Já pensou em voltar?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Alexei Karamazov
Forista
Forista
Mensagens: 1218
Registrado em: 29 Abr 2013 08:25
Localização: Belo Horizonte MG

Já pensou em voltar?

Mensagem não lida por Alexei Karamazov »

Topei, no trabalho, com um ancião, que não se fez de rogado e me perguntou se eu já pensei em voltar. Este é o teor de minha resposta.
G. é o código da fala do ancião, e K. é o meu código. Enjoy:
G. - Pensou em voltar?
K. - Talvez... mas penso que se eu voltasse não me adaptaria. Quando se está fora, a gente vê mais e melhor: a Torre é outra, hoje, muito mais mecânica. As pessoas não pregam mais. Ficam como postes vivos ao lado de stands. O "escravo" agora é personalizado, em sete velhinhos mal letrados em matéria de humanidade. Eles têm poder demais. O que sempre me incomodou - e a você também - foi o abuso de poder, e isso está pior. As pessoas são tratadas como gado, e todo mundo está feliz, mesmo assim! Não acredito que fosse isso que Jesus queria para seus seguidores. "Conhecereis a verdade, e esta vos libertará". Essa "verdade" das TJs não faz ninguém livre, mas prende as pessoas numa instituição totalizante, alienadora, desestruturadora de famílias, escravizadora de mentes. Eu perdi 15 anos de minha vida, porque acreditei que seria bom se eu não estudasse, conforme me ensinavam. Perdi meus filhos por causa da alienação parental promovida pelo ensino da Torre sobre os desassociados. Fui enganado pela distorção de fatos históricos, pela invenção de doutrinas que não existem na Bíblia. Perdi contato com minha família por acreditar que as TJs seriam uma família. Vão engano. Você não sofreu com dinheiro - afinal, casou-se com uma mulher rica e fez carreira na empresa do seu sogro - mas pagou seu preço: ao priorizar sua carreira, sofreu muuuuuita pressão. Lembro-me ainda de outros: o M., por exemplo. Ficou doido, e chafurda num fanatismo místico. E você sabe de muitos outros que ficaram meio lesados.
G. - É...
K. - Como eu disse, a gente enxerga melhor de fora. Dentro da Torre o ambiente é pura opressão, depressão, escuridão... Muito suicídio, muito consumo de droga antidepressiva, de alcool. As pessoas vivem como zumbis. O pior é que todo mundo sabe disso e não muda nada. Diz que é o "mundo" e seu efeito. Ninguém consegue fazer nada para mudar...
G. - Mas e a "teocracia", não é boa?
K. - Aquilo é um regime inquisitorial, uma tirania. Quando a gente saía de um julgamento, em comissão judicativa, éramos todos como o Inquisidor Torquemada, não lembra? Aquilo é um procedimento arcaico, medieval, e as TJs acham aquilo normal! Quanta crueldade, quanto sadismo, quanta humilhação sob as unhas de anciãos tiranos e hipócritas. E a gente pensava que fazia a diferença... quanta ingenuidade! Não fazíamos diferença nenhuma. A fofoca das esposas dos anciãos se encarregava de piorar as coisas. E a Torre tem responsabilidade sobre todos os atos dessa corja de inquisidores e suas mulheres fofoqueiras...
G. - Mas...
k. - Toda organização se degenera, e isso fica mais evidente quando seu discurso se torna incoerente com sua prática. Não existe verdadeiro amor dentro da Torre. As famílias são divididas. Lembra quando morreu o desassociado J.C.? Ninguém foi ao enterro, mesmo sendo seus filhos tão "queridos" no Salão! Sua mulher me reclamou disso. Ser cristão é muito mais do que cumprir formalidades. E você, como anda? Não se incomoda mais com superintendentes que só cobram, que estorquem contribuições, "doações", e o escambau? Não se incomoda mais com fariseus? Como aguenta o pisca-pisca dos "novos entendimentos"? Como suporta o tratamento privilegiado aos betelitas, SCs, a bajulação aos membos do CG, com seus anéis de ouro em televisões e na internet? Como suporta a superficialidade do estudo da Bíblia? Você é inteligente... ou não se importa mais com essas coisas?
G. - Ainda me incomodam, mas aceito porque a organização é de Jeová. Toda organização tem problemas, mas Jeová é quem cuida.
K. - Sim. Pedofilia, por exemplo. Eu fui poupado, pois caí fora antes do escândalo se tornar público. Mandaram destruir provas, agora, para poupar a Torre e, por tabela, os abusadores. Ainda bem que não tive nada a ver com isso. Afinal, que diferença tem a Torre com Babilônia? Mórmons, Amishes, televangelistas, crentes, católicos, todos são "farinha do mesmo saco"?
G. - Hummm...
K. - Algumas coisas me incomodam muito: (1) a autorização para suborno com o fim de obter liberação do serviço militar no México, enquanto se proibe a assinatura de um cartão de alistamento eleitoral em países da África; (2) proibição do uso de barba aqui nos países do sul, quanto é liberada em países do Norte e outros mais desenvolvidos; (3) membros do betel de Brooklin que podem escolher em qual das ilhas nos paraísos do Pacífico quer pqassar as férias; (4) declarações de superioridade entre brancos e negros; (5) utilização de técnicas de lavagem cerebral; (6)
contribuições com cartões de crédito; (7) dispensa sumária de pioneiros despreparados para o mercado de trabalho.
G. - Existem coisas que precisam ser esqucidas e superadas. Outras, são avanços da modernidade...
K. - Sim, tudo muito moderno, tudo muito sofisticado... Um filme importante, que é livro também, é "1984", de Aldous Huxley. Descreve direitinho as formas modernas de controle ideológico utilizadas na Torre: inventa-se um inimigo, embora ninguém saiba onde ele está e de onde vem, e se põe todo mundo com medo, a combatê-lo. Nada disso é honesto. E sua filha, está se adaptadando bem ao regime?
G. - Ela ainda é novinha.
K. - Sei. Com certeza, se compara aos coleguinhas. E isso é só um germe.
G. - Mas enfim, pensou em voltar?
K. - Sim, pensei em voltar, mas acho que Deus quer de mim mais do que isso. Ele não quer que eu me submeta ao capricho de homens. São apenas americanos preconceituosos e obtusos, que se consideram representantes de Deus na Terra. As Escrituras nos oferecem uma possibilidade muito mais intensa do que o formalismo vazio superficial que as TJs pregam. Ser cristão é imitar a Cristo, e ele condenou totalmente os fariseus. Jesus não tem nada a ver com isso. E você, como tem lidado com essas contradições?
G. - Tenho de ir embora. Espero que repense isso tudo, e mude de ideia.
K. - Digo o mesmo!
Não sei se está pensando. Sua cabeça foi programada para me demonizar. Acho que me achou um caso perdido! :7
Prefiro mil vezes estar do lado de multidões de prostitutas e cobradores de impostos do que do lado de um exército de fariseus.
:D3
Tú que consideras al hombre tanto dios como oveja—,
desgarrar al dios en el hombre como a la oveja en el hombre
y desgarrando reír— ¡ésa, ésa es tu felicidad!
Ditirambos Dionisíacos - F.Nietzsche
Avatar do usuário
agape
Forista
Forista
Mensagens: 834
Registrado em: 03 Dez 2012 15:52
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Já pensou em voltar?

Mensagem não lida por agape »

Já pensei em voltar, apenas pela familia. Em relação a tudo que se ensina ali, bem, discordo de quase tudo. Imagino como seria... Não teria como ,hoje expor meu filho a todos aqueles riscos. Hoje, particularmente, eu sei bem lidar com todo aquele mundo de faz de conta, mas meu filho não. E ai eu tbm me pergunto: Quanto tempo eu duraria.. rs
Rafael

Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br.
Avatar do usuário
Alexei Karamazov
Forista
Forista
Mensagens: 1218
Registrado em: 29 Abr 2013 08:25
Localização: Belo Horizonte MG

Re: Já pensou em voltar?

Mensagem não lida por Alexei Karamazov »

Que canseira!
Tú que consideras al hombre tanto dios como oveja—,
desgarrar al dios en el hombre como a la oveja en el hombre
y desgarrando reír— ¡ésa, ésa es tu felicidad!
Ditirambos Dionisíacos - F.Nietzsche
Avatar do usuário
Little Rooster
Forista
Forista
Mensagens: 938
Registrado em: 29 Mar 2012 09:18

Re: Já pensou em voltar?

Mensagem não lida por Little Rooster »

Eu ja pensei em voltar sim.

eu era muito zeloso da primeira vez.

se eu voltasse meio hipocrita, eu duraria mais.
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: Já pensou em voltar?

Mensagem não lida por RafaelCioran »

Se houvessem mudanças significativas, sim, até voltaria. Mas a falta de humildade da dianteira é gritante, e isso me afasta entre outras coisas que todos aqui estão carecas de saber.
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
Avatar do usuário
Tyler Durden
Forista
Forista
Mensagens: 508
Registrado em: 11 Fev 2011 12:41

Re: Já pensou em voltar?

Mensagem não lida por Tyler Durden »

Já pensei em voltar, mas não acredito em NADA do que é ensinado lá, então não faria sentido eu estar lá apenas para ajudar na assistência.
"Amigos" que ficaram por lá, são cada vez mais frios e distantes, não valem o esforço para que tudo um dia volte ao normal.

Hoje vejo todo aquele sistema criado pelo CG como algo ultrapassado e desesperador, e isso só me mostra a cada dia que não passa de mais uma religiãozinha.
Imagem
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Já pensou em voltar?

Mensagem não lida por mayhra »

Por amor aos familiares já pensei em voltar, mas seria um sacrifício da minha alma no altar do Wacth Tower e teria de ser falsa o tempo inteiro perante as crenças e as normas opressoras, daí não dá pra encarar mesmo. Prejudicaria muito a mim mesma e acabaria tendo de sair de novo, reabrindo antigas feridas.
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: Já pensou em voltar?

Mensagem não lida por RafaelCioran »

Eu simplesmente parei de ir às reuniões, aí quando vc vai por causa da insistência de algumas pessoas, aí você tem que ouvir no discurso público que as TJ (religião verdadeira) são diferentes das falsas, por que diferente das religiões falsas eles não permitem coisas repugnantes como a pedofilia. Quase dei um pulo da cadeira!!! Não sabia se ria ou socava o orador. Aff o pessoalzinho que senta no rabo e só olha o dos outros!!!
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Já pensou em voltar?

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Quando pedi para voltar, depois de um ano de desassociado, os anciãos perguntaram em que estágio eu me encontrava quanto ao meu progresso em relação às razões que me levaram a ser expulso.

Como hipocrisia e mentiras nunca foi o meu forte, fui sincero e eles me negaram o retorno.

Detalhe: nessa época, por lá me estava à espera a namorada e eu não conhecia a "verdade".

Detalhe: caso houvesse mentido a eles, bem provavelmente teria sido aceito de volta no redil.

Pergunta: é isso que se chama justiça divina?

Voltar!? Eu!? Tá brincando!

Editado para correção ortográfica.
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 26 Nov 2015 19:37, em um total de 2 vezes.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Já pensou em voltar?

Mensagem não lida por Mentalista »

Interessante seu relato, Alexei. O cara ainda vai ter que processar toda essa informação. Quando ele encontrar um motivo para isso, sem dúvida se lembrará de alguns desses fatos apresentados. O que se nota é que as pessoas pensam que fugimos de algum lugar natural, de uma espécie de habitat, e que então devemos voltar.
mayhra escreveu:Por amor aos familiares já pensei em voltar, mas seria um sacrifício da minha alma no altar do Wacth Tower e teria de ser falsa o tempo inteiro perante as crenças e as normas opressoras, daí não dá pra encarar mesmo. Prejudicaria muito a mim mesma e acabaria tendo de sair de novo, reabrindo antigas feridas.
É uma situação que às vezes pode ser desesperadora. Por um lado, queremos os familiares por perto e viver bem com eles. Por outro, é como sublinhei do seu comentário: teríamos de nos sacrificar, fingindo acreditar naquilo e sendo mentalmente prejudicados. A ironia é que estamos em "posições opostas". Se servir de algo, digo que não é agradável.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 82 visitantes