Ancião acusa publicador de ser homossexual, mas sem provas.

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2686
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Ancião acusa publicador de Hossexualismo mas sem provas.

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

No mínimo esse pai deveria chamar o Sup. de Circuito e expôr a situação de forma clara. Pelo menos iria envolver a Organização e pedir responsabilidades ao ancião que maldosamente lançou essa calúnia.
Um homem que serve como ancião não pode agir assim e se o faz deve ser responsabilizado: advertido seriamente ou desqualificado.

Há casos de pessoas que mediante acusações maldosas dessas entram em depressão e se suicidam. Isso é um caso muito sério e deveria ser levado até ao fim, de forma a expôr a mentira e pelo menos limpar ao máximo a imagem do irmão acusado.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Ancião acusa publicador de Hossexualismo mas sem provas.

Mensagem não lida por Mentalista »

É por isso que falei de recorrer aos anciãos e/ou ao superman.
A imagem dele será limpada nas congregações, o ancião sofrerá uma punição (perder o privilégio ou ser desassociado, o que seria uma grande punição).

Se ele quiser, pode ao mesmo tempo processá-lo, mas isso depende desse ancião querer continuar na congregação ou não. Não estamos falando de um dissidente.
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Ancião acusa publicador de Hossexualismo mas sem provas.

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Freud escreveu:Com relação aos crimes contra a honra, o Código Penal elenca 3 tipos: calúnia, injúria e difamação.

A calúnia ocorre quando você acusa alguém de um crime que a pessoa não cometeu. Ex: você fala pra quem quiser ouvir que José furtou sua bicicleta, mas José é inocente.

A difamação, que já foi dita aqui, é ofender a reputação de alguém, mas a falsa acusação (ou mesmo que verdadeira) não envolve um crime. Por exemplo, chamar o rapaz de homossexual com objetivo de ofendê-lo; falar que alguém é corno; que uma mulher é piranha, etc.

E a Injúria, que é uma ofensa dirigida à própria pessoa. Ex: vc chega em José e fala: “José, você é um ladrão!”. Ou: “Filho do ancião, você é um gay desprezível!”

Enquanto calúnia e difamação atingem a forma como os outros me veem, a injúria é uma lesão ao meu próprio íntimo, a forma que eu me vejo.


Resumindo, não entendo que caiba imputação de outro crime nesse caso, apenas a difamação. Porém, isso em nada impede que o ofendido entre com uma ação de indenização por danos morais (ação cível) contra o ancião (afinal seu nome foi exposto e sua imagem foi publicamente prejudicada). Se fosse comigo, exigiria ainda uma retratação pública, um belo pedido público de desculpas, se possível durante uma das reuniões.
Pensava que cada um era um crime diferente, mas tudo se resume em uma coisa só, né? Pensei que a pessoa poderia processar por calúnia e difamação, ou só calunia ou só difamação.
Avatar do usuário
Freud
Forista
Forista
Mensagens: 330
Registrado em: 16 Dez 2013 10:50

Re: Ancião acusa publicador de Hossexualismo mas sem provas.

Mensagem não lida por Freud »

TJ Universitário escreveu:
Freud escreveu:Com relação aos crimes contra a honra, o Código Penal elenca 3 tipos: calúnia, injúria e difamação.

A calúnia ocorre quando você acusa alguém de um crime que a pessoa não cometeu. Ex: você fala pra quem quiser ouvir que José furtou sua bicicleta, mas José é inocente.

A difamação, que já foi dita aqui, é ofender a reputação de alguém, mas a falsa acusação (ou mesmo que verdadeira) não envolve um crime. Por exemplo, chamar o rapaz de homossexual com objetivo de ofendê-lo; falar que alguém é corno; que uma mulher é piranha, etc.

E a Injúria, que é uma ofensa dirigida à própria pessoa. Ex: vc chega em José e fala: “José, você é um ladrão!”. Ou: “Filho do ancião, você é um gay desprezível!”

Enquanto calúnia e difamação atingem a forma como os outros me veem, a injúria é uma lesão ao meu próprio íntimo, a forma que eu me vejo.


Resumindo, não entendo que caiba imputação de outro crime nesse caso, apenas a difamação. Porém, isso em nada impede que o ofendido entre com uma ação de indenização por danos morais (ação cível) contra o ancião (afinal seu nome foi exposto e sua imagem foi publicamente prejudicada). Se fosse comigo, exigiria ainda uma retratação pública, um belo pedido público de desculpas, se possível durante uma das reuniões.
Pensava que cada um era um crime diferente, mas tudo se resume em uma coisa só, né? Pensei que a pessoa poderia processar por calúnia e difamação, ou só calunia ou só difamação.
TJ Universitário, de fato são três crimes distintos. Há hipóteses que você pode aplicar dois ou até os três crimes numa mesma conduta. Um exemplo “clássico” é de um cidadão que vai a um programa de TV e acusa o apresentador de ser traficante. O acusou publicamente de um crime (calúnia), lesou sua reputação (difamação) e fez isso cara a cara (injúria).

O que eu quis dizer é que nesse caso, no caso do ancião acusar o publicador de ser gay, entendo que a atitude dele se enquadre apenas no crime de difamação, pois ser gay não é crime para caracterizar calúnia e nem o ancião falou na cara do publicador que ele é gay, portanto não houve injúria. Por exemplo, se o rapaz estivesse presente na empresa quando o ancião espalhou para os demais o boato que ele era gay, seria o ancião indiciado pelos crimes de difamação e injúria. Uma só ação resultaria em dois crimes.

Uma imagem do CNJ pra fixação kkk
Imagem
“Quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando.”
Walter Lippmann (adaptado)
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Ancião acusa publicador de Hossexualismo mas sem provas.

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Freud escreveu:
TJ Universitário escreveu:
Freud escreveu:Com relação aos crimes contra a honra, o Código Penal elenca 3 tipos: calúnia, injúria e difamação.

A calúnia ocorre quando você acusa alguém de um crime que a pessoa não cometeu. Ex: você fala pra quem quiser ouvir que José furtou sua bicicleta, mas José é inocente.

A difamação, que já foi dita aqui, é ofender a reputação de alguém, mas a falsa acusação (ou mesmo que verdadeira) não envolve um crime. Por exemplo, chamar o rapaz de homossexual com objetivo de ofendê-lo; falar que alguém é corno; que uma mulher é piranha, etc.

E a Injúria, que é uma ofensa dirigida à própria pessoa. Ex: vc chega em José e fala: “José, você é um ladrão!”. Ou: “Filho do ancião, você é um gay desprezível!”

Enquanto calúnia e difamação atingem a forma como os outros me veem, a injúria é uma lesão ao meu próprio íntimo, a forma que eu me vejo.


Resumindo, não entendo que caiba imputação de outro crime nesse caso, apenas a difamação. Porém, isso em nada impede que o ofendido entre com uma ação de indenização por danos morais (ação cível) contra o ancião (afinal seu nome foi exposto e sua imagem foi publicamente prejudicada). Se fosse comigo, exigiria ainda uma retratação pública, um belo pedido público de desculpas, se possível durante uma das reuniões.
Pensava que cada um era um crime diferente, mas tudo se resume em uma coisa só, né? Pensei que a pessoa poderia processar por calúnia e difamação, ou só calunia ou só difamação.
TJ Universitário, de fato são três crimes distintos. Há hipóteses que você pode aplicar dois ou até os três crimes numa mesma conduta. Um exemplo “clássico” é de um cidadão que vai a um programa de TV e acusa o apresentador de ser traficante. O acusou publicamente de um crime (calúnia), lesou sua reputação (difamação) e fez isso cara a cara (injúria).

O que eu quis dizer é que nesse caso, no caso do ancião acusar o publicador de ser gay, entendo que a atitude dele se enquadre apenas no crime de difamação, pois ser gay não é crime para caracterizar calúnia e nem o ancião falou na cara do publicador que ele é gay, portanto não houve injúria. Por exemplo, se o rapaz estivesse presente na empresa quando o ancião espalhou para os demais o boato que ele era gay, seria o ancião indiciado pelos crimes de difamação e injúria. Uma só ação resultaria em dois crimes.

Uma imagem do CNJ pra fixação kkk
Imagem
Obrigado Freud, tirou minhas dúvidas. :D1
Avatar do usuário
Vitor Xavier
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 11
Registrado em: 16 Out 2014 22:03

Re: Ancião acusa publicador de Hossexualismo mas sem provas.

Mensagem não lida por Vitor Xavier »

Olá, prezado Pensador.

Que triste situação a do seu amigo (e nosso irmão universal). Eu sempre me preocupo com a situação psíquica das pessoas e a vejo como a área mais delicada de nosso ser - aquela que sustenta todo o nosso edifício -, e quando a vejo ameaçada, seja em pessoas próximas ou não, sinto-me triste.

Em minha humilde forma de enxergar a dimensão do problema causado pelo comentário do ancião sobre o garoto, penso que ambos - o pai e o garoto - deveriam ir imediatamente em busca de um auxílio psíquico. Sinceramente espero que fiquem bem.

Mesmo que eu não saiba o nome deles, estarei prestando-lhes auxílio através de minhas preces.

Um forte abraço, cheio de paz e luz.
"Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei."
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Ancião acusa publicador de Hossexualismo mas sem provas.

Mensagem não lida por TJCalado »

Não quero ser pessimista, mas a imagem da vítimas dificilmente será recuperada dentro da congregação. Podem chamar até um superintendente, o ancião poderá ser punido, mas se a vítima continuar se envolvendo com TJs, o título de "homossexual" o acompanhará pelo resto da vida.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Pensador
Forista
Forista
Mensagens: 765
Registrado em: 03 Jun 2014 20:30

Re: Ancião acusa publicador de Hossexualismo mas sem provas.

Mensagem não lida por Pensador »

TJ Curioso escreveu:No mínimo esse pai deveria chamar o Sup. de Circuito e expôr a situação de forma clara. Pelo menos iria envolver a Organização e pedir responsabilidades ao ancião que maldosamente lançou essa calúnia.
Um homem que serve como ancião não pode agir assim e se o faz deve ser responsabilizado: advertido seriamente ou desqualificado.

Há casos de pessoas que mediante acusações maldosas dessas entram em depressão e se suicidam. Isso é um caso muito sério e deveria ser levado até ao fim, de forma a expôr a mentira e pelo menos limpar ao máximo a imagem do irmão acusado.

Caros amigos, quero aproveitar a citação do nobre "TJ Curioso", pra dizer que o bicho ta pegando por causa dessa história onde prevalece a calúnia e difamação.

Hoje esse meu amigo me procurou novamente, disse que conversou com o Sup. De Circuito, esse Sup. De Curcuito é o mesmo que eu tive problemas a 08 meses atrás, para surpresa do meu amigo, o Super tentou minimizar a situação e disse que estava havendo um grande equivoco e que nada passava de um mal entendido. Amigos pasmem o Super não sai da casa do Ancião fofoqueiro e com plena certeza está colocando panos frios no assunto. Quando me deparei com a situação, ponderei que o assunto é digno de um Processo, ainda reafirmei que tinha uma matéria que poderia dar base pra ele tomar uma ação juridica. Usei as ponderações do nobre Freud e os outros comentários citados aqui no Fórum e coloquei tudo a mesa, mas reafirmei que a decisão era dele.
O mais incrível amigos, é que hoje na frente da casa desse ancião fizeram uma montagem da foto do seu filho com a foto do estudante como se fosse um santinho de política, jogaram na rua e na frente do Salão do Reino, pelo que ele me contou está uma baixaria total.
Disse a ele que deveria procurar um bom advogado e limpar o nome do filho dele custe o que custar.

Essa nova situação me deixa ainda mais convencido que a melhor coisa que me aconteceu foi deixar de ser Ancião.

Abraços e no aguardo de novos fatos pra relatar.

Pensador.
Avatar do usuário
Jiraya
Forista
Forista
Mensagens: 64
Registrado em: 15 Out 2013 18:25

Re: Ancião acusa publicador de Hossexualismo mas sem provas.

Mensagem não lida por Jiraya »

Caracas Pensador!

Esse ancião deve ser processado já!Quanta sujeira.
"A verdade nua e crua,doa a quem doer"
Avatar do usuário
Freud
Forista
Forista
Mensagens: 330
Registrado em: 16 Dez 2013 10:50

Re: Ancião acusa publicador de Hossexualismo mas sem provas.

Mensagem não lida por Freud »

Rapaz! Q situação absurda!

Primeiro ponto: É muito fácil seu amigo “peitar” o super e exigir uma posição firme por parte dele. Como ele vai alegar agora que não passa de um mal entendido, se pessoas mal intencionadas estão usando o nome de seu filho de forma ultrajante? É notório que todos sabem do “mal entendido”. Isso já passou de qquer limite! Não sei o conteúdo dos “santinhos”, mas independente do que esteja escrito, qquer TJ da região saberá que é uma referencia a relação homossexual dos dois (q nem existiu!). Se o Super não tomar nenhuma medida, apele. Você, que já foi ancião, sabe melhor do que eu pra quem recorrer. Quem sabe o super não se ferre tbm pela omissão? Já pensou que maravilha!? Kkkk

Segundo: Tente convencer seu amigo que esse ancião não agiu como seu irmão na fé. Talvez ele se convença a processá-lo. Lembre a ele que os anciãos só merecem nosso respeito quando agem dentro das normas de Deus. Leia o texto de Hebreus 13:7, que diz:
Lembrai-vos dos que tomam a dianteira entre vós, os que vos falaram a palavra de Deus, e, ao contemplardes em que resulta a [sua] conduta, imitai a [sua] fé.
Certa vez usei pra esse texto mais ou menos a seguinte linha de raciocínio:

1) “os que vos falaram a palavra de Deus”. As palavras ditas por esse homem da dianteira refletem os ensinos de Deus? Instruir o rebanho é acusar um irmão e destruir sua honra? Mesmo que ele fosse um pecador, como a Palavra de Deus diz que se deve agir? Com amor, buscando resgatar a ovelha que se afastou, e não dando pontapés na mesma.

2) “ao contemplardes em que resulta a [sua] conduta”. Aposto 1 real com vc que este não foi o primeiro problema com esse ancião. Se ele sai tagarelando aos 4 ventos é pq sabe que nada acontecerá com ele. Pergunte a seu amigo se a conduta desse ancião reflete a personalidade de um escolhido de Deus. Lembre que mesmo um ungido de Jeová pode perder Seu favor. Fale de Saul, por ex, daí insista que se ele denunciar o ancião, estará apenas corrigindo uma injustiça e não agindo contra Jeová.

3) “imitai a [sua] fé”. A referência aponta o texto de 1 Coríntios 11:1, que diz: “Tornai-vos meus imitadores, assim como eu sou de Cristo” Pergunte se ele imagina Jesus falando pra seus discípulos, por ex, que Mateus era gay e tinha um caso com João. Se ele imagina Jesus num sermão fazendo falsas acusações aos filhos dos líderes religiosos da época. Como pode uma pessoa querer respeito, sujeição, até mesmo ser imitada, se ela não cumpre o principal, que é imitar Jesus? Os anciãos merecem respeito? Desde que ajam de acordo com a bíblia, o que não ocorreu nesse caso.

Pergunte se ele, como pai, deixará seu filho sofrer tamanha injustiça pelo capricho desse homem arrogante. Essa história não será esquecida tão cedo e os danos psicológicos podem ser imensos. Fora que a fé do rapaz será abalada se a situação não for corrigida (não q seja ruim ele sair dali, mas todo argumento é válido kkkk)
“Quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando.”
Walter Lippmann (adaptado)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 99 visitantes