BETEL "in foco"

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6719
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Cristóvão Colombo escreveu:
Caronte Vitalzole escreveu:Penso que por marketing, Betel permite que alguns idosos permaneçam morando no lar até a morte. Normalmente os mais idosos estão em cargos de destaque ou são estrangeiros. O "irmão" Paixão era uma destas exceções e teve sua biografia publicada numa revista (1/2/1997). Excelente publicidade!
Betel tem muitas regras que beneficiam os idosos. Lembro por exemplo, que o uso de elevadores era liberado apenas para os maiores de 40 anos. Havia inclusive mais folgas para os mais velhos, mas me parece que esta regra mudou. Mas a questão é que envelhecer em Betel é para poucos e muito antes disso já são remanejados para outras formas de tempo integral, afinal substitutos não faltarão. Estou errado CC?

Que fim levou o Paixão?
Saudações meu irmão Caronte!

O Paixão faleceu por volta de 2003 ou 2004. Estava muito velinho. Pessoalmente tive o prazer de cuidar dele pouco antes da morte. Digo, prazer, pela pessoa boa e umilde que ele era, não pelo prestígio interno! - Paixão foi um dos poucos casos dos Betelitas "brasileiros" que envelheceu e recebeu o cuidado que merecia. Mas, isso não veio de graça, pois, ele era o perfeito "perfil" de Betel: umilde, não questionava nada, não bebia, abdicou da vida de casado para servir a Torre, e era pau para toda obra, em suma, o que eles consideram lá como "exemplo de espiritualidade". Assim, se tornou quase que um garoto propaganda, mencionado pelos cicerones ao passarem pela gráfica chamada de: Gráfica do Paixão! ... Agora, o que dizer de Ruggin, Lapastina e outros que simplesmente não preenchiam o perfil ideal? - Pessoalmente testemunhei o caso de um irmão de uns 58 anos de idade que era encarregado de departamento no início do Betel e foi responsável em fazer práticamente todos os móveis do Betel de Cesário Lange. No final da década de 90 ele já não era mais visto como imprescindível. Assim, foi colocado um mais jovem no lugar dele e ele de ajudante do encarregado. Mais uns meses e ele foi colocado a disposição para ser usado em outros departamentos. Lembro até hoje que meu encarregado com tom sarcástico perguntou se não tinha uns parafusos enferrujados para este irmão separar na sucata! - Na verdade lá funciona assim: você é usado até o momento que pode ser "útil" ou digamos "interessante" para Betel. No momento em que percebem que você está tomando certa idade repentinamente você é convidado para ir de SC ou Pioneiro Especial, o que foi o caso deste irmão que "não aceitou", Daí, eles começam a trabalhar o seu lado psicológico, fazendo você pular de departamento em departamento, colocando em serviços que evidentemente poderiam ser feito por um novato ... tudo isso até você não guentar mais e "pedir para sair". Foi justamente o que aconteceu com este casal já na faixa dos 60 anos e por tantos outros que conheci!

Alguém que esteve lá tem alguma visão diferente ou confirmam minha visão?

Grande abraço!

C.C
Estou triste.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

Cristóvão Colombo escreveu:
Alguém que esteve lá tem alguma visão diferente ou confirmam minha visão?

Grande abraço!

C.C
Para os interessados posso falar o nome via MP mas aqui vou citar apenas as iniciais. GB ou GSB

Na década de 70 havia um jovem de +/- 15 anos em minha congregação que sofria oposição no lar e como se não bastasse, teve inclusive problema com a polícia no serviço de campo.
Foi acolhido e amparado por muitos. Meu pai, foi um deles.
Trabalhou e morou no Salão de Assembleias desde a construção. Foi transferido para Cesário Lange, sendo uns dos primeiros. Talvez foi a maior influência para que eu me tornasse um dia betelita.
Nunca casou. Nunca trabalhou para uma outra empresa. Representou Betel em Congressos e Assembleia. Chegou a ser "Ancião de Betel".
Agora com mais de 60 anos, vive como Pioneiro Especial em MG. Por que saiu de Betel? Ou melhor, por que sairam com ele? Era exemplar, trabalhador e obediente e saudável. Mas era idoso...

Assim como os que o C.C. citou (Ruggin, Lapastina) ou o Alexandre e o Geraldo, a idade tornou muitos "descartáveis."

PS. C. Colombo, muito obrigado pela honra de ser chamado de seu irmão.
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Avatar do usuário
Mexplica
Forista
Forista
Mensagens: 1003
Registrado em: 04 Nov 2012 18:56

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Mexplica »

Houve um tempo, em que podia se dizer que idosos eram tratados dignamente em Betel. Mas quando ainda eram poucos. Hoje, acredito que antes de alcançarem uma certa idade, já se dá um jeito de se desfazer deles, para não ter de cuidar desses mesmos, quando atingirem uma idade mais avançada. Eles evitam o aumento da quantidade de pessoas idosas nos lares de Betel. Pensam apenas nos gastos, e tempo que eles precisarão dispor, e não nos anos dedicados de sua juventude, a esse serviço.

Como podem eles ser realmente o "escravo fiel" designado por Jeová, que segundo a bíblia, "não é injusto, para se esquecer de vossa obra e do amor que mostrastes ao seu nome, por terdes ministrado aos santos e por continuardes a ministrar." ???

Eles se esquecem desses, e dão um jeitinho de colocar de lado os que em vez de fazerem uma carreira para si, terem filhos para ajudar nos cuidados quando idosos, perderam os anos no chamado tempo integral, e saem dele, quase no fim da vida, com um belo de um chute nos quartos.
O que é certo? O que é errado?

* O maior inimigo da verdade, é o medo de descobri-la. *
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6719
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Caronte Vitalzole escreveu:
Agora com mais de 60 anos, vive como Pioneiro Especial em MG. Por que saiu de Betel? Ou melhor, por que sairam com ele? Era exemplar, trabalhador e obediente e saudável. Mas era idoso...
Mas isso não resolve os problema dos idosos, apenas os tiram de diante dos olhos, tal qual fazem algumas prefeituras, quando removem mendigos para a periferia. Os idosos no serviço de PE continuarão idosos, e por serem idosos, mais sujeitos a doenças - tão longe dos parentes. Conheci um casal de idosos PE (nunca foram betelitas) cuja esposa se aposentou e logo recebeu uma carta de Betel, a qual lhe contava da possibilidade, caso desejasse, de abrir mão da mesada que recebia de Betel.
Sem contar que essa mesada é de dar vergonha - apenas de cerca de R$ 160,00 por pessoa, pelo menos a quatro anos.

E depois chamam isso de fraternidade...
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Robert Orwell
Forista
Forista
Mensagens: 1530
Registrado em: 21 Abr 2014 23:36

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Robert Orwell »

Lourisvaldo Santana escreveu:Conheci um casal de idosos PE (nunca foram betelitas) cuja esposa se aposentou e logo recebeu uma carta de Betel, a qual lhe contava da possibilidade, caso desejasse, de abrir mão da mesada que recebia de Betel.
Espero que ela tenha escrito em resposta: "NÃO QUERO!".

Fraternidade? Hahaha, a pior piada que as TJs contam. Dentro do seio da própria congregação, não existe esta tal fraternidade - é "irmão" caluniando "irmão", tentando passar a perna no "irmão", torcendo pro mal do "irmão", sentindo inveja do "irmão", tendo segundas intenções com o "irmão"... e por aí vai. Quão pior não é em nível nacional e mundial?

Prova maior de que não existe fraternidade no seio deles é que, se uma TJ aparecer num país estrangeiro precisando de ajuda e até mesmo provar isso para os irmãos locais, duvido que alguém vai lhe emprestar dinheiro ou dar abrigo de graça. DU-VI-DO! Eu já ouvi "irmão" me contando que passou necessidade quando mudou de cidade por mudar de congregação e não pôde contar com a ajuda de ninguém da Organização.

Se a sociedade é assim, imagina a Organização em si! Mas sobre isso nem precisamos falar, né? Basta ler algumas das experiências relatadas neste tópico.

Como disse um conhecido finlandês que já foi TJ: "Vartiotorni on pahin huijaus tästä maailmasta!" (A Torre de Vigia é a pior farsa do mundo!)
"Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate" (Deixai toda a esperança, ó vós que entrais) ALIGHIERI, Dante. Inferno (Canto III)
Isto está, invisivelmente, escrito na entrada de todo Salão do Reino.
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

Lourisvaldo Santana escreveu:
Caronte Vitalzole escreveu:
Agora com mais de 60 anos, vive como Pioneiro Especial em MG. Por que saiu de Betel? Ou melhor, por que sairam com ele? Era exemplar, trabalhador e obediente e saudável. Mas era idoso...
Mas isso não resolve os problema dos idosos, apenas os tiram de diante dos olhos, tal qual fazem algumas prefeituras, quando removem mendigos para a periferia. Os idosos no serviço de PE continuarão idosos, e por serem idosos, mais sujeitos a doenças - tão longe dos parentes. Conheci um casal de idosos PE (nunca foram betelitas) cuja esposa se aposentou e logo recebeu uma carta de Betel, a qual lhe contava da possibilidade, caso desejasse, de abrir mão da mesada que recebia de Betel.
Sem contar que essa mesada é de dar vergonha - apenas de cerca de R$ 160,00 por pessoa, pelo menos a quatro anos.

E depois chamam isso de fraternidade...
Para a Torre resolve...
Ser Pioneiro Especial não é fácil para jovens, quem dirá para idosos?
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

Caronte Vitalzole escreveu:
Lourisvaldo Santana escreveu:
Caronte Vitalzole escreveu:
Agora com mais de 60 anos, vive como Pioneiro Especial em MG. Por que saiu de Betel? Ou melhor, por que sairam com ele? Era exemplar, trabalhador e obediente e saudável. Mas era idoso...
Mas isso não resolve os problema dos idosos, apenas os tiram de diante dos olhos, tal qual fazem algumas prefeituras, quando removem mendigos para a periferia. Os idosos no serviço de PE continuarão idosos, e por serem idosos, mais sujeitos a doenças - tão longe dos parentes. Conheci um casal de idosos PE (nunca foram betelitas) cuja esposa se aposentou e logo recebeu uma carta de Betel, a qual lhe contava da possibilidade, caso desejasse, de abrir mão da mesada que recebia de Betel.
Sem contar que essa mesada é de dar vergonha - apenas de cerca de R$ 160,00 por pessoa, pelo menos a quatro anos.

E depois chamam isso de fraternidade...
Para a Torre resolve...
Ser Pioneiro Especial não é fácil para jovens, quem dirá para idosos?
Exatamente Caronte!!! ... um idoso em "Betel" significa "custo", enfermeiro, cuidados especiais, etc. Um idoso de "pioneiro especial" envolve tudo isso mas para a "congregação", familiares ou alguma alma generosa que ache impossível deixar uma pessoa numa situação assim!
Entendeu? ... o Amor mostrado por Cristo não é o "forte" desta empresa ... ops ... Religião!

P.S - Com certeza você é um grande irmão Cronte!!!...

Abraços!!!...
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Pássaro »

Ou como me disse um velho ancião escroque local:"Ela tem aposentadoria, ela que se vire"...! Ao responder a um pedido de ajuda... :iergh7:
O barco da torre tá afundando?
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

Frase da irmã F.K, Missionária e viúva do conhecido K, pouco antes de Falecer:
..." este tal Armagedom não vai vir nunca" ... minha mãe me falava isso desde que eu era criança!"...

Não é de admirar como ela talvez se sentisse ao ouvir tantas promessas e estando entre a geração de 1914 que, teóricamente "jamais morreria"!

C.C
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6719
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Cristóvão Colombo escreveu:Só um adendo: o Norton citado pelo Engenheiroleo "NÃO É BETELITA" mas é muito usado por BETEL. Eu conheci pessoalmente os irmãos dele, Elton (creio que seja SC) e Jessé que soube ter sido convidado para sair de Betel (embora não tenho certeza do porquê).
Em outras palavras, as chances de uma hora encontrar a família por aqui é grande!

Abraços!
Olá, CC!

Estou entusiasmado com o que estou lendo neste tópico e você sempre trás umas boas. Em comentários logo acima fiquei sabendo que estamos sendo vigiados.
Ora, bolas! Para quem leu Crise de Consciência, não é nenhuma novidade esse negócio de espionagem. Se foi praticado nos corredores de Brooklyn, é apenas lógico que também seria praticado em outras partes do mundo, por milhares de congregações afora. Mas ainda me surpreende que sites considerados apóstatas sejam monitorados por essa corja de bandidos. Afinal, não proíbem as TJs de acessá-los? Como então se permitem a isso? Acho que enquanto eu viver, ainda estarei descobrindo novas a respeito dessa entidade superiora.

Confesso aqui que vou tirar um tempo para ler esse tópico a partir do começo, e por inteiro. Esse negócio de espionagem, ao que parece, vai-me ser útil na minha cruzada antijotismo.

E por falar em espionagem, se é que tem mesmo um "representante de Jeová" por aqui, é possível que já tenham feito o cruzamento de meu nome com os registros da minha desassociação - algo que eles fazem questão de ter ao alcance das mãos. Pois que façam! Tô nem aí. Ao contrário deles, que condenam a hipocrisia, mas tem dificuldades de sobrevier sem vestir a roupagem, eu aqui estou, com nome e sobrenome. Difere isso de uma guerra santa? Talvez não chega a isso, quando muito uma briga de gato e rato, sendo que eu sei muito bem quem são os ratos.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 87 visitantes