Se forem visitados pelos anciãos, vão enrolando sem dizer nenhuma apostasia, o que não vai ser tão difícil já que não os conhecem.
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Não existe a coisa certa. Mas o que fazer?

Mensagem não lida por Debora »

Olá Truman,
Antes de mais nada, mantenha a calma.
O que você gravou ? Pode falar ?

Lembre-se que não há saída honrosa para alguém que um dia foi batizado e identificado como testemunha de Jeová. Mas existem alternativas que atenuam o sofrimento para quem descobriu que a religião não passa de uma multinacional que manipula as pessoas através do medo. Entretanto, cada caso é um caso. Remédios diferentes para um mesmo problema mas que também produzem bons resultados.

Conversamos pessoalmente. Seu caso é bem delicado. Ainda acho a inatividade melhor para você e sem querer fazer graça com a dramaticidade da sua situação, a cara de pau ainda é uma boa solução pelo menos por enquanto.

Não sei se me fiz entender mas você está no meu waths. Fique à vontade.

Grande abraço.
Dulci Rezende
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Professora
Forista
Forista
Mensagens: 151
Registrado em: 29 Abr 2016 16:34

Re: Não existe a coisa certa. Mas o que fazer?

Mensagem não lida por Professora »

Li tudo... ufa! Imagino sua angústia!
Também concordo com a Débora e o Mentalista... pense na inatividade como um meio de vida, já que não há mesmo como sair dignamente da religião...
Esse vai e vem de emoções de sentir que estar fazendo certo e errado ao mesmo tempo, a falta de paz interior por estar nesse "modo de vida" - tudo isso é natural pra quem está saindo... Mesmo há 6 anos inativa de vez em quando, esses sentimentos ainda voltam pra mim...
Te desejo tudo de melhor pra ti e pra tua namorada. Pensem bem!
Avatar do usuário
Adriano Wake Up
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 767
Registrado em: 12 Jan 2016 00:08

Re: Não existe a coisa certa. Mas o que fazer?

Mensagem não lida por Adriano Wake Up »

Truman, você "chutou o balde", hein !?!?!

Concordo com o nosso amigo Mentalista, você teria 2 opções:
1- Enfrenta a inquisição, e vai para a fogueira, ou
2- Engole o orgulho e diz que foi um mau entendido, você daria a vida pelo CG, vai ser um menino comportado, etc, etc, etc..

Porém, pelo que você relatou, agora você tem uma "cúmplice", que é a sua namorada. Seria importante ver a opinião dela sobre ambas as opções... senão até ela você poderá perder...

Lembre-se: a empresa Watchtower é HIPOCRITA. O CG é HIPOCRITA, a maioria dos anciãos é HIPOCRITA, a esmagadora maioria dos "irmãos" é HIPOCRITA. Portanto, se você decidir permanecer dentro dos muros de Auschwitz, você estará sendo o que quase todo mundo já é.... mas de consciência tranquila, pois e para uma boa causa..

Uma observação: acho que poderíamos designar o nosso amigo Mentalista como Ancião aqui no fórum. Nunca vi conselhos tão maduros vindos dos que se intitulam anciãos, nis SRs.
Avatar do usuário
Esclarecido92
Forista
Forista
Mensagens: 170
Registrado em: 07 Abr 2016 10:00

Re: Não existe a coisa certa. Mas o que fazer?

Mensagem não lida por Esclarecido92 »

Uma observação: acho que poderíamos designar o nosso amigo Mentalista como Ancião aqui no fórum. Nunca vi conselhos tão maduros vindos dos que se intitulam anciãos, nis SRs.[/quote]


Concordo plenamente
O truque de mágica, quando explicado, não engana mais!
Avatar do usuário
RAPUNZEL ENROLADA
Forista
Forista
Mensagens: 901
Registrado em: 04 Jan 2015 23:52

Re: Não existe a coisa certa. Mas o que fazer?

Mensagem não lida por RAPUNZEL ENROLADA »

Truman Burbank !
Há quanto tempo!!! Desde o último encontro de Foristas!
É percebi que você está num momento muito difícil!
Que garra, você e sua namorada! Que guerreiros! Fiquei emocionada de ler seu relato! Eles deviam lavar as bocas deles antes de falar daquela maneira de vocês dois. Sugiro"clorogel" que é um produto prático, moderno e eficaz. Desculpe a brincadeira, mas não resisti porque o pouco que te conheci, vi o rapaz bom caráter e inteligente que é, não merece esse tipo de ultraje. Ainda bem, que temos estes grandes amigos aqui no fórum que podem nos ajudar a refletir nas melhores soluções para uma situação como esta. Estou na torcida por vocês dois, e que se possível tudo termine de uma forma o menos traumática.
Como vocês são guerreiros, corajosos! Estou orgulhosa de vocês como uma mãe!!! :fr1end: :D3 :D3
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Não existe a coisa certa. Mas o que fazer?

Mensagem não lida por kooboo »

Truman,

Como você bem colocou no título "não existe coisa certa!"
O que existe é a postura certa diante da escolha feita.
Você já tocou no vespeiro, já falou pelos 4 cantos - namorada, familia(s), anciãos, amiga - o que pensa. Então agora é suportar as consequencias e retroceder jamais!
Já que há o apoio da namorada, toca em frente!Segura a mão dessa garota e vá em frente.
Essa "amiga" você pode dispensar, arruma outros amigos, preferencialmente fora do salão.
Quanto à família, não fala mais nada. Fica na sua, se te perguntarem algo sobre a torre, diga apenas que você não gosta do Dunga como técnico da seleção brasileira, mas aposta que o Brasil fara bonito nas olimpíadas - no jogo de volei, claro! - e que cerveja artesanal é melhor que as Ambevs da vida.
Desconversa!
Tem tanto assunto bom pra falar.

E se os anciãos vierem falar contigo, fala que tá tudo bem, que foi só uma neura mas já passou, que até maio do ano que vem voce assina petição de pioneiro regular....

E siga sumindo do salão.

Essa é minha sugestão rsrs
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Bruce D.
Forista
Forista
Mensagens: 3113
Registrado em: 05 Nov 2008 17:12
Localização: ABC - SP

Re: Não existe a coisa certa. Mas o que fazer?

Mensagem não lida por Bruce D. »

Truman:

Li seu relato e estou na torcida para que tudo termine bem pra você e sua namorada. Bater de frente contra a torre não é fácil, normalmente saímos machucados, até por que mesmo que não ocorra a desassociação (meu caso) você sempre ficará sob a observação dos anciãos, e se decidirem desassociar cai no que a Debora postou sobre não existir saída honrosa da Torre.

Então se você conseguir sair de cena evitando o máximo possível conversar com os anciãos e deixar de ir ao salão aos poucos tipo vai uma reunião chegando atrasado e depois falta duas três seguidas, ótimo! Se não for possivel evitar o embate com os anciãos seja politico, ou seja, fale o que os anciãos desejam ouvir diga que tudo não passa de um mal entedido, etc etc.

Converse com sua namorada para que vocês alinhem a postura de vocês e os anciãos não joguem vocês um contra o outro. Aliás não aceitem conversar em separado.
E nos mantenha informado. Estou a disposição no whats e por MP.

Abraço.
Quicksand Jesus I need you
Quicksand Jesus I believe you
Quicksand I'm so far away

- Skid Row
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Não existe a coisa certa. Mas o que fazer?

Mensagem não lida por Mentalista »

Adriano Wake Up escreveu:Truman, você "chutou o balde", hein !?!?!

Concordo com o nosso amigo Mentalista, você teria 2 opções:
1- Enfrenta a inquisição, e vai para a fogueira, ou
2- Engole o orgulho e diz que foi um mau entendido, você daria a vida pelo CG, vai ser um menino comportado, etc, etc, etc..
Eu não me sinto bem mentindo, mas confesso que nessas horas a situação fica difícil. Envolve algo que pode custar a família da gente. E a verdade é que até agora não fui muito interrogado pelos anciãos, para chegar ao ponto de ter que alegar que acredito, que não fiz isso ou aquilo etc. A pressão existia mais no começo do meu esfriamento. Só que era pior quando eu me importava com essa pressão, com o que outros pensariam.

Tem um ancião que mais recentemente ficou na minha cola para sair no campo, algo que não faço há vários meses. Pediu meu Whatsapp, mas eu despistei. E não é que depois ele conseguiu meu número mesmo assim? Enfim, agora fica enviando mensagens, já que ele é ancião do grupo que eu "pertenço", e a visita está bem próxima, mas eu simplesmente nem abro essas mensagens. Chego atrasado nas reuniões que vou para evitá-los e também porque não me agradam nada. Prevejo uma visita de pastoreio, mas eu já tive uma não faz muito tempo e estou na mesma... O que poderão fazer?

Embora eu não tenha concluído minha saída ainda, estou me sentindo praticamente livre agora. Não é mais aquele peso nas costas. De novo, é pior quando você se importa com o julgamento deles. E o que tenho observado é que meu esfriamento nessa empresa também causou esfriamento nos meus familiares. Eles continuam acreditando, mas não têm feito quase nada. Estão quase no mesmo ritmo que eu!

É verdade que eu ainda não passei pela fase de namoro com "descrente", não deixei público algumas opiniões, minhas idas a "festas mundanas" (na verdade a semana que vem será a segunda vez que vou, mas deve ser a primeira de verdade, e de novo será em segredo), não fui para uma comissão judicativa, nem coisas do gênero que poderia me levar a uma perseguição maior. Algumas coisas serão inevitáveis. Torço para que ocorram da melhor forma possível.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], Yurix e 98 visitantes