Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas"?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
regina
Forista
Forista
Mensagens: 371
Registrado em: 16 Nov 2008 09:31

Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas"?

Mensagem não lida por regina »

Minha prima , que é uma apóstata assumida , foi almoçar na casa da filha dela , uma TJ muito teocrática . A filha explicou que os anciãos disseram para ela que a mãe "apóstata " poderia sim frequentar a casa dela, sem problemas .
Eu que também sou apóstata declarada , já recebi convite para a comemoração de Cristo mais de uma vez .
Já li casos mais ou menos semelhantes , em que ex TJs são bem tratados por irmãos . Alguém tem idéia do que está acontecendo ?
Avatar do usuário
engenheiroleo
Forista
Forista
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Abr 2009 10:58

Re: Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas "?

Mensagem não lida por engenheiroleo »

Apenas uma liberalidade das testemunhas que são suas conhecidas.
Eu raramente ia a alguma reunião ou congresso e minha atitude sempre foi tolerada tanto pela família de minha esposa como pelos anciãos.
Minha mulher porém sempre soube que eu lia e frequentava os sites apóstatas. O conselho dela sempre foi para que eu tivesse muito cuidado, pois admitir um fraco na fé era tolerável, porém um apóstata nunca. Outros foram desassociados na minha antiga congregação simplesmente por comentarem que liam material apóstata e porque reagiram mal ao serem repreendidos.
Avatar do usuário
leandro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 933
Registrado em: 01 Nov 2008 08:01
Localização: Na Terra lololol

Re: Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas "?

Mensagem não lida por leandro »

Olha não sei não,mas dúvido que a torre esteja tolerante com respeito aos apostatas.

Acho que se houvesse tolerância, muitas exTJ não tinham sido desassociadas,mas sim apenas repreendidas.

Para mim depende das pessoas e dos casos.

PETRAKOV
A felicidade é o Supremo Bem e o propósito da vida, o completo desígnio e finalidade da existência humana.

**Aristóteles**
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas "?

Mensagem não lida por Pássaro »

Acho que issoai é coisa das pessoas próximas a você! Anciãos, tem perdido seus "privilégios", por deixarem seus filhos maiores morar na sua casa depois de terem sido desassociados! o cara pra ser ancião tem de botar o filho maior,que erra perante a torre pra fora de casa, se quiser ainda ser ancião e tem mais coisas absurdas por aí!
O barco da torre tá afundando?
MontMor
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 407
Registrado em: 07 Jan 2009 23:43

Re: Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas "?

Mensagem não lida por MontMor »

O que acontece é liberalidade local mesmo, como a maioria comentou.
Ao meu ver, a situação se desenrola mais ou menos assim:

Familiares ou pessoas próximas desconsideram as 'orientações' (leia-se ordens) de evitar Desassociados ou Dissociados.
.
Alguns na congregação notam, mas preferem não se intrometer. Um ou outro maldoso faz fofoquinha aqui, outra ali. A situação continua... os rumores chegam aos ouvidos dos anciosos, que dão um conselhinho (só pra dizer que não fizeram nada). Se o ancioso não for muito cascudo, os tj´s dizem que entenderam e a situação continua a mesma.
.
Vem o viajante. Alguém com birra da tjota q tá falando com apóstata ou desassociado pede pra 'trabalhar com o irmão no campo'. Cagueta a fita toda... um bico sujo danado. O viajante trata o assunto com os anciãos, que dizem já ter 'alertado' o errante.
.
Dependendo do viajante, se for aquele que gosta de chegar e causar, pode dar um repreendida no tjota ou pode até acelerar uma comissa e meter o pé na bunda dele... Você está DEMITIDO!!!




E não adianta chorar!!!
"Não tá morto quem peleia!!!"
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas "?

Mensagem não lida por André Felix »

regina escreveu: ... Já li casos mais ou menos semelhantes , em que ex TJs são bem tratados por irmãos . Alguém tem idéia do que está acontecendo ?
Testemunhas de Jeová as vezes são lembradas que o tratamento dispensado aos que saem não excluem gestos humanitários. Tem uma Sentinela que menciona o exemplo hipotético de uma idosa desassociada que tem o pneu do seu automóvel furado bem em frente ao salão do reino, no término da reunião. Ajudar ela a trocar o pneu seria um gesto humanitário.
Mas também pode ser que a ex-TJ tenha fama de boazinha, pacífica, ou então tenha familiares comentando com os anciãos sobre algum tipo de recuo, que indique ao menos algum desejo de voltar. Acho que no seu caso não seria essa tal desejo de voltar.
Mas,falando nisso , ninguém nunca falou pra mim voltar. Mas também eu boto eles pra correr daqui de casa com brados de "saiam daqui, bando de fariseus hipócritas, sepulcros caiados, estão infestando o ambiente com esse odor de carniça!" Nem dá tempo para eles serem gentis! É que também eles dizem (eu sei) que eu sou a "porca lavada eu voltou ao lamaçal" ou a "cadela que comeu o seu vomito"! Caramba, nem para ser o porco e o cão, tem que ser a porca e a cadela! Isso já é esculhambação! Como eu não sou um ser muito evoluído espiritualmente tento pagar com a mesma moeda chamando eles de "sepulcros caiados cheios de carnica". Mas é só quando eles resolvem vir aqui em casa falar com a minha TJ inativa e calha deu atenter os aplausos deles no portão. Dá raiva por que ele apenas dizem: "chama aí sua mãe". Caramba, que negocio é esse de "chama aí sua mãe"? Se a seita proíbe dizer um simples "bom dia/boa tarde/boa noite", a boa educação exige ao menos um "por favor". Daí que começa sempre a encrenca.
Eu sei que é feio, mas eu sou muito radical.
Como diz o Pratick do Zorra Total: "mexe com quem tá quieto!"
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas "?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Acredito que é uma exceção mesmo. Veja as orientações:
*** km 8/02 p. 3 pars. 2-4 Demonstre lealdade cristã quando um parente é desassociado ***

Como tratar um desassociado: A Palavra de Deus ordena que os cristãos não tenham companheirismo com uma pessoa expulsa da congregação: “[Cessai] de ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador, ou ganancioso, ou idólatra, ou injuriador, ou beberrão, ou extorsor, nem sequer comendo com tal homem. . . . Removei o homem iníquo de entre vós.” (1 Cor. 5:11, 13) As palavras de Jesus, registradas em Mateus 18:17, também são relevantes: “Seja [aquele que foi expulso] para ti apenas como homem das nações e como cobrador de impostos.” Os ouvintes de Jesus sabiam muito bem que os judeus daqueles dias não se associavam com gentios e repudiavam os cobradores de impostos. Assim, Jesus estava ensinando seus seguidores a não se associar com alguém que tivesse sido expulso. — Veja A Sentinela de 15 de dezembro de 1981, páginas 14-16.

3 Isso significa que os cristãos leais não devem ter companheirismo espiritual com ninguém que tenha sido expulso da congregação. Mas há mais envolvido. A Palavra de Deus declara que não devemos ‘sequer comer com tal homem’. (1 Cor. 5:11) Assim, evitamos também o convívio social com quem foi expulso. Isso significa que não vamos com ele a piqueniques, festas, jogos, compras, ao cinema, nem tomamos refeições com ele, quer em casa quer num restaurante.

4 E quanto a falar com o desassociado? Embora a Bíblia não trate de cada situação possível, 2 João 10 nos ajuda a entender o conceito de Jeová sobre a questão: “Se alguém se chegar a vós e não trouxer este ensino, nunca o recebais nos vossos lares, nem o cumprimenteis.” Comentando isso, A Sentinela de 15 de dezembro de 1981, na página 21, diz: “Um simples ‘Oi’ dito a alguém pode ser o primeiro passo para uma conversa ou mesmo para amizade. Queremos dar este primeiro passo com alguém desassociado?”
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas "?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Não sei Diego...na hora H em questões como o sangue e apostasia muitas TJs viram o capeta com um ódio que aterroriza!
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas "?

Mensagem não lida por Pássaro »

O maior perigo pra um tj, é viver muito entre os tjs! Pois se ele passa a conhcer pessoas de outras regiões, ele vai notar costumes diferentes doseus! A lei tj varia muito de local! Existem lugares, onde anciãos, convivem numa boa com pessoas desassciadas e ninguém fala nada! Outros mudam de rumo na rua, viram a cara! Acho que depende muito do grau de fanatismo das criaturas!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
JOSÉ FACCIOLI JR
Forista
Forista
Mensagens: 3139
Registrado em: 01 Nov 2008 23:00
Contato:

Re: Será que a Torre está mais tolerante com os "apóstatas "?

Mensagem não lida por JOSÉ FACCIOLI JR »

Não acho que a torre esteja mais tolerante com os apóstatas, ela está dando acessibilidade para os que foram desassociados e dissociados não importando qual motivo, é a velha falacia do: 'a porta está aberta para vc voltar a qualquer momento'
Isso não implica que ela esteja dizendo para as TJ sairem por aí comprimentando os desassociados e dissociados e especialmente os declarados apóstatas, isso ela não permite mesmo. A regra foi e continua sendo que somente os anciãos podem visitar essas pessoas e estenderem convites para estarem presentes ás reuniões. Agora, no circulo familiar é lógico que existe uma desobediência aos padrões da torre quanto a se convidar ou receber visitas de desasssociados inclindo os apóstatas, o que está acontecendo é regional e não siginifica afrouxo de regras da organização das TJ.
"Quando nós adotamos cegamente uma religião, um sistema político, um dogma literário, nós nos tornamos autômatos, paramos de crescer" - Anaïs Nin (1914-1977)

http://yosefbenyosef.blogspot.com/
http://religiaosobescrutinio.blogspot.com/
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Allegaeon, cabeludo08 e 74 visitantes