Visita de pastoreio - pressões e acusações

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Ka Franz
Forista
Forista
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Dez 2014 13:03

Visita de pastoreio - pressões e acusações

Mensagem não lida por Ka Franz »

Saudações foristas!

Bom, participo pouco no fórum mas estou sempre de olho nos tópicos e hoje gostaria de compartilhar com vocês a ''amorosa visita de pastoreio'' que eu e meu marido tivemos ontem. Pouco dos foristas recentes me conhecem, e resumidamente, tenho 23 anos, sou casada a 2 anos e meio, já não vou as reuniões a quase um ano, e meu marido é ainda um servo zeloso da Torre (infelizmente), para os que querem saber mais sobre os meus conflitos, basta olhar minha apresentação e chorar comigo. :p Mentira! Estou bem, sair da Torre foi a melhor escolha que fiz. Não me dissociei, apenas me afastei por questões familiares, que já foram bem difíceis logo no início, mas tudo se ajeita (ou quase tudo). :4

Vamos ao que interessa. Ontem, tivemos visita de pastoreio. Um ancião novo no cargo, que era muito meu amigo e um mais velho, conhecido por seu zelo e fanatismo. Até então havia combinado com meu marido de ficar na minha, ouvir amigavelmente, dizer que ainda que não pretenda voltar pro salão hoje, talvez um dia aconteça, etc e tal. MAS, como tomei pavor e nojo desta organização e me mandaram um fanático medíocre, as coisas saíram um pouco do eixo. Nós praticamente tivemos uma discussão acalorada, eu quase o expulsei da minha casa, e QUASE peguei a cartinha de dissociação da gaveta. Me tiraram do sério.

Logo no início da visita, ele veio perguntar o que mudou desde a última visita que tive, eu disse que estava na mesma. Ele disse que eu não ia ao campo e estava inativa a um bom tempo e que é normal desanimarmos nestes tempos do fim, eu acenei com a cabeça. Perguntou se eu estava me sentindo desanimada, como não aguento omitir em perguntas diretas, eu disse que não estava desanimada, me perguntou o porque então eu não ia ao campo, eu disse ''porque eu não quero, apenas'' (pode parecer grosseiro, mas juro que fui simpática, sorrindo e acenando o tempo todo, haha). Logo após eu dizer que não queria ir ao campo, ele disse que pregar era um ordenamento de Cristo, e quem acha ou diz que não é necessário seguir tão ordenamento está se rebelando diante dos mandamentos dele, está sendo rebelde e atitudes de rebeldia provem de apostatas. :?: Achei que ele foi absurdamente rápido ao me acusar de apostasia apenas por eu não querer ir no campo, nunca nenhum ancião fez isso, mas talvez já vieram com a intenção de desmascarar a apóstata. :o

Após isso ele jogou a primeira pergunta '' Você não quer ser mais uma Testemunha de Jeová?'', perguntei '' O quê?!'' Ele repetiu a pergunta '' Você não quer mais ser Testemunha de Jeová, não quer carregar esse nome?'' e repetiu a pergunta muitas vezes. (MUITAS) Então meu alerta apóstata começou a piscar, e eu disse '' Que tipo de pergunta é esta?'' Ele repetiu, então respirei fundo e disse, ''Irmão, *imbecil*, eu não estou entendendo o motivo da sua pergunta. Eu estou na minha, provando a mim mesma a verdade, você está me perguntando se quero me dissociar? Não, não quero. Estou bem da forma como estou''. E depois disso ele ficou repetindo essa pergunta repetidas vezes, me tirou do sério. Depois vieram me questionar como posso ''estar bem'' fora da organização, pra eles é um absurdo a afirmativa, e voltaram na questão não poder servir a Deus ou a Jesus sem a Santa Organização, então eu já não muito amigável pela insistência dele em tirar da minha boca que não quero mais ser uma TJ fui abrir a boca e dizer que ''mas espera, quem disse que eu não falo de Jeová ou Jesus?'' (Tá, eu não falo mesmo, minhas crenças mudaram completamente pós a saída da organização), e então começou outra ladainha imensa, disseram que o que mostra que estou pregando é meu relatório de campo, se estou inativa, não estou fazendo o que Jesus ordenou. Daí eu disse que Jesus não ordenou que relatássemos nossas horas, caramba, eu sei, estava ''cutucando a vara com onça curta'' (sim vocês leram certo) hahahaaha :p E foi mais um bucado de ladainha após isso. Depois me acusou de me contradizer, que como posso afirmar amar Jesus e Jeová e não servir a organização dirigida por ele(Detalhe, eu nem afirmei que amo a Jeová ou Jesus, rsrs). Daí repetiu isso inúmeras vezes, o quanto eu era contraditória por isso. Acho que eles devem fazer algum curso intensivo de serem completos idiotas, só pode. Parecia que queria mesmo me tirar do sério e conseguiu. Esse papo de colocar a organização como sendo Deus, de me acusar inúmeras vezes de me contradizer por não estar servindo a esta organização e me colocar contra a parede para dizer que não quero ser uma TJ me deixou em um nível hard de falta de paciência.

Detalhe também que não me deixavam falar. Eu abria a boca ele me cortava, ele perguntava, eu ia responder e ele me cortava novamente. Sei que em determinado momento quando ele perguntou de novo se eu não queria mais ser uma Testemunha de Jeová, eu disse: ''Quer saber, eu não quero não. Não quero levar esse nome. Só não me dissociei por causa da minha família, só por isso. Satisfeito?! É o que quer que eu diga? Parece que é.'' Daí o outro ancião, ex amigo, mais novo veio dizer com toda calma que o objetivo da visita de pastoreio é cuidar das ovelhinhas e em nenhum momento o objetivo é castigá-las de algum modo e perguntou se eu entendia o objetivo. Daí eu disse que ele estava fazendo de acordo com o objetivo, mas que o irmão *imbecil* não o estava. Que na verdade ele estava usando de uma abordagem muito agressiva comigo, querendo me colocar contra a parede sobre querer ou não continuar sendo uma Testemunha de Jeová, que eu já havia explicado minha atual situação, e que me forçar a dizer que quero ou não quero ser TJ e dizer que estou me contradizendo, que o que eu acredito não é válido, me parecia grosseiro e pouco amoroso, perguntei qual a necessidade disso. Eles podem até achar isso, todos acham, mas que não concordava com o tipo de abordagem que ele estava usando.

Enfim, falei pra caramba, mas no mais foi isso, no meio de todo o papo, após me irritar, disse que não queria ser uma TJ, e o era apenas pela família, acusei o ancião de ser desamoroso, fui contra a organização e disse que não acho que ela é dirigida por Jeová e Jesus. hahahaha Cavei minha cova. Sou uma pessoa muito calma, juro, mas eles foram escrotos o suficiente pra tirar o ''pior'' de mim. Cansei. No fim, pediram pra eu não comentar dos meus questionamentos a ninguém, eu disse que não o faria a menos que a pessoa me perguntasse, afinal é direito de todo mundo procurar respostas. Disseram que vão dar tempo ao tempo e mencionou algo sobre o Armagedom, para me dar ''medinho''. Depois de tudo que afirmei poderiam abrir uma comissão né?! Mas não parecia que de fato iam o fazer. Não sei como funciona isso. De qualquer modo, minha úncia preocupação é minha família, a depressão profunda da minha mãe, porque fora isso, amigos já se afastaram todos, a amizade é geralmente superficial ali dentro, então me restaram um ou dois. É isso pessoal, se quiserem e puderem deem a opinião sobre.

Um grande abraço a todos!

:bjo9:
''Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.''
Sigmund Freud
Avatar do usuário
Marcelo Navarro
Forista
Forista
Mensagens: 569
Registrado em: 28 Jul 2015 15:17

Re: Visita de pastoreio - pressões e acusações

Mensagem não lida por Marcelo Navarro »

Corajosa vc, e seu esposo " teocrático" deve ter ficado pianinho com medo de cortarem o privilégio de leitura dele né kkkkkk.
Não será aberta comissão por isso, embora vc tenha também tirado o chefão do sério kkkkkk.
Ele foi sim muito insistente, provavelmente está tomando bronca do viajante por seu estado de inativa, afinal vc é responsabilidade dele. Podem tentar armar para vc mandando beatas fazerem perguntas dissidentes e te desassociar por apostasia, vai de vc tomar cuidado com os métodos que esses canalhas usarão.
Ele queria sim, se ver livre de vc, inativo é uma pedra no sapato do corpo de anciãos, toda visita são cobrados, visando donativos é claro kkkkkk

Gosto dos seus tópicos, deveria postar mais :fr1end:
"A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original". - Albert Einstein.
Avatar do usuário
Neo Matrix
Moderador
Moderador
Mensagens: 1761
Registrado em: 07 Jan 2016 15:31
Localização: Ex-Ancião, Desassociado e Feliz. Religião Nunca mais!

Re: Visita de pastoreio - pressões e acusações

Mensagem não lida por Neo Matrix »

ka Franz,

Vamos lá!
O manual dos anciãos diz:

Pastoreio que edifica
6. O objetivo principal de uma visita de pastoreio
´e conceder um “dom espiritual”, fortalecer a pessoa e
permitir que haja um intercâmbio de encorajamento.

˙ Mantenha um ambiente de tranquilidade e
amor
; seja positivo.
Mostre que realmente se
preocupa com o bem-estar da pessoa. Dê elogios
sinceros pelas boas coisas que ela ja fez e esta fazendo.
Escute com atenção . Se notar que ela talvez tenha um problema, com tato, tente fazê-la
se expressar. Adapte seus comentários as necessidades da pessoa.

˙ Expressar a firme decisão de não ser mais
Testemunha de Jeova.

Se a pessoa permitir, a
comissao deve primeiro tentar conversar com ela
e dar ajuda espiritual. (Gal. 6:1) Ela realmente
deseja se dissociar, ou simplesmente nao quer
mais se associar ativamente com a congregacao?
Esse desejo ´e motivado por Duvidas ou desanimo?

Para resumir sua visita deveria ter sido assim. Quando era ancião minha preocupação sincera era ajudar. Mas hoje, tem uns que querem limpar a congregação.
Serve mais uma vez para mostrar que os anciãos não seguem o KS, fazem o que querem.Também fica ruim para o relatorio da Visita do superintentende uma inativa com disse o Navarro só atrapalha! ( incrível como uma alma vale menos que um número num relatorio!!!)
As dicas são essas mesmas. Fique atenta as armadilhas que podem te levar para uma comissão. E fique calma.
"Matrix /// - Por que doem os meus olhos? (Neo) - Porque você nunca os usou. (Morpheus) "
Ka Franz
Forista
Forista
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Dez 2014 13:03

Re: Visita de pastoreio - pressões e acusações

Mensagem não lida por Ka Franz »

Marcelo Navarro escreveu:Corajosa vc, e seu esposo " teocrático" deve ter ficado pianinho com medo de cortarem o privilégio de leitura dele né kkkkkk.
Não será aberta comissão por isso, embora vc tenha também tirado o chefão do sério kkkkkk.
Ele foi sim muito insistente, provavelmente está tomando bronca do viajante por seu estado de inativa, afinal vc é responsabilidade dele. Podem tentar armar para vc mandando beatas fazerem perguntas dissidentes e te desassociar por apostasia, vai de vc tomar cuidado com os métodos que esses canalhas usarão.
Ele queria sim, se ver livre de vc, inativo é uma pedra no sapato do corpo de anciãos, toda visita são cobrados, visando donativos é claro kkkkkk

Gosto dos seus tópicos, deveria postar mais :fr1end:
Marcelo Navarro! Obrigada!

Quando foram embora fui pedir ''desculpas'' ao meu marido por não ter seguido o script rs, sei que pode e prejudica ele, porém ele mencionou ter achado totalmente desnecessário a insistência do ancião em que eu afirmasse que não quero mais ser uma Testemunha de Jeová. E olha que ele não costuma ir contra os anciãos. Nunca. rs

Ah! E depois que a raiva passou fiquei fazendo piada sobre toda a conversa e ele rindo, até que ele disse: '' Detalhe, a visita de pastoreio é para a família, mas eles nem perguntaram nada sobre mim.'' hahahaha Falou em tom de brincadeira, mas foi o que de fato aconteceu, parece que ficou claro pra ele também como foi uma visita amorosa e com o intuito de ajudar.
''Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.''
Sigmund Freud
Avatar do usuário
Neo Matrix
Moderador
Moderador
Mensagens: 1761
Registrado em: 07 Jan 2016 15:31
Localização: Ex-Ancião, Desassociado e Feliz. Religião Nunca mais!

Re: Visita de pastoreio - pressões e acusações

Mensagem não lida por Neo Matrix »

Ka Franz,

Levando em conta o comentário acima, as vezes é uma visita assim que pode fazer seu marido acordar da Matrix!
"Matrix /// - Por que doem os meus olhos? (Neo) - Porque você nunca os usou. (Morpheus) "
Ka Franz
Forista
Forista
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Dez 2014 13:03

Re: Visita de pastoreio - pressões e acusações

Mensagem não lida por Ka Franz »

NEO MATRIX escreveu:ka Franz,

Vamos lá!
O manual dos anciãos diz:

Pastoreio que edifica
6. O objetivo principal de uma visita de pastoreio
´e conceder um “dom espiritual”, fortalecer a pessoa e
permitir que haja um intercâmbio de encorajamento.

˙ Mantenha um ambiente de tranquilidade e
amor
; seja positivo.
Mostre que realmente se
preocupa com o bem-estar da pessoa. Dê elogios
sinceros pelas boas coisas que ela ja fez e esta fazendo.
Escute com atenção . Se notar que ela talvez tenha um problema, com tato, tente fazê-la
se expressar. Adapte seus comentários as necessidades da pessoa.

˙ Expressar a firme decisão de não ser mais
Testemunha de Jeova.

Se a pessoa permitir, a
comissao deve primeiro tentar conversar com ela
e dar ajuda espiritual. (Gal. 6:1) Ela realmente
deseja se dissociar, ou simplesmente nao quer
mais se associar ativamente com a congregacao?
Esse desejo ´e motivado por Duvidas ou desanimo?

Para resumir sua visita deveria ter sido assim. Quando era ancião minha preocupação sincera era ajudar. Mas hoje, tem uns que querem limpar a congregação.
Serve mais uma vez para mostrar que os anciãos não seguem o KS, fazem o que querem.Também fica ruim para o relatorio da Visita do superintentende uma inativa com disse o Navarro só atrapalha! ( incrível como uma alma vale menos que um número num relatorio!!!)
As dicas são essas mesmas. Fique atenta as armadilhas que podem te levar para uma comissão. E fique calma.
Olá NEO MATRIX! Obrigada pela explanação. Bom, de fato a minha visita passou longe do descrito. E como mencionei, nenhum ancião até hoje agiu dessa maneira comigo, apesar de a última visita também demonstrarem estar mais preocupados com horas de serviço de campo e números, porém foram ao menos ''amigáveis'', este, de ontem, foi um poço de estupidez.

Fico feliz de saber que quando era ancião tinha desejo real de ajudar, conheço muitos que são assim, existem muitas pessoas sinceras ali dentro, eu era uma delas também, vocês não tem ideia do zelo e amor que demonstrava pela organização. :/ Mas paciência... Obrigada mais uma vez e ficarei atenta sim. :soldier7:

Abraços
''Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.''
Sigmund Freud
SilviaLeticia
Forista
Forista
Mensagens: 763
Registrado em: 14 Dez 2015 12:33

Re: Visita de pastoreio - pressões e acusações

Mensagem não lida por SilviaLeticia »

Olha ka, que perrengue viu!
Só de imaginar a situação, o ancião idiota repetidamente te perguntando se vc quer continuar como Tj, só de pensar, já tô aqui morrendo de raiva!
Ele até pode ser um idiota, mas foi bem espertinho usando de sagacidade e persuasão pra fazer vc falar e daí, usar o que vc disse contra vc mesma! Semelhante ao que se faz com réus para arrancar-lhes confissões!
Quanto amor!

É disso que eu tenho medo sabe. Também estou impossibilitada de sair da torre, por motivos familiares. Meu marido também é zeloso e leva os "privilégios" muito à sério. Até andei pensando em fazer como vc, simplesmente me distanciar e ficar na minha (me dissociar por hora está fora de cogitação). Mas duas coisas que me assustam são: meu marido perder os "privilégios" e eu carregar essa culpa, e sei lá, isso resultar até numa separação, e outra é ter que receber uma visita como a que vc recebeu.

Pra sobreviver a uma visita dessas, temos que ser igualmente sagazes e ter muito sangue frio pra não entregar o jogo de uma vez e sermos setenciados e condenados ao limbo, é isso que eles querem. Eles têm muito medo de quem pensa por si mesmo. Pra eles é mais seguro tapar a boca dessa pessoa através da desassociação! Temos que ter muito cuidado!
Por medo vou permanecer assim fingindo. Inventando colocações, horas, estudos e revisitas pra colocar no relatório, comentando sempre que for psicologicamente possível e fingindo tocar interfones no campo. Vou levando assim, pra evitar ser alvo desses caçadores.
Mas conta, e o seu marido, como ele se pisicionou?
Um abraço querida! Continua firme! Não entrega o jogo! Não deixa eles ganharem!
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Visita de pastoreio - pressões e acusações

Mensagem não lida por gerom »

Muito bom ler seu desabafo. Serve de lição pra muita gente. Embora o teu embate lhe tenha causado desconforto.

É necessário cuidar muito quando esses 'pastores de araque' vem fazer essas visita. Lembre-se de uma coisa: eles podem combinar antes da visita que um fará o papel de bonzinho e o outro o papel de ruim, assim o que ataca pode fazer a 'ovelhinha' confessar o que não quer, por irritação, e quando o clima começa a ganhar ares de briga o outro vem e apazígua.

Quando eu me afastei, uns 3 meses após, vieram em minha casa o SC e o AC (ancião coord.). O SC me fez várias e várias vezes a pergunta se eu acreditava no C.G. Até eu, que procurei ficar bem calmo, comecei a ficar irritado e disse a mesma coisa que você. "O irmão quer que eu me dissocie, é isso?" Aí o irmão AC tentou intervir para acalmar a conversa.

Eles usam desse artificio para "arrancar" do TJ visitado uma confissão de "qualquer coisa", até dizer que matou passarinho com estilingue, atirou pedra em avião, qualquer coisa...

Me disseram a mesma coisa: "No fim, pediram pra eu não comentar dos meus questionamentos a ninguém..."

E me ameaçaram de que se eu comentasse algo poderia ser desassociado até mesmo sem comissão, uma vez que ficaria provado que eu estaria cometendo apostasia. É mole?
Editado pela última vez por gerom em 02 Fev 2016 12:03, em um total de 2 vezes.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
SilviaLeticia
Forista
Forista
Mensagens: 763
Registrado em: 14 Dez 2015 12:33

Re: Visita de pastoreio - pressões e acusações

Mensagem não lida por SilviaLeticia »

Ops! Perguntei sobre a posição do seu marido, antes de ler que vc já tinha respondido. Abstrai essa parte! rsrsrs
Avatar do usuário
Dr3__
Forista
Forista
Mensagens: 100
Registrado em: 16 Nov 2015 15:15

Re: Visita de pastoreio - pressões e acusações

Mensagem não lida por Dr3__ »

Façam como eu. Fique fraco, vá a uma reunião uma vez por mês e tenha um relatório fake de 4 a 6 horas. Diga que não tem força /vontade de ir ao campo mas tem um estudo bíblico. Estou a meses e não recebi nenhuma visita XDD só um "sentimos falta de você no campo e na reunião" e minha resposta padrão é "estou me esforçando".

Quase um ano e não passa disso. Assim você não fica inativo(a) e não gera problemas ou demasiada atenção.
Já fiz parte desse fórum, mas percebi que este lugar não é aberto como parecia.

Administração com ideias retrógradas e com ar de superioridade: "Só está certo quem concorda comigo".

Adeus!
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: ElRataAlada, FreddieMercury, Google [Bot], SocramFloky, Tenor e 81 visitantes