BETEL "in foco"

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Debora »

Um jovem da congregação que eu frequentava, desde cedo foi incentivado pelos pais a servir em Betel. O jovem realizou o sonho dos pais mas tudo virou um pesadelo algum tempo depois. O rapaz assumiu sua sexualidade e abandonou a ORG. Hoje a mãe está idosa, viúva mas continua cega nos assuntos espirituais
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

Barboza escreveu:
Alguém conheceu estes membros da comissão:

Paulo Rodrigues (acertei o nome?)
Antônio Carvalho
Vanderlei Ricio

Em caso positivo, que se pode comentar sobre suas personalidades, conhecimento, oratória etc?
Sabia que um deste nomes não era estranho: Vanderlei Angelo Ricio foi meu companheiro de quarto em 1991. Era uma pessoa que admirava pelo bom humor e muitas outras qualidades.
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Avatar do usuário
Michael Myers
Forista
Forista
Mensagens: 221
Registrado em: 28 Dez 2011 10:35

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Michael Myers »

mayhra escreveu:
Cristóvão Colombo escreveu:Olha, sinceramente acho que ele só não fez isso em respeito aos "pais" deles, os quais estavam presente e muito abalados!! - Foi a única vez que ví um "desassociado" entrar em Betel!!! ...
Este foi um dos momentos em que, embora não tenha "conseguido" expor minha repulsa, fiquei muito abalado!! ... Ao ouvir orador "citando que o rapaz foi FIEL ATÈ O FIM" sinceramente não me convencia!! ... Infelizmente, quando estamos atolados pelo pescoço na religião, não conseguimos expressar aquilo que realmente gostaríamos!!
O salão do Reino estava lotado, Muita, mas muita gente chorava de forma desoladora, foi muito triste vc ver um "amigo", ter morrido tão novo por causa do "capricho humano"!!

Essas são as histórias que o anúario das Testemunhas de Jeová não conta.

Saudoso Evandro, infelizmente morreu de forma trágica... Era uma pessoa muito querida por todos!
O interessante é que o caso dele é lembrado até hoje por vários médicos aqui da cidade como um caso extremo de fanatismo religioso e negligencia.

d:8
"As almas mais escuras não são aquelas que escolhem existir no Seol do abismo, mas sim aquelas que escolhem se libertar do abismo circular silenciosamente entre nós." - Dr. Samuel loomis
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por KOSTA »

Wiwo escreveu:Alguem sabe dizer como esta a situaçao HOJE nos Beteis? Alguem conhece os numeros "exatos" de QUANTOS Betelitas tiveram que reiniciar suas vidas fora de Betel no Mundo todo?
Eu gostaria de saber mesmo quantos desistiram voluntariamente depois de lerem este topico. :7
Tambem é impressionante a quantidade de foristas que no passado viveram em betel.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por mayhra »

Achei uma página no JW.org que faz o seguinte convite:

https://www.jw.org/finder?wtlocale=T&do ... rcid=share
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por mayhra »

Achei uma página no JW.org que faz o seguinte convite:

https://www.jw.org/finder?wtlocale=T&do ... rcid=share

Creio que os Beteis exercem um atrativo tão grande que até mesmo pessoas que não são TJs gostam de visitá-los.

E, cá entre nós, confesso que também me sinto atraída pelo lugar, e estava pensando no porque dessa atratividade.

Eu acho que Betel representa o triunfo de uma coletividade, de que com união muita coisa se torna possível. Betel também representa a prosperidade que essa união traz, já que se trata de um lugar com qualidade de construção, bem decorado, bom "tudo de bom" em termos materiais, com belos jardins e paisagens.

Penso que os irmãos se sentem "donos" do lugar e isso lhes dá orgulho e satisfação de terem contribuído para que exista.

Os visitantes não-TJ, por outro lado, visitam o lugar com curiosidade empresarial ou mesmo com o senso do que um grupo de religiosos dedicados consegue fazer. Eles também ficam encantados com as mesmas coisas que os TJ, embora os TJs atribuam tudo a bênção de Jeová!

Claro que uma visita guiada jamais vai falar da realidade das relações de trabalho e do quanto os irmãos ficam escravizados, com pouquíssimo tempo para pensarem em si mesmos e para refletir. É claro que a visita guiada não falará de como a dianteira e os betelitas desfrutam de tanto conforto enquanto se diz aos irmãos, das tribunas do mundo inteiro, para que levem um modo de vida simples e não almejem nada além do necessário para si e para suas famílias.

Ainda, por outro lado, penso que nós também podemos nos unir e realizar grandes projetos.
Avatar do usuário
RayFranz
Forista
Forista
Mensagens: 647
Registrado em: 26 Mar 2010 01:34

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por RayFranz »

Caronte Vitalzole escreveu:
Barboza escreveu:
Alguém conheceu estes membros da comissão:

Paulo Rodrigues (acertei o nome?)
Antônio Carvalho
Vanderlei Ricio

Em caso positivo, que se pode comentar sobre suas personalidades, conhecimento, oratória etc?
Sabia que um deste nomes não era estranho: Vanderlei Angelo Ricio foi meu companheiro de quarto em 1991. Era uma pessoa que admirava pelo bom humor e muitas outras qualidades.

Por outro lado sempre achei ele (vulgo "docinho" - era o apelido dele) um mala sistemático
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

Ray, leve em conta o contexto... kkkk
Em 1991 eu tinha 21/22 anos e ele 23/24. Dividimos o quarto 171 por alguns meses e ele foi meu 16º "companheiro de quarto". Ele era apenas um servo ministerial e trabalhador braçal em Betel que toda semana escrevia cartas para a mãe. Sistemático sim, mas (que eu saiba) nunca reclamou de algo que eu fiz e as vezes ainda pedia para eu ter calma e ajudava nas minhas crises de ansiedade. Nunca recebemos bilhetes da arrumadeira por qualquer motivo.
Mais tarde fomos morar em outro quarto com outro SM e um ancião. Quase toda quarta-feira fazíamos caipirinha. Um dia poderei dizer (para ninguém) que um membro da comissão de filial sabe fazer uma excelente caipirinha.
A última vez que eu o vi foi num congresso no Morumbi em 1998 e meu filho (desassociado) vai pode dizer que um membro da comissão de filial o pegou no colo (grande merd@). Hoje meu filho é mais alto que o Vanderlei (outra grande merd@)

Aqui vai uma história legal. O responsável pelo Lar e seu ajudante fizeram uma reunião de rotina no nosso quarto. Eu e o VAR dividíamos o forno elétrico dele e os outros dois dividiam um outro. Levamos uma bronca porque nosso forninho estava imundo. Nosso amado companheiro de quarto já foi dizendo que aquele forno era o nosso e que ele usava o outro. O irmão pediu para ele abrir o forno "dele" e dentro tinha um sanduíche mofado... O Vanderlei teve uma crise de risos que me assustou.
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

Não sei se os demais que ainda tem contato em Betel nutrem este mesmo sentimento, mas, me parece que o clima que existia antigamente dentro de Betel acabou mudando. Digo:
Na minha época era notório o sentimento quase utópico de querer fazer de Betel uma carreira para a vida toda. Lembro de como casais, solteiros, choravam por receberem uma dispensa ou por terem de deixar Betel por força maior. Pedir para sair, JAMAIS!!!...
No entanto, recentemente tenho acompanhado o caso de alguns, aliás, pessoas com um futuro promissor em Betel, reavaliando suas vidas e trocando Betel por estabilidade financeira, um bom Emprego, etc. Pessoas as quais com certeza não estavam sendo nem mesmo cogitadas para sair, mas, às quais, diante das ditas oportunidades, decidiram sair de lá.
Pessoalmente acho que, quanto maior o envolvimento lá dentro, maior tem se tornado a percepção dos traços de industrialização da verdade e da "DIREÇÃO HUMANA" onde deveria haver a Direção pelo espírito. Mesmo que tais pessoas não se tornem questionadores, lá no seu íntimo se tornam mais conscientes sobre as reais vantagens de se deixar doar incondicionalmente a ORG.

O que acham?!

Abraços

C.C
Girlboss2
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 229
Registrado em: 26 Mar 2017 22:33

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Girlboss2 »

Aos poucos vão abrindo os olhos para o mundo real,e deixando de esperar por promessas vazias.
O crescimento dói.
A mudança dói.
Mas nada vai doer mais do que passar uma vida inteira preso em um lugar que te faz mal.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ariadne, Dolphin, Google [Bot], kyoumal, leoleckko, Marston, Rapha, Tulasi e 86 visitantes