Página 1 de 3

Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Enviado: 14 Mar 2016 13:30
por shonin
Diversas pessoas estão psicologicamente presas a organização por pressão social e receio de perder os contatos e amizades que tem cultivado há anos. Mas no fundo o que mais desejam é se livrar das amarras que a impedem de ser verdadeiramente feliz.

Se você se sente livre e enfrentou desafios para sair da organização, deixe uma mensagem de incentivo para aqueles que estão desanimados de encarar essa desafiadora decisão de seguir o próprio coração e abandonar os dogmas da organização. Mostre com suas palavras como essa decisão vale a pena!

Você pode estar salvando a vida de uma pessoa!

Re: Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Enviado: 14 Mar 2016 18:20
por RamonTejoteano
Eu tenho vontade de abandonar a Torre, mas continuar meu ministério cristão sozinho. Mas não vejo outra forma de aplicar na minha vida princípios como o de Hebreus 10:24-25 sem ter que comparecer frequentemente a uma reunião de alguma religião cristã.

Eu descobri que o que realmente me motivou a entrar para a torre não era primariamente conhecer melhor a Deus e bíblia.

Mas agora que eu perdi o que eu mais queria e assumi um compromisso com a torre e seus associados e também depois de ter absorvido tanto ensinamentos dela, fica até difícil para mim imaginar o constrangimento de ter abandonado ela para seguir minha anterior vida.

Ressalto aqui que minha vida antes da torre era até certo ponto igual agora, porque eu já não era de sair muito para onde as pessoas costumam ir, mas como eu nasci na igreja Católica Romana e eu participava de um grupo de Jovens, e já não fazia muitas das coisas que a Torre diz serem erradas, e não fazia pregação de casa em casa, porém fazia marchas com o pessoal do grupo convidando as pessoas para retiro, em resumo eu não era uma pessoa de mau caráter. :7

Mas minha mente e coração já foram tão corrompidas com o modo de pensar da Torre que infelizmente não conseguiria pensar bem da Igreja Católica como antes pensava e de outras igreja cristã também. :(

Assim eu vejo que se eu não fizer da Torre apenas um suporte para os meus planos, mas se eu sair dela, eu teria que me voltar para mim mesmo e tentar encontrar um novo modo de vida que apenas seria seguido por mim, e usar de cautela por aceitar algumas coisas mas rejeitar outras que as religiões cristãs ensinam por ai.

Quanto a outras religiões eu não me identificaria porque desde muito cedo na minha vida eu preferi ser Cristão mesmo e não acho que existe muita lógica na explicação das coisas da vida em outras formas de crenças.

Então é isso. Se eu sair da Torre eu posso esperar isso. Ser Cristão sim, mas sem apoiar plenamente organização nenhuma, mas apenas meu ministério.

Re: Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Enviado: 14 Mar 2016 18:53
por exservazelosa
No meu caso tive de realmente ter coragem e determinação de sair da torre!Pois tenho mãe,irmã e sobrinha lá!A doutrinação na minha mente foi tanta que eu achava que não tinha vida pra mim fora da torre,pois foi a unica religião que conheci na minha vida.Tive muitas confusões mentais antes de sair de vez,o que incluía muito medo!Não foi fácil, mas consegui sair de vez! E tenho tido a oportunidade de pensar por mim mesma e de ser livre pra isso,coisa que a torre não permite pra quem está lá seguindo as doutrinas dela!Estava também muito acostumada a rotina da torre mas agora faço a minha própria rotina ou estou tentando viver um dia de cada vez! Embora teu tenho tomado essa decisão muito rápido,não me arrependo!

E consigo ver sim, que existe vida fora da torre!

Re: Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Enviado: 14 Mar 2016 19:47
por mayhra
É difícil opinar sobre essa decisão de sair ou não sair, pois é realmente muito pessoal. O que posso dizer é que o preço de não ser autêntico consigo mesmo é alto e o de não poder seguir livremente suas determinações de foro íntimo também é um alto preço a pagar. Mas algumas pessoas se adaptam melhor ao modo de vida proposto pela Torre, pois, como falou o Ramon, alguns lidam melhor com as pressões constantes para "fazer mais", com os muitos regulamentos do que pode e do que não pode fazer ou do que deve e do que não deve fazer. Para esses, a vida dentro da Torre pode não ser tão opressiva.

Também, se dividirmos a vida em facetas, como por exemplo, não obrigatoriamente nesse ordem:

1) Espiritualidade
2) Amor e casamento
3) Família - vida familiar e grande família
4) Saúde
5) Trabalho
6) Amigos
7) Lazer

Observamos que há Testemunhas de Jeová que conseguem se realizar em todas essas facetas. Ou seja, conseguem colocar sua espiritualidade num nível equilibrado e saudável para elas (para elas não é tortura); conseguem encontrar um amor e se casam por amor; conseguem ter um bom convívio familiar; gozam de relativa boa saúde; tem um trabalho satisfatório e com boa remuneração ou pelo menos suficiente para elas; tem amigos dos quais gostam muito em sinceridade e, para completar, tem lazer de forma a relaxar e curtir o quanto necessitam para se sentirem reanimadas, revigoradas.

Então, essas Testemunhas podem ser felizes, sim, e observo que há Testemunhas felizes assim. Suas vidas não são perfeitas, mas elas alcançam boa realização nas principais facetas da vida e isso preenche suas almas.

Por outro lado, tais pessoas parecem estar anestesiadas no que diz respeito à exercerem sua capacidade de crítica com relação à Organização que seguem tão obedientemente. Uma crise em alguma das 7 áreas citadas pode despertá-las para um exame mais acurado quanto a quem estão servindo. Porém, sabemos que podem se passar décadas sem que nenhuma crise abale suas vidas e talvez elas continuem vivendo bem até seu fim terreno. Acho que não temos o direito de julgá-las. Todos nós aqui vivemos, pelo menos por algum período de nossas vidas, exatamente como elas vivem hoje.

O meu "romance com a Torre" foi curto, mas cada um é cada um. Demorei para sair por causa do amor pela família. Decidi me dissociar pois não aguentei sequer a possibilidade de levar vida dupla, então nunca levei vida dupla, assumi minha escolha. Dolorosamente, mas assumi. Paguei o preço.
Mas hoje penso que um afastamento mais lento é menos prejudicial. Alegue depressão, desânimo, não ter tempo, e siga sua vida.

Com relação a pregar a verdade sobre a verdade, acho que só se deve fazer isso com familiares que demonstram alguma abertura para o diálogo. Se não existe essa real possibilidade de uma conversa em que se é ouvido, não vale a pena o desgaste. A pessoa não está pronta para ouvir e para pensar fora da caixa (fora dos ditames da Torre).

Enfim, sugiro que o indeciso pense no que ganharia saindo da Torre e no que perderia. Faça uma lista, simples assim, e pondere todos os ganhos e perdas e vice-versa. Analise os medos, veja se são reais ou ilusórios. A seguir analise que passos gostaria de dar rumo a sua felicidade.

Minha mãe, Testemunha de Jeová idosa, me disse uma vez frase que calou fundo em mim. Reproduzo a frase pois a considero boa para todos:

— Ninguém pode viver a sua vida por você.

Re: Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Enviado: 14 Mar 2016 21:31
por Mentalista
Meu maior incômodo atualmente é ter uma vida dupla. Foi ruim perder as crenças TJ's? No começo sim, mas hoje isso não me incomoda em nada. É muito melhor ter a liberdade para verificar todos os ângulos, do que ter que aceitar o que dizem sem questionar. Se o medo é de perder os amigos, coloque na balança o que mais importa para você: sua liberdade ou suas amizades que daqui 10 anos talvez nem existam mais. Amigos de verdade são poucos.

Re: Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Enviado: 14 Mar 2016 22:24
por Yeats
Como tudo o mais nesta vida, esteja certo, não será fácil, terá que desviar de pedras e foices.
Por que vale a pena?


Abandonar esta religião não quer dizer que serás imoral (um conceito muito amplo que abarca muitas coisas para além do sexo), ateu ou coisa do gênero.

Não quer dizer que perdeu o favor do seu deus/Jesus - se concluir que há um, qualquer que seja sua "forma".

Será possível ampliar as ideias. Tu ainda formará ideias errôneas, mas poderá corrigi-las. Poderá investigar um assunto sem mordida na consciência.

Conseguirá conhecer pessoas novas - há pessoas más no mundo, naturalmente, mas há bondade, amor e generosidade também e o melhor, com espontaneidade.
Um aperitivo apenas...

Se possui família lá dentro, considere a necessidade de não agir impulsivamente, é o momento de parar e pesar toda a situação à volta. Se tem privilégios considere a possibilidade de entregá-los ou reduzir atividade sob um pretexto convincente. Tens que fazer tudo com serenidade (ao fim, se optar por ficar não terão ocorrido mudanças significativas).
Se optar por sair, faça-o planejadamente, isto demandará tempo, isto para que sua família assimile as mudanças: perda de privilégios, irregularidade, pouca assistência às reuniões, inatividade - talvez seja possível ficar nesse estágio confortavelmente ou passar ao estágio seguinte - dissociação.

Nada se compara ao sentimento de liberdade dos controles daquela religião.

Re: Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Enviado: 14 Mar 2016 22:46
por Live
Quando eu me libertei da torre mentalmente, eu já estava livre dela (fisicamente), ou seja, já não frequentava mais o s.r.
Foi muito bom.
A verdadeira liberdade, é aquela q vc conquista dentro da sua mente.
No meu caso, meu maior obstáculo foi eu mesmo, tive q vencer muitas barreiras impostas pela minha mente.
Então se vc estiver livre mentalmente, já conquistou o principal!!!!!

Re: Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Enviado: 14 Mar 2016 22:54
por Mentalista
Yeats escreveu:Abandonar esta religião não quer dizer que serás imoral (um conceito muito amplo que abarca muitas coisas para além do sexo), ateu ou coisa do gênero.
Muito bem lembrado. Esse é um medo que vai além das TJ's. Se religião definisse caráter, as pessoas não seriam tão parecidas...

Re: Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Enviado: 14 Mar 2016 22:59
por RamonTejoteano
mayhra escreveu:

Mas hoje penso que um afastamento mais lento é menos prejudicial. Alegue depressão, desânimo, não ter tempo, e siga sua vida.

sugiro que o indeciso pense no que ganharia saindo da Torre e no que perderia. Faça uma lista, simples assim, e pondere todos os ganhos e perdas e vice-versa. Analise os medos, veja se são reais ou ilusórios. A seguir analise que passos gostaria de dar rumo a sua felicidade.
Eu acho válido uma análise desse tipo. Com relação aos medos o que eu temo mais é eu deixar a organização e depois no Armagedom ouvir de Deus que as Testemunhas de Jeová era a religião verdadeira mesmo e que eu estou sendo destruído porque não acreditei nela. Ou de que Deus realmente aprovou esta organização religiosa e eu morrer e perder a ressurreição por ter saído fora dela.

O duro é provar a mim mesmo que esses medos talvez não tenham fundamento. Para mim ou Deus esta aprovando 1) todas as religiões que se dizem cristãs ou 2) devido a apostasia que houve no primeiro século nenhuma religião cristã hoje é realmente cristã ou 3) dentre todas as denominações cristãs hoje existe apenas uma certa (o que provavelmente muitos que seguem placa de igreja falam) e muitos outros discordam por pensar como no ponto um ou o dois. Que é toda religião cristã é boa ou que todas estão erradas.

Na minha opinião prefiro acreditar na teoria 2 ou 3. Se eu sair da Torre fico com a teoria 2. Mas como já disse seguiria os ensinos de Cristo na medida do possível.

Re: Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Enviado: 14 Mar 2016 23:13
por Mentalista
RamonTejoteano escreveu:3) dentre todas as denominações cristãs hoje existe apenas uma certa (o que provavelmente muitos que seguem placa de igreja falam) e muitos outros discordam por pensar como no ponto um ou o dois. Que é toda religião cristã é boa ou que todas estão erradas.

Na minha opinião prefiro acreditar na teoria 2 ou 3.
Existem centenas, talvez milhares, de denominações cristãs ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ ... ist%C3%A3s ), muitas das quais afirmando serem exclusivamente verdadeiras. Se uma das religiões cristãs está certa, a chance de você simplesmente deixar de existir (como dizem as TJ's) seria 1 em centenas, já a chance de ir para o inferno seria maior que 95%. Melhor largar as TJ's...