BETEL "in foco"

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por mayhra »

Então, o relatório de horas virou realmente um registro das horas dedicadas à organização.

— Qual será o texto bíblico que instituiu esse cartão-ponto?

— Por acaso Jesus disse:

"Ide e computai as horas de trabalho entregando relatório aos amos de vossa fé???"

e "Quem não fizer isso será chamado de FRACO na fé".

— É assim???
Avatar do usuário
Aquiles de Troia
Moderador
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 23 Set 2017 17:14
Localização: Tróia

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Aquiles de Troia »

mayhra escreveu:Então, o relatório de horas virou realmente um registro das horas dedicadas à organização.

— Qual será o texto bíblico que instituiu esse cartão-ponto?

— Por acaso Jesus disse:

"Ide e computai as horas de trabalho entregando relatório aos amos de vossa fé???"

e "Quem não fizer isso será chamado de FRACO na fé".

— É assim???

Veja o malabarismo que fazem para justificar suas práticas não-bíblicas:

"Se nós fomos designados por Jesus em 1919 como o "escravo", Jeová fala com vocês por meio de nós. Vocês devem obedecer tudo o que propusermos a vocês, sem questionar, mesmo que não tenha base bíblica. Se nos desobedecerem será o mesmo que desobedecerem a Deus. E sem essa de 'questão de consciência' ".
Se não fosse proibido não seria motivo para ancião levar para a sala B, perca de privilégio ou ser motivo de fofoca de outras tjs
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1995
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Merida »

Tem muita fantasia na mente das testemunhasdejeova, que de certa forma servem como boatos que apoiam essas tretas de horas e horas que ajudam a empresa se manter de pé.
* Abel foi a primeira Testemunha de Jeová.
* Jesus era pioneiro regular.
Pronto treta feita, e quem vai questionar o Corpo Governante? Mentes preguiçosas padecem, mentes questionadoras se libertam!
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Estrelinha
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 15
Registrado em: 24 Jan 2021 18:11

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Estrelinha »

Cristóvão Colombo escreveu:Olha MENTE ABERTA, que estas gráficas geram "muito dinheiro" não existe dúvida alguma! - Uma vez conversando com um ex amigo que tinha conhecimento de causa, embora ele não tenha aberto o valor mas me disse que as revistas custam muito menos do que a gente imagina. Baseado em algumas "ventilações" da época eu avalio algo em torno de no máximo 5 centavos/cada.
Agora com respeito a minha visão "hoje", pra mim é apenas mais uma religião que se auto intitula a detentora da Salvação! - As pessoas que estão lá dentro não diferem em nada de tantas outras que de outras formas se esforçam para agradar a Deus! - Na verdade a tentativa de ser tão justa e acatadora de cada nuance da palavra de Deus fizeram as TJ caírem no erro de com o tempo se acharem os representantes únicos de Deus, patamar este que lhes criou a ilusão de que poderiam entender e prever o que mais ninguém poderia! - Tal crença começou a gerar uma religião como ela é hoje, onde constantemente vários remendos precisam ser feitos para manter a "original vestimenta incorruptível" com "aspecto" de nova! - Além de aproveitar-se da forte tendência humana de querer estar sempre do lado certo, seja no esporte, política ou religião, esta religião ainda investe numa massiva catequização da mente, onde, mesmo tendo a visão e a vontade de ver as coisas como realmente são, o fim geralmente é a estagnização e a credulidade de que tratam-se apenas de imperfeições! Infelizmente, tudo isso acabou por permitir que a idéia inicial saísse do seu objetivo.

Embora, conforme já citei em outros tópicos, acrdito verazmente que o assunto já está sendo visto de outra forma por muitos que estão lá dentro!

Abraço!


Cristóvão Colombo, fiquei curiosa... Pelo visto você foi um irmão muito exemplar. Deve ter sido pioneiro, servo ministerial... E por fim chegou a Betel. Com uma carreira assim na organização, acredito que deve ter ocorrido algum evento especial que o fez despertar. Estou certa? Poderia nos contar um pouco sobre em que momento você começou a ficar mais reflexivo a respeito da organização?
Estrelinha
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 15
Registrado em: 24 Jan 2021 18:11

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Estrelinha »

Cristóvão Colombo escreveu:Underline ... não sei se estou lembrando do "mesmo Paulo que você fala", era um magrunho alto, que usava aparelho nos dentes? ... se é esse, ele trabalhava se não me engano no IS (informática) ... quando saí de Betel ele ainda estava lá, não soube a razão da saída dele!

Brother Franz ... Nunca soube de nenhuma expectativa de Brasileiros no CG. Esta história do Kathner também ouvi falar (que foi convidado mas não aceitou). Já no caso da liderança, pessoalmente acho assim: a grande maioria já gastou toda a sua vida lá dentro, ou seja, porque questionar algo no qual investi a vida toda? ... na verdade, qcho que para ter uma posição alta lá dentro e "REALMENTE SE DAR AO LUXO DE QUESTIONAR" é necessário se ter conhecimento de causa, assim como de fato aconteceu com Franz, Bárbara Anderson e outros que lhes conheciam de perto. Quero dizer que quanto mais alto lá dentro maior é o receio de cair lá de cima por algo que "vocÊ acha" que pode estar errado, sim, pois estando lá dentro, vendo as coisas sempre do mesmo ângulo, qualquer coisa "aparentemente errada" pode parecer traços de imperfeição de "quem vê" e não de "quem mostra", se é que me entende! - Não impossível, mas acho muito difícil haverem casos assim como o do Franz em outras filiais, entendam, não impossível, mas sim improvável, pois, os responsáveis em esmiuçar um assunto e passá-lo "mastigado" para as TJ estão em Brooklym, ou seja, assim como Franz, alguns que são designados para preparar alguns assuntos é que se dão conta de que alguma coisa pode estar errado ... e geralmente isso se dava no que tange a doutrinas ... como as doutrinas hoje básicamente já estão configuradas, é difícil surgir alguém lá de dentro disposto a questionar, mesmo vendo que algo está errado ... é mais fácil pegarem erros no dia a dia, ou seja, encontrarem uma peça do quebra cabeça pelo chão,e, aos poucos, começarem a reunir o cenário! ... acho que a dissidência vai começar de fora pra dentro, ou seja, anciãos, pioneiros, SC, SD ... e por aí vai!
Shurelambers - Sim, conheci o [EDITADO] ... pelo que soube, como [EDITADO]. Ele largou a [EDITADO] para se dedicar a Betel ... gostava dele, só a esposa dele que era muito metida, principalmente depois que foi trabalhar no departamento que era responsável em fazer as fotos das publicações bem como os dramas em vídeos para surdos!

Parksouth - bem, a experiência me fez ver que existem algumas formas de se começar a cair na realidade: uma, é por ver que as coisas não são bem como ensinadas (o que geralmente é mais fácil aqui fora, pois vc tem maior liberdade quer para acessar a Internet quer para conversar com outras pessoas, o que lá dentro é práticamente impossível, até porque, se vc é bem usado lá, vc está inflamado de zelo e positivismo, mesmo "vendo" (o que acontecia comigo) coisas que não se enquadravam muito com o pregado!! - Outra, é por uma teoria que chamo "efeito bomba relógio", ou seja, a maneira como se é criado dentro da organização (que foi o meu caso) gera automáticamente propensas "bombas relógios" que um dia, mais cedo ou mais tarde explodirão, por ex: namoro e casamento: na adolescência você fica louco para namorar. Aqui encontramos um divisor de águas, ou seja, uma primeira classe já fica fadada a estourar primeiro. Vou explicar: você como é levado a crer que, além de ter que namorar "apenas" com uma TJ ela "ainda" tem de ser a "mais zelosa" possível, o que significa que, podem existir 10 meninas, mas no momento em que "uma" delas é a pioneira, ela é o alvo das atenções. Automáticamente temos aí duas situações caóticas se formando: uma vasta maioria de meninas e meninos que começam a ficar de lado,e, um dia, por falta de opção, acabam por namorar com "mundano" e ser "ENACARADA COMO INÍQUA E PECADORA" e um restantea que acaba por casar pois, ainda há a pressão de que, se parar de namorar ou abandonar um noivado você ainda pode perder os privilégios! ... Foi o que aconteceu comigo. Pelos motivos citados entrei num casamento "furado", onde, desde o namoro minha vida foi um inferno. Achei que ir para Betel resolveria a situação, no entanto, a bomba relógio já estava programada". Porque durou tanto meu casamento? ... porque quanto mais vc é usado em Betel maior a carga de responsabilidade, o que vai te deixando dividido e ILUDIDO que tais privilégios te alimentarão e darão forças até o Novo Mundo onde tudo vai se resolver!

Só que chegou uma hora na minha vida em que já não suportava mais, pois, eu estava vivendo duas vidas distintas, uma onde eu era uma pessoa "formadora de opinião, bem usada, respeitada" e na outra (pessoal) eu era uma pessoa sem auto estima onde ao colocar a mão na massaneta do meu quarto, o homem se desvanecia!

Chegou uma hora que joguei tudo para cima, e não suportei mais viver naquela loucura de vida! - Confesso que até então eu jamais havia questionado tudo aquilo que já tinha visto. Inclusive por alguns anos "ainda" tentei voltar. Porém, até hoje eu digo que, o capricho Humano, foi o principal fator que me fez acordar. Ironia, sarcasmo, mentiras, verdadeira caça as bruxas à minha família somado a tudo aquilo que sempre presenciei mas nunca me dei ao luxo de questionar, foram tomando forma na minha mente e tornando a visão "clara" sobre a verdadeira verdade!

O tanto que hoje, àqueles que se encontram perdidos, eu sugiro não a ater-se a origem das "doutrinas" ou a origem do "universo" etc, mas sim, a aterem-se a coisas simples ... Amar a Deus e ao Próximo ... na vedade, tudo se explica baseado nestas premissas, ou seja, na aplicação das regras e doutrinas criadas pelas TJ é flagrante a "falta de amor". Você começa a ver que aquela ovelha perdida que é trazida no colo é uma história muito bonita, mas, condicional ... ou seja, se a ovelha mesmo com as pernas quebradas se rastejar até o pastor, der uma lambidinha nos seus pés e não "berrar" ... DAÌ, ele a agarra pelo rabo, coloca num cantinho e diz para ela ficar alí quietinha ... ninguém vai dar comida para ela, nem cuidar dos ferimentos ... mas ela tem que se restabelecer!

Isto sintetiza mais ou menos o que aconteceu comigo!

Abraços!

Desculpe, perguntei porque ainda não tinha lido essa sua resposta. História interessante a sua! Obrigada por compartilhar suas experiências conosco.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por mayhra »

Aquiles de Troia escreveu:
mayhra escreveu:Então, o relatório de horas virou realmente um registro das horas dedicadas à organização.

— Qual será o texto bíblico que instituiu esse cartão-ponto?

— Por acaso Jesus disse:

"Ide e computai as horas de trabalho entregando relatório aos amos de vossa fé???"

e "Quem não fizer isso será chamado de FRACO na fé".

— É assim???

Veja o malabarismo que fazem para justificar suas práticas não-bíblicas:

"Se nós fomos designados por Jesus em 1919 como o "escravo", Jeová fala com vocês por meio de nós. Vocês devem obedecer tudo o que propusermos a vocês, sem questionar, mesmo que não tenha base bíblica. Se nos desobedecerem será o mesmo que desobedecerem a Deus. E sem essa de 'questão de consciência' ".
Mas daí já é má-fé mesmo, bota malabarismo religioso-organizacional nisso!
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por mayhra »

Cinderela escreveu:Conheci betelitas que vivem vida dos sonhos ,viajam o mundo sem gastar com hospedagem,eles conseguem ficar hospedados em Betel de outros países,alguns que conheci ficavam na internet tentando encontrar aquela última poltrona no vôo quase de graça ,já ficam de mochila pronta ,tem os esquemas de trocar folga e vão ,nem todos que estão ali dentro são bitolados ,vão para dar status espiritual aos pais ,mas tiram onda mesmo da cara de todos ,outros tem trabalho por fora ,fazem seu dinheiro ,conheci um que era fotógrafo fazia fotos em eventos,tiravam onda e ainda se viravam por fora ,lá dentro tem muita coisa oculta, mas claro tudo vai pra baixo do tapete ,mas aqui a gente varre pra fora.
Mas quantas horas por dia eles trabalham? Somando o tempo de preparo e assistência às reuniões. Somando o tempo de pregação no campo. Os caras são escravos, que tempo terão para fazer outra coisa?

Mesmo um fotógrafo, como ele conseguia sair para cumprir contrato ou serviço fora de Betel?

Até acho que alguns raros betelitas consigam criar uma vida paralela, profissional e pessoal, fora de Betel, mas pra mim parece uma tarefa heroica, praticamente impossível.

Impossível no sentido de que o cara fica esgotado e quando termina o seu turno interminável e suas atribuições religiosas intermináveis ele só consegue se atirar na cama e no outro dia começa tudo de novo.

— Não é assim?
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1995
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Merida »

mayhra escreveu:
Cinderela escreveu:Conheci betelitas que vivem vida dos sonhos ,viajam o mundo sem gastar com hospedagem,eles conseguem ficar hospedados em Betel de outros países,alguns que conheci ficavam na internet tentando encontrar aquela última poltrona no vôo quase de graça ,já ficam de mochila pronta ,tem os esquemas de trocar folga e vão ,nem todos que estão ali dentro são bitolados ,vão para dar status espiritual aos pais ,mas tiram onda mesmo da cara de todos ,outros tem trabalho por fora ,fazem seu dinheiro ,conheci um que era fotógrafo fazia fotos em eventos,tiravam onda e ainda se viravam por fora ,lá dentro tem muita coisa oculta, mas claro tudo vai pra baixo do tapete ,mas aqui a gente varre pra fora.
Mas quantas horas por dia eles trabalham? Somando o tempo de preparo e assistência às reuniões. Somando o tempo de pregação no campo. Os caras são escravos, que tempo terão para fazer outra coisa?

Mesmo um fotógrafo, como ele conseguia sair para cumprir contrato ou serviço fora de Betel?

Até acho que alguns raros betelitas consigam criar uma vida paralela, profissional e pessoal, fora de Betel, mas pra mim parece uma tarefa heroica, praticamente impossível.

Impossível no sentido de que o cara fica esgotado e quando termina o seu turno interminável e suas atribuições religiosas intermináveis ele só consegue se atirar na cama e no outro dia começa tudo de novo.

— Não é assim?
Olá mayhra,

Esse meu comentário acima descreve a realidade do Betelita da Sede, lá é mais comum o pessoal ter bicos, e ganhar algum dinheiro extra, enquanto aqui pelo que li nos tópicos quem construía uma casa aos poucos pensando em ter alguma garantia futura era visto com maus olhos.
São algumas diferenças, mas no geral são todos escravos, lhes é oferecida boas acomodações e boa alimentação em troca de trabalho secular sem uma remuneração, praticamente de graça.
Sobre Betel dos Estados Unidos observei que viajavam muito, o que é muito da cultura americana, eles se esforçam pra viajar todo ano.
Mas era comum ver alguns perderem muita reunião, desanimados, algumas betelitas tentavam engravidar pra sair de Betel, vi casais assim, ser Betelita era o sonho do marido não dá esposa. É uma vida de muita ilusão, sofrem muita pressão para parecerem sempre felizes e perfeitos, aquilo ali faz muita treta na cabeça deles.
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1995
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Merida »

O engenheiro chefe das construções mundias era ancião da minha congregação, a esposa trabalhava na faxina, eles viajavam muito, tinham o ego muito massageado, uma vez essa irmã disse que muitos irmãos de outros países que nunca teriam a chance de visitar a sede, podiam pelo menos "tocar nela", ali dentro tem de tudo, até semi-deuses.
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por mayhra »

Oi Merida, obrigada por compartilhar o teu conhecimento de Betel e dos betelitas. Para esses que conseguiam viajar, residindo lá na sede, talvez porque o dólar é uma moeda valorizada e não precisa de tanto para conseguir viajar, para esses a vida talvez seja, ou tenha sido, mais interessante. Eu tenho um conhecido que foi criado "na verdade", família muito zelosa, pai ancião estimado por todos, pois esse jovem foi para Betel e sei que viajou a serviço para outros países. O rapaz se especializou, dentro de Betel, em algo tipo engenharia de som, ou melhor, produtor musical da Torre. Só que sei que ele fez uma faculdade de artes muito prestigiada, norte-americana, só não sei se foi Betel que pagou pra ele essa faculdade ou se ele entrou lá e depois foi chamado para trabalhar em Betel. Então esse rapaz, que hoje já tem uma certa idade, teve, realmente, oportunidades profissionais bem interessantes desenvolvidas e oportunizadas dentro de Betel. Coisa rara, com certeza.

Atualmente ele e a esposa moram no Canadá e trabalham numa ONG. Também não sei se essa ONG tem algum tipo de relação com a Torre ou se eles se desligaram da Torre, em sentido profissional, e agora tocam suas vidas fazendo uma atividade "nada a ver com a Torre" para se manterem financeiramente. Na questão religiosa também não sei se continuam sendo TJs ativas e zelosas ou se estão afastados. Pelo histórico familiar devem continuar zelosos, suponho.

Nesse caso em tela a vida em Betel trouxe para esse jovem ex-betelita uma contribuição importante para os rumos da sua vida e não me refiro a um sugar o seu sangue e depois jogar fora, pois, pelo menos ele, saiu com uma formação invejável.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 380 visitantes