Características de um Dissidente

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Verdade Verdaeira
Forista
Forista
Mensagens: 388
Registrado em: 12 Nov 2015 15:41

Características de um Dissidente

Mensagem não lida por Verdade Verdaeira »

Bom, Antes mesmo de vir consultar algum assunto em "sites apóstatas" percebi em meu SL não um , mas 2 jovens que ainda como servo ministerial demonstravam um total zelo em realizar partes como "destaques" e até mesmo "conferência pública". Mas o fato é que achei que poderia me espelhar nestes jovens que realmente eram bem zelosos em suas designações e então comecei observar que derre pente começaram a se desandar, mas não se tornaram rebeldes.

O que eu pude observar é que eles depois de alguns meses para cá não faziam mais parte, um deles até mesmo entregou o cargo de servo, ( supostamente argumentou problemas seculares "para não alarmar" eu penso né?) não que eu deveria saber , mas como todos sabem todos que tem problemas com perda de privilégios ou ate desassociação , sempre o motivo acaba sendo exposto!! Em fim, o outro chegou a perder o privilégio e os dois já nem comentam nas reuniões em hipótese alguma, nunca se sabe mas acho eu realmente que ambos são bem inteligentes o bastante para perceberem algo de errado na Organização especulo eu, sei que ainda não relatei aqui no fórum o por quê resolvi investigar a história da organização! Eles ainda frequentam igual a mim e a todos que acordaram mas ainda estão com as mangueiras atreladas nas máquinas só esperando o momento de se desconectar...

Minha proposta é que comentem sobre suas experiências em dedução sobre aquelas pessoas que já chegaram a pesquizar o "histórico da Torre" e ficaram abismados mas ainda não conseguiram sair...
Já vi aqui outros post explicando o por quê muitos ainda não saíram , mas a questão que quis levantar aqui é se existe de fato maneiras de detectar se há dissidentes só pelo comportamento ou eu realmente estou me enganando e tais indivíduos foram realmente restritos e esteja só confundindo os casos, ( eles ainda recebem designações na escola do ministério , então acho tudo isso estranho e ao mesmo tempo coragem não tenho de comentar algo a respeito com eles... né?)

Eles ainda frequentam pois suas esposas servem ativamente, bom percebi queda gradual em comentários também em uma das esposas...
Como muitos testemunharam aqui a perda da própria família por colocarem assuntos como esse em questões dentro da organização!!!! :o :o
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Características de um Dissidente

Mensagem não lida por TJCalado »

Verdade Verdaeira escreveu:Bom, Antes mesmo de vir consultar algum assunto em "sites apóstatas" percebi em meu SL não um , mas 2 jovens que ainda como servo ministerial demonstravam um total zelo em realizar partes como "destaques" e até mesmo "conferência pública". Mas o fato é que achei que poderia me espelhar nestes jovens que realmente eram bem zelosos em suas designações e então comecei observar que derre pente começaram a se desandar, mas não se tornaram rebeldes.

O que eu pude observar é que eles depois de alguns meses para cá não faziam mais parte, um deles até mesmo entregou o cargo de servo, ( supostamente argumentou problemas seculares "para não alarmar" eu penso né?) não que eu deveria saber , mas como todos sabem todos que tem problemas com perda de privilégios ou ate desassociação , sempre o motivo acaba sendo exposto!! Em fim, o outro chegou a perder o privilégio e os dois já nem comentam nas reuniões em hipótese alguma, nunca se sabe mas acho eu realmente que ambos são bem inteligentes o bastante para perceberem algo de errado na Organização especulo eu, sei que ainda não relatei aqui no fórum o por quê resolvi investigar a história da organização! Eles ainda frequentam igual a mim e a todos que acordaram mas ainda estão com as mangueiras atreladas nas máquinas só esperando o momento de se desconectar...

Minha proposta é que comentem sobre suas experiências em dedução sobre aquelas pessoas que já chegaram a pesquizar o "histórico da Torre" e ficaram abismados mas ainda não conseguiram sair...
Já vi aqui outros post explicando o por quê muitos ainda não saíram , mas a questão que quis levantar aqui é se existe de fato maneiras de detectar se há dissidentes só pelo comportamento ou eu realmente estou me enganando e tais indivíduos foram realmente restritos e esteja só confundindo os casos, ( eles ainda recebem designações na escola do ministério , então acho tudo isso estranho e ao mesmo tempo coragem não tenho de comentar algo a respeito com eles... né?)

Eles ainda frequentam pois suas esposas servem ativamente, bom percebi queda gradual em comentários também em uma das esposas...
Como muitos testemunharam aqui a perda da própria família por colocarem assuntos como esse em questões dentro da organização!!!! :o :o
Rpz... é possível sim, que o comportamento deles indique qe estão abrindo os olhos. Mas há muitas possibilidades. Minha "estadia" na Torre mostrou que há vários comportamentos entre os TJs. Aquela ideia de que tomo mundo segue um padrão, e que tudo o que não for correspondente é forçosamente o contrário, é mentira.
Há muitas formas de ser TJ. Talvez, e possivelmente, mais de 7 milhões de formas.
Conheci até TJs que não acreditam no corpo governante, mas ainda acha que a organização é de Jeová.
Esses que você falhou podem estar esperando um momento para saírem, mas também podem estar apenas aguardando Jeová remover um ancião da congregação.
Não existe um padrão. Se existisse, a Torre de Vigia já teria enviado o manual "Como Identificar um Dissidente Infiltrado na Congregação" para os anciãos.
-
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Características de um Dissidente

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Concordo com o que o TJCalado disse acima. Mas também sei que no meu caso em especial, se alguém que frequenta sites apóstatas está no meu salão com certeza essa pessoa já deve estar suspeitando de mim. Porque? Porque o meu caso é o clássico citado.
Por exemplo, no meu salão eu acho que apenas um camarada já deve ter pelo menos dado uma lida em conteúdos apóstatas, pois num comentário o mesmo citou "coisas que apóstatas dizem". Depois dessa, tô de olho em todas as atitudes dele, mas por enquanto ele parece ser apenas daqueles que vem só por curiosidade e param de raciocinar por causa do medo da torre. Mas se ele for esperto, ele já deve estar de olho em mim também. Só acho que ele nunca vai apostar alto em me confrontar.

O que eu quero dizer é que é mais fácil para um dissidente identificar outro, ou no máximo alguém que venha no fórum por curiosidade. No caso de anciãos (que nunca tiveram contato algum com a dissidência), servos, pioneiros e demais publicadores que tem uma certa amizade com o tal "apóstata", acho eu que não tem risco dessas pessoas suspeitarem de apostasia. No máximo o colega de salão vai pensar que o dissidente está desanimado ou com algum pecado oculto.

Como eu já disse algumas vezes, eu não quero falar abertamente sobre apostasia (pelo menos por enquanto, ou talvez nunca mesmo rs), mas sem querer minhas atitudes mudaram automaticamente quando eu descobri o que é a verdadeira torre. Quando estou no salão, sinto o mesmo que um TJ convicto sentiria se entrasse numa igreja da concorrência. E eu não vou ficar bancando o hipócrita, fingindo estar feliz no salão ou campo quando não estou! Acho que é a mesma coisa que esses "irmãos" do seu salão devem estar fazendo até conseguirem sair de vez.

Respondo o que eu acho sobre isso mais uma vez: Apenas alguém que teve algum contato com a dissidência (mesmo que pouco) consegue ter uma certa certeza sobre se determinado colega de salão é apóstata.
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Episcopos
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 06 Dez 2012 13:27

Re: Características de um Dissidente

Mensagem não lida por Episcopos »

Embora seja possível perceber algumas características, não há como se identificar sem sombra de dúvida que alguém já descobriu a "verdade sobre a verdade".

Mas que características seriam essas?

Na maioria das vezes alguém que já não concorda com o ensino da Torre, não se sente confortável em apoiá-lo. Ou seja, dificilmente essa pessoa fará um comentário exaltando qualidades da organização ou do CG, quer nas reuniões, pessoalmente ou no serviço de campo. Via de regra os insatisfeitos com a organização diminuem o passo, ou seja, entregam privilégios, comentam menos, não sentem obrigação de participar do trabalho pró forma de casa em casa, ou participar da EMT. Para aqueles que por razões pessoais precisam continuar dentro da organização as reuniões já não são mais prioridade.

Conheço alguns que tomaram passos semelhantes antes da ruptura definitiva com a organização, quer por se afastarem completamente ou por se dissociarem.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Características de um Dissidente

Mensagem não lida por Mentalista »

Falando por mim, é isso mesmo. Sem comentários, sem campo, irregularidade nas reuniões, nada de puxar saco. Evito até puxar assunto, saindo logo como se fosse desassociado.
Avatar do usuário
Little Rooster
Forista
Forista
Mensagens: 938
Registrado em: 29 Mar 2012 09:18

Re: Características de um Dissidente

Mensagem não lida por Little Rooster »

girou a cabeça, desceu a escada de quatro ou mordeu cabeça de morcego.... é apóstata.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Características de um Dissidente

Mensagem não lida por TJCalado »

fabiohesse escreveu:girou a cabeça, desceu a escada de quatro ou mordeu cabeça de morcego.... é apóstata.
Não basta ser de quatro, tem que ser também de costas...

Imagem
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Artista
Forista
Forista
Mensagens: 185
Registrado em: 20 Abr 2015 20:30

Re: Características de um Dissidente

Mensagem não lida por Artista »

É um pouco do que tds falaram...
Mas não dá pra sacar de primeira,segunda,enfim.Por exemplo aqui no fórum tem um amigo do meu SR,ele estava antes com o próprio nome( agora mudou).Eu notei a coincidência,mas nunca,nunca mesmo ,pensei que poderia ser ele.Sempre o achei (acho) um cara super inteligente,leitura pública perfeita,partes muito bem preparadas,continua a ir na pregação (não sei como consegue),mas ao mesmo tempo sempre o percebi meio excluído(assim como o irmão dele e ouso dizer,até o restante da família)posso até estar enganada,que ele me corrija se estiver errada,mas daí a pensar que ele não concorda como CG ,foi uma enorme :o pra mim!O bom ,é que não me sinto mais tão só.
Avatar do usuário
Verdade Verdaeira
Forista
Forista
Mensagens: 388
Registrado em: 12 Nov 2015 15:41

Re: Características de um Dissidente

Mensagem não lida por Verdade Verdaeira »

Bom, até aqui estou tirando muito proveito dessas dúvidas sobre se é realmente possível identificar um Dissidente e já adianto que concordo com todos aqui que deram suas opiniões, e... continuem por favor!!

Agradeço todos e ainda lhes digo que nunca havia visto por esta perspectiva, ou seja, sempre que alguém desanimava e deixava de prestar seus comentários nas reuniões; nunca me ocorreu que poderia ser porquê essa pessoa acabou descobrindo a Verdade sobre a Verdade! e que as reações a diversas jamais teria a Dissidência como fator!!

Isso já demonstra o quanto que nós estávamos cegos em relação as atitudes da Torre, mesmo que se"desconfiássemos de algo" isso não mudaria nada em nós nem surtiria efeito. Não sabíamos a verdade nem o histórico dessa organização porquê ela mesma procura com todos os artifícios desinteressar qualquer pesquisa sobre o passado "dela" !

Quanto ao fato de "se existisse de forma tão precisa uma maneira de identificar um Dissidente que ainda não tenha assumido nem exposto sua nova convicção", conforme TJCalado mesmo afirmou que: , a Torre de Vigia já teria enviado o manual "Como Identificar um Dissidente Infiltrado na Congregação" para os anciãos.
Eu acho que não fariam isso de forma alguma, bom, não seria tão simples convencer ou expor os anciãos a matérias que por ela mesma poriam em risco a própria fé desses anciãos, pois a dúvida seria aliada para o aumento da Dissidência !
Acho que usar tais métodos, deixaria muitos intrigados! Por Exemplo, a existência de Tais Manuais os levaria a perguntar: " Se tais pessoas deixam de confiar nas instruções do Corpo governante, Agem de maneiras como essas,,, e se agem assim o que os Fez pensarem diferente?
1 Não foi Fornicação.
2 Não foi outro ou qualquer pecado oculto semelhante a este.
3 Se foi "Material Apóstata" como tal material pode causar tanto estrago que fez com que o Corpo governante se preocupasse em desenvolver em larga escala um Manual como esse?
Se algo os fez mudar de opinião que materiais ou pesquisas fizeram tais pessoas?

Essa dúvida por si só já seria capaz de levantar uma tremenda suspeita por parte dos Anciãos que por sua vez logo correriam para conferir mesmo que na surdina a essas informações.
Bom é isso o que vem ocorrendo mas com probabilidades ainda consideradas isoladas em relação ao que seria se caso existisse uma preocupação alarmante por parte do Corpo governante com respeito a esta questão.

Mas como são só opiniões e argumentos "TJCalado" ainda considero os seus... válidos.
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Características de um Dissidente

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Acho que não só eu, mas muitos pensavam e talvez ainda pensam que quando a pessoa se torna apóstata ela vai sair "pregando" pra meio mundo a fora, tentando desviar todos aqueles tj's que encontra pela frente e etc. Mas não, acho que os únicos a fazer isso são os militantes (pessoas que eu admiro), geralmente são pessoas que não tem família na torre, ou que pelo menos são bem estruturadas financeiramente e emocionalmente. Os demais (inclui eu) ficam quietinhos, comportadinhos (ás vezes) só esperando a hora da saída.
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 64 visitantes