Você ainda demoniza as pessoas?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
CuriosoD+
Forista
Forista
Mensagens: 310
Registrado em: 07 Ago 2013 15:49

Você ainda demoniza as pessoas?

Mensagem não lida por CuriosoD+ »

Pessoal, assistindo ao programa "Na Moral" com vários líderes religiosos, fiquei pensando no que falou o líder dos umbandistas enquanto discriminados pelos evangélicos.

Uma das coisas que mais me dão graça quando escuto os "donos da verdade" conversando a respeito do Espiritismo e mesmo de outras religiões, é que as colocam como obra do demônio. E o próprio espírita como um demoníaco. Só faltava fazer isso aqui mesmo --> :9

OMG, quantas vezes já não me disseram: "O Espiritismo é obra do demônio. Ele se esconde por trás das obras de caridade que fazem", ou ainda "os espíritas adoram os espíritos dos demônios, ficam evocando os mortos, fazem macumba, "Os Espíritas tem um Evangelho só deles", etc." É cômico e trágico ao mesmo tempo, pois por mais de uma vez fui realmente discriminado e excluído, pela pessoa achar que eu tinha pacto com "o outro".

Já fazem 31 anos que sou espírita. Espírita mesmo, não Kardecista (esse termo não existe!) e nem umbandista. Nesse tempo todo nunca vi "evocarem" nenhum demônio. Sempre me ensinaram a orar a Deus e a confiar na sua Divina Justiça e Sabedoria. Com os ensinos espíritas consigo compreender qualquer passagem bíblica, especialmente do Novo Testamento. Pratico a caridade, pois é a aplicação do "amar ao próximo como a ti mesmo". A Doutrina Espírita não faz proselitismo e chega a ensinar que toda forma de religiosidade (não de religião) que lhe faz uma pessoa melhor, deve ser respeitada.

Mas, ainda tem aquele "cidadão" que diz: EU FUI ESPÍRITA e hoje sou tal-coisa. E quando eu pergunto: "Você era espírita é? Qual é a primeira questão de 'O Livro dos Espíritos'?" O Coleguinha não sabe responder! O Espirita, muito diferente das TJ's (para citar só um exemplo e por ser o tema desse fórum) é levado a QUESTIONAR. Tudo que aprende deve primeiro fazer sentido a sua razão, inteligência, e não existe a resposta "é pq Deus quis" ou "Deus é misterioso". Se por um lado vemos pessoas com dificuldade de conjugar verbo em número e pessoa defendendo as teologias salvacionistas, os dados do IBGE mostram que os Espíritas são os com maior nível de formação educacional. Isso não quer dizer nada no fundo, mas tem gente que acha realmente que sou limitado para ler um livro.

Eu sempre perdoei a atitude de proselitos dessas religiões, pois agem com as ideias que lhe são apresentadas e a maioria vive como "rebanho" mesmo (no sentido pejorativo da palavra), mas não penso assim dos pastores, com uma formação teológica e que sabem (ou deveriam saber) que Moisés no Deteuronomio não falou de ESPIRITISMO, que Paulo de Tarso orientou sobre a comunicação com os espíritos, que a primeira organização cristã era baseada no estudo e na caridade...

Eu quero perguntar para você que já se livrou das amarras dessa religião que demoniza os outros: Você ainda carrega esses preconceitos com você? Você chegou a sentir curiosidade de descobrir se tudo que falavam era verdade ou sentia medo "dos outros"?

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Alienação; Espiritismo;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 24 Dez 2020 16:04, em um total de 4 vezes.
Razão: Inserir marcadores
"Não coma de boca cheia." (Wacko Warner, in Animanics)
Avatar do usuário
Luiz Bozzo LionHeart
Forista
Forista
Mensagens: 456
Registrado em: 18 Mai 2010 13:36

Re: Você ainda demoniza as pessoas?

Mensagem não lida por Luiz Bozzo LionHeart »

CuriosoD+ escreveu:Pessoal, assistindo ao programa "Na Moral" com vários líderes religiosos, fiquei pensando no que falou o líder dos umbandistas enquanto discriminados pelos evangélicos.

Uma das coisas que mais me dão graça quando escuto os "donos da verdade" conversando a respeito do Espiritismo e mesmo de outras religiões, é que as colocam como obra do demônio. E o próprio espírita como um demoníaco. Só faltava fazer isso aqui mesmo --> :9

OMG, quantas vezes já não me disseram: "O Espiritismo é obra do demônio. Ele se esconde por trás das obras de caridade que fazem", ou ainda "os espíritas adoram os espíritos dos demônios, ficam evocando os mortos, fazem macumba, "Os Espíritas tem um Evangelho só deles", etc." É cômico e trágico ao mesmo tempo, pois por mais de uma vez fui realmente discriminado e excluído, pela pessoa achar que eu tinha pacto com "o outro".

Já fazem 31 anos que sou espírita. Espírita mesmo, não Kardecista (esse termo não existe!) e nem umbandista. Nesse tempo todo nunca vi "evocarem" nenhum demônio. Sempre me ensinaram a orar a Deus e a confiar na sua Divina Justiça e Sabedoria. Com os ensinos espíritas consigo compreender qualquer passagem bíblica, especialmente do Novo Testamento. Pratico a caridade, pois é a aplicação do "amar ao próximo como a ti mesmo". A Doutrina Espírita não faz proselitismo e chega a ensinar que toda forma de religiosidade (não de religião) que lhe faz uma pessoa melhor, deve ser respeitada.

Mas, ainda tem aquele "cidadão" que diz: EU FUI ESPÍRITA e hoje sou tal-coisa. E quando eu pergunto: "Você era espírita é? Qual é a primeira questão de 'O Livro dos Espíritos'?" O Coleguinha não sabe responder! O Espirita, muito diferente das TJ's (para citar só um exemplo e por ser o tema desse fórum) é levado a QUESTIONAR. Tudo que aprende deve primeiro fazer sentido a sua razão, inteligência, e não existe a resposta "é pq Deus quis" ou "Deus é misterioso". Se por um lado vemos pessoas com dificuldade de conjugar verbo em número e pessoa defendendo as teologias salvacionistas, os dados do IBGE mostram que os Espíritas são os com maior nível de formação educacional. Isso não quer dizer nada no fundo, mas tem gente que acha realmente que sou limitado para ler um livro.

Eu sempre perdoei a atitude de proselitos dessas religiões, pois agem com as ideias que lhe são apresentadas e a maioria vive como "rebanho" mesmo (no sentido pejorativo da palavra), mas não penso assim dos pastores, com uma formação teológica e que sabem (ou deveriam saber) que Moisés no Deteuronomio não falou de ESPIRITISMO, que Paulo de Tarso orientou sobre a comunicação com os espíritos, que a primeira organização cristã era baseada no estudo e na caridade...

Eu quero perguntar para você que já se livrou das amarras dessa religião que demoniza os outros: Você ainda carrega esses preconceitos com você? Você chegou a sentir curiosidade de descobrir se tudo que falavam era verdade ou sentia medo "dos outros"?
Eu ainda demonizo muito os pentecostais que aparecem na TV, tipo o 'Sessão Descarrego", o programa da Igreja Mundial, o casal Hernandez, mas, provavelmente mais por causa do circo que são esses programas, mais parecendo um "Pronto Socorro", ou os filmes de Frederico Fellini, tipo "Satiricom", pois, hoje, diferente do que eu pensava quando era TJ, eu respeito a liberdade de religião, mesmo não aprovando até hoje esses "cultos". Outra coisa que demonizo ainda hoje, é quando vejo "um trabalho" com uma galinha ou galo morto nas ruas e cachaça do lado. Antes, as TJ (e os pentecostais idem) colocam os espiritas todos no "mesmo saco" e eu sei que não é assim.
tjpesquisador
Forista
Forista
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Jul 2013 18:05

Re: Você ainda demoniza as pessoas?

Mensagem não lida por tjpesquisador »

CuriosoD+ escreveu:Pessoal, assistindo ao programa "Na Moral" com vários líderes religiosos, fiquei pensando no que falou o líder dos umbandistas enquanto discriminados pelos evangélicos.

Uma das coisas que mais me dão graça quando escuto os "donos da verdade" conversando a respeito do Espiritismo e mesmo de outras religiões, é que as colocam como obra do demônio. E o próprio espírita como um demoníaco. Só faltava fazer isso aqui mesmo --> :9

OMG, quantas vezes já não me disseram: "O Espiritismo é obra do demônio. Ele se esconde por trás das obras de caridade que fazem", ou ainda "os espíritas adoram os espíritos dos demônios, ficam evocando os mortos, fazem macumba, "Os Espíritas tem um Evangelho só deles", etc." É cômico e trágico ao mesmo tempo, pois por mais de uma vez fui realmente discriminado e excluído, pela pessoa achar que eu tinha pacto com "o outro".

Já fazem 31 anos que sou espírita. Espírita mesmo, não Kardecista (esse termo não existe!) e nem umbandista. Nesse tempo todo nunca vi "evocarem" nenhum demônio. Sempre me ensinaram a orar a Deus e a confiar na sua Divina Justiça e Sabedoria. Com os ensinos espíritas consigo compreender qualquer passagem bíblica, especialmente do Novo Testamento. Pratico a caridade, pois é a aplicação do "amar ao próximo como a ti mesmo". A Doutrina Espírita não faz proselitismo e chega a ensinar que toda forma de religiosidade (não de religião) que lhe faz uma pessoa melhor, deve ser respeitada.

Mas, ainda tem aquele "cidadão" que diz: EU FUI ESPÍRITA e hoje sou tal-coisa. E quando eu pergunto: "Você era espírita é? Qual é a primeira questão de 'O Livro dos Espíritos'?" O Coleguinha não sabe responder! O Espirita, muito diferente das TJ's (para citar só um exemplo e por ser o tema desse fórum) é levado a QUESTIONAR. Tudo que aprende deve primeiro fazer sentido a sua razão, inteligência, e não existe a resposta "é pq Deus quis" ou "Deus é misterioso". Se por um lado vemos pessoas com dificuldade de conjugar verbo em número e pessoa defendendo as teologias salvacionistas, os dados do IBGE mostram que os Espíritas são os com maior nível de formação educacional. Isso não quer dizer nada no fundo, mas tem gente que acha realmente que sou limitado para ler um livro.

Eu sempre perdoei a atitude de proselitos dessas religiões, pois agem com as ideias que lhe são apresentadas e a maioria vive como "rebanho" mesmo (no sentido pejorativo da palavra), mas não penso assim dos pastores, com uma formação teológica e que sabem (ou deveriam saber) que Moisés no Deteuronomio não falou de ESPIRITISMO, que Paulo de Tarso orientou sobre a comunicação com os espíritos, que a primeira organização cristã era baseada no estudo e na caridade...

Eu quero perguntar para você que já se livrou das amarras dessa religião que demoniza os outros: Você ainda carrega esses preconceitos com você? Você chegou a sentir curiosidade de descobrir se tudo que falavam era verdade ou sentia medo "dos outros"?
Sou TJ ainda, mas não concordo com muitas doutrinas defendidas pelo CG. No entanto, continuo crendo na Bíblia, em Jesus, no espírito santo... enfim, em tudo que os cristãos normais creem. Nunca demonstrei nenhuma forma de preconceito contra qualquer religião: espírita, católica, protestante etc. Jamais me dirigi de forma a denigri-las. No entanto, a verdade que acredito como cristão, ao meu ver (ao meu ver, repito), condena qualquer forma de contato com os mortos e coisas do tipo. Penso que ter essa doutrina em minha vida não me faz um preconceituoso. Penso que não aceitar as doutrinas de religiões africanas, espíritas e demais não me faz um "demonizador" de religiões alheias. Penso isso por que estou convicto de que a liberdade de crença e expressão me permite tanto aceitar quanto recusar filosofias e crenças como verdades ou mentiras. Esta liberdade, no entanto, não me permite transformar meus pensamentos pessoais e que são expostos dentro de um lugar de adoração em que as pessoas compartilham a mesma fé, em verdades que devam ser transformadas em lei para todos os demais.
Avatar do usuário
Eduardo.TJ
Forista
Forista
Mensagens: 2093
Registrado em: 28 Ago 2011 11:32
Localização: Algum lugar do Brasil

Re: Você ainda demoniza as pessoas?

Mensagem não lida por Eduardo.TJ »

Cara, eu acreditava piamente que o espiritismo era obra de Jeová de Satanás.
E sim, acreditava que Satanás usava as pessoas por meio do espiritismo.

Mas se tenho minha consciência tranquila é que jamais, jamais mesmo, demonizei alguém.
Eu sempre fui de sentir empatia pelas pessoas. O que eu fazia era tentar passar o que eu acreditava ser bom, mas sempre tentei respeitar a posição de cada um e acho sinceramente que nisso eu me saí muito bem.
_________________________________
Apenas as Testemunhas de Jeová não conhecem as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
CuriosoD+
Forista
Forista
Mensagens: 310
Registrado em: 07 Ago 2013 15:49

Re: Você ainda demoniza as pessoas?

Mensagem não lida por CuriosoD+ »

Eduardo.TJ escreveu:Cara, eu acreditava piamente que o espiritismo era obra de Jeová de Satanás.
E sim, acreditava que Satanás usava as pessoas por meio do espiritismo.

Mas se tenho minha consciência tranquila é que jamais, jamais mesmo, demonizei alguém.
Eu sempre fui de sentir empatia pelas pessoas. O que eu fazia era tentar passar o que eu acreditava ser bom, mas sempre tentei respeitar a posição de cada um e acho sinceramente que nisso eu me saí muito bem.
Poxa, legal seu depoimento Eduardo,

Cada um tem o direito de acreditar no que quiser, torcer para o time que der na telha, ter a opção sexual que lhe apraz, mas não temos o direito de ridicularizar a ninguém. Eu escolhi não acreditar em Coelho da Páscoa, Papai Noel e em Livro Mágico enviado "por Deus" e modificado pela mão do homem diversas vezes na história durante os Concílios de acordo com as conveniências políticas. Mas, me lembro muito bem que no Ensino Médio e na faculdade católica que cursei, meus maiores amigos eram de outras religiões e conversando encontramos um monte de coisas em comum entre as religiões.

Quando leio o relato de muitos apóstatas aqui, que são ignorados pelos antigos colegas por ter mudado de posição na religião, lembro de situações que passamos diariamente também, mas na maioria dos casos sem que as pessoas nos conheçam para emitir juizo de valor.

Só acho interessante um TJ dizer não considera os outros cristãos por ter um modelo diferente do padrão do Cristianismo, mas pergunta para um Evangélico se considera o TJ Cristão também... Vai entender?!

O Esquema é: cada um acredita no que quiser, mas isso não me impede de aprender com você e respeitá-lo nas suas diferenças. Aquele que está firme na sua fé não teme conversar com o outro.

Pena que nem todos tenham essa postura Eduardo :?
"Não coma de boca cheia." (Wacko Warner, in Animanics)
Avatar do usuário
Bruce D.
Forista
Forista
Mensagens: 3113
Registrado em: 05 Nov 2008 17:12
Localização: ABC - SP

Re: Você ainda demoniza as pessoas?

Mensagem não lida por Bruce D. »

Eu ainda sou TJ ativo. Entretanto sempre pautei minhas ações no sentido de respeitar o proximo independente de sua formação religiosa, social, sexual etc.

Tenho sempre comigo duas frases:

Trate os outros como gostaria de ser tratado.

E a outra é: Quem sou eu pra atuar como juiz?

Com essas frases quero dizer que - assim como não aprecio que outros me julguem sem me conhecer ou simplesmente me discriminar por ser parte de uma determinada religião ou outro motivo qualquer - também não faço julgamentos ou demonizo ninguém.

Afinal, Deus não deu o livre arbitrio pro ser humano? Quem sou eu pra julgar outro pela escolha que ele fez como por exemplo pertencer a uma certa religiao?

Penso que uma pessoa não deve ficar procurando artificios pra demonizar ninguem. Ao invés disso ele deve procurar mostrar empatia, respeitar as diferenças sejam elas quais forem.
Quicksand Jesus I need you
Quicksand Jesus I believe you
Quicksand I'm so far away

- Skid Row
Avatar do usuário
Alexei Karamazov
Forista
Forista
Mensagens: 1218
Registrado em: 29 Abr 2013 08:25
Localização: Belo Horizonte MG

Re: Você ainda demoniza as pessoas?

Mensagem não lida por Alexei Karamazov »

Demonizo ideologias.
Ideias são mais poderosas que pessoas.
Elas são as responsáveis por fazer pessoas escravos e perpetuadores de escravidões.
São a velha "conversinha mole"...
As pessoas... são somente vítimas, ainda que sejam agentes da ideologia. Um exemplo: nos campos de concentração, cada alojamento tinha seus próprios guardas, mais cruéis e terríveis do que os soldados alemães. Sua nacionalidade: judeus. Seus próprios irmãos eram seus piores algozes.
Para consulta, ver ALTHUSSER, Louis - Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado, em http://pt.scribd.com/doc/70479761/ALTHU ... -do-Estado.
Demonizar pessoas é perda de tempo. É melhor conversar com elas e tratá-las como seres humanos, nem como demônios, nem como ovelhas. É um grande desrespeito fazer isso.
Tú que consideras al hombre tanto dios como oveja—,
desgarrar al dios en el hombre como a la oveja en el hombre
y desgarrando reír— ¡ésa, ésa es tu felicidad!
Ditirambos Dionisíacos - F.Nietzsche
Avatar do usuário
Eduardo.TJ
Forista
Forista
Mensagens: 2093
Registrado em: 28 Ago 2011 11:32
Localização: Algum lugar do Brasil

Re: Você ainda demoniza as pessoas?

Mensagem não lida por Eduardo.TJ »

Bruce D. escreveu:Eu ainda sou TJ ativo. Entretanto sempre pautei minhas ações no sentido de respeitar o proximo independente de sua formação religiosa, social, sexual etc.

Tenho sempre comigo duas frases:

Trate os outros como gostaria de ser tratado.

E a outra é: Quem sou eu pra atuar como juiz?

Com essas frases quero dizer que - assim como não aprecio que outros me julguem sem me conhecer ou simplesmente me discriminar por ser parte de uma determinada religião ou outro motivo qualquer - também não faço julgamentos ou demonizo ninguém.

Afinal, Deus não deu o livre arbitrio pro ser humano? Quem sou eu pra julgar outro pela escolha que ele fez como por exemplo pertencer a uma certa religiao?

Penso que uma pessoa não deve ficar procurando artificios pra demonizar ninguem. Ao invés disso ele deve procurar mostrar empatia, respeitar as diferenças sejam elas quais forem.

d:7
_________________________________
Apenas as Testemunhas de Jeová não conhecem as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Eduardo.TJ
Forista
Forista
Mensagens: 2093
Registrado em: 28 Ago 2011 11:32
Localização: Algum lugar do Brasil

Re: Você ainda demoniza as pessoas?

Mensagem não lida por Eduardo.TJ »

Alexei Karamazov escreveu:Demonizo ideologias.
Ideias são mais poderosas que pessoas.
Elas são as responsáveis por fazer pessoas escravos e perpetuadores de escravidões.
São a velha "conversinha mole"...
As pessoas... são somente vítimas, ainda que sejam agentes da ideologia. Um exemplo: nos campos de concentração, cada alojamento tinha seus próprios guardas, mais cruéis e terríveis do que os soldados alemães. Sua nacionalidade: judeus. Seus próprios irmãos eram seus piores algozes.
Para consulta, ver ALTHUSSER, Louis - Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado, em http://pt.scribd.com/doc/70479761/ALTHU ... -do-Estado.
Demonizar pessoas é perda de tempo. É melhor conversar com elas e tratá-las como seres humanos, nem como demônios, nem como ovelhas. É um grande desrespeito fazer isso.

:shock: :o

Juro pelo Jeovazito que não sabia disso.
E olha que eu me acho um super estudante do que foi o holocausto. As verdades e as mentiras que nos contam nos livros de história.
Tô chocado.
Valeu por compartilhar.
_________________________________
Apenas as Testemunhas de Jeová não conhecem as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Alexei Karamazov
Forista
Forista
Mensagens: 1218
Registrado em: 29 Abr 2013 08:25
Localização: Belo Horizonte MG

Re: Você ainda demoniza as pessoas?

Mensagem não lida por Alexei Karamazov »

Eduardo.TJ escreveu:
Alexei Karamazov escreveu: As pessoas... são somente vítimas, ainda que sejam agentes da ideologia. Um exemplo: nos campos de concentração, cada alojamento tinha seus próprios guardas, mais cruéis e terríveis do que os soldados alemães. Sua nacionalidade: judeus. Seus próprios irmãos eram seus piores algozes.

:shock: :o

Juro pelo Jeovazito que não sabia disso.
E olha que eu me acho um super estudante do que foi o holocausto. As verdades e as mentiras que nos contam nos livros de história.
Tô chocado.
Valeu por compartilhar.
Foi neste livro que li: Imagem
http://www.amazon.com/Theory-Practice-H ... 0425164314
Tú que consideras al hombre tanto dios como oveja—,
desgarrar al dios en el hombre como a la oveja en el hombre
y desgarrando reír— ¡ésa, ésa es tu felicidad!
Ditirambos Dionisíacos - F.Nietzsche
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 359 visitantes