BETEL "in foco"

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

Olá Mexplica!!! ...
Obrigado por tuas palavras!!! ... certamente os percalços são muitos assim como você mesmo tem sentido, mas, com certeza, seremos maiores que estes!!! ...
Precisamos conversar mais ... a vida tá corrida né!!!rsrsrsr


Grande abraço!!!

C.C
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

Eu conhecia a Mexplica que conhece o C.C. que me conhece. Lembro que hoje meu irmão caçula que ela pegou no colo tem uma filha na idade que ela tinha quando conheci a família dela.
O que tem isto a ver com o tópico?
Estavamos na mesma religião.
Podíamos ter sido colegas em Betel.
Talvez teríamos a oportunidade de virar a cara um para os outros por causa da desassociação.
Não sei se somos amigos.
Com certeza inimigos não somos.
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Avatar do usuário
Mexplica
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 04 Nov 2012 18:56

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Mexplica »

Caronte Vitalzole escreveu: Lembro que hoje meu irmão caçula que ela pegou no colo tem uma filha na idade que ela tinha quando conheci a família dela.
Abafa o caso, Caronte :lol:
Caronte Vitalzole escreveu: O que tem isto a ver com o tópico?
Estavamos na mesma religião.
Podíamos ter sido colegas em Betel.
Talvez teríamos a oportunidade de virar a cara um para os outros por causa da desassociação.
Não sei se somos amigos.
Com certeza inimigos não somos.
Não, não somos inimigos, e descobri que existem pessoas nesse meio chamado de "apostasia" com muito mais amor no coração, com muito mais ética e honestidade, do que muitos que um dia chamamos de irmãos. Muito mais gente que se importa de verdade. Gente que passa a acolher almas machucadas, independente de em que elas passam a acreditar. Ajudam outros descobrir verdades, sem a intenção de apenas agregar mais um número para seu relatório. Isso faz a grande diferença!

E é muito bom descobrir que nesse meio, tem gente conhecida de muito tempo atrás!
O que é certo? O que é errado?

* O maior inimigo da verdade, é o medo de descobri-la. *
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Pássaro »

Que bom saber de você grande Cristovão! Que Cristo continue a iluminar seus caminhos! d:7
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Cristóvão Colombo escreveu:
Está aberto o tópico: façam suas perguntas e observações! Abraços
Como Betel trata os velhinhos? Manda-os par casa quando não servem mais,cuida deles com muito carinho, ou os trata como uma carga?
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

Lourisvaldo Santana escreveu:
Cristóvão Colombo escreveu:
Está aberto o tópico: façam suas perguntas e observações! Abraços
Como Betel trata os velhinhos? Manda-os par casa quando não servem mais,cuida deles com muito carinho, ou os trata como uma carga?

De forma geral a política é a mesma: se continuarem preenchendo o perfil de Betel são mantidos, assim como os ex missionários e outros que nunca saíram da linha. Por sua vez aqueles (conheci no mínimo 3 casos) que de alguma forma não eram mais interessantes para Betel, achavam um jeito de tirá-los de cena. Um exemplo foi um irmão que já estava com seus 70 a epoucos anos. Servia desde o Betel na Lapa. Certo dia ví ele triste e quis saber o porquê: ele disse que pela segunda vez um membro da comissão tinha estimulado ele a deixar Betel e ir morar numa casinha que ele tinha em Cesário Lange. Motivo: este irmão com o passar dos anos desanimou. Já não assistia regularmente as reuniões no salão de Betel, pouco ía ao serviço de campo. Ao invés de ser valorizado e colocado numa sala quente para trabalhar nos dias de inverno, foi colocado na chamada sucata onde alí passava os dias separando sucatas enferrujadas e latinhas.
Na verdade a política é a mesma usada com SC e SD, ou seja, se a pessoa destoa do perfil esperado por ela, sem a menor consideração é passada para pioneiro especial e logo convidado para SERVIR ALEGREMENTE como PIONEIRO REGULAR em sua congregação de origem!!!
Isso muitas vezes com mais de 60 anos de idade!

Já comentei sobre isso: a questão não é o quão "espiritual" você é, mas sim, o quão "conveniente" você é, quer seja para o serviço braçal quer seja para dar valor a imagem carismática da Torre!


Abraços!

C.C
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Cristóvão Colombo escreveu:
Lourisvaldo Santana escreveu:
Cristóvão Colombo escreveu:
Está aberto o tópico: façam suas perguntas e observações! Abraços
Como Betel trata os velhinhos? Manda-os par casa quando não servem mais,cuida deles com muito carinho, ou os trata como uma carga?

De forma geral a política é a mesma: se continuarem preenchendo o perfil de Betel são mantidos, assim como os ex missionários e outros que nunca saíram da linha. Por sua vez aqueles (conheci no mínimo 3 casos) que de alguma forma não eram mais interessantes para Betel, achavam um jeito de tirá-los de cena. Um exemplo foi um irmão que já estava com seus 70 a epoucos anos. Servia desde o Betel na Lapa. Certo dia ví ele triste e quis saber o porquê: ele disse que pela segunda vez um membro da comissão tinha estimulado ele a deixar Betel e ir morar numa casinha que ele tinha em Cesário Lange. Motivo: este irmão com o passar dos anos desanimou. Já não assistia regularmente as reuniões no salão de Betel, pouco ía ao serviço de campo. Ao invés de ser valorizado e colocado numa sala quente para trabalhar nos dias de inverno, foi colocado na chamada sucata onde alí passava os dias separando sucatas enferrujadas e latinhas.
Na verdade a política é a mesma usada com SC e SD, ou seja, se a pessoa destoa do perfil esperado por ela, sem a menor consideração é passada para pioneiro especial e logo convidado para SERVIR ALEGREMENTE como PIONEIRO REGULAR em sua congregação de origem!!!
Isso muitas vezes com mais de 60 anos de idade!

Já comentei sobre isso: a questão não é o quão "espiritual" você é, mas sim, o quão "conveniente" você é, quer seja para o serviço braçal quer seja para dar valor a imagem carismática da Torre!


Abraços!

C.C
Enquanto Testemunha, ouvi uma versão bem dourada sobre como se tratava os idosos em Betel. Citou-se inclusive o caso de um que, já pelos 90 anos, já quase sem os sentidos, tinha seus "enfermeiros particulares", seus próprios horários, e ainda só trabalhava se quisesse (deram-lhe não sei que função de modo que ele trabalhava sentado e, enquanto sentado, podia até cochilar). Tratamento digno de membro do Corpo Governante.

Brigadão pela resposta! :D1
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

Penso que por marketing, Betel permite que alguns idosos permaneçam morando no lar até a morte. Normalmente os mais idosos estão em cargos de destaque ou são estrangeiros. O "irmão" Paixão era uma destas exceções e teve sua biografia publicada numa revista (1/2/1997). Excelente publicidade!
Betel tem muitas regras que beneficiam os idosos. Lembro por exemplo, que o uso de elevadores era liberado apenas para os maiores de 40 anos. Havia inclusive mais folgas para os mais velhos, mas me parece que esta regra mudou. Mas a questão é que envelhecer em Betel é para poucos e muito antes disso já são remanejados para outras formas de tempo integral, afinal substitutos não faltarão. Estou errado CC?

Que fim levou o Paixão?
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Avatar do usuário
Robert Orwell
Forista
Forista
Mensagens: 1530
Registrado em: 21 Abr 2014 23:36

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Robert Orwell »

Cristóvão Colombo escreveu:De forma geral a política é a mesma: se continuarem preenchendo o perfil de Betel são mantidos, assim como os ex missionários e outros que nunca saíram da linha. Por sua vez aqueles (conheci no mínimo 3 casos) que de alguma forma não eram mais interessantes para Betel, achavam um jeito de tirá-los de cena. Um exemplo foi um irmão que já estava com seus 70 a epoucos anos. Servia desde o Betel na Lapa. Certo dia ví ele triste e quis saber o porquê: ele disse que pela segunda vez um membro da comissão tinha estimulado ele a deixar Betel e ir morar numa casinha que ele tinha em Cesário Lange. Motivo: este irmão com o passar dos anos desanimou. Já não assistia regularmente as reuniões no salão de Betel, pouco ía ao serviço de campo. Ao invés de ser valorizado e colocado numa sala quente para trabalhar nos dias de inverno, foi colocado na chamada sucata onde alí passava os dias separando sucatas enferrujadas e latinhas.
Na verdade a política é a mesma usada com SC e SD, ou seja, se a pessoa destoa do perfil esperado por ela, sem a menor consideração é passada para pioneiro especial e logo convidado para SERVIR ALEGREMENTE como PIONEIRO REGULAR em sua congregação de origem!!!
Isso muitas vezes com mais de 60 anos de idade!

Já comentei sobre isso: a questão não é o quão "espiritual" você é, mas sim, o quão "conveniente" você é, quer seja para o serviço braçal quer seja para dar valor a imagem carismática da Torre!


Abraços!



C.C

Há uns 5 anos atrás, quando eu ainda era TJ, conheci uma senhora de mais de 65 anos de idade, muito gentil por sinal, que fora missionária, betelita, posteriormente rebaixada a pioneira especial em território isolado e, por fim, mandada de volta para a própria congregação, ainda com a carga das 120 horas de especial. Foi um amigo meu, TJ desassociado-readmitido-afastado-apostatado-Madalena arrependida-retornado que me contou. Pouco tempo depois, larguei o serviço de tempo integral.
"Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate" (Deixai toda a esperança, ó vós que entrais) ALIGHIERI, Dante. Inferno (Canto III)
Isto está, invisivelmente, escrito na entrada de todo Salão do Reino.
Cristóvão Colombo
Forista
Forista
Mensagens: 1004
Registrado em: 19 Mar 2011 20:20
Localização: São Paulo

Re: BETEL "in foco"

Mensagem não lida por Cristóvão Colombo »

Caronte Vitalzole escreveu:Penso que por marketing, Betel permite que alguns idosos permaneçam morando no lar até a morte. Normalmente os mais idosos estão em cargos de destaque ou são estrangeiros. O "irmão" Paixão era uma destas exceções e teve sua biografia publicada numa revista (1/2/1997). Excelente publicidade!
Betel tem muitas regras que beneficiam os idosos. Lembro por exemplo, que o uso de elevadores era liberado apenas para os maiores de 40 anos. Havia inclusive mais folgas para os mais velhos, mas me parece que esta regra mudou. Mas a questão é que envelhecer em Betel é para poucos e muito antes disso já são remanejados para outras formas de tempo integral, afinal substitutos não faltarão. Estou errado CC?

Que fim levou o Paixão?
Saudações meu irmão Caronte!

O Paixão faleceu por volta de 2003 ou 2004. Estava muito velinho. Pessoalmente tive o prazer de cuidar dele pouco antes da morte. Digo, prazer, pela pessoa boa e umilde que ele era, não pelo prestígio interno! - Paixão foi um dos poucos casos dos Betelitas "brasileiros" que envelheceu e recebeu o cuidado que merecia. Mas, isso não veio de graça, pois, ele era o perfeito "perfil" de Betel: umilde, não questionava nada, não bebia, abdicou da vida de casado para servir a Torre, e era pau para toda obra, em suma, o que eles consideram lá como "exemplo de espiritualidade". Assim, se tornou quase que um garoto propaganda, mencionado pelos cicerones ao passarem pela gráfica chamada de: Gráfica do Paixão! ... Agora, o que dizer de Ruggin, Lapastina e outros que simplesmente não preenchiam o perfil ideal? - Pessoalmente testemunhei o caso de um irmão de uns 58 anos de idade que era encarregado de departamento no início do Betel e foi responsável em fazer práticamente todos os móveis do Betel de Cesário Lange. No final da década de 90 ele já não era mais visto como imprescindível. Assim, foi colocado um mais jovem no lugar dele e ele de ajudante do encarregado. Mais uns meses e ele foi colocado a disposição para ser usado em outros departamentos. Lembro até hoje que meu encarregado com tom sarcástico perguntou se não tinha uns parafusos enferrujados para este irmão separar na sucata! - Na verdade lá funciona assim: você é usado até o momento que pode ser "útil" ou digamos "interessante" para Betel. No momento em que percebem que você está tomando certa idade repentinamente você é convidado para ir de SC ou Pioneiro Especial, o que foi o caso deste irmão que "não aceitou", Daí, eles começam a trabalhar o seu lado psicológico, fazendo você pular de departamento em departamento, colocando em serviços que evidentemente poderiam ser feito por um novato ... tudo isso até você não guentar mais e "pedir para sair". Foi justamente o que aconteceu com este casal já na faixa dos 60 anos e por tantos outros que conheci!

Alguém que esteve lá tem alguma visão diferente ou confirmam minha visão?

Grande abraço!

C.C
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 352 visitantes