Visita de pastoreio - pressões e acusações

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Ka Franz
Forista
Forista
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Dez 2014 13:03

Re: Visita de pastoreio - pressões e acusações

Mensagem não lida por Ka Franz »

Mentalista escreveu:
Ka Franz escreveu:Saudações foristas!

Bom, participo pouco no fórum mas estou sempre de olho nos tópicos e hoje gostaria de compartilhar com vocês a ''amorosa visita de pastoreio'' que eu e meu marido tivemos ontem. Pouco dos foristas recentes me conhecem, e resumidamente, tenho 23 anos, sou casada a 2 anos e meio, já não vou as reuniões a quase um ano, e meu marido é ainda um servo zeloso da Torre (infelizmente), para os que querem saber mais sobre os meus conflitos, basta olhar minha apresentação e chorar comigo. :p Mentira! Estou bem, sair da Torre foi a melhor escolha que fiz. Não me dissociei, apenas me afastei por questões familiares, que já foram bem difíceis logo no início, mas tudo se ajeita (ou quase tudo). :4
Olá, Ka Franz. Foi bem legal você nos atualizar sobre sua situação. Acho que você está lidando muito bem com ela.
Sei como é quando eles vem fazer visita de pastoreio para a família mas o foco é você. A última que tive foi mês passado.
Gostaria de dizer que você se saiu muito bem. Se possível, vá levando deste jeito. A compreensão do seu marido é bom sinal.

Parabéns!

Obrigada Mentalista! :ol2:
''Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.''
Sigmund Freud
Ka Franz
Forista
Forista
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Dez 2014 13:03

Re: Visita de pastoreio - pressões e acusações

Mensagem não lida por Ka Franz »

kooboo escreveu:Que tenso!!!!!!

De boa, você deixou ir muito longe. Eu teria cortado com um "Olha irmão *imbecil*, não estou gostando do tom dessa conversa, você entra na minha casa para me acusar de apostasia? Vamos fazer uma coisa, você volta pra sua casa e continuamos essa conversa outro dia. Mas pode deixar que eu mesmo marco data, não precisa s preocupar, agora eu tenho que picar cebola... tiau!"
Uai! Um conterrâneo?! Prazer kooboo.

Sim, quando percebi já tinha deixado ir longe demais, mas já que já tinha deixado, decidi mergulhar por completo na lama. :1
Mas sabe, acho que no fundo não me arrependo. Foi bom falar o que estava entalado. :)
''Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.''
Sigmund Freud
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: Visita de pastoreio - pressões e acusações

Mensagem não lida por RafaelCioran »

Ka Franz escreveu:
Marcelo Navarro escreveu:Corajosa vc, e seu esposo " teocrático" deve ter ficado pianinho com medo de cortarem o privilégio de leitura dele né kkkkkk.
Não será aberta comissão por isso, embora vc tenha também tirado o chefão do sério kkkkkk.
Ele foi sim muito insistente, provavelmente está tomando bronca do viajante por seu estado de inativa, afinal vc é responsabilidade dele. Podem tentar armar para vc mandando beatas fazerem perguntas dissidentes e te desassociar por apostasia, vai de vc tomar cuidado com os métodos que esses canalhas usarão.
Ele queria sim, se ver livre de vc, inativo é uma pedra no sapato do corpo de anciãos, toda visita são cobrados, visando donativos é claro kkkkkk

Gosto dos seus tópicos, deveria postar mais :fr1end:
Marcelo Navarro! Obrigada!

Quando foram embora fui pedir ''desculpas'' ao meu marido por não ter seguido o script rs, sei que pode e prejudica ele, porém ele mencionou ter achado totalmente desnecessário a insistência do ancião em que eu afirmasse que não quero mais ser uma Testemunha de Jeová. E olha que ele não costuma ir contra os anciãos. Nunca. rs

Ah! E depois que a raiva passou fiquei fazendo piada sobre toda a conversa e ele rindo, até que ele disse: '' Detalhe, a visita de pastoreio é para a família, mas eles nem perguntaram nada sobre mim.'' hahahaha Falou em tom de brincadeira, mas foi o que de fato aconteceu, parece que ficou claro pra ele também como foi uma visita amorosa e com o intuito de ajudar.
Sua visita foi igual a minha!!! Só que ainda não faz um ano que parei de ir no salão.
Na visita eles só faziam perguntas para mim, não perguntaram absolutamente nada para minha esposa, que frequenta o salão ainda...
Eu bati de frente também, falando principalmente dos casos de pedofilia da Australia, e falei que tinha sobrado até pro Geoffrey Jackson...

Ele falou que não sabia nada disso por que não entrava em sites apostatas... a conversa foi longa, só no toma lá da cá.
Mas enfim, ninguém foi pra me edificar,e sim pra cumprir legalismo, só isso, como foi no seu caso.

Se alguem te quer bem, não precisa esperar uma data especifica, ele pode dar uma breve passada, ou ligar.. não precisa de formalismo!!!

Bando de farizeus, dizer que abandonar "santa organização" é a mesma coisa que abandonar a Jeová chega a ser blasfêmia!!!
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
Avatar do usuário
Little Rooster
Forista
Forista
Mensagens: 938
Registrado em: 29 Mar 2012 09:18

Re: Visita de pastoreio - pressões e acusações

Mensagem não lida por Little Rooster »

Ka Franz

Morri de rir com seu relato... haha.. realmente vc deveria escrever mais aqui.

minha ideia inicial numa eventual visita dessas seria igual a sua.... sorria e acene.... talvez eu até choraria e prometeria começar a arrastar um carrinho ali mesmo.... qualquer coisa que os fizessem felizes e a conversa bem rapida (sim, sou libriano). Dai, fechou a porta eu ja voltaria a me entupir de violencia, imoralidade, espiritismo, apostasia e idolatria.... regular Monday.
Avatar do usuário
RamonTejoteano
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 332
Registrado em: 04 Mar 2014 23:09

Re: Visita de pastoreio - pressões e acusações

Mensagem não lida por RamonTejoteano »

Detalhe também que não me deixavam falar. Eu abria a boca ele me cortava, ele perguntava, eu ia responder e ele me cortava novamente. Sei que em determinado momento quando ele perguntou de novo se eu não queria mais ser uma Testemunha de Jeová, eu disse: ''Quer saber, eu não quero não. Não quero levar esse nome. Só não me dissociei por causa da minha família, só por isso. Satisfeito?! É o que quer que eu diga? Parece que é.'' Daí o outro ancião, ex amigo, mais novo veio dizer com toda calma que o objetivo da visita de pastoreio é cuidar das ovelhinhas e em nenhum momento o objetivo é castigá-las de algum modo e perguntou se eu entendia o objetivo. Daí eu disse que ele estava fazendo de acordo com o objetivo, mas que o irmão *imbecil* não o estava. Que na verdade ele estava usando de uma abordagem muito agressiva comigo, querendo me colocar contra a parede sobre querer ou não continuar sendo uma Testemunha de Jeová, que eu já havia explicado minha atual situação, e que me forçar a dizer que quero ou não quero ser TJ e dizer que estou me contradizendo, que o que eu acredito não é válido, me parecia grosseiro e pouco amoroso, perguntei qual a necessidade disso. Eles podem até achar isso, todos acham, mas que não concordava com o tipo de abordagem que ele estava usando.

Parece que nem leram a brochura "Volte para Jeová". Assim até eu ficaria irritado e ia dizer que eu precisava sair para um outro compromisso , só para irem embora da minha casa. E que eles teriam de marca hora para falar comigo na próxima. (próxima que nunca teriam pois não seria mais encontrado). :D
O que você sabe não tem valor; o valor está no que você faz com o que sabe.
Bruce Lee
ex-ancião
Forista
Forista
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Mar 2013 21:09

Re: Visita de pastoreio - pressões e acusações

Mensagem não lida por ex-ancião »

Ka Franz, você está em "melhor situação" que eu, eheh. Claro que estou sendo irônico, com a Torre. Com você eu me solidarizo, é brabo aturar estes caras, que pensam primariamente no Organização, nas normas e não priorizam o amor, o ser humano. Fui ancião e acredite, nunca agi assim. Em casos como o seu eu sempre iniciei a visita falando do amor nosso e de Jeová pela pessoa e nunca cobrei nada. E sempre preferi ouvir antes de falar, sempre dei campo para que a pessoa visitada falasse tudo que gostaria. Nunca assumi ares de juiz após isto. E se a pessoa tinha razão em alguma reclamação, sempre fiz questão de me solidarizar e garantir que lutaria para reparar os erros apontados. Com esta postura eu nunca tive problemas. Mas por que brincando eu disse que você está em melhor situação que eu? Você ainda recebeu uma visita de pastoreio. Eu, nunca recebi. Nem depois de ter sido desassociado. A norma da Organização é que os anciãos visitem os desassociados uma vez por ano. Eu praticamente implorei por estas visitas. Nunca as recebi. Mas desconfio qual foi o motivo: eu tava prontinho para fazer o que você fez. Acho que os anciãos, desconfiando do que eu pretendia fazer, não me visitaram, kkkk. Modéstia a parte, eles sabem que tenho um bom conhecimento Bíblico e cultura geral e prudentemente se furtaram a me visitar, eheh
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Visita de pastoreio - pressões e acusações

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Eu ainda não tive a oportunidade de ler a sua apresentação, farei isso mais tarde. Mas não haveria possibilidade de vc ter sido dedurada pelo seu próprio marido, que na ânsia de te "ajudar" te denunciou?

Algo que me chamou bastante atenção na sua experiência (e de muitos outros) é o fato dos anciosos se parecerem mais com promotores de acusação do que com "pastores bondosos". Essa aí é a torre no desespero para não perder mais membros :shock:
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Camila Rafiad
Forista
Forista
Mensagens: 375
Registrado em: 07 Out 2013 20:22

Re: Visita de pastoreio - pressões e acusações

Mensagem não lida por Camila Rafiad »

Ka Franz escreveu:
Scarlet Ohara escreveu: É disso que eu tenho medo sabe. Também estou impossibilitada de sair da torre, por motivos familiares. Meu marido também é zeloso e leva os "privilégios" muito à sério. Até andei pensando em fazer como vc, simplesmente me distanciar e ficar na minha (me dissociar por hora está fora de cogitação). Mas duas coisas que me assustam são: meu marido perder os "privilégios" e eu carregar essa culpa, e sei lá, isso resultar até numa separação, e outra é ter que receber uma visita como a que vc recebeu.
Pra sobreviver a uma visita dessas, temos que ser igualmente sagazes e ter muito sangue frio pra não entregar o jogo de uma vez e sermos setenciados e condenados ao limbo, é isso que eles querem. Eles têm muito medo de quem pensa por si mesmo. Pra eles é mais seguro tapar a boca dessa pessoa através da desassociação! Temos que ter muito cuidado!
Por medo vou permanecer assim fingindo. Inventando colocações, horas, estudos e revisitas pra colocar no relatório, comentando sempre que for psicologicamente possível e fingindo tocar interfones no campo. Vou levando assim, pra evitar ser alvo desses caçadores.
Mas conta, e o seu marido, como ele se pisicionou?
Um abraço querida! Continua firme! Não entrega o jogo! Não deixa eles ganharem!
Olá Scarlet Ohara!

É complicado essa situação. Acredito que passei exatamente pelo que esta passando, tive os mesmos medos e inseguranças quanto a prejudicar meu marido e até mesmo do fim do relacionamento por essas questões. Não foi fácil! Muitas vezes não é ainda, mas no início foi terrível. Logo quando comecei a ter certeza dos podres da Torre eu tentei abrir a mente dele, impulsivamente. Não deu certo, óbvio. Ele se fechou, não queria ouvir ou conversar sobre o assunto. Eu cheguei em um ponto de achar que estava enlouquecendo as custas disso. Foi dolorido de mais ver que tudo que eu acreditava era uma farsa por assim dizer. Decidi continuar indo nas reuniões e ao campo, apenas para manter as aparências, não passou muito tempo vi que não tinha estômago pra isso. Os podres da organização me causavam repulsa. Entrei em depressão e tive quadros de síndrome do pânico. Eu brigava constantemente com meu marido por causa disso. Chegamos a quase romper. Claro, a organização é hipócrita! Mas eu não conseguia continuar daquele modo, porque sou muito verdadeira comigo mesma e com os outros e não consigo lidar bem com injustiças e mentiras (a base da Torre), então passado um ano tentando fingir que estava tudo bem, decidi me afastar ainda que não me dissociasse. Nessa época, sentei com meu marido inúmeras vezes, e tivemos conversas sérias, onde cogitamos o término, porém decidimos por manter o relacionamento e hoje está tudo bem, apesar de ser difícil pensarmos tão diferentes e vê-lo servindo a organização.

Com o tempo parei de ser um pé no saco, deixei de falar e criticar a organização, as vezes faço um ou outro comentário, sobre assuntos aqui do fórum e hoje ele houve e opina inclusive. Ele era um poço de zelo, na verdade nos conhecemos ele era Servo e eu Pioneira regular, hoje ele falta a algumas reuniões, vai pouco ao campo, e ri das minhas piadas sobre a organização, haha. Levo muita coisa na piada, porque se não fica difícil sobreviver. Vi um avanço muito grande nele, nesse sentido. Parece outra pessoa. Enfim, hoje estamos bem e felizes dentro do possível.

Mas, sei que é difícil tomar certas decisões por mais que queiramos, então desejo do fundo do coração que você consiga lidar com tudo isso da melhor maneira possível, dentro ou fora da organização, vá com calma, cuide da sua saúde física e mental, do seu casamento, não se deixe enlouquecer, mas também cuidado para não se anular por completo como eu fiz, não é legal, rs e caso precise de uma amiga, estou aqui, só mandar MP!

Abraços, e prazer!

Querida Ka!!

Parabéns pela coragem!!!!

Sabemos muito bem a barra que é saber dos podres da torre sem poder dividir com alguém. Não foi meu caso, pois eu e meu marido descobrimos simultaneamente tudo sobre a organização perfeita, ou seria empresa perfeita??? rsrsrsrs

Mas pelo que vi você conseguiu reverter o quadro e seu marido parece que está do teu lado!!! Tenho certeza que apenas uma questão de tempo para ele começar raciocinar e te apoiar ainda mais!

Não desista pois estas no rumo certo

Estamos torcendo por ti e teu marido!!!
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Visita de pastoreio - pressões e acusações

Mensagem não lida por gerom »

Ka Franz escreveu:
gerom escreveu:Muito bom ler seu desabafo. Serve de lição pra muita gente. Embora o teu embate lhe tenha causado desconforto.

É necessário cuidar muito quando esses 'pastores de araque' vem fazer essas visita. Lembre-se de uma coisa: eles podem combinar antes da visita que um fará o papel de bonzinho e o outro o papel de ruim, assim o que ataca pode fazer a 'ovelhinha' confessar o que não quer, por irritação, e quando o clima começa a ganhar ares de briga o outro vem e apazígua.

Quando eu me afastei, uns 3 meses após, vieram em minha casa o SC e o AC (ancião coord.). O SC me fez várias e várias vezes a pergunta se eu acreditava no C.G. Até eu, que procurei ficar bem calmo, comecei a ficar irritado e disse a mesma coisa que você. "O irmão quer que eu me dissocie, é isso?" Aí o irmão AC tentou intervir para acalmar a conversa.

Eles usam desse artificio para "arrancar" do TJ visitado uma confissão de "qualquer coisa", até dizer que matou passarinho com estilingue, atirou pedra em avião, qualquer coisa...

Me disseram a mesma coisa: "No fim, pediram pra eu não comentar dos meus questionamentos a ninguém..."

E me ameaçaram de que se eu comentasse algo poderia ser desassociado até mesmo sem comissão, uma vez que ficaria provado que eu estaria cometendo apostasia. É mole?

Olá Gerom!

Não é mole não meu amigo!

Passamos então exatamente pela mesma situação... Mas me conta, como você está hoje, ainda afastado? Se dissociou? Que rumo tomou? Continuaram fazendo esse tipo de visita ameaçadora?
Oi Ka!

Primeiro que depois dessa visita acabei decidindo não ir mais ao SR mesmo, definitivamente. Minha ex-esposa e minha filha continuam indo. Mas, fui trabalhar em outra cidade em outro estado, fiquei um ano e meio fora daquela cidade em que minha filha e a mãe dela continuaram. Depois desse 1 ano e meio voltei novamente, e conversando com minha ex-esposa, resolvermos nos divorciar. Continuei nessa cidade mas morando em outro local. Me ligaram duas vezes, dois ancião diferentes. Na primeira vez me convidaram para ir ao SR conversar. Perguntei qual seria o assunto, O ancião me disse que era assunto do meu interesse. Nesse momento cresci no telefone: como assim tratar assunto do meu interesse? Eu não teria nenhum assunto do MEU interesse para tratar. Seria mais para tratar assunto do interesse deles. Como o dia em que queriam reunir era um feriado e eu viajaria, declinei o convite. Depois de um tempo, então, a outra ligação. Somente para perguntar como estavam as coisas, algo bem frio mesmo. Agradeci o interesse e fiquei esperando que quisessem marcar uma visita. Mas, nada.

Somente estou afastado já por uns 7 ou 8 anos (sei lá). Mudei de cidade (mas moro perto - 65 km -, ainda dentro do mesmo circuito) e ninguém jamais me procurou mais. Graçasadeus! m:2
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
Piloto
Forista
Forista
Mensagens: 548
Registrado em: 31 Ago 2013 11:42

Re: Visita de pastoreio - pressões e acusações

Mensagem não lida por Piloto »

Demais esta história e eu acabei de ter um click de como desabafar com esses malas...já entrego relatórios fake a uns 2 anos...mas não to me aguentando mais...esta situação de fingir ser algo que não sou está me consumindo...vou para com os relatórios e vou deixá-los vir atrás de mim...assim minha esposa, na conversa que pretendo ter com eles...abre o olho de uma vez por todas...ao ver o cinismo desses caras...ela ainda não é batizada mas como a familia inteira é TJ desde 1900 e guaraná de rolha, ela fica com medo de chutar tudo de uma vez....a minha família tbm é...mas apenas por parte de pai...então, sobreviverei...eu não aguento mais...juro...viver esta farsa corrói a gente a por dentro...
" Aquele momento em que você leva um soco no estômago, e abre os olhos..."
" O maior ato de coragem ainda é pensar com sua própria cabeça..."
“Não quer pensar: fanático; Não pode pensar: cretino; Não ousa pensar: covarde”
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 63 visitantes