Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
santana86
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 26
Registrado em: 03 Fev 2016 12:44

Re: Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Mensagem não lida por santana86 »

NEO MATRIX,

Após vários anos observando comportamento da liderança dessa organização, observo que a dianteira da congregação se parece muito com a "Câmara de Deputados", pois um tenta comprar o apoio e proteção de outros, caso não entrem na jogada são perseguidos até serem eliminados, o que fica fácil quando se tem o apoio dos demais.

Observo também que muitos anciãos que tem esse perfil (perseguidor), são pessoas fracassadas no mundo, não tem um bom emprego, renda etc, não conseguem nem dirigir sua própria família, ai quando tem alguma oportunidade de exercer o "Poder" usam de forma inadequada, descarregando na congregação e nos colegas de corpo toda sua frustração.

Um dos motivo de ter me afastado é ter de receber "conselho e punição" de pessoas que não tem o comportamento adequado.

Saudações a todos !

Att

Santana
Avatar do usuário
Neo Matrix
Moderador
Moderador
Mensagens: 1761
Registrado em: 07 Jan 2016 15:31
Localização: Ex-Ancião, Desassociado e Feliz. Religião Nunca mais!

Re: Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Mensagem não lida por Neo Matrix »

Scarlet Ohara escreveu:É Neo, excelentes observações desse seu psicólogo, faz a gente conseguir entender muita coisa!
Acredito mesmo que toda essa disputa entre a dianteira, tenha a ver com ego, com ter conseguido arrumar uma forma de se sobrepor a outros e não querer sob nenhuma hipótese perder esse título de superioridade. Título que certamente muitos que ali estão jamais conseguiriam em nenhum outro lugar! Pois muitos são toscos e mal estudaram!
Quando eu e meu marido voltamos do território, por não termos conseguido nos manter por conta própria, tivemos que enfrentar entre outras coisas, o extremo ciúme dos anciãos! Eles simplesmente não aturam ex PE, ex betelitas, cursados na antiga ETM e outras escolas, ex SC e ex SD (esses 2 últimos são odiados!). Os pertencentes a uma dessas classes, são encarados como uma ameaça em potencial para os que lá já estão. E, talvez sejam mesmo!
Meu marido havia adquirido uma boa carga de conhecimento e experiência no tempo integral! Não é de se admirar pois o seu tempo era exclusivamente dedicado à obra. Quando chegamos na congregação, ele, apesar de muito triste, por ter sido "covidado a se retirar" do serviço, estava cheio de entusiasmo pra trabalhar na congregação. Agora imaginem, um rapaz de vinte e poucos anos, cheio de conhecimento bíblico tj, boa oratória (boa mesmo!), ex PE, querendo mostrar serviço no meio dos cabeças brancas...já dá pra imaginar que essa equação não deu certo!
No territorio em que servimos, não havia anciãos. Quando chegamos haviam 2, mas um foi embora e o outro morreu (essa história é macabra! Uma horas dessas conto-lhes). Então meu marido passou a cuidar sizinho, pois nem SM's lá existiam. Mas aí, as coisas ficaram muito difíceis e tínhamos que voltar. Meu marido então treinou 3 irmãos e os recomendou como SM's. Nisso, o SC (um homem até muito justo, se pudesse mencionaria o nome dele), pediu pra ficarmos mais um pouco, e continuar "ajudando". Mas não dava, não dava mesmo!
Então o SC deu uma carta de recomendação de ancião ao meu marido, que era só SM por causa da idade! Sim, ele seria o portador da sua própria carta, pois não haveria depois quem a enviasse. Os rapazes recém designados eram ainda muito crus.
Chegando na congregação, a primeira coisa que meu marido fez foi entregar a carta de recomendação. Ele continuava não tendo idade suficiente, ele tinha 24, e acho que a idade mínima pra ser ancião é 25 ou 26, não lembro. Mas o SC explicava que apesar da pouca idade, ele estava sendo recomendado!
Os anciãos tomaram a carta e disseram que iam analisar... Estão analisando até hoje...
Deixaram então meu marido de molho. Não davam uma resposta sobre a carta, e nem lhe davam designações como servo. Meu marido, ingenuamente começou a questionar! Aí é que eles pirraçaram ainda mais e foram muitas discórdias! Ou seja, lá, ele não era nem servo, muito menos ancião!
Seis meses se passaram...resolvemos mudar de congregação por causa dos problemas. Quando mudamos, meu marido queria a carta de recomendação dele de volta, mas já era, eles sumiram com ela! Além de não devolverem a carta, mandaram uma outra desqualificando-o como servo!
Meu marido ficou três anos sem ser nada. Ele não foi tratado como desqualificado, pois cuidava das contas (claro, ninguém quer), mas não tinha nenhum "privilégio".
Nesse periodo nós fomos muito humilhados! A desconfiança das pessoas de que ele saiu do tempo integral por termos cometido algum pecado, só aumentou!
Esse foi apenas o começo das dores de aflição! Muita humilhação e dor ainda estava por vir... Contarei numa próxima oportunidade, senão me torno muito enfadonha!

E essas são algumas das "bênçãos" que recebemos por dedicar toda a juventude à torre! :sa8:
Scarlet,

Que baita perseguição foi essa! Difícil de Suportar a carga emocional de toda esta situação. Quando estudamos a Bíblia somos condicionados a crer que situações como esta acontecem somente em outras religiões, e por isso é dificil de aceitar. O que mais magoa é a apunhalada pelas costas. E parece que quanto mais usado no Serviço mais alvo é dos leãos de Plantão. Sua experiência mostra o que aguardam os PE que estão regressando. Em especial os Coordenadores ficam temerosos de perder seu privilégio para irmãos que estão mais qualificados que eles e então atacam os que já estão debilitados emocional e economicamente. Lamentável.
( Ficamos no aguardo sobre a historia sobre: "Quando chegamos haviam 2, mas um foi embora e o outro morreu (essa história é macabra! Uma horas dessas conto-lhes)"
"Matrix /// - Por que doem os meus olhos? (Neo) - Porque você nunca os usou. (Morpheus) "
Avatar do usuário
Neo Matrix
Moderador
Moderador
Mensagens: 1761
Registrado em: 07 Jan 2016 15:31
Localização: Ex-Ancião, Desassociado e Feliz. Religião Nunca mais!

Re: Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Mensagem não lida por Neo Matrix »

santana86 escreveu:NEO MATRIX,

Após vários anos observando comportamento da liderança dessa organização, observo que a dianteira da congregação se parece muito com a "Câmara de Deputados", pois um tenta comprar o apoio e proteção de outros, caso não entrem na jogada são perseguidos até serem eliminados, o que fica fácil quando se tem o apoio dos demais.

Observo também que muitos anciãos que tem esse perfil (perseguidor), são pessoas fracassadas no mundo, não tem um bom emprego, renda etc, não conseguem nem dirigir sua própria família, ai quando tem alguma oportunidade de exercer o "Poder" usam de forma inadequada, descarregando na congregação e nos colegas de corpo toda sua frustração.

Um dos motivo de ter me afastado é ter de receber "conselho e punição" de pessoas que não tem o comportamento adequado.

Saudações a todos !

Att

Santana
Santana86,

Gostei da ilustração da câmara dos Deputados.. bem nessa mesmo! kkkkkkk
Como foi essa história de receber "conselho e punição" de pessoas que não tem o comportamento adequado?
"Matrix /// - Por que doem os meus olhos? (Neo) - Porque você nunca os usou. (Morpheus) "
Avatar do usuário
MALÉVOLA
Forista
Forista
Mensagens: 693
Registrado em: 27 Dez 2015 14:37

Re: Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Mensagem não lida por MALÉVOLA »

Querido amigo Neo:

Obrigada pela menção no seu tópico. Fico feliz que não tenha desistido de ir ao profissional. Eu sabia que ele só ia lhe acrescentar boas informações.

Quanto ao tópico fico com a frase de Thomas Hobbes "O homem é o lobo do homem."

Penso que em qualquer sociedade onde homens tenham avidez pelo mesmo "território a ser conquistado" seja esse: Mulheres, Status, Poder, Popularidade, etc....haverá disputa naquele grupo social / comunidade para esse objeto de desejo ser alcançado. (Isso não é ruim nem bom em si mesmo. É apenas nato e intrínseco ao gênero masculino saudável.)

Em contrapartida, a questão polêmica aqui é: Deveria ocorrer tais disputas num grupo de homens espiritualizados onde o enfoque de suas crenças são o ensino de Jesus Cristo?

Não dissocio DISPUTAS de RELIGIÃO. Mas, é possível dissociar DISPUTAS de ESPIRITUALIDADE (Não entro nesse âmbito, pois ainda tenho questionamentos pessoais fortes sobre ESPIRITUALIDADE).


É nesse ponto que os HOMENS DE CARÁTER se diferenciam. O que é mais importante? OS TERRITÓRIOS ou os VALORES?

Feliz pela sua evolução, meu amigo. :fr1end:
Avatar do usuário
john
Forista
Forista
Mensagens: 144
Registrado em: 04 Jul 2015 14:45

Re: Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Mensagem não lida por john »

Mas é incrível como as histórias se repetem! Quantos SM com possibilidade de ser anciãos são fritos quando mudam de congregação! Até anciãos do "baixo clero" são depostos desta forma! Aliás, vocês já notaram que anciãos mais "espertos", mudam de congregação uma ou duas semanas antes da visita do SC na congregação para onde irão? Isso é para não correrem risco de perderem o posto! Há uns anos atrás, vi um cara desesperadamente providenciar a mudança pois sabia que era a semana da visita do SC na congregação para onde ele se mudaria. Nem se despediu dos irmãos da congregação de origem! Saiu fugido!
Scarlet Ohara escreveu:É Neo, excelentes observações desse seu psicólogo, faz a gente conseguir entender muita coisa!
Acredito mesmo que toda essa disputa entre a dianteira, tenha a ver com ego, com ter conseguido arrumar uma forma de se sobrepor a outros e não querer sob nenhuma hipótese perder esse título de superioridade. Título que certamente muitos que ali estão jamais conseguiriam em nenhum outro lugar! Pois muitos são toscos e mal estudaram!
Quando eu e meu marido voltamos do território, por não termos conseguido nos manter por conta própria, tivemos que enfrentar entre outras coisas, o extremo ciúme dos anciãos! Eles simplesmente não aturam ex PE, ex betelitas, cursados na antiga ETM e outras escolas, ex SC e ex SD (esses 2 últimos são odiados!). Os pertencentes a uma dessas classes, são encarados como uma ameaça em potencial para os que lá já estão. E, talvez sejam mesmo!
Meu marido havia adquirido uma boa carga de conhecimento e experiência no tempo integral! Não é de se admirar pois o seu tempo era exclusivamente dedicado à obra. Quando chegamos na congregação, ele, apesar de muito triste, por ter sido "covidado a se retirar" do serviço, estava cheio de entusiasmo pra trabalhar na congregação. Agora imaginem, um rapaz de vinte e poucos anos, cheio de conhecimento bíblico tj, boa oratória (boa mesmo!), ex PE, querendo mostrar serviço no meio dos cabeças brancas...já dá pra imaginar que essa equação não deu certo!
No territorio em que servimos, não havia anciãos. Quando chegamos haviam 2, mas um foi embora e o outro morreu (essa história é macabra! Uma horas dessas conto-lhes). Então meu marido passou a cuidar sizinho, pois nem SM's lá existiam. Mas aí, as coisas ficaram muito difíceis e tínhamos que voltar. Meu marido então treinou 3 irmãos e os recomendou como SM's. Nisso, o SC (um homem até muito justo, se pudesse mencionaria o nome dele), pediu pra ficarmos mais um pouco, e continuar "ajudando". Mas não dava, não dava mesmo!
Então o SC deu uma carta de recomendação de ancião ao meu marido, que era só SM por causa da idade! Sim, ele seria o portador da sua própria carta, pois não haveria depois quem a enviasse. Os rapazes recém designados eram ainda muito crus.
Chegando na congregação, a primeira coisa que meu marido fez foi entregar a carta de recomendação. Ele continuava não tendo idade suficiente, ele tinha 24, e acho que a idade mínima pra ser ancião é 25 ou 26, não lembro. Mas o SC explicava que apesar da pouca idade, ele estava sendo recomendado!
Os anciãos tomaram a carta e disseram que iam analisar... Estão analisando até hoje...
Deixaram então meu marido de molho. Não davam uma resposta sobre a carta, e nem lhe davam designações como servo. Meu marido, ingenuamente começou a questionar! Aí é que eles pirraçaram ainda mais e foram muitas discórdias! Ou seja, lá, ele não era nem servo, muito menos ancião!
Seis meses se passaram...resolvemos mudar de congregação por causa dos problemas. Quando mudamos, meu marido queria a carta de recomendação dele de volta, mas já era, eles sumiram com ela! Além de não devolverem a carta, mandaram uma outra desqualificando-o como servo!
Meu marido ficou três anos sem ser nada. Ele não foi tratado como desqualificado, pois cuidava das contas (claro, ninguém quer), mas não tinha nenhum "privilégio".
Nesse periodo nós fomos muito humilhados! A desconfiança das pessoas de que ele saiu do tempo integral por termos cometido algum pecado, só aumentou!
Esse foi apenas o começo das dores de aflição! Muita humilhação e dor ainda estava por vir... Contarei numa próxima oportunidade, senão me torno muito enfadonha!

E essas são algumas das "bênçãos" que recebemos por dedicar toda a juventude à torre! :sa8:
ex-ancião
Forista
Forista
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Mar 2013 21:09

Re: Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Mensagem não lida por ex-ancião »

Poderia se fazer outro tópico, semelhante a este, desta maneira: POR QUE ALGUNS ANCIÃOS SÃO MARGINALIZADOS POR OUTROS? O sentido de marginal aqui não é o de criminoso, mas sim de ser "posto à margem". Sabemos que alguns anciãos são TOP, como foi dito, mas tem uns que são "esquecidos". Geralmente os TOP tem dinheiro e estudo e os esquecidos são de congregações humildes, são pobres....

Nem sempre os TOP tem muito estudo e as vezes tem pobres, de congregações pobres, que tem estudo, mas mesmo assim são esquecidos. Por que acontecem tais coisas?

Já contei aqui no Fórum que eu era um ancião muito usado na Organização, fazendo regularmente discursos em congressos e assembleias. Mas um dia inventei de questionar estas coisas por carta ao superintendente do circuito, pois não concordava com este tipo de coisa e fiquei dois anos "de molho", sem ganhar mais nenhum privilégio nos congressos e assembleias.

Esta é outra dificuldade da Torre, não admite questionamentos, ainda que feitos às claras, de modo leal e sem segundas intenções.
santana86
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 26
Registrado em: 03 Fev 2016 12:44

Re: Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Mensagem não lida por santana86 »

NEO MATRIX escreveu:
santana86 escreveu:NEO MATRIX,

Após vários anos observando comportamento da liderança dessa organização, observo que a dianteira da congregação se parece muito com a "Câmara de Deputados", pois um tenta comprar o apoio e proteção de outros, caso não entrem na jogada são perseguidos até serem eliminados, o que fica fácil quando se tem o apoio dos demais.

Observo também que muitos anciãos que tem esse perfil (perseguidor), são pessoas fracassadas no mundo, não tem um bom emprego, renda etc, não conseguem nem dirigir sua própria família, ai quando tem alguma oportunidade de exercer o "Poder" usam de forma inadequada, descarregando na congregação e nos colegas de corpo toda sua frustração.

Um dos motivo de ter me afastado é ter de receber "conselho e punição" de pessoas que não tem o comportamento adequado.

Saudações a todos !

Att

Santana
Santana86,

Gostei da ilustração da câmara dos Deputados.. bem nessa mesmo! kkkkkkk
Como foi essa história de receber "conselho e punição" de pessoas que não tem o comportamento adequado?
Fala NEO MATRIX,

Quando digo isso, é que recebi os seguintes conselhos:

* Cuide bem de seu casamento, coloque Jeová no meio, Tríplice cordão etc.. Autor: Ancião que tinha outra família há 10 anos, foi descoberto, dessassociado, agora voltou e ainda continua sendo idolatrado pelos fracos.

* Não faça uma faculdade, tenha uma vida simples Autor: Ancião concursado em grande banco, pós graduado e andava de Dodge Ram.

Ou seja faça o que eu digo, não faça o que faço....

Abraços
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Mensagem não lida por gerom »

santana86 escreveu: * Cuide bem de seu casamento, coloque Jeová no meio, Tríplice cordão etc.. Autor: Ancião que tinha outra família há 10 anos, foi descoberto, dessassociado, agora voltou e ainda continua sendo idolatrado pelos fracos.

* Não faça uma faculdade, tenha uma vida simples Autor: Ancião concursado em grande banco, pós graduado e andava de Dodge Ram.

Ou seja faça o que eu digo, não faça o que faço...
:1 :1 :1

É bem isso! Eu fico assustado quando vejo coisas do tipo. Ancião dando conselho cujo qual não segue. Já vi vários 'causos' assim... Né brinquedo não! :mrgreen:
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
davipegasus
Forista
Forista
Mensagens: 151
Registrado em: 23 Nov 2016 13:52

Re: Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Mensagem não lida por davipegasus »

na congregação q estou mudou perdeu os privilégios! :1 :1 :1
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Por que Anciãos são perseguidos por outros Anciãos?

Mensagem não lida por KOSTA »

Buscam destaque.

Sao os fariseus modernos. Cg incluido..
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: kyoumal e 378 visitantes