Ancião acusa publicador de ser homossexual, mas sem provas.

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Pensador
Forista
Forista
Mensagens: 765
Registrado em: 03 Jun 2014 20:30

Ancião acusa publicador de ser homossexual, mas sem provas.

Mensagem não lida por Pensador »

Olá queridos amigos e amigas.

Estava ontem no almoço quando fui procurado por um irmão arrasado que é Ancião. Ele serve em uma Congregação numa cidade vizinha a minha, porém, me procurou pois me considera como amigo. Arrasado e com o semblante triste ele começou a narrar o que estava passando. Segue a conversa:

Ele disse: " Pensador, estou arrasado, não durmo anoite e não sei o que fazer, o Ancião fulano de tal está dizendo que meu filho é homossexual é que se envolveu com um estudante. Essa conversa já tomou grandes proporções pois o pessoal está comentando até nas redes sociais, o pior que esse Ancião que falou sobre esse assunto, tratou do mesmo em seu ambiente de trabalho, onde ele trabalha tem outras Tjs e isso foi falado e refalado. Conversei seriamente com meu filho, ele nunca se envolveu em tal situação e o motivo do estudante ter-se afastado foi outro, agora, fico sabendo disso, e veja como ficará a reputação do meu filho ?, não sei o que fazer e por isso te procurei. "

Nesse momento disse a ele: " Tenha calma amigo, infelizmente dentro do convívio dos que dizem servir a Jeová e a Jesus tem a tendência de falar da vida dos outros, aliás isso tem se tornado constante."

Amigos o irmão começou a chorar e a ficar desesperado, tentei acalmá-lo, incentivei ele tomar os passos de Mateus 18 e procurar o Ancião que saiu com a fofoca, porém, analisando tal situação até um processo seria oportuno, mas não incentivei ele a fazer isso. Após muitas lágrimas notei que ele se acalmou, ali mesmo no restaurante fiz uma oração pra ele e pela família dele, pedi pra que Jeová e Jesus o ajudassem a ele e a família a descobrir a verdade da Bíblia e que eles eram importantes para Deus e não para um grupo de pessoas ou uma organização. Ele me abraçou forte, agradeceu e foi embora. Antes porém me coloquei a disposição para qualquer coisa que se fizesse necessário.

Em fim amigos, a cada dia que passa vejo os desencontros e a maldade prevalencendo nas ações e atitudes de diversas Tjs, também vejo como existe Anciãos, prepotentes, fofoqueiros e o pior caluniadores. Realmente ver tais coisas de perto, da até nojo e um grande mal estar.

Nada acontece, nada muda e nem mudará.

Segue o assunto para possíveis comentários.

Abraços - Pensador.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Ancião acusa publicador de Hossexualismo mas sem provas.

Mensagem não lida por Mentalista »

E teve uma reunião sobre o tema esses dias. Tenho a gravação no meu celular.

Bom, acho que quando isso acontece, é bom haver um processo judicial. Mas, uma desassociação também é uma boa forma de punir essas pessoas. Se ele conseguir provar que é calúnia, pode convencer os anciãos e então causar a desassociação desse ancião.
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Ancião acusa publicador de Hossexualismo mas sem provas.

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Mentalista escreveu:E teve uma reunião sobre o tema esses dias. Tenho a gravação no meu celular.

Bom, acho que quando isso acontece, é bom haver um processo judicial. Mas, uma desassociação também é uma boa forma de punir essas pessoas. Se ele conseguir provar que é calúnia, pode convencer os anciãos e então causar a desassociação desse ancião.
Mesmo que ele tenha se envolvido em homossexualismo esse ancião deve ser processado, o que ele fez foi muito errado, saiu difamando a pessoa até em seu local de trabalho e como sabemos a própria Torre aconselha que essas coisas devem ficar em segredo e não se deve nem comentar o motivo que a pessoa foi dessassociada. Se fosse eu tacava um processo mesmo.
Avatar do usuário
Freud
Forista
Forista
Mensagens: 330
Registrado em: 16 Dez 2013 10:50

Re: Ancião acusa publicador de Hossexualismo mas sem provas.

Mensagem não lida por Freud »

Caro Pensador, como bem disse o TJ Universitário, eu aconselharia seu amigo a ir até uma delegacia e denunciar esse ancião, pois incorreu no crime previsto no art. 139 do Código Penal:
Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.
Duvido muito que seu amigo vá fazer isso, pois a JW.ORG praticamente proíbe seus membros de processarem uns aos outros. Mas seu amigo (estando ciente que pode fazer esse ancião difamador pensar 20x antes de inventar outra história) talvez se sinta motivado a denunciá-lo, nunca se sabe né? Kkk

Só deixando claro que, por a pena máxima ser de apenas 1 ano, o ancião não será preso, na pior das hipóteses pagará algum(n)s salário(s) mínimo(s). Mas ele terá muita dor de cabeça indo pra delegacia/fórum esclarecer os fatos e gastará com advogado e com a posterior multa (se condenado), o que o levará a não difamar mais ninguém (se for esperto). Resumindo: não será preso, mas receberá uma lição.

A difamação é um crime de ofensa à reputação da vítima. Mesmo que o rapaz seja gay de verdade e tenha feito sexo com o estudante, nada muda no tipo penal, já que o crime reside no fato do ancião ter exposto de forma ultrajante a imagem dele para outras pessoas. O fato de ter feito essa fofoca na firma onde trabalha, visando unicamente macular a imagem do rapaz, é difamação.
“Quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando.”
Walter Lippmann (adaptado)
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Ancião acusa publicador de Hossexualismo mas sem provas.

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Freud escreveu:Caro Pensador, como bem disse o TJ Universitário, eu aconselharia seu amigo a ir até uma delegacia e denunciar esse ancião, pois incorreu no crime previsto no art. 139 do Código Penal:
Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.
Duvido muito que seu amigo vá fazer isso, pois a JW.ORG praticamente proíbe seus membros de processarem uns aos outros. Mas seu amigo (estando ciente que pode fazer esse ancião difamador pensar 20x antes de inventar outra história) talvez se sinta motivado a denunciá-lo, nunca se sabe né? Kkk

Só deixando claro que, por a pena máxima ser de apenas 1 ano, o ancião não será preso, na pior das hipóteses pagará algum(n)s salário(s) mínimo(s). Mas ele terá muita dor de cabeça indo pra delegacia/fórum esclarecer os fatos e gastará com advogado e com a posterior multa (se condenado), o que o levará a não difamar mais ninguém (se for esperto). Resumindo: não será preso, mas receberá uma lição.

A difamação é um crime de ofensa à reputação da vítima. Mesmo que o rapaz seja gay de verdade e tenha feito sexo com o estudante, nada muda no tipo penal, já que o crime reside no fato do ancião ter exposto de forma ultrajante a imagem dele para outras pessoas. O fato de ter feito essa fofoca na firma onde trabalha, visando unicamente macular a imagem do rapaz, é difamação.
Exatamente, e se o rapaz realmente não se envolveu com homosexualismo, então pode processá-lo por mais um crime.
Avatar do usuário
Freud
Forista
Forista
Mensagens: 330
Registrado em: 16 Dez 2013 10:50

Re: Ancião acusa publicador de Hossexualismo mas sem provas.

Mensagem não lida por Freud »

Com relação aos crimes contra a honra, o Código Penal elenca 3 tipos: calúnia, injúria e difamação.

A calúnia ocorre quando você acusa alguém de um crime que a pessoa não cometeu. Ex: você fala pra quem quiser ouvir que José furtou sua bicicleta, mas José é inocente.

A difamação, que já foi dita aqui, é ofender a reputação de alguém, mas a falsa acusação (ou mesmo que verdadeira) não envolve um crime. Por exemplo, chamar o rapaz de homossexual com objetivo de ofendê-lo; falar que alguém é corno; que uma mulher é piranha, etc.

E a Injúria, que é uma ofensa dirigida à própria pessoa. Ex: vc chega em José e fala: “José, você é um ladrão!”. Ou: “Filho do ancião, você é um gay desprezível!”

Enquanto calúnia e difamação atingem a forma como os outros me veem, a injúria é uma lesão ao meu próprio íntimo, a forma que eu me vejo.


Resumindo, não entendo que caiba imputação de outro crime nesse caso, apenas a difamação. Porém, isso em nada impede que o ofendido entre com uma ação de indenização por danos morais (ação cível) contra o ancião (afinal seu nome foi exposto e sua imagem foi publicamente prejudicada). Se fosse comigo, exigiria ainda uma retratação pública, um belo pedido público de desculpas, se possível durante uma das reuniões.
“Quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando.”
Walter Lippmann (adaptado)
Avatar do usuário
RamonTejoteano
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 332
Registrado em: 04 Mar 2014 23:09

Re: Ancião acusa publicador de Hossexualismo mas sem provas.

Mensagem não lida por RamonTejoteano »

Pensador disse:
Nesse momento disse a ele: " Tenha calma amigo, infelizmente dentro do convívio dos que dizem servir a Jeová e a Jesus tem a tendência de falar da vida dos outros, aliás isso tem se tornado constante."
Você falou tudo meu chapa! :7 é assim mesmo que acontece. Falam muito dos outros por aqui no meu SR também, mas quando alguém fala deles ai ficam com raivinha. :iergh7:
O que você sabe não tem valor; o valor está no que você faz com o que sabe.
Bruce Lee
Avatar do usuário
Detetive Virtual
Forista
Forista
Mensagens: 329
Registrado em: 28 Set 2013 15:14

Re: Ancião acusa publicador de Hossexualismo mas sem provas.

Mensagem não lida por Detetive Virtual »

Concordo com todos acima!Cabe no minimo um processo nesse Ancião.
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Ancião acusa publicador de Hossexualismo mas sem provas.

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Pensador, bota na cabeça do pai desse garoto que o melhor é um processo judicial pra esse ancião de merda baixar a crista.
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Ancião acusa publicador de Hossexualismo mas sem provas.

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Detetive Virtual escreveu:Concordo com todos acima!Cabe no minimo um processo nesse Ancião.
E ainda deveria levar uma surra pra deixar de ser besta.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Pazmental, Saran, w4r1ock e 84 visitantes