Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Live
Forista
Forista
Mensagens: 137
Registrado em: 16 Jun 2015 19:53

Re: Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Mensagem não lida por Live »

RamonTejoteano escreveu:
mayhra escreveu:

Mas hoje penso que um afastamento mais lento é menos prejudicial. Alegue depressão, desânimo, não ter tempo, e siga sua vida.

sugiro que o indeciso pense no que ganharia saindo da Torre e no que perderia. Faça uma lista, simples assim, e pondere todos os ganhos e perdas e vice-versa. Analise os medos, veja se são reais ou ilusórios. A seguir analise que passos gostaria de dar rumo a sua felicidade.
Eu acho válido uma análise desse tipo. Com relação aos medos o que eu temo mais é eu deixar a organização e depois no Armagedom ouvir de Deus que as Testemunhas de Jeová era a religião verdadeira mesmo e que eu estou sendo destruído porque não acreditei nela. Ou de que Deus realmente aprovou esta organização religiosa e eu morrer e perder a ressurreição por ter saído fora dela.

O duro é provar a mim mesmo que esses medos talvez não tenham fundamento. Para mim ou Deus esta aprovando 1) todas as religiões que se dizem cristãs ou 2) devido a apostasia que houve no primeiro século nenhuma religião cristã hoje é realmente cristã ou 3) dentre todas as denominações cristãs hoje existe apenas uma certa (o que provavelmente muitos que seguem placa de igreja falam) e muitos outros discordam por pensar como no ponto um ou o dois. Que é toda religião cristã é boa ou que todas estão erradas.

Na minha opinião prefiro acreditar na teoria 2 ou 3. Se eu sair da Torre fico com a teoria 2. Mas como já disse seguiria os ensinos de Cristo na medida do possível.
Eh o q eu havia comentado acima, eh necessário se libertar mentalmente, eh difícil mesmo.
Imagem
Avatar do usuário
RamonTejoteano
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 332
Registrado em: 04 Mar 2014 23:09

Re: Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Mensagem não lida por RamonTejoteano »

Mentalista escreveu:
RamonTejoteano escreveu:inspiração divina da Bíblia, que é um assunto que eu não discuto porque sei de coisas que a Bíblia conta que só quem tem fé acredita. Pois não se pode provar pela lógica, nem por ciência experimental.
Agora eu fiquei com uma dúvida: se a inspiração divina da Bíblia não pode ser provada nem pela lógica, o que impede de que outras religiões estejam certas? Afinal eles (muçulmanos, budistas etc) têm fé do mesmo jeito, mesmo que não tenham lógica.
As coisas que a Bíblia conta que não podem ser provadas pela lógica que eu falei são os milagres. Eles sozinhos não provam que a Bíblia seja histórica e cientificamente autêntica, e assim só resta ao leitor ter fé ou não para acreditar no relato.
O que você sabe não tem valor; o valor está no que você faz com o que sabe.
Bruce Lee
Avatar do usuário
shonin
Forista
Forista
Mensagens: 52
Registrado em: 16 Fev 2016 14:38

Re: Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Mensagem não lida por shonin »

Para não fugir do tópico:

Gostaria de compartilhar com aqueles que desejam se libertar e tem receio das represálias.

Abandonar a organização foi a decisão mais importante da minha vida. Nunca perdi meus valores como pessoa e como cidadão: tenho meu trabalho, minha familia e meus amigos.

Sair da organização para mim foi como sair de um relacionamento tóxico: você acha que precisa daquilo para viver mas no fundo tem algo na sua mente te avisando que aquilo está errado.

Permita-se buscar a verdade sinceramente e de coração aberto. E acredite: o coração nunca falha!

Boa sorte!
Avatar do usuário
shonin
Forista
Forista
Mensagens: 52
Registrado em: 16 Fev 2016 14:38

Re: Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Mensagem não lida por shonin »

RamonTejoteano escreveu: Eu acho válido uma análise desse tipo. Com relação aos medos o que eu temo mais é eu deixar a organização e depois no Armagedom ouvir de Deus que as Testemunhas de Jeová era a religião verdadeira mesmo e que eu estou sendo destruído porque não acreditei nela. Ou de que Deus realmente aprovou esta organização religiosa e eu morrer e perder a ressurreição por ter saído fora dela.
Ramon, já parou para imaginar que você está acreditando no ensinamento das pessoas que disseram que a geração de 1914 veria o Armagedon? E que agora, quando essa geração está deixando de existir e nada de Armagedon ocorre, coincidentemente tem um 'esclarecimento' divino sobre esse dogma?

Você acha mesmo que um ser, onipotente e onisciente teria todas essas caracteristicas humanas? Alegria, raiva, ira e etc? Não é mais provável que humanos tenham dados essas caracteristicas a esse ser, com o objetivo de deixa-lo mais aceitável?

Você consegue imaginar um ser ONIPOTENTE e ONISCIENTE que fica triste ou se alegra com as decisões humanas que no fundo ele já sabia que iriam acontecer?

Ramon, desde crianças somos ensinados que existe um 'papai do céu' lá em cima. Desde sempre os mais velhos enfiam suas crenças religiosas goela abaixo. Se você se libertar desse condicionamento e pensar de forma livre, eu acredito que verá que a maioria das coisas que acreditamos não é por escolha e sim por imposição.
sabrepoderoso
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Mai 2015 11:23
Localização: duque de caxias

Re: Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Mensagem não lida por sabrepoderoso »

meu primeiro contato com a torre foi a 31 anos , neste tempo minha mãe já havia me levado a igrejas catolicas romana e brasileira e centros espiritas , kardecista , umbanda , candomblé , keto e eu mesmo fiz visitas a igrejas evangélicas , conheci adventistas e conheci pessoas budistas , eu queria saber diante de tantas diferenças doutrinais , onde encontrar a verdade , qual caminho certo , afinal os piores conflitos a nivel mundial , foram palco para povos da mesma fé se matarem , e essa busca me levou ao Sr .

a forma de se reunir , de se vestir , o uso da biblia nas reuniões , enfim , a diferença e o tratamento que recebi me fez voltar .

está idéia de que somente ''nós'' temos a verdade , que o fim está as portas , acabei contagiado e dediquei muito tempo energia , dinheiro , deixei sonhos para lá , afinal o fim estava as portas , encontrei gente que vivia o mesmo entusiasmo , eu tinha um estilo de vida e pessoas que pensava serem meus amigos de verdade .

após decadas , finalmente descobri a verdade e foi de ficar sem voz , pois até mesmo a torre de vigia que tanto defendi fazia parte em muito do que ela mesma condena , dei o meu melhor , cheguei a cumular funções como som , balcão , leitor de grupo , lider de manutenção , pioneiro reg , dirgir campo , capitão de onibus , foi muito triste descobrir que foi em vão , a torre é apenas mais uma religião , que tem alguma verdade , só isso !!

pensava ter amigos isso senti falta no inicio , mas se esqueceram de mim rápido , passei um tempo após sair aproveitando para andar um pouco , e refletir no ontem , hj e amanhã , decidi iniciar uma nova maneira de viver , apagando da mente muitas barreiras que a torre pôe em nosso caminho , passei a conversar com as pessoas sem discriminar elas , e fazer novos amigos afinal somos bilhões no planeta .
as decadas se passaram e o fim não veio , o que surgiu foram remendos nas crenças '' novas luzes '' , esquecer totalmente do tempo dentro da torre , dificil , mas é possivel viver fora dela , um dia de domingo uns vizinhos bebiam cervejas num bar aqui onde vivo e após
um brinde um deles falou algo que me fez dar um sorriso , ele disse - '' seja bem vindo de novo '' é , bebia e pensava , poxa , tantas veses eu passei direto por eles e nunca parava para falar com eles , muito mal dava um -'' oi, como vai '' - consegui reencontrar comigo mesmo
recuperei até mesmo a alegria de sorrir , de dar uma boa gargalhada , parece estranho não é ? mas até isso a torre me tirou a minha alegria .

depois de um longo tempo foi aqui que reecontrei o sorriso , o que quero dizer é que sair da torre pode ter suas dores , mas que é sim ´possivel viver no inteiro sentido da palavra de novo , fazer novos amigos , que nos aceitam como somos , se eu que sou chato para caramba encontrei o caminho e vivo , vc que está lendo tbm pode , 3 décadas de um estilo de vida não me impediram de encontrar o caminho , de viver , de ser feliz , eu falei que andei um pouco lembra ? caminhei a beira mar respirei o ar vindo do oceano , respirei um ar que não respirava a muito tempo o ar da liberdade , estava livre como escrevi alguns dias atrás saindo de uma longa estadia dentro de uma caverna , mas meus olhos não demoraram muito a se acostumarem com a luz novamente , eu vi a luz do recomeço

ser livre e viver fora da torre é possivel , hj a minha receita é viver um dia de cada vez , amanhã eu vejo quando ele chegar , o que se pode fazer ou não , um abraço a tds e um bom dia :D1
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
Wiwo
Forista
Forista
Mensagens: 756
Registrado em: 05 Mar 2016 15:14

Re: Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Mensagem não lida por Wiwo »

Oi pessoal,

Ainda estou dentro com via de sair o mais rapido possivel.
Na minha modesta opiniao, acho que a açao de se retirar vem quando estamos prontos a enfrentar à realidade e que nao temos medo de fazer frente as verdades tais como ela a REALMENTE sao!!

lendo seus comentarios, acho que, o que realmente pode levar a tomar à decisao final é tomar tempo para reflexionar! Muitos para nao ter que tomar uma decisao, preferem nao pensar, pois desse modo, podem rejeitar mais facilmente! Sei que pode ser dificil, vejo isso nos familiares, amigos! Por essa razao tb quando alguem tem duvidas, a soluçao milagre da Torre é: NAO questionar, nao ficar pensando no assunto, deixar as coisas na mao de Jehova( pois quem questiona a Deus?, no entanto esqueçemos que Ló entre Outros questionou a Jeova)

No entanto para quem estiver Pronto, cabe se perguntar: Quais os beneficios? Quais as desvantagens? Quando medito sinceramente, mesmo que algo "pareça" ser um ponto positivo= resulta numa pura ilusao!

Verdadeiros amigos, SIM, mas no dia em que nao corresponde ao modelo imposto pela Torre, amigos desaparecem!

Torre affirma ter o unico entendimento da "Verdade", mas qd nao cumpre= ha novas luzes...., o que alguem acreditou durante anos, nao é mais valido dum dia pao outro! Nao sobra escolha senao aceitar e calar!

Ser espiritual, SIM, Quando se trata de obedecer cegamente, mas quando a pessoa verdadeiramente espiritual quer pesquisar ou esclarecer duvidas, etc, etc = é considerada fraca espiritual / apostata....

Antes nao me apercebia, mas hoje sim, desde que sou TJ, tenho um grande vazio, embora eu fosse e sou sempre feliz, hoje compreendo que a minha felicidade vem nao a causa da Torre, nem por ter conhecido o nome de Jeova, pois mesmo orando a Deus e tentar agradar e fazer o bem aos demais, ja era so por si uma pessoa Feliz!!!
As TJ sentem a mesma felicidade que outras pessoas porque se mentalizam que tao à fazer algo de bom à favor dos demais! Mas nao sentem o mesmo pessoas de outras religioes? Ou pessoas envolvidas em humanitarismo? Sempre ouvi na Torre que tais nao sao felizes, mas ao falar com tais pessoas, notei uma verdadeira felicidade.

Realmente acho necessaria desprogramar os ensinos ( equivocados da Torre no que se refere ao Mundo).
Sempre passamos a frente das pessoas, julgamos a elas, mesmo so que em pensamento, mas as TJ NAO querem ser julgadas.
TJ só aproximam das pessoas Quando se trata de pregar, se a pessoa, nao quer, afastamos a pessoa diretamente!!
Mas TJ nao gosta de ser tratada desse modo!

Acho que SIM neste curto periodo que me afastei da Torre, eu propria ja notei diferença em mim propria!
E as pessoas em minha volta tambem. E acho um ponto importante fazer o OPOSTO que os TJ (pour obrigacao programada)fazem quando nos desligamos da Torre. Nos achegar à eles! Ja ouvi muitos dizerem a proprios filhos: voce morreu, ja nao é parte de nossa familia!
Infelizmente muitos reagem da mesma maneira e se afastam: dando razao a Torre. No entanto nao deveriamos mostrar que somos ainda melhores que antes? Visitar à familia. Ajudar, apoiar, fazer compras para pais, familia idosos, cozinhar, etc, etc,
Sermos as pessoas que realmente somos no intimo, para que quando familiares, amigos dizem que estamos mortos do ponto de vista deles, que possamos responder que para nós estao bem vivos e que nao é religiao que impede de mostrar amor verdadeiro. E se realmente é Jeova quem julga, deixemos Ele julgar.
" A confiança do Ingênuo é a Arma mais Útil do Mentiroso!"
" O Maior Enganado é aquele que engana a si próprio!"
" As Dúvidas são mais cruéis do que as duras Verdades!"
Avatar do usuário
Dr. Schultz
Forista
Forista
Mensagens: 1054
Registrado em: 05 Fev 2016 09:54

Re: Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Mensagem não lida por Dr. Schultz »

sabrepoderoso escreveu:
pensava ter amigos isso senti falta no inicio , mas se esqueceram de mim rápido , passei um tempo após sair aproveitando para andar um pouco , e refletir no ontem , hj e amanhã , decidi iniciar uma nova maneira de viver , apagando da mente muitas barreiras que a torre pôe em nosso caminho , passei a conversar com as pessoas sem discriminar elas , e fazer novos amigos afinal somos bilhões no planeta .
as decadas se passaram e o fim não veio , o que surgiu foram remendos nas crenças '' novas luzes '' , esquecer totalmente do tempo dentro da torre , dificil , mas é possivel viver fora dela , um dia de domingo uns vizinhos bebiam cervejas num bar aqui onde vivo e após
um brinde um deles falou algo que me fez dar um sorriso , ele disse - '' seja bem vindo de novo '' é , bebia e pensava , poxa , tantas veses eu passei direto por eles e nunca parava para falar com eles , muito mal dava um -'' oi, como vai '' - consegui reencontrar comigo mesmo

recuperei até mesmo a alegria de sorrir , de dar uma boa gargalhada , parece estranho não é ? mas até isso a torre me tirou a minha alegria .

depois de um longo tempo foi aqui que reecontrei o sorriso , o que quero dizer é que sair da torre pode ter suas dores , mas que é sim ´possivel viver no inteiro sentido da palavra de novo , fazer novos amigos , que nos aceitam como somos , se eu que sou chato para caramba encontrei o caminho e vivo , vc que está lendo tbm pode , 3 décadas de um estilo de vida não me impediram de encontrar o caminho , de viver , de ser feliz , eu falei que andei um pouco lembra ? caminhei a beira mar respirei o ar vindo do oceano , respirei um ar que não respirava a muito tempo o ar da liberdade , estava livre como escrevi alguns dias atrás saindo de uma longa estadia dentro de uma caverna , mas meus olhos não demoraram muito a se acostumarem com a luz novamente , eu vi a luz do recomeço

ser livre e viver fora da torre é possivel , hj a minha receita é viver um dia de cada vez , amanhã eu vejo quando ele chegar , o que se pode fazer ou não , um abraço a tds e um bom dia :D1
Cara, é isso que eu quero pra mim. Isso que eu nunca tive. Grifei as partes que mais me emocionaram.

Obrigado.
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Mensagem não lida por baiano »

Ultimamente tenho pensado independente do "escravo" e tento de mansinho ir colocando uns pensamentos com minha esposa, que certa vez me disse que prefere não ter dúvidas quanto ao que aprende da Torre. Pra mim hoje é super complicado tomar uma atitude radical no sentido de sair. Não tenho amigos fora. Sou distante até de familiares que não são TJ. No momento tenho optado por ler e ouvir e pensar por conta própria, não levanto a mão pra dar comentários, diminuí minha frequência na pregação, não vou a serviços de manutenção, etc.
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Avatar do usuário
shonin
Forista
Forista
Mensagens: 52
Registrado em: 16 Fev 2016 14:38

Re: Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Mensagem não lida por shonin »

baiano escreveu:Ultimamente tenho pensado independente do "escravo" e tento de mansinho ir colocando uns pensamentos com minha esposa, que certa vez me disse que prefere não ter dúvidas quanto ao que aprende da Torre. Pra mim hoje é super complicado tomar uma atitude radical no sentido de sair. Não tenho amigos fora. Sou distante até de familiares que não são TJ. No momento tenho optado por ler e ouvir e pensar por conta própria, não levanto a mão pra dar comentários, diminuí minha frequência na pregação, não vou a serviços de manutenção, etc.
Baiano, recomendo muito dar uma olhada no manual de saída que existe aqui no Forum. Você já conhece?
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Uma pessoa está em dúvida mas sem coragem!

Mensagem não lida por Mentalista »

Depois de relutar um pouco, fui procurar aconselhamento profissional, em especial para aprender a lidar melhor com essa questão que tanto me importuna: deixar a Torre. Mentalmente eu me considero livre das imposições da Torre, mas de certa forma me foi chamada a atenção sobre enfatizar muito esse assunto. Mesmo a princípio sendo contra minha vontade, tentarei diminuir o foco sobre o assunto Torre, para ver se assim ganho tempo para planejar melhor as coisas. O que eu queria dizer mesmo no tópico é que agora vejo que foi muito bom ter buscado esse aconselhamento, e que indico para todos aqueles que relutam em fazer isso. Em duas idas já percebi resultados. Embora eu lide numa boa com descrença na religião, minha situação em cima do muro começou a me afetar de um modo que eu achava que não aconteceria comigo, mas aconteceu. O que quero dizer é que não tenho amigos entre as TJ's, mas também não tenho muitos (fisicamente) fora dela. Vários colegas, mas poucos vão além do superficial. E mais recentemente me envolvi emocionalmente com alguém, mais que em qualquer outra vez... (uma loucura rsrs, mas isso é assunto para outra hora). Enfim, muita coisa para processar. De novo, quero dizer que consultar um psicólogo é uma ótima escolha, pelo menos na minha opinião.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Mentalista, Pazmental, Saran, Spaceman, Tulasi, w4r1ock e 82 visitantes