BETEL "in foco"

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por jurado8 »

The Brother escreveu: 20 Out 2022 17:34 Olá.
Conheço o Betel do Brasil e mais quatro beteis em outros países. Em todos ê evidente o sorriso de comercial de margarina, que os betelitas, acho que incentivados mostraram quando tem visita. Outra coisa muito evidente eram os commuters, voluntários que não são da família de Betel e trabalham meio período lá, Tem setores com mais commuters que da família, em dois paises nas visitas o guia era commuter.
Sim, a Torre percebeu que poderiam diminuir seus gastos com efetivo porque tem gado disposto a 1° mudar por conta propria para a regiao de Betel 2° 1 ou 2 x na semana, com seu proprio dinheiro ir ate Betel e trabalhar de graca o dia todo em troca apenas do prato de comida
O efetivo tem que lavar roupa em Betel, tomar 4 refeicoes, ganhar uns 400 reais por mes de ajuda, usufruir do plano de saude de Betel, entre outros gastos (tudo merreca, mas nao deixam de ser gastos). Ja o commutter nada disso. Ele fica felizao de ser chamado de commuter e nao da gasto quase que nenhum, pelo contrario.
Assim, cabelereiros estao nessa categoria, dptos de limpeza de escritorios, etc. A familia se reduziu ao longo do tempo. Igual voce a ultima visita que fiz a Betel foi guiada por uma commuter.
E tem uma nova agora. Betelita de casa e sem remuneracao. Antes de eu sair um amigo me ligou todo feliz: "Jurado 8, Jurado 8, agora sou betelita!" Bem, pensei que ele tinha entrado em Betel efetivo (coisa que é dfc mesmo) e disse: "Poxa parabens! E quando voce muda?" Dai ele respondeu: "Nao, nao. É uma nova modalidade provisao de Jeova". Dai ele me ligou e explicou e em resumo é o seguinte. De segunda a sexta das 19h as 22h ele fica a disposicao para editar videos para Betel e de sabado das 9h as 18h. Ajuda de custo: 0. Mas devido a tamanho esforco ele nao e considerado commuter e sim, betelita mesmo. O PC de Betel fica na casa dele (pois e um PC mais potente de trabalho) e ele tem o titulo de Betelita. Uma vez no mes ele pode almocar la.

Voce veja como é facil manipular o gado...o jovem (minha idade na epoca, uns 27 anos) agora vai trabalhar secularmente das 8 as 6 e de noite vai editar videos para Betel e de sabado tambem e acha lindo Betel ter dado domingo de descanso a ele, bem como uma "provisao" de Jeova. Outro ponto e que se tiver videos para editar no dia da reuniao a orientacao é faltar a reuniao e assistir gravada depois. Olha que contradicao. Se fosse para o servico secular dele nao poderia, mas como é para Betel...pode.
E dai o sujeito fica felizao pelo titulo, pelo direito de 1x no mes almocar la e por poder assistir a adoracao matinal, preparacao de A Sentinela, etc com a familia pois ele é betelita.

Mano, falo mais nada.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
NewRayFranz
Forista
Forista
Mensagens: 285
Registrado em: 22 Set 2022 09:19

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por NewRayFranz »

É simplesmente impressionante para mim ver como as TJs ainda encaram o "serviço" de Betel como algo importante. Com toda exposição da falácia dos ensinos da organização na internet, com todos os casos de erros graves em Betel nos últimos anos (quem tá lendo aqui e tá lá sabe do que estou falando) e a alienação da geração mais antiga de betelitas em relação ao 'mundo aqui fora', como é possível enxergar a vida em Betel dessa forma?

Acho que de tanto sofrer aqui fora com as consequências de ter uma vida miserável, muitos dos que vão pra Betel imaginam que lá terão um Paraíso de Delícias com tudo o que precisam. E os que tem mais recursos financeiros, quando vão pra lá, de um jeito ou de outro querem atuar em posições privilegiadas.

Acho que toda pessoa que quisesse "servir" em Betel, deveria gastar uns 3 minutos lendo esse tópico que, por sinal, é um dos melhores aqui do fórum, na minha opinião. LEIAM e não se arrependerão de desistir de ir para Betel!
------------------

As religiões, assim como as luzes, necessitam de escuridão para brilhar. — Arthur Schopenhauer.
Avatar do usuário
ElRataAlada
Forista
Forista
Mensagens: 664
Registrado em: 22 Mai 2022 19:18

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por ElRataAlada »

NewRayFranz escreveu: 21 Out 2022 09:44 É simplesmente impressionante para mim ver como as TJs ainda encaram o "serviço" de Betel como algo importante. Com toda exposição da falácia dos ensinos da organização na internet, com todos os casos de erros graves em Betel nos últimos anos (quem tá lendo aqui e tá lá sabe do que estou falando) e a alienação da geração mais antiga de betelitas em relação ao 'mundo aqui fora', como é possível enxergar a vida em Betel dessa forma?

Acho que de tanto sofrer aqui fora com as consequências de ter uma vida miserável, muitos dos que vão pra Betel imaginam que lá terão um Paraíso de Delícias com tudo o que precisam. E os que tem mais recursos financeiros, quando vão pra lá, de um jeito ou de outro querem atuar em posições privilegiadas.

Acho que toda pessoa que quisesse "servir" em Betel, deveria gastar uns 3 minutos lendo esse tópico que, por sinal, é um dos melhores aqui do fórum, na minha opinião. LEIAM e não se arrependerão de desistir de ir para Betel!
Só que a maioria das TJs não procuram essas informações, não sabem dela ou no menor sinal de dúvida reprimem e continuam dentro de sua bolha. Parece até que são cegados. Mas vivemos na era da informação, e isso terá um alto custo para os que querem se manter assim.

Não sei, mas tenho a impressão que muita gente tem deixado a parte racional funcionar ali dentro. Por isso hoje vemos pessoas extremamente fervorosas, pioneiras, mas que cursam faculdade por exemplo. No fundo no fundo elas sabem que tem algo de errado, só não se permitem analisar bem a questão, vivendo de certa forma no automático.
"Quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso."
- Melanie Klein.
Avatar do usuário
NewRayFranz
Forista
Forista
Mensagens: 285
Registrado em: 22 Set 2022 09:19

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por NewRayFranz »

ElRataAlada escreveu: 21 Out 2022 10:44 Só que a maioria das TJs não procuram essas informações, não sabem dela ou no menor sinal de dúvida reprimem e continuam dentro de sua bolha. Parece até que são cegados. Mas vivemos na era da informação, e isso terá um alto custo para os que querem se manter assim.

Não sei, mas tenho a impressão que muita gente tem deixado a parte racional funcionar ali dentro. Por isso hoje vemos pessoas extremamente fervorosas, pioneiras, mas que cursam faculdade por exemplo. No fundo no fundo elas sabem que tem algo de errado, só não se permitem analisar bem a questão, vivendo de certa forma no automático.
Verdade ElRataAlada, as TJs infelizmente ainda vivem em muita ignorância sobre o que realmente é a organização delas. Fiquei muito feliz quando vi o avanço que o Youtube teve no Brasil.

As sugestões de vídeos que o Youtube faz sempre entregam vídeos dos dissidentes. E dessa forma a coisa vai ficando mais clara para as TJs que tem medo de buscar esse tipo de informação. Acho que muitos pensam que receber a informação seja menos pecado do que buscá-la.
------------------

As religiões, assim como as luzes, necessitam de escuridão para brilhar. — Arthur Schopenhauer.
Pazmental
Forista
Forista
Mensagens: 172
Registrado em: 29 Mar 2022 15:40

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Pazmental »

Ainda bem que fiquei só 3 meses em Betel, foi no periodo de outubro de 2012 a fins de dezembro de 2013. Houve o convite para ficar ,mas eu quiz sair. Melhor coisa que fiz. Eu tinha acabado de terminar minha licenciatura e fui pra Betel, então sai e já estava dando aulas de Português.

Mas o que mais me chamou a atenção era o classismo, o preconceito etc, muito descarado lá dentro, os novatos, pobres e sem nada em que se destacar praticamente não existiam lá dentro. Muita gente triste e depressiva.

Nessa época, tinha o ônibus que levava para o shopping, lembro de ter sido dado um anúncio sobre vestimenta das meninas estarem inapropriadas. E rolava uma conversa de um betelita ter ficado com duas casadas.
Achei muito chato Betel.
Se levar ao pé da letra as informações da torre, sinto; vc estará em apuros!
MateusBarbosa
Forista
Forista
Mensagens: 132
Registrado em: 21 Set 2022 18:56

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por MateusBarbosa »

Deve ser asfixiante pra quem gosta de colaborar, dar sugestões. A nível congregacional não podia sugerir nada porque o corpo governante isso ou aquilo, Betel não sei o quê, os anciãos que tinham que decidir, etc, etc. Betel deve ser isso elevado ao quadrado, ao cubo...
Avatar do usuário
NewRayFranz
Forista
Forista
Mensagens: 285
Registrado em: 22 Set 2022 09:19

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por NewRayFranz »

Pazmental escreveu: 22 Out 2022 09:21 Mas o que mais me chamou a atenção era o classismo, o preconceito etc, muito descarado lá dentro, os novatos, pobres e sem nada em que se destacar praticamente não existiam lá dentro. Muita gente triste e depressiva.
Conheço diversas pessoas que "servem" em Betel. Sempre que converso com elas percebo um sentimento bem parecido ao seu. As vaidades lá vão até o nível máximo. Há brigas de soco por lá às vezes.

Mas não me imrpessiono com mais nada dentro dos pátios "santos" da Torre. "Paraíso espiritual" é um conceito criado para lavar a mente das TJs que querem acreditar na religião que elas praticam.
------------------

As religiões, assim como as luzes, necessitam de escuridão para brilhar. — Arthur Schopenhauer.
Avatar do usuário
kyoumal
Forista
Forista
Mensagens: 565
Registrado em: 09 Jan 2023 08:16

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por kyoumal »

jurado8 escreveu: 20 Out 2022 21:37 Dai ele respondeu: "Nao, nao. É uma nova modalidade provisao de Jeova". Dai ele me ligou e explicou e em resumo é o seguinte. De segunda a sexta das 19h as 22h ele fica a disposicao para editar videos para Betel e de sabado das 9h as 18h. Ajuda de custo: 0. Mas devido a tamanho esforco ele nao e considerado commuter e sim, betelita mesmo. O PC de Betel fica na casa dele (pois e um PC mais potente de trabalho) e ele tem o titulo de Betelita. Uma vez no mes ele pode almocar la.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Parece até piada. Olha bem, esse tempo dele pela noite, já daria para fazer uma faculdade EAD. Imagino o cansaço mental no caso dele. Pq ainda trabalha no sábado e domingo o campo.
Não passa na mente da pessoa que essa rotina e desumana? E pior, não ajuda em nada na vida dela. Pow, nem que ganhasse 100 conto já era algo.
"A vida é como um videogame, extremamente difícil e injusto. Quando você nasce, recebe um personagem gerado de maneira aleatória, com nome, raça, rosto e classe social."
maysa007
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 9
Registrado em: 09 Out 2020 00:52

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por maysa007 »

jurado8 escreveu: 20 Out 2022 21:37
The Brother escreveu: 20 Out 2022 17:34 Olá.
Conheço o Betel do Brasil e mais quatro beteis em outros países. Em todos ê evidente o sorriso de comercial de margarina, que os betelitas, acho que incentivados mostraram quando tem visita. Outra coisa muito evidente eram os commuters, voluntários que não são da família de Betel e trabalham meio período lá, Tem setores com mais commuters que da família, em dois paises nas visitas o guia era commuter.
Sim, a Torre percebeu que poderiam diminuir seus gastos com efetivo porque tem gado disposto a 1° mudar por conta propria para a regiao de Betel 2° 1 ou 2 x na semana, com seu proprio dinheiro ir ate Betel e trabalhar de graca o dia todo em troca apenas do prato de comida
O efetivo tem que lavar roupa em Betel, tomar 4 refeicoes, ganhar uns 400 reais por mes de ajuda, usufruir do plano de saude de Betel, entre outros gastos (tudo merreca, mas nao deixam de ser gastos). Ja o commutter nada disso. Ele fica felizao de ser chamado de commuter e nao da gasto quase que nenhum, pelo contrario.
Assim, cabelereiros estao nessa categoria, dptos de limpeza de escritorios, etc. A familia se reduziu ao longo do tempo. Igual voce a ultima visita que fiz a Betel foi guiada por uma commuter.
E tem uma nova agora. Betelita de casa e sem remuneracao. Antes de eu sair um amigo me ligou todo feliz: "Jurado 8, Jurado 8, agora sou betelita!" Bem, pensei que ele tinha entrado em Betel efetivo (coisa que é dfc mesmo) e disse: "Poxa parabens! E quando voce muda?" Dai ele respondeu: "Nao, nao. É uma nova modalidade provisao de Jeova". Dai ele me ligou e explicou e em resumo é o seguinte. De segunda a sexta das 19h as 22h ele fica a disposicao para editar videos para Betel e de sabado das 9h as 18h. Ajuda de custo: 0. Mas devido a tamanho esforco ele nao e considerado commuter e sim, betelita mesmo. O PC de Betel fica na casa dele (pois e um PC mais potente de trabalho) e ele tem o titulo de Betelita. Uma vez no mes ele pode almocar la.

Voce veja como é facil manipular o gado...o jovem (minha idade na epoca, uns 27 anos) agora vai trabalhar secularmente das 8 as 6 e de noite vai editar videos para Betel e de sabado tambem e acha lindo Betel ter dado domingo de descanso a ele, bem como uma "provisao" de Jeova. Outro ponto e que se tiver videos para editar no dia da reuniao a orientacao é faltar a reuniao e assistir gravada depois. Olha que contradicao. Se fosse para o servico secular dele nao poderia, mas como é para Betel...pode.
E dai o sujeito fica felizao pelo titulo, pelo direito de 1x no mes almocar la e por poder assistir a adoracao matinal, preparacao de A Sentinela, etc com a familia pois ele é betelita.

Mano, falo mais nada.
Coitado desse cara. Eu trabalhava muito em construção. Pegava folga do trabalho para ir na construção. Hoje só arrependimento do meu tempo e esforço físico naquele lugar. Me dá muita raiva saber que na minha comissão isso foi usado contra mim. Disseram que esperavam mais de uma irmã que vivia trabalhando pra jofá na construção 🙃
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 416 visitantes