Estou num grande dilema.

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
RamonTejoteano
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 332
Registrado em: 04 Mar 2014 23:09

Estou num grande dilema.

Mensagem não lida por RamonTejoteano »

Quero que me ajudem com os seguintes problemas:

Eu sou um TJ ativo como todos sabem se lerem a minha apresentação nesse fórum.
Não tenho membro algum de minha família dentro da Torre.
Agora somente tenho uma reputação a zelar e alguns laços de amizade a perder la dentro.

Eu estou indeciso sobre o que fazer dado as informações que já considerei e pesquisei a respeito de Comissões Judicativas.
Eu cometi alguns erros, e já fiz a minha confissão a Jeová. Mesmo assim acabei contando para um amigo TJ o que fiz, e para minha decepção esse desgraçado foi e falou para uma irmã o que eu fiz e na casa dela no domingo dia 19 de outubro ela me dá um conselho perante o ancião que está me dando estudo no livro "Amor de Deus" a apenas contar coisas pessoais minhas para os anciãos, porque eles não contam pra ninguém o que ouvem dos irmãos. (isso mostrou pra mim que ela sabe de algo meu, que alguém lhe contou).
O ancião reforçou (já que ele estava do meu lado no sofá da casa da irmã), ele reforçou a ideia da irmã que nenhum ancião contas as coisas pros outros.
Em fim, no fim da conversa, eu fiquei com muita raiva e chateado com esse TJ a quem confidenciei meus problemas. até agora estou com raiva dele.
Mas quero ajuda, porque li muito aqui no fórum sobre os perigos envolvidos em se falar as coisas numa comissão Judicativa, e ainda por cima tem a minha mãe que está estudando comigo a Bíblia, como é que vou fazer agora??? Eu estou entre ir na Reunião (e ainda por cima tenho parte: Leitura 1 da escola do ministério teocrático) pra fazer amanhã dia 22 de outubro. e depois no final dela ir conversar na sala B com os anciãos e sofrer as humilhações, ou sumir do SR pra não passar por isso e não aparecer mais a ponto de ficar inativo. O que eu faço pessoal? qual dessas opções eu sigo? e se eu for falar com os anciãos eu sou obrigado a contar em detalhes o que eu fiz? tem alguma orientação referente a essa última questão?

Desde já agradeço a ajuda e compreensão de todos. :7
O que você sabe não tem valor; o valor está no que você faz com o que sabe.
Bruce Lee
Avatar do usuário
*LOL*
Forista
Forista
Mensagens: 122
Registrado em: 19 Out 2014 19:21

Re: Estou num grande dilema.

Mensagem não lida por *LOL* »

Oi Ramon aconteceu comigo de eu querer contar e so ouvi humilhação(tipo vc vai morrer no armagedom, vc ta seguindo Satanas... etc) (Deus me livre)rs

acho q vc deve pensar direitinho no que quer primeiro... Peça ajuda a Jeová se ainda acredita Nele(isso me ajuda muitooooo) :fof0:

acho q ficar inativo eh uma boa se nao quiser perder os amigos e tal :!:

eh complicado... sua mae estuda a biblia so com vc?
“Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum.” –
Frank Clark
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Estou num grande dilema.

Mensagem não lida por Mentalista »

Você deixar de seguir uma religião não é o mesmo que renunciar às amizades lá dentro. Se perder esses laços, não será sua culpa. Quando possível, explique para eles porque saiu. Se eles se recusarem a mudar de ideia, você não pode fazer nada. Não digo o mesmo no caso de familiares. Aí os vínculos são muito maiores. Não querendo ser frio, mas talvez sendo um pouco, esse tipo de amizade é um que você pode se recuperar logo. Amigos verdadeiros são poucos e são para a vida toda.
Avatar do usuário
Seiquenadasei
Forista
Forista
Mensagens: 709
Registrado em: 13 Jan 2013 16:24

Re: Estou num grande dilema.

Mensagem não lida por Seiquenadasei »

Ramon,

Saia fora dessa mentira! Você é o dono da sua vida e não deve satisfação a ninguém! Se for fazer isso a alguém, preste satisfação a pessoas que realmente te amam ou a pessoas que zelam pela tua vida, como por exemplo teu pai e tua mãe.

Se estivesse no seu lugar ia ficar na minha (não ficar falando mais nada sobre a minha vida pessoal/intima com ninguém, absolutamente ninguém). Em seguida ia começar de forma gradativa a deixar de ir no campo, nas reuniões ou em outras atividades teocráticas. No início seria ruim, mas com o tempo você seria esquecido.

Durante esse tempo eu ia focar mais na minha vida "secular". Fazer novos amigos, participar de atividades culturais, sociais e esportivas. Fazer cursos, faculdades, prestar concurso, aprender um novo idioma.... ia ser feliz!!!

Para suprir o seu lado espiritual, recomendaria a leitura apenas dos evangelhos, caso você acredite na bíblia.

Ramon, não tenha medo de se libertar dessa Seita.
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Estou num grande dilema.

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Mas não é tão fácil assim Seiquenadasei, minha situação é parecida com a dele, eu também não tenho familiares na Torre, mas mesmo assim é muito difícil deixar, só quem está na situação sabe como é.
Avatar do usuário
Seiquenadasei
Forista
Forista
Mensagens: 709
Registrado em: 13 Jan 2013 16:24

Re: Estou num grande dilema.

Mensagem não lida por Seiquenadasei »

TJ Universitário escreveu:Mas não é tão fácil assim Seiquenadasei, minha situação é parecida com a dele, eu também não tenho familiares na Torre, mas mesmo assim é muito difícil deixar, só quem está na situação sabe como é.
Realmente TJ Universitário, não é fácil lidar com essa situação. Quando se tem familiares Tjotas ou pessoas que gostamos muito dentro é um verdadeiro "dilema" tomar uma atitude. No caso do Ramon que possui parentes lá dentro, a melhor forma de ser ver livre do controle da seita sem ter que cortar os laços familiares de vez, é ir saindo aos poucos, até chegar o ponto de se tornar inativo e não ser lembrado mais. Foi exatamente isso que eu fiz. Como tinha vários parentes Tjotas (quase toda família) e não queria perder o convívio social com eles, fui me afastando aos poucos das "atividades teocráticas" e de tudo o que isso acarreta e com o tempo me tornei o que se chama de "fraco na fé". Não bato de frente com ninguém, mas também não falo da minha com mais ninguém, principalmente com os "amigos" do Salão, pois no fundo não são amigos, em regra, são funcionários da "empresa" e como todo funcionário almeja promoção dentro da empresa, utilizam esse método da delação para que isso ocorra de uma forma mais rápida ou apenas para satisfazer seus "desejos sarcásticos". Em regra, Tjota não possui amigo(a), apenas "colegas" de trabalhos. Triste de quem acha que eu estou errado e acaba confiando nesses "amigos" e por consequência, infelizmente, acaba vindo a "traição", gerando aquele sentimento de raiva por ter sido traído por uma pessoa em que se confiava.

Acho que na situação do Ramon essa é a melhor decisão, mas como sei que cada um é cada um, acho que ele tem que analisar muito bem tudo e por fim tomar a decisão que lhe cause menos dano em sua vida.

E você TJ universitário, que conselho daria pro Ramon? Gostaria de saber o que voc~e faria no lugar dele?

abraços!
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Yeats
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 24 Out 2013 10:36

Re: Estou num grande dilema.

Mensagem não lida por Yeats »

Não tens família na Torre isso facilta um pouco mais tua situação. Em todo caso cada um sabe onde o sapato aperta.
Agora deves ter mais cuidado quanto a falar de si próprio, sobretudo aos ancião. Não é possível generalizar e dizer que se deve desconfiar de todos, mas o inverso é igualmente verdadeiro (conheço uns anciãos mais vazados que goleiro de série D, mas conheço uns confiáveis). Em todo caso cuidado.
Para finalizar, lembre que só terão poder sobre ti até onde permites, caberá somente a ti a decisão final do que fazer.
Quem tem língua afiada também corta a própria boca.
Também vem cuspido aquilo que se quer mastigado.
Avatar do usuário
Pulp Fiction
Forista
Forista
Mensagens: 124
Registrado em: 09 Dez 2013 13:01
Localização: São Paulo

Re: Estou num grande dilema.

Mensagem não lida por Pulp Fiction »

Bom Ramon vamos lá, primeiro a algumas questões a se pensar, os anciãos já te chamaram pra conversar se sim sabem eles o que você fez? É algum pecado grave passível de desassociação? Até que ponto você acha que seu amigo deu com a lingua nos dentes? Será que não compensa conversar com seu amigo antes de falar com os anciãos? Você deve analisar as respostas a essas perguntas e resolver que rumo tomar, conversar com eles ou não? Você tem que decidir. Mas se você decidir falar com eles lembre se que eles não São Deus e Você não precisa se confessar à eles e nem contar detalhes de nada, se tiver possibilidade minta para eles sem remorso.
Espero que tenha ajudado.
:D1
Faço parte de uma torre de mentiras.
Avatar do usuário
RamonTejoteano
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 332
Registrado em: 04 Mar 2014 23:09

Re: Estou num grande dilema.

Mensagem não lida por RamonTejoteano »

Pulp Fiction escreveu:Bom Ramon vamos lá, primeiro a algumas questões a se pensar, os anciãos já te chamaram pra conversar se sim sabem eles o que você fez? É algum pecado grave passível de desassociação? Até que ponto você acha que seu amigo deu com a lingua nos dentes? Será que não compensa conversar com seu amigo antes de falar com os anciãos? Você deve analisar as respostas a essas perguntas e resolver que rumo tomar, conversar com eles ou não? Você tem que decidir. Mas se você decidir falar com eles lembre se que eles não São Deus e Você não precisa se confessar à eles e nem contar detalhes de nada, se tiver possibilidade minta para eles sem remorso.
Espero que tenha ajudado.
:D1
Primeiro obrigado pelos comentários de todos.
Respondendo a suas perguntas:
Os anciãos não me chamaram para conversar ainda. Mas eu burrão que só disse que queria falar com eles. aff
Sim, fiz coisas que podem dar uma desassociação. Uma é que eu contaria que estava entrando em contato com apostasia. kkk
Acho que meu ex-amigo deve ter falado tudo que contei a ele. aquele maldito. Não quero nem ver a cara dele.
Estive pensando e na situação que estou ou falo as coisas ou saio de vez do Salão, não tem distanciamento gradativo. Pois já estou quase irregular no campo já.
O que me deixa em situação ruim é que se eu pudesse queria ficar inativo, mas sei que os anciosos da minha congregação vão vir atrás de mim saber o porque deu ter sumido e se eu fugir deles, dai vão me desassociar. Porque foi isso que aconteceu com a garota TJ que eu gostava e saiu e fugiu deles quando foram na casa dela.
O SR fica a 20 minutos da minha casa.
Tenho até as 18hs de hoje 22/10 pra pensar nisso.
O que você sabe não tem valor; o valor está no que você faz com o que sabe.
Bruce Lee
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Estou num grande dilema.

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Seiquenadasei escreveu:
TJ Universitário escreveu:Mas não é tão fácil assim Seiquenadasei, minha situação é parecida com a dele, eu também não tenho familiares na Torre, mas mesmo assim é muito difícil deixar, só quem está na situação sabe como é.
Realmente TJ Universitário, não é fácil lidar com essa situação. Quando se tem familiares Tjotas ou pessoas que gostamos muito dentro é um verdadeiro "dilema" tomar uma atitude. No caso do Ramon que possui parentes lá dentro, a melhor forma de ser ver livre do controle da seita sem ter que cortar os laços familiares de vez, é ir saindo aos poucos, até chegar o ponto de se tornar inativo e não ser lembrado mais. Foi exatamente isso que eu fiz.
Mas Seiquenadasei Ramon falou que não tem familiares lá dentro, assim como eu:
RamonTejoteano escreveu:Eu sou um TJ ativo como todos sabem se lerem a minha apresentação nesse fórum.
Não tenho membro algum de minha família dentro da Torre.
Agora somente tenho uma reputação a zelar e alguns laços de amizade a perder la dentro.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Agatarod, Google [Bot], Marston e 77 visitantes