Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Camila Rafiad
Forista
Forista
Mensagens: 375
Registrado em: 07 Out 2013 20:22

Re: Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Mensagem não lida por Camila Rafiad »

Bom, pelo que sei, isto é assim desde sempre!

Para fazer uma parte na Assembleia, sempre eram escolhidos praticamente os mesmos. Às vezes eu ficava intrigada, mas saber dessa prática nos ajudou a ver que havia algo muito errado.

Pelo menos durante os 40 anos em que fiquei na Torre, a simonia sempre foi praticada e acho que nunca irá mudar! Para

Abraços
Caíque
Forista
Forista
Mensagens: 306
Registrado em: 01 Mai 2014 10:23

Re: Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Mensagem não lida por Caíque »

O pecado da Simone é muito antigo mesmo nos pátios da WT! Os circuitos que fiz parte não fogem desta tradição! Um forista comentou, neste tópico, que as regras torreanas coíbem tais práticas ou pelo menos visam impedi-las. Como, se é um prática tão antiga e consolidada? Se aqui é assim e não se faz nada a respeito, pelo contrário fingem que não existem e que quando ocorre trata-se de algo pontual, penso que em outros lugares do globo ocorrem fatos semelhantes!
Pensador
Forista
Forista
Mensagens: 765
Registrado em: 03 Jun 2014 20:30

Re: Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Mensagem não lida por Pensador »

Caíque escreveu:O pecado da Simone é muito antigo mesmo nos pátios da WT! Os circuitos que fiz parte não fogem desta tradição! Um forista comentou, neste tópico, que as regras torreanas coíbem tais práticas ou pelo menos visam impedi-las. Como, se é um prática tão antiga e consolidada? Se aqui é assim e não se faz nada a respeito, pelo contrário fingem que não existem e que quando ocorre trata-se de algo pontual, penso que em outros lugares do globo ocorrem fatos semelhantes!
Caro Caíque,

Quando você cita " circuitos que você fez parte não fogem desta tradição ", me deu um frio na espinha, que coisa deplorável e triste ver que tal prática de alastra como mato.

O mais triste e ver humanos que professam servir a Deus atuando e agindo dessa maneira. Ultimamente mesmo sendo pautado pelo respeito e pelo bom senso tenho ficado com nojo de diversas coisas que vejo. Aqui na Congregação a qual freqüento o Ancião Coordenador fala com o Super diariamente, pessoas que percebem isso e presenciam ficam até chocadas com a Simonia que isso gera. ( Parte em assembléias - congressos - curso de anciãos - curso de pioneiros )

De fato " tradição " mesmo.
Caíque
Forista
Forista
Mensagens: 306
Registrado em: 01 Mai 2014 10:23

Re: Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Mensagem não lida por Caíque »

O que vejo é que a simonia é uma forma que os anciosos tem de ter visibilidade, "do Super Man lembrar que ele existe", afinal, são anciãos como zorra num circuito e não tem espaço pra todo mundo, né? As outras formas são: ter funções no Circuito, puxar-saco, ser ancião e pioneiro ao mesmo tempo, ter sido ex-alguma-coisa-importante-na-Org, ser ancião e a esposa pioneira... ou uma combinação de tudo o que for possível do que foi mencionado previamente! Sabe, é o desejo de destaque, dos holofotes, infelizmente poucos servem porque gostam de servir(eu era um desses e veja onde estou, não que eu esteja pior, pois eu realmente estou bem melhor agora, mas quando me deram a rasteira não foi tentando me ajudar...).

Diante de tantas regras, fica bem na fita quem consegue se atualizar nelas e, de certa forma, estas entrelinhas que nós conseguimos ver mais claramente agora, eram o trunfo que um dos meus colegas anciãos na época sabia e usava. Resultado: ele sempre fazia partes na Assembléia e conseguiu fazer uma parte num congresso em estádio de futebol, com parte com lançamento e tudo mais... Eh maninho, na época sabe o que ele me dizia: " É fazer o bem a quem é devido!". Claro que era lorota porque com os demais membros da congregação e com a mulher ele era um pão duro da banana, mas quando chegava a visita ele dava banquete, programava a folga dele para sair com o "hômi" e por aí ia. Ficou famoso no Circuito, era um tal de irmão fulano pra lá e irmão fulano pra cá, quando o pessoal me via: "Cadê o irmão fulano, mande lembranças!". Parece ciúme, mas não é, porque eu não sentia e não fazia minhas obrigações na congregação visando ter partes em Assembleias, eu pensava: "Se vier vai ter que vir sem eu puxar saco!", e no máximo que veio foram ser entrevistado, parte de discurso, mesmo eu tendo um boa oratória, não, era sempre o irmão fulano.

Ah, queria mencionar algo que notei nas partes dos irmãos daqui, na Bahia, quando eu estava tentando assistir as reuniões de novo:
Alguns SM estavam modificando sua oratória para se igualar a das assembleias e congressos, tanto na entonação quanto no cadenciamento/ritmo da fala, em detrimento do estilo conversante de falar. Isso soou superficial, aos meus ouvidos, e ao mesmo tempo uma evidência de admiração deles e de busca de qualificação para fazer partes nela, até porque, quando se perguntava/pergunta o motivo de sempre ser os mesmos participantes, davam-se várias desculpas: Betel escolhe os melhores oradores, busquem qualificar-se, não preenchem o perfil(p/ tal discurso tem que ser pioneiro, por exemplo), entre outras, o que como efeito, produzia este desejo e esforço artificializante nas oratórias dos demais membros, quase que imitando ou o SC ou o irmão sicrano que faz muitas partes!

Fique em paz Pensador, não vale a pena se encasquetar muito com esses troços não!
Avatar do usuário
Junior moreno
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 195
Registrado em: 18 Set 2014 00:58

Re: Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Mensagem não lida por Junior moreno »

A Família do Irmão N. Antonio levou o superintendente para viajar uma época ,poucos no salão ficaram sabendo ,quando o superintendente vem fazer visita na congregação essa família fica pertinho dele, uns puxa saco.
Avatar do usuário
Elly Carlos
Forista
Forista
Mensagens: 850
Registrado em: 08 Nov 2013 13:34
Localização: São Paulo S.P

Re: Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Mensagem não lida por Elly Carlos »

Realmente esta farra da "Simonia" sempre houve na torre. :lol: :lol: :lol: :lol:

Lembro-me que nas visitas do SC, tinha uma cambada de aspirantes a oferecer a refeição de cada dia da semana.....só para agendar o privilégio de fazer a pregação junto com o SC e esposa.... :o :o :o :o :o
Pensador
Forista
Forista
Mensagens: 765
Registrado em: 03 Jun 2014 20:30

Re: Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Mensagem não lida por Pensador »

Semana da visita, termina e vem as notícias.

Hoje lanchando perto de casa encontramos um casal de irmãos, de forma inevitável eles me perguntaram se eu fiquei sabendo do presente que o Super Caifás ganhou, disse que não estava sabendo, foi aí que veio a revelação, o Super Caifás ganhou um IPhone 5s, preço atual R$ 2.199,00, o pior que o aparelho é contrambandiado do " Paraguai ", mas as más línguas dizem que o Super Caifás ficou todo pomposo.
Resta saber quais serão os privilégios espirituais que esse irmão tão solidário irá receber.

De fato a simonia corre solta.

Abraços - Pensador.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4041
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Mensagem não lida por Mentalista »

m:2

Muita palhaçada.... Uma colega de trabalho quer esse iPhone e tem guardado dinheiro já por 5 meses para isso...
Pensador
Forista
Forista
Mensagens: 765
Registrado em: 03 Jun 2014 20:30

Re: Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Mensagem não lida por Pensador »

[quote="Mentalista"]m:2

Muita palhaçada.... Uma colega de trabalho quer esse iPhone e tem guardado dinheiro já por 5 meses para isso...


Caro Mentalista,

Aqui o Super ganhou um e a Esposa dele ganhou outro, ou seja, o investimento foi alto.
Agora será que eles venderiam pra colocar o dinheiro pro Reino, eis uma questão a se pensar.


Abraços - Pensador.
Avatar do usuário
Robert Orwell
Forista
Forista
Mensagens: 1530
Registrado em: 21 Abr 2014 23:36

Re: Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Mensagem não lida por Robert Orwell »

Quando o Superintendente visitava minha congregação, ele ia embora com o porta-malas cheio de presentes. E era coisa boa, viu? Micro-ondas, frigobar, aparatos eletrônicos, roupas bem desenhadas... tinha muita gente com boa condição financeira na minha congregação. Estranhamente, muitos dos que o presentearam viraram servos ministeriais depois.

É muitos comum essas "celebridades" do mundo TJ serem agraciadas com presentinhos pelos membros das congregações que visitam. Alguns fazem isso de coração, mas a maioria pratica, sim, a simonia quando presenteia o super.

TJs são tão sujas e falam tão mal das outras religiões. Quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra.
"Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate" (Deixai toda a esperança, ó vós que entrais) ALIGHIERI, Dante. Inferno (Canto III)
Isto está, invisivelmente, escrito na entrada de todo Salão do Reino.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Criminalista, leoleckko, PioneiroDesregulado e 49 visitantes