Importante depoimento que recebi de um ex-forista

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Importante depoimento que recebi de um ex-forista

Mensagem não lida por Debora »

Hoje reencontrei pela internet um querido amigo que esteve conosco dando sua grandiosa colaboração durante um bom tempo. Não vou entrar em nenhum detalhe pois o texto que ele solicita que eu coloque na íntegra fala por sí só.

Segue na íntegra, incluindo grifos.

O fórum foi para mim como um porto seguro. Eu passei por uma tormenta nos mares da Torre. Estava repreendido, sendo maltratado por pessoas que nem sabiam o que se passava comigo. Meses antes da repreensão, havia perdido os privilégios de ancião por algo que eu sequer tinha culpa. Conheci o fórum. Vivi um bom tempo por aqui, lendo, estudando e contribuindo. Por motivos que não posso contar, precisei abortar minhas atividades e sair.

Essa semana, um ancião me telefonou querendo muito vir até a minha casa. Queria me visitar. É impressionante que essas pessoas nos ligam na hora em que estamos trabalhando. E eu me pergunto: Eles não têm trabalho para fazer? Tentei de alguns modos fugir da visita. Mas o ansioso era insistente. E eu acabei me dando conta de que aquela poderia ser uma ótima oportunidade, já que até hoje ninguém sabe exatamente o que penso sobre a Torre de Vigia e suas imbecilidades.

O que passo a contar, foi a "entrevista" que me fizeram na noite da visita. Ela começou com um bom besteirol, que eu tratei de aproveitar muito bem.

- Irmão Fulado.TJ, você viu na tv que recentemente um extremista religioso matou uma pessoa?

- Vi sim.

- Quando você vê algo assim na TV, não sente que o Armagedom está muito perto, irmão Fulano.TJ? Não pensa que a grande tribulação está por um fio?

- Na verdade... NÃO! - Respondi sorrindo - Veja bem irmão fulano.ancião. Desde que o mundo é mundo, a humanidade sempre acreditou estar vivendo em algum tipo de "últimos dias de um sistema de coisas". Para os que creem na bíblia, como as TJs, isso fica claro quando se lê o relato de que os discípulos perguntaram a Jesus se era naquele tempo que se cumpririam suas profecias do fim do mundo. Na idade média sempre se achou que o fim viria. Principalmente diante de calamidades como a peste negra e outras doenças. No século passado também se achou isso quando houve a primeira e segunda guerra, quando doenças eliminaram parte da humanidade. Quando a Dilma se tornou presidAnta, também acharam que o mundo ia acabar (Eu ri, eles não! Acho que gostam da Dilma)

- Mas irmão Fulano.TJ, hoje há sinais.

- Que sinais? Terremotos? Fome? Pestilências? Num lugar após outro? Isso sempre existiu! E sim, sempre foi num lugar após o outro. Caraca, vocês conhecem mesmo a história da humanidade? Já leram a respeito?

- Hoje temos extremistas religiosos degolando pessoas na TV, irmão Fulano.TJ.

- Na idade média só não tínhamos a TV, irmão fulano.ancião. A igreja católica fazia pior: queimava pessoas vivas em praça pública, diante de pessoas de todas as idades, incluindo crianças. E fez isso por mais de mil anos. Isso também era extremismo religioso, e adivinha? O mundo não acabou...

- Então você não acha que o Armagedom vai vir?

- Essa é uma boa pergunta. É bom que vocês dois saibam o que minha esposa já sabe a muito tempo: Eu não tenho mais fé. Desde Jeová, passando pelo corpo governante e terminando com as reuniões congregacionais. Eu perdi a fé. Nesse campo, eu diria que o que penso é que não é que o Armagedom vai vir ou não, mas não tenho fé nesse alarme que a Torre já prega há mais de cem anos de que o Armagedom está ali no "virar da esquina".

- O que o levou a isso, Fulano.TJ?

- Vocês! Vocês e suas regras absurdas me levaram a isso!

(CRI-CRI-CRIIIII)

- As coisas mudam, Fulano.TJ.

- Ô! Como mudam. A Torre adora uma mudança, né, não? Quando me batizei no século passado, acreditava numa religião que hoje perdeu muito do que era.

- O que, por exemplo?

- O sangue! Antes, eu não podia tomar nenhuma fração. Agora, posso.

- Isso é uma coisa boa, salva vidas.

- Diz isso pros pais que perderam filhos porque não podiam tomar nem mesmo um remédio à base de glóbulos vermelhos, por exemplo, antes da Torre mudar a regra. Diz isso pra eles.

(CRI-CRI-CRIIIII)

- A luz clareia mais e mais, Fulano.TJ.

- Que luz? Que luz? - Nesse ponto, perguntei qual era a orientação atual da Torre para uma irmã que fosse estuprada. Ao ser respondido, citei que essa orientação foi mudada umas cinco ou seis vezes no século passado. - Antes a irmã deveria gritar, depois não deveria, depois deveria de novo. - E completei: - Isso tá mais pra um pisca-pisca de árvore de natal!

- Então você acha que a nossa religião não é mais a verdadeira?

- Boa pergunta! Ela é? Se é, será que sempre será? Estar no favor de Jeová é um status imutável? Para responder, basta olharmos a religião dos judeus no passado. Todos sabemos que eles eram o povo escolhido. Mas perderam esse posto diante de Deus. E por qual motivo? Porque simplesmente criaram dezenas, centenas, sei lá, talvez milhares de regras orais. Eles não fizeram por mal. Queriam "proteger a Lei". Mas Jesus os rejeitou, lembra? Se a Torre continuar no caminho que está e se o Armagedom demorar mais 5, 10, 50 ou 100 anos para chegar, será que estará bem diante de Jesus, dado o afastamento que promovem?

- Que afastamento, pode citar um? - perguntou o ancião, visivelmente desconfortável.

- Posso citar vários: Pra começar as profecias que nunca se cumpriram, incluindo a de 1975, em que pregaram que o Armagedom chegaria. E, adivinha... não chegou! 39 anos se passaram, gente, 39 anos! Acordem! Outro afastamento lastimável foi o corpo governante roubar a posição de Cristo em uma Sentinela dos anos 80, ao afirmar que eles são o caminho para Jeová. Nada contra essa visão se a torre não se declarasse uma religião cristã.

(CRI-CRI-CRIIIII)

- Pode citar a Sentinela que falou isso, Fulano.TJ?

- Não! Eu sei que li isso em uma revista dos anos 80. Procurem.


(CRI-CRI-CRIIIII)


Mesmo assim, mesmo falando francamente desse modo, eles tiveram a infeliz ideia de me chamar para ir nas reuniões, "não deixando" de me "ajuntar". E eu respondi:

- Jesus disse: "Onde houver 2 ou 3 em meu nome, ali estarei". Ele está aqui, certo? Não preciso ir lá.

- Mas Paulo falou para não deixarmos de nos ajuntar.

- Sim. Paulo falou. Mas naquele tempo, as congregações eram nas casas dos cristãos. Paulo ainda disse que Jeová não mora em templos feitos por mãos humanas. A Torre de Vigia, ou não entendeu, ou se faz de sonsa diante desse texto claro!

- Não deveria existir salão do reino então?

- Quem diz que não é a Bíblia, não sou eu. Me mostre a base para haverem os templos, vulgo Salões do Reino e de Assembleias, Beteis, etc, e eu irei até lá!

(CRI-CRI-CRIIIII)

Após esse ponto, me falaram para ir para que minha esposa seja feliz.

- Feliz? Minha esposa? Vocês sabiam que essa tal "felicidade" é só uma sensação, né? Portanto, ela é passageira, como a dor. Ninguém é feliz o tempo todo, assim como também não é triste o tempo todo, a menos que seja doente. Quer dizer que se eu for ao Salão ela vai ser feliz? Então eu posso descer o cacete nela, arrebentar a cara dela toda, mas se eu for para o Salão, ela estará feliz?

(CRI-CRI-CRIIIII)

- Irmão Fulano.TJ, mas você não acha que o que une o casal é Jeová?

- Eu acho que o que une o casal é o respeito! Se ela respeitar minha posição e eu a dela, viveremos juntos e com relativa felicidade. E eu estou certo, pois Paulo falou para as esposas que não largassem seus maridos descrentes, coisa que o irmão fulano.ancião me sugeriu fazer certa vez. Largar minha esposa. Nem preciso citar que Paulo condenou homens que pregavam isso no passado e que Jeová, o deus das TJs diz odiar o divórcio.

- Você quer se desligar da religião, então, Fulano.TJ?

E aí, eu encerrei com chave de ouro:

- Mais uma pergunta espetacular que me fazem. Não me identifico como TJ para ninguém, não sinto falta das reuniões, não tenho medo de nenhum Jeová castigador como é o caso de vocês. Portanto, eu não sou mais TJ. No entanto, se o que me perguntam é se quero me desligar oficialmente, a resposta que lhes dou é a seguinte, que li certa vez em um site: "Eu não assinei nada para entrar, portanto não assinarei nada para sair", tampouco lhes darei qualquer declaração do tipo "me desliguem". Vocês não irão dar qualquer anúncio envolvendo meu nome, de modo que eu tenha qualquer problema moral envolvendo a minha família que é TJ ou os meus amigos com quem ainda falo que partilham de sua fé. Se o fizerem sem que eu saiba ou aprove, vou reagir juridicamente.

- Então essa é sua forma de pensar de agora em diante?

- "De agora em diante" da ideia de algo eterno. Essa é minha forma de pensar atual. Se será para sempre, eu não sei. Eu tenho a mente aberta e disposta a mudanças. Se lá na frente eu entender estar errado, mudarei sem medo ou vergonha.


Eles se despediram e foram embora com cara séria.

Desculpem a transcrição enorme. A "visita" durou ao todo uma hora e quarenta minutos, e foi gravada. Essas são as partes principais.

Para os que não me conhecem, eu fui forista do site por bastante tempo. Amava (E ainda amo) o fórum, mas como já disse, precisei sair. Desejo que façam bom uso do fórum, acima de tudo para reconstruírem suas mentes. Se sentirem revolta, ira, vontade de fazerem coisas que a torre condena, entendam: isso é puramente natural e é uma fase. Vai passar e vocês se tornarão serenos. Guerreiros serenos sobrevivem.

Um abraço a todos.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Pensador
Forista
Forista
Mensagens: 765
Registrado em: 03 Jun 2014 20:30

Re: Importante depoimento que recebi de um ex-forista

Mensagem não lida por Pensador »

Que relato surpreendente.

Gostei de todas as colocações, no entando a parte em que ele destaca que não " assinou nada para entrar " é que " não assinará nada pra sair ", foi muito importante aos meus olhos.

Querida Debora, parabéns pelo depoimento, muito instrutivo.

Abraços - Pensador.
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Importante depoimento que recebi de um ex-forista

Mensagem não lida por Debora »

Pensador escreveu:Que relato surpreendente.

Gostei de todas as colocações, no entando a parte em que ele destaca que não " assinou nada para entrar " é que " não assinará nada pra sair ", foi muito importante aos meus olhos.

Querida Debora, parabéns pelo depoimento, muito instrutivo.

Abraços - Pensador.
Quando ele pediu para eu postar, tenho certeza de que ele sabia o quão útil será para muitos foristas.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
orion
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 640
Registrado em: 12 Jun 2013 12:15

Re: Importante depoimento que recebi de um ex-forista

Mensagem não lida por orion »

Mais uma pergunta espetacular que me fazem. Não me identifico como TJ para ninguém, não sinto falta das reuniões, não tenho medo de nenhum Jeová castigador como é o caso de vocês. Portanto, eu não sou mais TJ.
Bela exposição!do ponto de vista deles somos infelizes por sermos agora do "Mundo",puro preconceito Tj.
E também ele citou vários pontos que são o calcanhar de aquiles da Torre como 1975,e o interessante e que nem os próprios anciões tinham ideia a respeito de 1975 e estão seguindo quase que cegamente a Torre, assim como muitos de nós já passamos por isso.
Toda verdade passa por três estágios.
No primeiro, ela é ridicularizada.
No segundo, é rejeitada com violência.
No terceiro, é aceita como evidente por si própria.
_____________Arthur Schopenhauer
Avatar do usuário
Exelsius
Forista
Forista
Mensagens: 861
Registrado em: 17 Jul 2012 23:41

Re: Importante depoimento que recebi de um ex-forista

Mensagem não lida por Exelsius »

Mais uma pergunta espetacular que me fazem. Não me identifico como TJ para ninguém, não sinto falta das reuniões, não tenho medo de nenhum Jeová castigador como é o caso de vocês. Portanto, eu não sou mais TJ. No entanto, se o que me perguntam é se quero me desligar oficialmente, a resposta que lhes dou é a seguinte, que li certa vez em um site: "Eu não assinei nada para entrar, portanto não assinarei nada para sair", tampouco lhes darei qualquer declaração do tipo "me desliguem". Vocês não irão dar qualquer anúncio envolvendo meu nome, de modo que eu tenha qualquer problema moral envolvendo a minha família que é TJ ou os meus amigos com quem ainda falo que partilham de sua fé. Se o fizerem sem que eu saiba ou aprove, vou reagir juridicamente.
Vou decorar isso! d:4

E pode ter certeza que eles vao procurar que revista é essa que o ex-forista falou :roll:
"You live your life, behind the wall, You got no life, not at all." Motorhead
Avatar do usuário
Michonne
Forista
Forista
Mensagens: 136
Registrado em: 17 Ago 2014 21:57

Re: Importante depoimento que recebi de um ex-forista

Mensagem não lida por Michonne »

Em uma visita dos anciãos, muito antes de conhecer este fórum, falei que estava perdendo a minha fé. Eles perguntaram se poderiam me ajudar, eu disse que sim, mas eles não falaram comigo desde então. Não sei até quando vai durar essa trégua, e até então não sabia como me comportar nessa situação agora que não tenho mais fé nenhuma. Continuo pretendendo fugir dessa conversa com os anciãos, mas essa experiência do Fulano.TJ foi realmente muito útil pra mim. Eu espero não ser encurralada, mas se isso acontecer já tenho uma ideia de como agir.
hsteffens86
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 13
Registrado em: 12 Out 2013 14:56

Re: Importante depoimento que recebi de um ex-forista

Mensagem não lida por hsteffens86 »

Parabéns pela coragem meu caro Eduardo.TJ
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Importante depoimento que recebi de um ex-forista

Mensagem não lida por mayhra »

Depoimento forte e com respostas justas, pois as TJ pressionam de tudo que é jeito, instruídas pelo CG como são, mas não querem ouvir realmente nada.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Importante depoimento que recebi de um ex-forista

Mensagem não lida por mayhra »

Tem um trecho que não entendi, que história é essa de assinar para sair? Para ser desassociado(a) tem de assinar algo?
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Importante depoimento que recebi de um ex-forista

Mensagem não lida por Mentalista »

Para se dissociar você precisa assinar. Para ser desassociado, não. Pelo que entendi eles não fizeram isso para evitar processos na justiça. Funciona mesmo?
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Lolah, LucasExTJ e 99 visitantes