Sequelas, medos, dificuldades, problemas...

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
beijaflor
Forista
Forista
Mensagens: 129
Registrado em: 04 Mai 2011 13:06

Re: Sequelas, medos, dificuldades, problemas...

Mensagem não lida por beijaflor »

Quanto ao comentário dos foristas acima, sobre dizer não, nunca tive esse problema ... acho que sempre fui meio revoltada ...rs! Lembro de uma vez que teve uma votação (não lembro o nome certo) no salão para dar dinheiro pra pagar passagem de onibus de algumas pessoas para a assembleia. Eu fui uma das poucas (se não a unica) que não levantou a mão .. nunca concordei em pagar passagem pra alguém que diz que não tem dinheiro mas sempre aparecia de roupa nova e cabelo feito!

Acho que minha maior dificuldade também está relacionada a eventos ... aniversário, natal, ano novo, etc !
Eu comemorei tudo esse ano, menos o natal (não sei explicar o porquê), mas sempre tinha aquela sensação estranha, de que não deveria estar fazendo !!!
"Ver a vida, as pessoas, as formas... é um detalhe. Mas, Viver de bem com a vida, amando as pessoas, de todas as formas, é um detalhe que faz toda diferença!"
Avatar do usuário
Mexplica
Forista
Forista
Mensagens: 1003
Registrado em: 04 Nov 2012 18:56

Re: Sequelas, medos, dificuldades, problemas...

Mensagem não lida por Mexplica »

Estava conversando sobre isso hoje, e achei esse tópico aqui. Acho interessante, sempre que possível, pararmos para pensar no que ainda fazemos ou pensamos inconscientemente, que está ligado à doutrinação da torre, e que acaba prejudicando nossa vida.

Eu, particularmente, tenho que lidar com um sentimento de culpa crônico e inconsciente. Às vezes, me pego angustiada e deprimida, com uma sensação de que fiz algo muito errado q que posso ser punida a qualquer momento. Mesmo sabendo hoje, que eu não tenho essa culpa, que ela não é real, acho que essa sensação que tem o apelido de consciência treinada, e que tomava conta do nosso dia a dia como TJ, se torna intrínseca para alguns.

Outra coisa que acredito ser hábito de quem passou a vida na torre, é a necessidade de estar sempre certo. Esse hábito, eu procurei administrar e posso dizer que hoje, sou bem mais flexível. Creio que esse hábito esteja relacionado ao fato de, dentro da organização nós sermos ensinados a sempre vencer as argumentações quando somos refutados pelas pessoas. E também está ligado ao fato de não podermos estudar outras linhas de raciocínio que não a do corpo governante, e isso gera um vício em querer vencer argumentos apenas com a opinião inicial, não nos permitindo abrir a mente para outros pontos de vista.

E por fim, e não menos prejudicial, tem o hábito de sempre precisar da aprovação das pessoas e ou da opinião delas na hora de tomar decisões, o que nos torna reféns da opinião alheia que pode ser muito variável e nos confina a uma dependência e incapacidade de tomar decisões pessoais sozinhos. Creio que isso se deve ao fato de dentro da organização, termos de estar sempre alertas para sermos exemplos, não causarmos tropeço, e funcionarmos como membro de um corpo, aonde devemos satisfações de nossa conduta e vida pessoal. Todos sabemos que o corpo governante orienta os irmãos para que deixem de fazer algo que querem, se isso afetar a consciência de outro, e nós sabemos que para todos os assuntos, sempre terá alguém com a consciência sensível.

Uma das coisas contra a qual lutei, e hoje posso dizer que me equilibrei nesse ponto, é de ter a mente aberta para com todas as pessoas, independente da crença, ou religião. Mas ainda assim, esses dias me dei conta de que eu estava sendo tolerante com todo tipo de pessoas, porém, me peguei sendo intolerante para com as testemunhas de Jeová. Agora, estou trabalhando nisso. Não é porque saí de lá, não é porque eu sei que tem gente que não presta lá, e nem porque a seita tem muitos erros, que eu devo generalizar. Tem muita gente lá dentro ainda enganado, tem muita gente lá dentro por necessidade, e tem boas pessoas também. Meus pais foram TJs a vida inteira e nem por isso eram pessoas ruins. Estou buscando focar nos argumentos acerca dos assuntos que descobri serem incoerentes ou absurdos, e atacar esses argumentos, essas posturas, e não as pessoas que os usam. Um dia, cada um de nós usamos esses argumentos, e jurávamos jamais nos desviarmos deles, mas cá estamos, nos permitindo conhecer a realidade. Se formos mais tolerantes, as chances de ajudarmos a tirar a venda dos olhos de alguns de lá de dentro aumentam muito, sem contar que deixamos de seguir o exemplo deles de intolerância para quem não acredita no que eles acreditam.

Sim, ainda tem muita coisa pra melhorar, muito sentimento impregnado para trabalhar.
O que é certo? O que é errado?

* O maior inimigo da verdade, é o medo de descobri-la. *
Avatar do usuário
RAPUNZEL ENROLADA
Forista
Forista
Mensagens: 901
Registrado em: 04 Jan 2015 23:52

Re: Sequelas, medos, dificuldades, problemas...

Mensagem não lida por RAPUNZEL ENROLADA »

Pessoal, vocês tocaram num assunto e tanto para mim!
Eu me considero uma sequelada, com a licença de usar uma expressão dessas.
Neste final de ano quase infartei ao participar de um amigo secreto com colegas de trabalho dos vários setores da escola, parecia que estava literalmente pisando em ovos. Ao receber o presente de minha amiga secreta meu coração queria sair pela boca, o presente era lindo queria agradecer tanto, pois me achava indigna de estar ali, quase que tiro o espírito da ocasião que nesses casos e marcDo pela alegria, é uma brincadeira, ne, gente? Não é um drama, não deveria ser, não é mesmo? Perdi a oportunidade de ser eu mesmo, engraçada e alegre. Espero que na próxima eu tenha suprado melhor os traumas que a torre me causou... :mrgreen: :cry:
Avatar do usuário
Erivh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 159
Registrado em: 24 Mar 2015 16:05
Localização: Atibaia - S.P

Sequelas oriundas de nossa passagem pela "Torre"

Mensagem não lida por Erivh »

Olá gente,

Procurei um tópico parecido com esse, voltei umas três páginas e desisti...rsrs

Resolvi então escrever esse.

Lendo algumas apresentações, até mesmo alguns comentários, percebo muitas consequências ruins nos ex-adeptos da religião Testemunhas de Jeová, da qual fiz parte dos 07 aos 18 anos. Por exemplo, o que mais ficou em mim e eu juro que queria arrancar, é o fato de ser EMPÁTICO demais e dizer SIM pra tudo, tentando agradar.. Até mesmo me negando, renegando meus desejos e vontades para deixar o outro feliz. E eu?! Eu que me lasque!! Puta que pariu, desculpem o palavreado, mas me irrita isso. Fui em psicólogos, leio sobre o assunto e tento me policiar, mas ainda falho muito!! Que ódio tenho disso!! Mas, um dia, hei de conseguir. Vocês sabem que aprendemos isso como Testemunhas, colocar os interesses dos outros a frente em detrimento dos nossos! :(

Outro dia li um comentário da forista "Debora", dizendo mais ou menos assim: "...até hoje sinto os reflexos do tempo que fui Testemunha..." Há quanto tempo ela não é mais Testemunha?! E fora outros que sempre lemos sobre suas consequências do tempo que eram religiosos... Mas o que mais me impressiona são os que há muito, muito tempo mesmo não estão mais e ainda assim sofrem o desastre psicológico adquirido!!

É muito sério isso!!

O que vocês acham?! O que há em vocês que 'tá' difícil sair?!
Existem coisas melhores adiante do que aquelas que um dia deixamos para trás!!!
Avatar do usuário
Mexplica
Forista
Forista
Mensagens: 1003
Registrado em: 04 Nov 2012 18:56

Re: Sequelas, medos, dificuldades, problemas...

Mensagem não lida por Mexplica »

Tópicos unidos, por tratarem do mesmo assunto. :D1
O que é certo? O que é errado?

* O maior inimigo da verdade, é o medo de descobri-la. *
Avatar do usuário
diego andrade
Forista
Forista
Mensagens: 1392
Registrado em: 17 Out 2009 10:55

Re: Sequelas, medos, dificuldades, problemas...

Mensagem não lida por diego andrade »

Sequela nenhuma. Essa bobajada me vitimou só durante o tempo em que era um tonto preso dentro dos portões dela. Me sinto livre, leve e solto e já estava assim pouco antes de sair de dentro daquele curral de mortos-vivos
Avatar do usuário
Erivh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 159
Registrado em: 24 Mar 2015 16:05
Localização: Atibaia - S.P

Re: Sequelas, medos, dificuldades, problemas...

Mensagem não lida por Erivh »

Mexplica escreveu:Tópicos unidos, por tratarem do mesmo assunto. :D1

Você é uma linda!!!

Sinta-se abraçada.

:bjo9:
Existem coisas melhores adiante do que aquelas que um dia deixamos para trás!!!
Avatar do usuário
Erivh
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 159
Registrado em: 24 Mar 2015 16:05
Localização: Atibaia - S.P

Re: Sequelas, medos, dificuldades, problemas...

Mensagem não lida por Erivh »

diego andrade escreveu:Sequela nenhuma. Essa bobajada me vitimou só durante o tempo em que era um tonto preso dentro dos portões dela. Me sinto livre, leve e solto e já estava assim pouco antes de sair de dentro daquele curral de mortos-vivos
Sortudo!! São raros, raros MESMO os que saem sem NADA que os persiga realmente!!

Parabéns!!

:D2
Existem coisas melhores adiante do que aquelas que um dia deixamos para trás!!!
Avatar do usuário
Mind Games
Forista
Forista
Mensagens: 865
Registrado em: 23 Mai 2012 00:11

Re: Sequelas, medos, dificuldades, problemas...

Mensagem não lida por Mind Games »

eu estava inativa até o começo do ano passado quando fui chamada na sala b por conta de uma denuncia que eu estaria comemorando aniversario , apenas postei uma foto com o meu sobrinho no aniversario dele, o anciao admitiu que viu a foto e nao achou nada demais, ele disse que vasculhou o meu perfil no facebook porque os irmaos que me denunciaram o alertaram para ter cuidado comigo como se eu fosse uma criminosa, eu sei quem me denunciou mas nao tenho provas de que foi ela, de lá para cá não consigo mais sentir afeto ou me aproximar de ninguem lá, eu me comporto como um dissociada, entro e saio sem cumprimentar ninguém, em dezembro recebi a visita do viajante e recebi o amoroso conselho de interagir com os demais e de sair como pioneira auxiliar, nao faço nem um nem outro, fico doente só de pensar em fazer campo e não tenho coragem de mentir nos relatorios.
"Acredito em tudo aquilo que Jesus disse - amor, bondade, caridade - mas não acredito naquilo que os homens dizem que ele disse." John Lennon
Avatar do usuário
Mind Games
Forista
Forista
Mensagens: 865
Registrado em: 23 Mai 2012 00:11

Re: Sequelas, medos, dificuldades, problemas...

Mensagem não lida por Mind Games »

eu nunca acreditei no amor fraternal tão alardeado e cada dia que passa só aumenta a minha descrença, não suporto ver aquelas experiencias tão edificantes e inspiradoras que vejo nas revistas e em discursos, me dá um sentimento misto de desprezo e vontade de rir, no estudo da sentinela eu me recuso a ler e responder paragrafos que contem essas experiencias, eu não vou em festinhas e passeios organizados pelos irmãos, não sou hipocrita, se nao cumprimento ninguem nas reunioes o que vou fazer lá se não quero interagir com ninguem.
"Acredito em tudo aquilo que Jesus disse - amor, bondade, caridade - mas não acredito naquilo que os homens dizem que ele disse." John Lennon
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], Poema e 92 visitantes