Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Pensador
Forista
Forista
Mensagens: 765
Registrado em: 03 Jun 2014 20:30

Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Mensagem não lida por Pensador »

Caros Amigos.,

Não sei se já tem algum tópico quanto a esse assunto, mas gostaria de relatar alguns casos que presenciei.

Definição da palavra simonia: Venda de bens espirituais, proposta de compra do que é sagrado e tráfico de coisas sagradas.

Tal definição realmente chama atenção, somente agora vejo o quão evidente isso realmente se tornou aqui em minha Congregação e também aqui em meu Circuito. Quando se fala em participações em Reuniãos ou em Reuniões Especiais entra a questão da " simonia ", a venda de bens espirituais. Não é atoa que somente os mesmos participam em Assembleias e Congressos. Mas a que preço ? São pessoas exemplares e dignas de nota ou de apreciação ?

Ultimamente aqui na região existe muitos relatos onde familias chegam a literalmente " COMPRAR O SUPERINTENDENTE DE CIRCUITO ", recentemente uma familia que teve uma participação num Congresso Regional foi fortemente questionada, o tal Ancião foi duramente criticado por participar como também sua esposa, isso por que ambos fizeram compras de Roupas e Bolsas para o Casal de Superintendentes, detalhes tudo o que foi comprado era de MARCA, inclusive tal familia não tem condições financeiras para tal, devem em diversos lugares, consta que usaram o nome dos filhos para as compras, para os amigos terem ideia só a bolsa da mulher do Super custou cerca de R$ 1.800,00. O resultado da boa ação foi um participação no Congresso.

Também uma outra participação questionada na sexta-feira e no sabado foi um Ancião que tem uma oficina de carros, esse irmão sempre foi acusado de comprar e revender peças roubadas, porém teve duas participações, os comentarios e as fofocas estão de mais.

Em um outro episodio um Ancião junto com sua esposa lavam semanalmente a roupa dos Superintendentes, imaginem quanta puxação de saco, ( me perdoem a expressão ), sem contar que eles levam frutas toda a segunda pro Super e sua esposa.

Também já presenciei irmãos puxando tanto o saco de Ancião Coordenador que dá até nojo. De fato nada por merecimento, a simonia é geral. Por fim a ultima que fiquei sabendo foi que no Drama moderno de Sexta - Feira o casal que participou na ultima visita que teve eles contribuiram com o Super em especie o valor de R$ 3.000,00. Será que é generosidade ? Dificil face as condições atuais.

Em fim se alguém tiver algum relato para comentar sobre o assunto segue a enquete.

Grato - Pensador.
Avatar do usuário
agape
Forista
Forista
Mensagens: 834
Registrado em: 03 Dez 2012 15:52
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Mensagem não lida por agape »

Descontraindo: Seria bom que fosse convocada uma CPI ai no seu circuito..

Agora falando sério, acredito que é uma coisa muito evidente que a camaradagem ajuda muito na decisão de quem terá participação em assembleias e congressos. Os que são anciãos ou foram poderiam opinar nesse sentido, mas sempre foi uma coisa bem clara pra mim, percebia-se isso de forma mais evidente na época em que ainda haviam arranjos de hospedagem. Agora não imaginava que em alguns lugares essa camaradagem envolvesse favores tão gordos.
Rafael

Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br.
Avatar do usuário
Keizer Söze
Forista
Forista
Mensagens: 161
Registrado em: 01 Mar 2011 10:52

Re: Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Mensagem não lida por Keizer Söze »

Acho que isso é algo que infelizmente não vai mudar, e a tendência é até piorar a meu ver; já que a partir de setembro os SCs terão "superpoderes". (Designar e remover anciãos e SMs sem depender do crivo do escritório).

A turma vai cair matando para ganhar favores...

Pior é no meu circuito, que além de simonia descarada como relatado acima o SC é preguiçoso e desinteressado, delega coisas a anciãos de sua confiança e esses anciãos são 'baratos'... compráveis com facilidade...

Vejo muita gente ficando pra trás enquanto os que 'pagam mais' progridem.

Tem um cabra no meu circuito que é mestre em estourar partes em assembleias (num simpósio em que participei ele gastou nada menos que 4 minutos a mais do que o previsto) e ainda assim tá em todos os eventos.

As orientações pra se designar são coerentes, e são teoricamente à prova de simonia (anciãos diferentes a cada ano, levar em conta as avaliações das congregações), mas o SC não segue, então dá no que dá...

É o que penso.

Keizer Soze
Avatar do usuário
Vergil
Forista
Forista
Mensagens: 338
Registrado em: 16 Jan 2014 21:35

Re: Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Mensagem não lida por Vergil »

Caro Pensador, essa prática é mais antiga do que podes imaginar. Conheço um ancião magnata que a anos vive entupindo os SC,s de presentes, por exemplo, na época das máquinas de escrever, ele deu algumas de presente. Depois foram computadores, ternos, reforma nos carros dos SC,s e por aí em diante. Resultado: esse ancião (corrupto) não saía das tribunas nos congressos, apesar da baixa qualidade dos seus discursos, (eram horríveis) dava até sono! kkkkkk
Prática parecida com simonia também era praticada pelos Papas, (se não me engano na idade média) e era conhecida como venda de indulgências. Os mais abastados reduziam seus castigos pelos pecados cometidos comprando indulgências, Martinho Lutero foi um ferrenho crítico dessas práticas. Enfim, essa tal de simonia nada mais é do que uma troca de favores, é o famoso TOMA LÁ, DÁ CÁ! A torre como sempre afundada num mar de hipocrisia e podridão. :iergh7:
O homem é livre, enquanto pode pensar.
Ralph Emerson
Spoiler!
Imagem
Pensador
Forista
Forista
Mensagens: 765
Registrado em: 03 Jun 2014 20:30

Re: Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Mensagem não lida por Pensador »

Keizer Söze escreveu:Acho que isso é algo que infelizmente não vai mudar, e a tendência é até piorar a meu ver; já que a partir de setembro os SCs terão "superpoderes". (Designar e remover anciãos e SMs sem depender do crivo do escritório).

A turma vai cair matando para ganhar favores...

Pior é no meu circuito, que além de simonia descarada como relatado acima o SC é preguiçoso e desinteressado, delega coisas a anciãos de sua confiança e esses anciãos são 'baratos'... compráveis com facilidade...

Vejo muita gente ficando pra trás enquanto os que 'pagam mais' progridem.

Tem um cabra no meu circuito que é mestre em estourar partes em assembleias (num simpósio em que participei ele gastou nada menos que 4 minutos a mais do que o previsto) e ainda assim tá em todos os eventos.

As orientações pra se designar são coerentes, e são teoricamente à prova de simonia (anciãos diferentes a cada ano, levar em conta as avaliações das congregações), mas o SC não segue, então dá no que dá...

É o que penso.

Keizer Soze

Realmente Keizer

Você tem muita razão, a situação tende a piorar, ainda me pego a pensar nestes homens designados com Super Poderes, vai dar sica TOTAL, mas vamos levando como dá, suportando as injustiças e as incoerências grotescas.
Pensador
Forista
Forista
Mensagens: 765
Registrado em: 03 Jun 2014 20:30

Re: Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Mensagem não lida por Pensador »

Vergil escreveu:Caro Pensador, essa prática é mais antiga do que podes imaginar. Conheço um ancião magnata que a anos vive entupindo os SC,s de presentes, por exemplo, na época das máquinas de escrever, ele deu algumas de presente. Depois foram computadores, ternos, reforma nos carros dos SC,s e por aí em diante. Resultado: esse ancião (corrupto) não saía das tribunas nos congressos, apesar da baixa qualidade dos seus discursos, (eram horríveis) dava até sono! kkkkkk
Prática parecida com simonia também era praticada pelos Papas, (se não me engano na idade média) e era conhecida como venda de indulgências. Os mais abastados reduziam seus castigos pelos pecados cometidos comprando indulgências, Martinho Lutero foi um ferrenho crítico dessas práticas. Enfim, essa tal de simonia nada mais é do que uma troca de favores, é o famoso TOMA LÁ, DÁ CÁ! A torre como sempre afundada num mar de hipocrisia e podridão. :iergh7:
Realmente Vergil

Quando me agarro a pensar chego a sua conclusão " um mar de hipocrisia e podridão ".
Parabéns pelas colocações amigo.
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Mensagem não lida por Debora »

Pensador,

Digamos que esta prática seja... milenar :1 :1 :1 :1

Quando eu era tj lá pelo final da década de 80, tinha uma "irmã" cujo marido não era tj, e que ganhava muito bem para os padrões da época. Lembro-me muito bem daqueles tempos. Durante a visita do SC, ela parecia carrapato de tão grudada no casal. Levava de carro para tudo quanto era lugar, todos os dias trazia um presente muito bem embrulhado.

Sabe de uma coisa ? Sou muito grata a esta "irma". Foi ela que por inveja abriu o caminho para eu sair da torre. Eu não tinha um p.... no bolso mas ao contrário dela, eu era bem jovem, tinha muita facilidade para me expressar e meu marido era ancião. Então, eu não precisa puxar o saco de ninguém. Ela ganhou meu espaço. EU GANHEI A IMPAGÁVEL LIBERDADE !!! :1 :1 :1
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
spock
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 43
Registrado em: 17 Abr 2013 08:51

Re: Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Mensagem não lida por spock »

Keizer Söze escreveu:Acho que isso é algo que infelizmente não vai mudar, e a tendência é até piorar a meu ver; já que a partir de setembro os SCs terão "superpoderes". (Designar e remover anciãos e SMs sem depender do crivo do escritório).

A turma vai cair matando para ganhar favores...
Pensador, atitudes de simonismo é muito comum em diversas congregações! Quando eu era criança e também adolescente presenciei muita "troca de favores" por causa de "privilégios" por causa de cargos e participações em congressos e assembléias. Conforme bem colocado pelo forista Keize Soze a situação vai se agravar a partir de 01/09/2014 quando os SC's adquirirem poderes para tirar e colocar irmãos nos cargos de SM e Ancião. Quando a minha cidade era privilegiada por participar em Dramas por exemplo nos congressos de distrito(agora regionais), todo ano eram sempre as mesmas pessoas, e todos sabiam que muitas das pessoas que faziam parte da equipe não tinha o que podemos dizer de "espiritualidade", pois havia integrantes envolvidos em condutas incorretas nos seus casamento e negócios. Era um grupo fechado que fazia festinhas entre eles e desconsiderava o restante da congregação.Trocavam presentes entre eles. Havia até mesmo um comentário entre nós os excluídos que a turma do fulano (ancião diretor dos dramas) eram o "Estado Maior" e a gente, o chão de fábrica de "Estado Menor". A situação é lamentável que na última assembléia de circuito, uma das necessidades do circuito foi a questão das famosas "panelinhas", e isso não melhorou, agravou ainda mais.
O simonismo não deixa de ser uma prática de corrupção grave pois não permite olhar para quem tem méritos, o que está envolvido é o que já foi comentado "um toma lá" e "outro de cá".

Conform diz o Spock - Vida longa e próspera a todos!
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Mensagem não lida por Pássaro »

Acho que isso é a regra geral da seita. Por aqui rola isso também. todo mundo percebe.
Rolou um caso de uma irmã que tava dando umas com um namorado participando de drama e etc.
Mas quem fala é que se ferra dentro da seita!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Seiquenadasei
Forista
Forista
Mensagens: 709
Registrado em: 13 Jan 2013 16:24

Re: Simonia - Praticada entre as Testemunhas de Jeová.

Mensagem não lida por Seiquenadasei »

A regra dentro da Seita é esta: Se você tem grana e consegue bajular seus superiores, então você consegue o que quer, seja um cargo, participação de um drama, um julgamento mais brando nas Comissões judicativas e assim vai, em resumo você vai ser protagonista. Agora se você é pobre e não tem como ajudar seus superiores, se prepare para ser colocado como refugo, segundo plano, ou simplesmente um figurante. Vai viver sempre das sobras que caem dos pratos dos que tem grana.

Esta é a regra, é claro que existe as exceções, mas são raras, raríssimas....
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." Friedrich Nietzsche
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 64 visitantes