Bullying no Salão do Reino?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Bullying no Salão do Reino?

Mensagem não lida por Debora »

Esta semana, como parte da minha indignação pele atitude das TESTEMUNHAS DE JEOVÁ por ocasião do falecimento do meu irmão, acabei ligando para uma sobrinha que é pioneira regular e que esteve ausente no enterro do tio (desassociado). Questionei se é assim que se demonstra amor ao próximo.
É bom salientar que o marido da minha sobrinha é ancião.
Pois bem, eles tem duas filhas. Uma com aproximadamente 16 anos e outra com idade entre 19/21 anos.
As duas mocinhas sempre foram muito introvertidas, acabrunhadas, cabeças baixa, saias abaixo dos joelhos.
A questão de uns 03 anos em virtude do ENEM, a mais velha entrou para a faculdade na área de informática. DOU UM DOCE PARA QUEM ADVINHAR O QUE ACONTECEU.
Bingo !!! A garota repentinamente SURTOU. Largou o serviço de pioneira, quase enlouqueceu, precisou de antedimento profissional, medicamentos fortes. Quando se deram conta a garota estava namorando sério com um católico e nunca mais foi ao salão do reino. Eu soube recentemente que vai se casar e morar junto a casa da sogra.
Nesta conversa que tive com a minha sobrinha indaguei sobre o que teria feito minha sobrinha abandonar a "verdade". Questionei se seria a falta de amor que impera nos salões do reino. De pronto ela me disse que ela se sentia muito HUMILHADA. Por ser muito quieta, era chamada de feia, que nunca iria se casar.
Seria este um caso de bulling ?


Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Bullying
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 09 Dez 2021 13:47, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: BULLING NO SALÃO DO REINO ?

Mensagem não lida por kooboo »

não sei se o nome disso é bullying, mas já vi casos de pessoas que não conseguiram se manter na organização por se sentirem excluídas, e nisso haviam pessoas que eram bonitas, inteligentes e aqueles que não se enturmavam.
Aliás o 'não se enturmar' é uma premissa. Se você não entra na panelinha do salão, seja um bolinho de teocráticos ou uma turminha de 'second lifes'.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: BULLING NO SALÃO DO REINO ?

Mensagem não lida por Pássaro »

Já vi acontecer muito isso por aqui! A realidade tj é excludente, uns servem pra limpar banheiros e outros pra fazer drama e demonstrações, se você não se encaixa no padrão sentinela, tá lascado!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2688
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Bullying no Salão do Reino?

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

A palavra bullying descreve muito bem o que acontece com os desassociados e outros considerados "fracos" na fé.
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Bullying no Salão do Reino?

Mensagem não lida por Pássaro »

Vejo sempre que muitos que se acham superiores no meio tj adoecem quando são deixados de lado por aqueles que consideram inferiores!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
diego andrade
Forista
Forista
Mensagens: 1392
Registrado em: 17 Out 2009 10:55

Re: Bullying no Salão do Reino?

Mensagem não lida por diego andrade »

Não foi bullyng. Porém, viver numa vida sufocante dessa, tendo que "servir a Jeová" por imposição, isso sim entristece mesmo...
Avatar do usuário
JOSÉ FACCIOLI JR
Forista
Forista
Mensagens: 3139
Registrado em: 01 Nov 2008 23:00
Contato:

Re: Bullying no Salão do Reino?

Mensagem não lida por JOSÉ FACCIOLI JR »

De uma coisa eu já tinha percebido há muito tempo, mas naquele tempo eu aceitava que isso fazia parte de panelinha:
As panelinhas, ou grupos socialmente aceitos para serem convidados para reuniões, passeios, considerações, sobretudo partes nas reuniões e principalmente partes nas assembléias e congressos, são aqueles que:

1° lugar: tem estatus em questão de dinheiro, (incrível, mas apesar de ser ensinado no sr que não se deve ser materialista, os cabeças dessas panelinhas são os que tem posição privilegiada financeiramente!);
2° lugar: conhecem muita gente importante na organização (isso inclue os puxa sacos de SC e esposas);
3° lugar: o homem TJ tem posição privilegiada na congregação, mas não adianta ser só ancião, soma-se a isso os ítens 1 e dois;
4° lugar: muitos parentes na organização, quase todos na mesma situação financeira e teocrática da Torre;

Os demais, ficam apenas conhecidos como excelentes publicadores, pioneiros, sm e anciãos e quase nunca são chamados para fazer parte em congressos, só para citar como exemplo de exclusão, os anciãos mais humildes que recebem esses privilégios de fazer algum discurso em salão de assembléia e que tiverem extensão de parte de outros irmãos, convidam irmãos humildes, mas são casos muito raros! já que os presidentes dessas asssembléias e SC preferem dar partes mais incrementadas para os seus bajuladores!
Eu sei que é assim, porque eu, minha irmã e minha mãe frequentamos por 30 anos apenas duas congregações a vida toda, por muito tempo fui pioneiro, e exemplar publicador, e minha irmã muitas vezes pioneira e publicadora com horas acima da média, e NUNCA fomos convidados para fazer parte em congressos, e sei de muitos outros excelentes irmãos exemplares que JAMAIS subiram na tribuna, e isso só como exemplo! Sem falar na exclusão de grupos mesmo, de passeio ou outra coisa.
"Quando nós adotamos cegamente uma religião, um sistema político, um dogma literário, nós nos tornamos autômatos, paramos de crescer" - Anaïs Nin (1914-1977)

http://yosefbenyosef.blogspot.com/
http://religiaosobescrutinio.blogspot.com/
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Bullying no Salão do Reino?

Mensagem não lida por gerom »

Debora escreveu:Esta semana, como parte da minha indignação pele atitude das TESTEMUNHAS DE JEOVÁ por ocasião do falecimento do meu irmão, acabei ligando para uma sobrinha que é pioneira regular e que esteve ausente no enterro do tio (desassociado). Questionei se é assim que se demonstra amor ao próximo.
É bom salientar que o marido da minha sobrinha é ancião.
Pois bem, eles tem duas filhas. Uma com aproximadamente 16 anos e outra com idade entre 19/21 anos.
As duas mocinhas sempre foram muito introvertidas, acabrunhadas, cabeças baixa, saias abaixo dos joelhos.
A questão de uns 03 anos em virtude do ENEM, a mais velha entrou para a faculdade na área de informática. DOU UM DOCE PARA QUEM ADVINHAR O QUE ACONTECEU.
Bingo !!! A garota repentinamente SURTOU. Largou o serviço de pioneira, quase enlouqueceu, precisou de antedimento profissional, medicamentos fortes. Quando se deram conta a garota estava namorando sério com um católico e nunca mais foi ao salão do reino. Eu soube recentemente que vai se casar e morar junto a casa da sogra.
Nesta conversa que tive com a minha sobrinha indaguei sobre o que teria feito minha sobrinha abandonar a "verdade". Questionei se seria a falta de amor que impera nos salões do reino. De pronto ela me disse que ela se sentia muito HUMILHADA. Por ser muito quieta, era chamada de feia, que nunca iria se casar.
Seria este um caso de bulling ?
Minha cara Debora... o que mais existia no meio jovem nos SRs era bulling, de forma velada ou não, pelo menos na minha época. Tive vários problemas de relacionamento entre jovens. Não sei como está isso hoje, nunca reparei exatamente... mas sei que minha filha (hoje com 18 anos) sofreu de certo bulling entre jovens.

Eu sofri bulling pq era quieto, calado, envergonhado, usava roupas muito certinhas e fora de moda, largas etc. por causa da formação da minha família (pra minha família não tinha esse negócio de roupa ruim ou feia, roupa era pra por em cima do corpo). Eu era repreendido por meu pai onde quer que fosse e isso era reparado por outros jovens. Daí não dava outra... bulling direto, era sarreado direto.

Hoje mudei muito em relação ao aspecto introvertido (eu diria que mudei uns 98%, tive que aprender com a vida). Dei aulas, treinamentos empresariais de forma expansiva, palestras tb. de forma bem expansiva... com contatos olho no olho da assistência e sem ter medo de me expor, que é o grande problema de quem tem introversão.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
thegirl
Forista
Forista
Mensagens: 369
Registrado em: 01 Ago 2010 15:04

Re: Bullying no Salão do Reino?

Mensagem não lida por thegirl »

Oo ...
Primeiramente ... meus sinceros pesames pelo seu irmao... =\
Segundo ... Eu vivo uma estoria parecida com a filha da sua sobrinha ... a nao ser pelo fato de que sai do salao nao pela facu... mas pq nao aguentava mais tanta cobrança, nao concordava com a desassociação etc... Já era uma coisa que vinha de tempos ...
Terceiro ... É bully sim '-' ... no salao que eu frequentava , eu sofria ate preconceito por causa de cor (sou branca o resto do salao era de negros HAHUAHAU)...

ps. se sua mae fez aniversario esse mes MP-me... desconfio que conheço vc... pode ser um engano meu ... vamos ver... :B
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Bullying no Salão do Reino?

Mensagem não lida por André Felix »

Bullying eu não sei mas exclusão sempre existiu.

Uma pessoa tímida, calada ou com estilos de roupas (mesmo que não sejam "sexualmente reveladoras") que não se enquadram no padrão TJ local, nacional ou das publicações da Torre é colocada de lado, debochada pelos mais frívolos, jovens e imaturos, rotulada de "fraca espiritualmente" ou "não exemplar ou zelosa" por anciãos ou demais "irmãos" que adotam um estilo estritamente organizacional. Quanto mais apegados as normas da "organização" mais desumanos e cruéis.
Uma pessoa considerada feia demais, gorda demais, pobre demais, tímida demais ou até mesmo estudiosa demais é excluída dos mundinhos das congregações. Até uma pessoa considerada "séria demais", que não se enquadre no estilo engraçadinho, do rir a toa para exibir a "alegria" do deprimido "povo de Jeová", que prevalece em algumas congregações, é colocada de lado,
Agora existem novas, todas baseadas em artigos de A Sentinela.
- Os que se começaram a professar pertenceram à classe do ungidos recentemente e que foram considerados ainda apegados às antigas crenças religiosas (portanto, apóstatas em potencial) ou mesmo doidos varridos.
- Parentes de desassociados, apóstatas declarados, também andam sendo mal vistos em algumas congregações mesmo que se esmerem em cortar contatos.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 76 visitantes