Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Neo Matrix
Moderador
Moderador
Mensagens: 1761
Registrado em: 07 Jan 2016 15:31
Localização: Ex-Ancião, Desassociado e Feliz. Religião Nunca mais!

Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Mensagem não lida por Neo Matrix »

Assim como eu, muitos ex-anciãos foram vítimas de seus co-anciãos das formas mais injustas, traiçoeiras e inescrupulosas possíveis.
A pergunta é: Por que estes homens agem assim?

Ao procurar ajuda através de um profissional da área de saúde mental, suas colocações me chamaram atenção. Em especial uma delas é que os homens inseguros de personalidade infantil e medíocre ao observar que outro indivíduo dentro do Grupo tem habilidades, destacando-se ao executar as diversas funções dentro do grupo, a primeira tendência ( quer consciente ou inconsciente) é a eliminação do indivíduo habilidoso em destaque.
Tais homens seguem seus instintos primitivos como leões na savana Africana. Este perfil de comportamento se repete não só no ambiente religioso mas nas grandes corporações, nos esportes e assim por diante.

Mas uma prova incontestável de que entre as T.J. não são uma organização dirigida pelo espírito santo, pois se assim fosse, este espírito atuaria nos indivíduos e os ajudaria a superar estas tendências comportamentais.
É claro que podemos citar casos de homens que se destacaram e foram bem sucedidos e não foram perseguidos pelos seus co-anciãos, mas neste caso entra o fator loteria. Alguns homens sábios e humildes se alegram de terem ao seu lado pessoas que podem contribuir para que todo o grupo seja beneficiado. Estes em prol de um bem maior, embora tenham este sentimento de eliminação do individuo em destaque, conseguem controlá-lo.

Assim sendo, você já viu na Bíblia um exemplo na congregação primitiva de alguém que foi perseguido pelo corpo de anciãos? Não e não vai encontrar. A Sociedade Torre de Vigia está completamente despreparada para lidar com este tipo de situação, pois não tem a humildade de fazer uma análise psicológica dos homens que tomam a dianteira. Se assim fizesse, teria uma probabilidade maior de sucesso de crescer como religião organizada e moderna.
Este é um dos motivos dos Corpos de Anciãos atingirem um nível tão medíocre no que diz respeito a atingir as qualificações necessárias de pastores excelentes. Hoje ( embora há exceções) temos visto estes leões da Savana tomando conta do rebanho de Deus, e o final todos sabem...

O que fazer se for vítima?

Esqueça o ódio a raiva e a busca por vingança. Não são úteis para nada. Entenda que você é superior a eles em suas habilidades. É melhor ser perseguido por ser habilidoso e bom no que faz, do que ser uma pessoa de baixo caráter e que não consegue se desenvolver como indivíduo dentro de um grupo. Lembre-se que Jesus foi perseguido e morto pelos religiosos de seu tempo pelos mesmos motivos que vc: Inveja e Ciúmes. Acha mesmo que com você seria diferente?
Entender isso não lhe trará alívio imediato, mas fará você dar um passo importante para um mundo muito maior e mais livre, que com certeza não envolve o prazer de ter o poder e de dominar sobre outros, mas o prazer de pura e simplesmente ser uma pessoa HUMILDE.

(Obrigado Malévola, pela pessoa maravilhosa que vc é, e pelos conselhos sábios que vem desta sua personalidade maravilhosa!)
"Matrix /// - Por que doem os meus olhos? (Neo) - Porque você nunca os usou. (Morpheus) "
Avatar do usuário
Alexei Karamazov
Forista
Forista
Mensagens: 1218
Registrado em: 29 Abr 2013 08:25
Localização: Belo Horizonte MG

Re: Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Mensagem não lida por Alexei Karamazov »

Assim sendo, você já viu na Bíblia um exemplo na congregação primitiva de alguém que foi perseguido pelo corpo de anciãos?
A Bíblia não é um relato confiável. Ela traz uma versão dos fatos: a dos vencedores. A versão dos injustiçados ficou de fora. Ademais, ela não cobria todas as congregações, mas apenas algumas. Assim, não é possível afirmar que não houve conflitos entre anciãos nas congregações antigas. Pelo contrário: conhecendo a natureza humana, chego a afirmar que, com certeza, houve divisões, conflitos, disputas e todo tipo de intriga entre os anciãos do passado. Por exemplo, eles se dividiam entre os ex-fariseus e gentios convertido. Quanta briga não houve por isso! Imagine se dois ex-fariseus servissem com um gentio convertido, o que aqueles fariam com esse pobre coitado!
Tú que consideras al hombre tanto dios como oveja—,
desgarrar al dios en el hombre como a la oveja en el hombre
y desgarrando reír— ¡ésa, ésa es tu felicidad!
Ditirambos Dionisíacos - F.Nietzsche
Avatar do usuário
Concurseiro
Forista
Forista
Mensagens: 58
Registrado em: 21 Abr 2015 23:08

Re: Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Mensagem não lida por Concurseiro »

Já fiz parte de corpos onde haviam muitos atritos. Ao ponto de o pessoal levantar da cadeira na frente do viajante e colocar o dedo na cara de outro ancião. E a pessoa que teve essa atitude era o "mais experiente" do grupo.

Hoje estou numa outra congregação onde reina a paz, por assim dizer. Desde que estou nessa, o corpo nunca teve nenhum desentendimento. Todos se respeitam.
"Não se torne sábio aos seus próprios olhos" ~ Provérbios 3:7
Avatar do usuário
divergente
Forista
Forista
Mensagens: 69
Registrado em: 23 Dez 2015 12:48

Re: Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Mensagem não lida por divergente »

[quote="NEO MATRIX"]

Assim sendo, você já viu na Bíblia um exemplo na congregação primitiva de alguém que foi perseguido pelo corpo de anciãos? quote]

Livro de Atos só para citar alguns; Paulo e Barnabé tiveram desentendimentos.
Sobre a circuncisão, teve uma discussão acalorada entre os Anciãos, Discípulos e Apóstolos.
Também teve a de Paulo e Pedro.

Eles já tinham o "Espirito Santo" com eles.
Mesmo assim tiveram discussões!
A Bíblia não diz o nível de discussão; até mesmo se partiam para porrada ou cadeirada.
Até porque acho desnecessário, isso é ser humano.
Os Apóstolos andavam com Jesus e quantas vez Jesus repreendiam, porque queriam ser uma maior que o outro.

Agora imagine na Congregação atual!
Onde qualquer bunda mole pode ter o "poder" de controlar centenas ou até milhares de pessoas.
Onde elas pedem; ajuda, conselhos e até se confessar.

Isso não é só um "privilegio" de Anciãos TJ, outras organizações é até piores.
Eu era da Assembleia de Deus, pastor lá ganha salario e por isso tem que controlar bem a situação ali; principalmente o Dizimo.
Rapaz era cada quebra pau quando ia ter eleição. :lol:
O psicólogo está correto, isso é um extinto primitivo, aliado ao poder e também a Torre induz a isso.
Ou seja, todos de olho em todos para nosso beneficio.

O ideal era não ter.
Avatar do usuário
Ancião Brasileiro
Troll desativado
Mensagens: 644
Registrado em: 13 Mar 2013 01:23

Re: Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Mensagem não lida por Ancião Brasileiro »

NEO MATRIX escreveu:Assim como eu, muitos ex-anciãos foram vítimas de seus co-anciãos das formas mais injustas, traiçoeiras e inescrupulosas possíveis.
A pergunta é: Por que estes homens agem assim?

Ao procurar ajuda através de um profissional da área de saúde mental, suas colocações me chamaram atenção. Em especial uma delas é que os homens inseguros de personalidade infantil e medíocre ao observar que outro indivíduo dentro do Grupo tem habilidades, destacando-se ao executar as diversas funções dentro do grupo, a primeira tendência ( quer consciente ou inconsciente) é a eliminação do indivíduo habilidoso em destaque.
Tais homens seguem seus instintos primitivos como leões na savana Africana. Este perfil de comportamento se repete não só no ambiente religioso mas nas grandes corporações, nos esportes e assim por diante.

Mas uma prova incontestável de que entre as T.J. não são uma organização dirigida pelo espírito santo, pois se assim fosse, este espírito atuaria nos indivíduos e os ajudaria a superar estas tendências comportamentais.
É claro que podemos citar casos de homens que se destacaram e foram bem sucedidos e não foram perseguidos pelos seus co-anciãos, mas neste caso entra o fator loteria. Alguns homens sábios e humildes se alegram de terem ao seu lado pessoas que podem contribuir para que todo o grupo seja beneficiado. Estes em prol de um bem maior, embora tenham este sentimento de eliminação do individuo em destaque, conseguem controlá-lo.

Assim sendo, você já viu na Bíblia um exemplo na congregação primitiva de alguém que foi perseguido pelo corpo de anciãos? Não e não vai encontrar. A Sociedade Torre de Vigia está completamente despreparada para lidar com este tipo de situação, pois não tem a humildade de fazer uma análise psicológica dos homens que tomam a dianteira. Se assim fizesse, teria uma probabilidade maior de sucesso de crescer como religião organizada e moderna.
Este é um dos motivos dos Corpos de Anciãos atingirem um nível tão medíocre no que diz respeito a atingir as qualificações necessárias de pastores excelentes. Hoje ( embora há exceções) temos visto estes leões da Savana tomando conta do rebanho de Deus, e o final todos sabem...

O que fazer se for vítima?

Esqueça o ódio a raiva e a busca por vingança. Não são úteis para nada. Entenda que você é superior a eles em suas habilidades. É melhor ser perseguido por ser habilidoso e bom no que faz, do que ser uma pessoa de baixo caráter e que não consegue se desenvolver como indivíduo dentro de um grupo. Lembre-se que Jesus foi perseguido e morto pelos religiosos de seu tempo pelos mesmos motivos que vc: Inveja e Ciúmes. Acha mesmo que com você seria diferente?
Entender isso não lhe trará alívio imediato, mas fará você dar um passo importante para um mundo muito maior e mais livre, que com certeza não envolve o prazer de ter o poder e de dominar sobre outros, mas o prazer de pura e simplesmente ser uma pessoa HUMILDE.

(Obrigado Malévola, pela pessoa maravilhosa que vc é, e pelos conselhos sábios que vem desta sua personalidade maravilhosa!)
Excelente texto.
Era o que faltava para completar minha mente. Se fosse uma analise em uma a sentinela teria dito que foi jeová que enviou pra mim
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Mensagem não lida por Debora »

Ancião Brasileiro escreveu: Excelente texto.
Era o que faltava para completar minha mente. Se fosse uma analise em uma a sentinela teria dito que foi jeová que enviou pra mim
Digamos que Jeová inspirou este psicológico a fazer tão feliz análise. Seria este profissional membro do corpo governante ?rs :1
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
welderdiscreto
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 25
Registrado em: 30 Jan 2016 14:13

Re: Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Mensagem não lida por welderdiscreto »

Sem palavras d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7
Avatar do usuário
john
Forista
Forista
Mensagens: 144
Registrado em: 04 Jul 2015 14:45

Re: Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Mensagem não lida por john »

Mas este fórum anda com uns tópicos maravilhosos, hein? Até está dando gosto de participar!

Particularmente, tenho pavor de ancião top! Aquele cabra que faz discurso em assembleia, que todo mundo conhece, etc. Nunca vi um desses que não fosse um verdadeiro cretino dentro da congregação! As congregações mais tranquilas são aqueles que não tem este tipo de ancião. Outras, porém, tem verdadeiras lutas intestinas, a ponto de anciãos se agredirem fisicamente. Alguns anciãos costumam "fritar" seus desafetos: conseguem mais ou ou dois cúmplices no corpo e estes começam a perseguir o ancião, sua esposa e filhos, até que a vítima (ou um familiar) realmente perca a cabeça e realmente erre ou abandone o cargo.
SilviaLeticia
Forista
Forista
Mensagens: 763
Registrado em: 14 Dez 2015 12:33

Re: Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Mensagem não lida por SilviaLeticia »

É Neo, excelentes observações desse seu psicólogo, faz a gente conseguir entender muita coisa!
Acredito mesmo que toda essa disputa entre a dianteira, tenha a ver com ego, com ter conseguido arrumar uma forma de se sobrepor a outros e não querer sob nenhuma hipótese perder esse título de superioridade. Título que certamente muitos que ali estão jamais conseguiriam em nenhum outro lugar! Pois muitos são toscos e mal estudaram!
Quando eu e meu marido voltamos do território, por não termos conseguido nos manter por conta própria, tivemos que enfrentar entre outras coisas, o extremo ciúme dos anciãos! Eles simplesmente não aturam ex PE, ex betelitas, cursados na antiga ETM e outras escolas, ex SC e ex SD (esses 2 últimos são odiados!). Os pertencentes a uma dessas classes, são encarados como uma ameaça em potencial para os que lá já estão. E, talvez sejam mesmo!
Meu marido havia adquirido uma boa carga de conhecimento e experiência no tempo integral! Não é de se admirar pois o seu tempo era exclusivamente dedicado à obra. Quando chegamos na congregação, ele, apesar de muito triste, por ter sido "covidado a se retirar" do serviço, estava cheio de entusiasmo pra trabalhar na congregação. Agora imaginem, um rapaz de vinte e poucos anos, cheio de conhecimento bíblico tj, boa oratória (boa mesmo!), ex PE, querendo mostrar serviço no meio dos cabeças brancas...já dá pra imaginar que essa equação não deu certo!
No territorio em que servimos, não havia anciãos. Quando chegamos haviam 2, mas um foi embora e o outro morreu (essa história é macabra! Uma horas dessas conto-lhes). Então meu marido passou a cuidar sizinho, pois nem SM's lá existiam. Mas aí, as coisas ficaram muito difíceis e tínhamos que voltar. Meu marido então treinou 3 irmãos e os recomendou como SM's. Nisso, o SC (um homem até muito justo, se pudesse mencionaria o nome dele), pediu pra ficarmos mais um pouco, e continuar "ajudando". Mas não dava, não dava mesmo!
Então o SC deu uma carta de recomendação de ancião ao meu marido, que era só SM por causa da idade! Sim, ele seria o portador da sua própria carta, pois não haveria depois quem a enviasse. Os rapazes recém designados eram ainda muito crus.
Chegando na congregação, a primeira coisa que meu marido fez foi entregar a carta de recomendação. Ele continuava não tendo idade suficiente, ele tinha 24, e acho que a idade mínima pra ser ancião é 25 ou 26, não lembro. Mas o SC explicava que apesar da pouca idade, ele estava sendo recomendado!
Os anciãos tomaram a carta e disseram que iam analisar... Estão analisando até hoje...
Deixaram então meu marido de molho. Não davam uma resposta sobre a carta, e nem lhe davam designações como servo. Meu marido, ingenuamente começou a questionar! Aí é que eles pirraçaram ainda mais e foram muitas discórdias! Ou seja, lá, ele não era nem servo, muito menos ancião!
Seis meses se passaram...resolvemos mudar de congregação por causa dos problemas. Quando mudamos, meu marido queria a carta de recomendação dele de volta, mas já era, eles sumiram com ela! Além de não devolverem a carta, mandaram uma outra desqualificando-o como servo!
Meu marido ficou três anos sem ser nada. Ele não foi tratado como desqualificado, pois cuidava das contas (claro, ninguém quer), mas não tinha nenhum "privilégio".
Nesse periodo nós fomos muito humilhados! A desconfiança das pessoas de que ele saiu do tempo integral por termos cometido algum pecado, só aumentou!
Esse foi apenas o começo das dores de aflição! Muita humilhação e dor ainda estava por vir... Contarei numa próxima oportunidade, senão me torno muito enfadonha!

E essas são algumas das "bênçãos" que recebemos por dedicar toda a juventude à torre! :sa8:
Avatar do usuário
Dr. Schultz
Forista
Forista
Mensagens: 1054
Registrado em: 05 Fev 2016 09:54

Re: Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Mensagem não lida por Dr. Schultz »

Caramba Scarlet Ohara, que situação terrível. E eu achando que o que passei era ruim...

Mas espero sinceramente que seu marido abra os olhos o mais breve possível.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Moonwalker e 65 visitantes